Senao tens vizinhos entao nao ha problema, eu até nesse caso nem isolava nada e efectuava era um tratamento acústico à sala para que o som dentro desta soasse bem.
A nivel de isolamento isolar um estudio ou uma sala de ensaio é a mesma coisa porque em ambos tocam muito alto.
Quanto à questao que colocas é fácil de responder sem entrar em campos cientificos... conheces algum estudio que use essa espuma para construção de paredes e respectivo isolamento? É que eu não... :-)
O que terá acontecido é que a espuma fez duas coisas: absorveu um pouco de som ficando o som mais seco na sala e terá isolado um pouco a sala na ordem dos 10 dB. A sensação do som passar para 50 % equivale a um decréscimo de 10 dB e provavelmente é isso que terá acontecido. No entanto como disse em grande parte dos casos 10 dB de isolamento adicional não é suficiente. Mas isto depende sempre dos vizinhos, se sao piegas ou nao, se estao afastados da sala de ensaio bem como do volume sonoro dentro da sala.
Se estou numa sala num monte alentejanmo com uma casa a 1500 metros da minha nao preciso de isolamento sonoro para nada mas se tenho os meus vizinhos a morar em cima da minha sala e quero tocar death metal as 04h00 aí vou ter problemas de certeza !!
Tratamento acustico isso é sempre necessário porque tem a ver exclusivamente com a qualidade do som dentro da sala
Usando provas cientificas já respondi, esse material aos 100 Hz isola no máximo um valor teorico que é de 13 dB

rock on !