Artur Jorge, até aos últimos quatro parágrafos, concordo contigo, só discordo a partir do ponto em que dizes que o Robert emigrou para ficar ao abrigo desse regíme jurídico:
Citação:
Mensagem Original de Artur Jorge
Depois de uma batalha jurídica, Armand e a filha levaram vantagem e a tradição de transferência de "ownership", no que à empresa Zildjian diz respeito, perpectuou-se. Perante isto, tendo o "know-how" de décadas ao lado do irmão mais velho e conheçendo todos os detalhes da linha Zildjian, Robert emigrou para o Canadá (país onde o regime jurídico o abriga de processos judiciais originados na Zildjian)
|
Não...! O que se passou foi que ele ficou com a fábrica da Zildjian montada em Meductic (Canadá) em 1968 que era precisamente onde se fabricavam os célebres K na altura! Ele ficou com essa fábrica no seguimento do acordo assinado com o seu irmão Armand para a separação das duas partes.
Citação:
Mensagem Original de Artur Jorge
Desde a fundação da Sabian que estas duas marcas/empresas/companhias (Zildjian e Sabian) foram deixando de traçar linhas paralelas para irem gradualmente começando a traçar linhas divergentes, chegando aos nossos dias como duas marcas estabelecidas independentemente!
|
Ok, concordo com isto, mas as séries-base (Zildjian A e Zildjian K) foram mantidas com as designações AA (Avedis Armand) e HH (Hand Hammered) para que se soubesse precisamente que pratos eram aqueles...!
Citação:
Mensagem Original de Artur Jorge
Tudo à volta disto não interessa de muito, cada prato é muito individual (dado o princípio 99,99% humano da manufactura) e deve sempre ser experimentado à priori, como também já foi dito, e bem, atrás, independentemente de referencia ou série.
|
Apenas as séries K na Zildjian e HHX na Sabian (estou a falar dos anos 80) eram marteladas à mão! As séries A (Zildjian) e AA (Sabian) eram (e ainda são) completamente produzidas por processos mecanizados.
Citação:
Mensagem Original de Artur Jorge
A história diz-nos que existem coincidências de facto entre Sabian e Zildjian e que, por vezes, o acaso traz-nos um Sabian "xpto" mais parecido com um Zildjian "xpto" do que um Zildjian "xpto" aparentemente igual e vice-versa! Manjam? 
|
Não, não é o acaso! Os pratos AA e HH da Sabian são respectivamente os A e os K da Zildjian!
