Ver Mensagem
Não lido Seg, 30 de Junho de 2008   #41
Artur Jorge
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Porto
Mensagens: 77
Artur Jorge será famoso em breveArtur Jorge será famoso em breve
Re: O que têm os pratos Zildjian? Quem tem desta marca: porque a escolheram? (eu não goste

Vamos lá ver isto do lado da lógica e do bom senso, sem estórias da carochinha... ok?... hehehe

Desde 1981 que a linha única da Zildjian se dividiu em duas.
Porquê?

Porque segundo as regras de hereditariedade ancestral da família Zildjian, o único herdeiro da "fórmula metalúrgica alquimista" da Zildjian deverá ser sempre o filho primogénito. Avedis Zildjian III não era filho único, logo os irmãos que ele tinha no século XIX e respectiva descendecia foram liminarmente excluidos da ligação com a fábrica Zildjian.

Armand e Robert foram ambos educados nos Estados Unidos quando Avedis Zildjian III para lá emigrou e misturaram a tradição artesanal otomana com o conceito empresarial do mundo ocidental, em particular o aspecto capitalista norte-americano do mesmo.

Perante o cenário de Armand Zildjian ser o único herdeiro de uma empresa cotada em bolsa e com conselho de accionistas activo, deixando Robert e os seus três filhos na mesma situação vivida pelos tios-avós, Robert Zildjian tentou mudar as "regras da tradição de família", solicitação negada por Armand e pela sua filha... $$$$

Depois de uma batalha jurídica, Armand e a filha levaram vantagem e a tradição de transferência de "ownership", no que à empresa Zildjian diz respeito, perpectuou-se. Perante isto, tendo o "know-how" de décadas ao lado do irmão mais velho e conheçendo todos os detalhes da linha Zildjian, Robert emigrou para o Canadá (país onde o regime jurídico o abriga de processos judiciais originados na Zildjian) e fundou lá a Sabian, com base na contracção do nome dos seus 3 filhos, como foi já dito, e bem, atrás.

Desde a fundação da Sabian que estas duas marcas/empresas/companhias (Zildjian e Sabian) foram deixando de traçar linhas paralelas para irem gradualmente começando a traçar linhas divergentes, chegando aos nossos dias como duas marcas estabelecidas independentemente!

Tudo à volta disto não interessa de muito, cada prato é muito individual (dado o princípio 99,99% humano da manufactura) e deve sempre ser experimentado à priori, como também já foi dito, e bem, atrás, independentemente de referencia ou série.

A história diz-nos que existem coincidências de facto entre Sabian e Zildjian e que, por vezes, o acaso traz-nos um Sabian "xpto" mais parecido com um Zildjian "xpto" do que um Zildjian "xpto" aparentemente igual e vice-versa! Manjam?
Artur Jorge não está cá agora...   Citar esta Mensagem