Boas!
A minha questão é se os teus amigos que te disseram que a Yamaha ou a Tama são superiores de especificaram em que aspectos?!
Na minha opinião, comparar baterias de gama alta é sempre uma tarefa muito ingrata. Se comparares uma Tama Starclassic Maple, uma Pearl MMX, uma Yamaha Maple Custom, uma Gretsch Renown Maple ou uma Sonor Delite, chegas à conclusão que todas elas são excelentes baterias, não havendo melhores nem piores (falo nestas porque são as que conheço melhor).
As diferenças encontram-se em pequenos pormenores, por exemplo:
-A tama tem cascos mais finos e por isso mais ressonantes
-Os bearing edges da Gretsch são cortados a 30º enquanto as restantes são a 45º, o que conferem à Gretsch um som mais "redondo"
De resto, são pormenores, como ferragens (lugs, aros, sistemas de suspensão, etc), a estética da bateria, acabamentos disponíveis e dimensões. Acho que aí, a opção é comprar a que simplesmente gostamos mais, ou então a marca com a qual mais nos identificamos.
A maior parte do pessoal, acaba por dizer que esta é melhor do que aquela apenas porque gosta mais daquela marca do que daquela, pelo que quando uma pessoa lhes pergunta porquê, ficam sem resposta.
Qualquer que seja a tua escolha, ficarás muitíssimo bem servido!