Ver Mensagem
Não lido Qui, 22 de Maio de 2008   #1
VmsR

Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Sintra
VmsR é mesmo fixeVmsR é mesmo fixeVmsR é mesmo fixeVmsR é mesmo fixeVmsR é mesmo fixeVmsR é mesmo fixe
Coisas de que ninguém fala - Insucesso

Oi

tenho participado menos no fórum do que gostaria.
Mudança de emprego, tempo limitado para aceder à internet.
Mas vou vendo, com agrado, que vai crescendo e que o conteúdo aumenta em quantidade e em qualidade.

Gostava de falar em algo que ainda não vi abordado aqui: como lidar com o fracasso na música.
Eu sou um mero amador, toco numa banda sem enormes ambições e lido bem com isso. A música não é muito exigente, também nenhum de nós tem o tempo que gostaria para se dedicar aos instrumentos e à banda. Mas vivemos bem com isso, diverti-mo-nos e, quem sabe, com mais algum trabalho poderemos ter algum "sucesso" (sucesso aqui é relativo, para mim sucesso é atingir os nossos objectivos, modestos que sejam).

Mas em termos musicais gostaria de ir mais longe, tocar melhor. Por isso gasto dinheiro em livros, revistas. Já gastei em aulas, estou a pensar fazê-lo novamente.
Por isso, de vez em quando, quando vejo bandas com um tipo de som que me agrada em busca de baterista, respondo e tento.
Já aconteceu eu ver que o som não era o que me interessava. Ou que o pessoal ainda era mais verde do que eu.

Mas, a última coisa que me aconteceu foi tocar com uma banda (aliás foi só com 2 elementos da banda - guitarra e baixo - e entretanto 1 abandonou!) que eram claramente mais experientes e avançados do que eu. O vocalista nunca conheci. A banda tem um album gravado e não editado ainda, o som é complexo e bastante progressivo.
O primeiro contacto/ensaio foi numa sala horrorosa e não correu muito bem porque não conseguíamos mesmo tocar! O segundo ensaio correu melhor e já tocámos 2 músicas. Estava um pouco nervoso e o meu tempo não estava muito consistente (quando me enervo tenho tendência para acelerar). Mas ficámos de continuar a trabalhar. Afinal as músicas eram complexas e eu não sou profissional (nem nenhum deles, apesar da qualidade).

Entretanto passou bastante tempo (semanas) e fui mantendo contacto com o baixista, que é o mentor da coisa. Sempre simpático e prestável. Até fomos almoçar algumas vezes, porque trabalhamos na mesma zona. Entretanto o outro guitarrista abandona a banda. Ensaios nem vê-los neste tempo.
Fui procurando trabalhar os temas mas só num pad, porque entretanto vendi o meu kit electrónico e durante a semana é-me difícil tocar na bateria "verdadeira".
Em todo este tempo, não ficou claro se estava ou não na banda. Mas o interesse existia e por isso ficámos de tocar assim que possível. O mentor da banda entretanto arranjou um guitarrista, que nunca conheci.
Mais algum tempo e lá fomos tocar mas apenas eu e o baixista.
Acho que não se pode chamar bem um "ensaio" a um baterista e a um baixista tocarem músicas inteiras...mas foi isso que se fez.
O ensaio não correu muito bem, apesar de conhecer as estruturas das músicas, a minha execução nem sempre foi perfeita.
Mas julguei que agora, com a banda toda, se podia ensaiar e limar as coisas para resultar.

Entretanto, o mentor da banda diz-me que o vocalista conhece outro baterista que quer mesmo tocar com ele. Eu disse-lhe, façam aquilo que acharem melhor. Entretanto, o tipo apanha-me um dia no msn do google e diz "Olha vamos com o X, xau!" e fecha a janela. Nunca mais o consegui localizar. Julgo que me terá bloqueado ou qualquer coisa.
Entretanto visito o myspace da banda e vejo que a formação está completa.

Digamos que não estou a lidar muito bem com isto.
Por um lado, compreendo que não tenha a qualidade necessária. Mas por outro, toda esta situação se arrastou 3 meses. E a forma como fui despachado foi, para ser simpático, indelicada.
Não há nada que eu aprecie mais do que a sinceridade e a frontalidade.

Por outro lado, sinto que as minhas capacidades musicais são fracas e que todos estes anos não serviram para nada.
Foi um choque na minha auto-estima.

Só há uma solução...continuar a praticar, tocar mais, etc.. Mas que custa, isso é certo.

Gostava que partilhassem a vossa opinião sobre o insucesso, como lidar com ele e como reagir.

Cumps
VmsR

Última edição de VmsR : Qui, 22 de Maio de 2008 às 18:56.
VmsR não está cá agora...   Citar esta Mensagem