Como já aqui falaram, temos a tendência de "fazer pesar mais" a batida no lado que nos dá mais jeito. Isto é perfeitamente natural.
Agora, para resultados excepcionais, seria óptimo dominar os dois lados!
Paradiddles com accents para mãos e pés!
Exacto, o pedal duplo funciona como as nossas mãos, munidas de acessórios para bater nas peles dos tambores e nos pratos. O que as diferencía são mesmo os milisegundos que os pedais vão demorar a bater na pele, já que o método (usar os pés com o apoio das pernas) e o sistema (placa e mola/outras) são diferentes das baquetas; e, lá está, as técnicas que são utilizadas para fazer a pele soar.
Heel up, heel down, ou seja, calcanhar em cima, e calcanhar em baixo.
Muitos aqui conhecem estas duas técnicas, e provavelmente até as utilizam em simultâneo para tirar mais partido do pedal, o que é muito bom.
Heel up/calcanhar em cima: a parte superior do pé está em cima da placa, e o calcanhar faz o movimento que origina a batida. Será preciso mais equilibrio, força de pernas, maior esforço, mas com maior intensidade na batida.
Heel down/ calcanhar em baixo: o calcanhar está assente no chão ou na placa. O músculo frontal da perna terá maior esforço e a batida não é tão intensa como no heel up. Digamos que isso dependerá da força de quem toca, mas na teoria será assim.
A perna em si, pode movimentar-se até para os lados, recorrendo à técnica heel up para bater no bombo. É bom conhecermos a convencionalidade, para podermos partir para variações em termos de técnicas.
A partir destas duas técnicas, o utilizador do pedal duplo pode partir para muitas mais, ou até fundir várias técnicas para conseguir o som pretendido.
Já que nos é possível utilizar os dois pés, a coordenação motora passa para um nível avançado e, como já referi, a ambidesteridade vai contribuir para o domínio do pedal.
Aqui, os horizontes da combinação mãos-pés também vão ser expandidos, já que temos acesso a tambores com ambas as mãos e pés (mais regularmente: mãos para pratos e tambores; pés para bombos, pedal de pratos de choque, ou outra percussão). Não se esqueçam o que é mais utilizado, o mais convencional, portanto, para poderem passar para combinações mais complexas! Isto requer estudo!
Tanto no pedal single como no duplo, o nosso conhecimento das afinações do pedal são decisivas na forma como tocamos. Uma boa afinação em conjunto com uma boa técnica, ou combinação de técnicas, garantirá consistência no nosso desempenho em geral.
Peguem nisto, acrescentem mais técnicas, e comentem!
(se fizerem copy/paste disto, coloquem o respectivo link para referência à fonte, se faz favor! - e não é só com este post, é com os outros todos; spread the message!)