Bom, para começar apelava á transladação da discussão para outro local. Boa discussão esta!!
Madeira,
Não creio de facto que seja necessário ser rico para ser pró. Mas ambos concordamos (espero) que é preciso ter algumas condições ideais reunidas para pelo menos se almejar a tal.
Ter para começar uns pais que incentivem o estudo do intrumento num filho desde tenra idade. E incentivar é só o começo... é preciso adquirir o instrumento, pagar a formação desse instrumento, e sempre conciliando com as despesas normais á educação de um filho.
Depois o factor espaço. Eu sou um previligiado, moro numa vivenda, tenho um espaço fantástico para ter a minha bateria, tenho uma Mãe Fantástica que não se incomoda com a barulheira, vizinhos tolerantes qb. Mas nem toda a gente tem este previlégio.
Evidentemente que não é o equipamento que faz o baterista (embore ajude e muito). Mas para se chegar a um nivel avançado é preciso muita coisa. Muitas aulas com os mestres, muitas horas de estudo, muita força de vontade.
Sintetisando a minha ideia: É preciso muito mais do que apenas o querer.
Não defendo o discurso do coitadinho. Não me lamento do que poderia ter sido ou de quem sou (neste mundo bateristico).
Vejo as coisas somente como elas são.
Falar é fácil. Sonhar também! A realidade contudo é sempre mais dura do que o sonho.
Ahh, e para terminar... por outro lado até sou adepto da lei do funil. (entra muito e sai muito pouco) Todo o processo de selecção natural que destingue os prós dos amadores acaba até por ser benéfico, senão seriamos todos prós, saberiamos de tudo, teriamos tudo e Tudo isto deixaria de ter piada!
abraços.