Ver Mensagem
Não lido Dom, 20 de Julho de 2008   #13
bada

Membro desde: 3-Abr-2006
Local: V.N. Gaia
bada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luz
Re: Peles, o melhor set. Opinem!

[quote=Granate;72079]Vou aproveitar este tópico para colocar uma questão:

Como experimentar peles?
como quem experimenta pratos?
compram-nas e se não gostarem mandam fora?

O que procurar quando se experimenta uma pele?
sendo o som da bateria proveniente do casco como procurar as subtilezas da mudança de uma pele?
experimentam várias afinações?
zonas limite?

Boas, pergunta dificil de responder assim rapidamente.
O experimentar peles no meu caso pessoal o melhor local em Portugal é...... em casa de outros amigos bateristas que usem outro tipo de peles diferentes que as minhas, e ao longo dos anos tentar ir arranjando peles desses mesmo amigos velhas, montar na minha bateria so para ter uma ideia de como seria mesmo ja sendo peles velhas que nao irei usar, mas so para ter uma ideia.

Curiosamente nao sei se muitos de voces ja bateram com uma baqueta numa pele antes de ela estar montada, pegar na pele na vertical e dar-lhe uma baqueta assim mesmo sem estar no casco, isto nao nos vai servir de nada para termos uma ideia de como vai funcionar na nossa bateria, mas serve para termos ideia real do som apenas da pele, por si so nao devemos escolher por isto, mas pode influenciar,da para notar algumas caracteristicas de pele para pele batendo-lhe sem estar montada, isto mais a titulo de curiosidade.

O som que procuramos na minha opiniao tem 3 vertentes bastante importantes que influenciam a minha escolha:

1 - Tipo de som que eu gosto de ouvir numa bateria, ai uso como referencia baterias que tenha ouvido e gostado, vou ver que peles eram, que tipo de madeira era a bateria, como estava a afinaçao, se estava alta,baixa,etc. Mas essencialmente crio uma imagem mental mais ou menos do que procuro. Se gosto de um som mais grave e curto á partida iremos para peles de camada dupla, se gostamos de som com volume, harmonicos audiveis, som mais quente iremos para peles de camada simples, e por ai fora, nao existe regra, cada um e livre de usar o que quer, mas por vezes e mais facil irmos para o som que queremos e gostamos pelo tipo de construçao da pele.

2 - Ter em conta a bateria que usamos, as peles funcionam de forma muito diferente de madeira para madeira, temos que sentir as caracteristicas mais fortes da nossa bateria e ir um pc de encontro a isso. Por exemplo eu ja ca tive uma stagg em casa, contrariamente ao que eu pensava e estava a espera fiquei bastante agradado com a bateria em termos sonoros, eu pessoalmente gosto e uso peles de camada simples, mas naquela stagg era impossivel, sao madeiras fracas, tipo de construçao fracos,ou seja uma serie de caracteriscas que com umas ambassador coated so ia exponenciar a fraca qualidade das madeiras, no entendo pus-lhe umas pinstripe que nunca na vida punha numa boa bateria e funcionou muito bem mesmo, uma afinaçao minimamente cuidada e estava pronta para o espancamento, alias digo mais, se tivesse que algum dia ir tocar com aquela bateria a algum bar ia na boa sem qualquer vergonha, cumpria a sua funçao, sem distinçao mas cumpria. Ou seja o tipo de bateria que temos pode-nos ajudar a escolha de peles.

3 - Fundamentalmente o tipo de uso que vamos dar a nossa bateria, se é uma bateria que vai muitas vezes para estudio, se tocamos em palcos grandes com amplificaçao, se tocamos em bares com o som natural dela, se nao sai da garagem, se é so para estar na sala de ensaios e depois ate tocamos ao vivo com outra bateria. etc,etc tudo isso pode influenciar na escolha de um jogo de peles.

Um outro pormenor so para acabar, erradamente pensamos que numa peça de bateria do tem importancia a pele de ataque e nao e bem assim, a pele de resposta tem de igual forma importancia no som da nossa bateria. Duas baterias iguais, peles ataque iguais, afinaçoes identicas, e peles de resposta diferentes igual a som distinto.

Espero ter dado alguma ajuda com mais um testamento

Abraço