Citação:
Mensagem Original de Moura
Boas! Gostaria de dar dois conselhos e uma explicação!
Primeiro que tudo aconselho a ter um aparelho desses ao contrário dos que regula a tensão do parafuso pois nestes casos basta o parafuso ter um pouco de ferrugem,a rosca moída ou outro problema para que a afinação tenha erros já que o afinador indica que se chegou à tensão mas na verdade é o parafuso que está preso 
No caso deste aparelho da Tama o funcionamento é diferente já que a afinação vai depender da "maior ou menor depressão/tensão da pele"! Este aparelho é nada mais nada menos que um "relógio comparador" que, estando seguro numa base e por sua vez estando esta apoiada na pele, à medida que se estica a pele a "depressão" é menor fazendo com que a agulha gire nos sentidos do relógio! Para se porêm a pensar é com aparelhos destes que os serralheiros mecânicos centram os veios dos motores em relação a uma máquina! Amanhã postarem fotos e explicarei mais aprofundadamente o funcionamento! Na loja +/- €100 Caseiro €25 pelo "relógio2 e uma bjeca ao torneiro pela base 
|
100% de acordo:
1º Afinar pelos parafusos não é muito bom, pelas razões que apontaste, tou de acordo.
2º O aparelho da Tama, outro igual ou parecido, é muito bem vindo e por muitas razões, mesmo os pros usam-no, dizem que por exemplo quando vão tocar numa bateria que não é deles, ou que querem afinar em palco sem fazer barulho, este aparelho faz milagres.
Basta saber qual a afinação que queremos para cada pele, depois o aparelho não mente, tens lá o que queres.
3º Tens também razão quando dizes qual é origem do aparelho, trata-se mesmo de um "relógio comparador" é muito usado em laboratório e na industria em geral.
Eu comprei o meu usado, não ficou muito caro, mas com umas dicas qualquer um poderá fazer um aparelho destes. Olha, eu não vendo o meu.
Muito ou pouco, é de ter sim senhora....
Fiquem bem,