Boas,
Vou tentar dar a minha opinião:
Para começar, tentar chegar aqui e dizer que Zildjan é melhor que Sabien, ou Paiste ou o que for, é completamente errado, os pratos são diferentes por vezes parecidos, os preços variam, os gostos também, as carteiras diferem, os tipos de musica que tocamos idem...
Porra ainda não repararam na grandiosidade do instrumento que nos une? a diversidade, tudo em sua volta é completamente fascinante, o mesmo equipamento nas mãos de dez bateristas resulta em 10 sets distintos, parem lá com a matemática, isto não é 1+1=2.
As marcas, mandam para o mercado aquilo que lhes parece melhor, marcas consagradas normalmente exploram mais os preços, como acontece em tudo, mas cada um tem que fazer a sua politica de compras mediante as suas possibilidades. Só se devem comprar pratos caros quando temos a certeza de que é mesmo aquele prato que queremos, e não por ele ser topo de gama. Eu comecei por comprar um set muito pequeno da sabien, e só depois de saber o que queria comprei o meu set actual de pratos., poderia ter esperado um pouco mais e ter comprado por exemplo serie K, mas não foi essa a minha opção, e comprei tudo a meu gosto, para tocar Rock a serie K nem é das melhores.
Já agora, se a Zildjan ou outra marca tem determinada produção, segue uma politica de qualidade e preços que lhe permitem estar bem colocada no mercado e com sucesso, como é que vamos nos dizer aos tipos para fazer isto ou aquilo? As "leis" de mercado existem para tudo, nas baterias nos pratos, a nossa unica opção de protesto é não comprar.
Isto dava para falar horas, mas o n/amigo precisa é de uma ajuda, e com a minha pouca experiência, eu só posso dizer que é uma perfeita loucura, tar a falar de um investimento de largos €€€€€ e seguir opiniões de outros, penso que vale bem a pena visitar umas lojas para tirar ideias. Claro que podemos sempre pedir uma ajuda, como por exemplo, os pratos HHX ficarão bem para tocar rock? etc... mas não devemos vir aqui pedir uma receita, como disse antes isto é um mundo fascinante e as alternativas, sons, etc... não findam nunca.... isto é o mundo das baterias...
Fiquem todos bem,