Assunto: Viva!
Ver Mensagem
Não lido Qui, 17 de Abril de 2008   #1
JP_

Membro desde: 10-Out-2007
Local: Lisboa
JP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luz
Viva!

Boas,

O meu nome é João Pereira e tenho 13 anos. Aos 6 anos, entrei para o Atelier da Orquestra Metropolitana de Lisboa, que tiha como objectivo dar a conhecer bastante informação de cada intrumento classico. Andei lá durante um ano e, fiquei na dúvida entre o trompete e a percussão. Escolhi a percussão, porque andava sempre a batucar por todos os lados.

Entro então na "escolinha" da OML, onde se aprende o básico, que em informação musical quer em instrumento (percussão, no meu caso, com o Prof. Edgar Araújo), para mais tarde entrar para o Conservatório. Supostamente eram quatro anos, mas consegui fazer tudo em dois, então, com 9 anos, entrei para o Conservatório Metropolitano de Música de Lisboa, onde comecei a ter aulas com o meu actual Prof. Cristiano Silva.
Paralelamente, andava nos escuteiros, e, nas missas, fazia parte do coro e "banda", onde tocava djambé. Também tive na Battocada durante um ano, a ter algumas aulas de bateria, com o Prof. Aluísio Neves.

Aos 12 anos, ingressei na banda filarmónica da Casa Pia, como percussionista. Acreditem ou não, entrar nestas bandas é muito útil para a vida de um músico. Músicos (e então percussionistas/bateristas) que não sejam desenrascados não podem ser músicos. E isso aprende-se muito numa banda, por pior que seja.

Nesse mesmo ano, tive algumas aulas nos Estudios HCU, com o Prof. Paulo Basso.

Actualmente, estou no 5º Ano do Conservatório (Ano de Exame), no CMML, onde tenho/tive algumas disciplinas como instrumento, formação musical, música de câmara, orquestra (sopros/sinfónica) e introdução à analise musical. Para o ano, se passar (conto com isso), tenho o meu primeiro ano de História da Música. Desde há 4 anos para cá, tenho um grupo de Percussão com 5 amigos e colegas percussionistas, dirigido pelo Prof. Cristiano Silva. Já demos vários concertos por todo o país.

Desde que iniciei o meu percurso musical que tenho mais interesse e demonstro mais jeito pelas peles, e pela bateria, principalmente.

Como cheguei a este fórum? Quando estava a fazer uma pesquisa no Google sobre um concurso de bateria em que participei, encontrei um post a falar desse mesmo concurso e decidi entrar. Foi então nesse momento que fiz o login para poder dizer: "EU PARTICIPEI!". Desde então que cá venho quase todos os dias e, portanto, têm que me aturar.

E pronto, cá está uma breve e resumida descrição do meu percurso musical.

Edit:
  • O nome (primeiro e último);
João Lopes Pereira (só para chatear)
  • Quais os estilos musicais / bandas favoritas;
Jazz, World, Funk, Gospel, Hip-Hop, Electrónica, Rock

Art Blakey
Miles Davis
Lee Konitz
John Coltrane
Tony Williams
Herbie Hancock
Brad Meldhau
Branford Marsalis
Bill Evans
Chick Corea
Chris Potter
Danilo Perez
Joshua Redman
Keith Jarrett
Roy Hargroove
Tower of Power
Da Weasel
Buraka Som Sistema
Sam the Kid
Gabriel o Pensador
Pearl Jam
Franz Ferdinand
Rage Against the Machine
  • Que tipo de instrumentos toca (e há quanto tempo);
Bateria há 8 anos e Percussão Clássica há 10 anos.
  • Como tomou conhecimento deste fórum.
Através de uma pesquisa sobre um concurso no qual tinha participado (Musicland Drummers Festival 2007)

Última edição de JP_ : Sáb, 24 de Abril de 2010 às 00:44.
JP_ não está cá agora...   Citar esta Mensagem