Ver Mensagem
Não lido Qui, 21 de Setembro de 2006   #19
MANEIRO
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Algarve
Mensagens: 480
MANEIRO é uma jóia em brutoMANEIRO é uma jóia em brutoMANEIRO é uma jóia em brutoMANEIRO é uma jóia em bruto
hello.

uma bateria por mas bem afinada que seja e sem a ajuda de um afinador (torquímetro) pode soar lindamente e ganhar vários elogios. vai soar identica a uma que foi afinada com um afinador.
mas já prestaram atenção que a pele ,o aro ,e o tambor sofrem pressões muito fortes pra satisfazer nossa afinação???? principalmente a tarola????
ao afinarmos uma bateria de ouvido podemos conseguir ótimas afinações,mas se as tensões não tiverem iguais ou próximas entre os parafusos ,tanto a pele como o aro sofrem com isso pois estão a sofrer uma pressão diferente em cada parte tornando seu desgaste e empenamento mas fácil.
querem um exemplo: retirem a pele e aro e apoiem os dois em uma superficie perfeitamente reta.agora veja se encostam perfeitamente na superficie... vai notar que haverá pequenos empenos tanto no aro como nas bordas da pele. tudo isso causado por uma pressão desigual das tensões. mas aí se perguntam: "e dai , tenho a bateria a um tempão e continua tudo na boa"
e eu pergunto:quantas vezes trocam de pele por ano??? quanto tempo leva pra tirar os harmonicos indesejaveis quando afina???usa fita ,abafador ou algo pra melhorar o som??? quantas vezes notou que um dos parafusos desapertou sozinho em relação aos outros???
já vi baterias que tinham um som excelente e quando fomos medir as tensões havia diferenças absurdas de um tambor pro outro.tiramos a pele e o aro pra ver:os dois empenadissmos.
o mal hoje em dia é que a maioria das pessoa não o conseguem usar o afinador e passam a detesta-lo.
o afinador não é feito pra afinar a bateria e sim pra auxiliar a afinação pra um melhor desempenho.
uma das formas de uso é: afina-se a bateria (sem afinador)da sua forma,após afina-la mede as tensões dos parafusos(com afinador).em seguida é só igualar as tensões menores com a maior tensão que voce mediu.quando tiverem todas iguais seu tambor além de estar com sua afinação "de ouvido" vai estar com as tensões equilibradas.
ai perguntam de novo "mas e daí???"
e eu digo: e daí ,que basta anotar as pressões de cada tambor e guardar.quando for trocar de peles basta ajustar até as tensões que anotou pra cada tambor e terá sempre a mesma afinação de antes.
e tambem quando tiver que usar outra bateria ,bastará que ajuste as tensões igual as da sua pra o som ficar bem proximo ao seu.
e ainda há o ponto em que podes ter várias afinações diferentes pra cada trabalho que for fazer,pois bastará apenas modificar as tensões.quando quizer voltar ao antigo som e só voltar a fazer as tensões que havia anotado antes.
por isso antes de falarmos de qualquer aparelho que seja temos que examina-lo ,testa-lo, e analisar todos os prós e contras pra depois tarmos a falar mal.
quanto ao dinheiro é questão de prioridades. cada um sabe o seu grau de profissionalismo dentro da musica. não adianta tar a comprar um afinador pra tocar em casa por hobbie. e tambem não adianta dizer que este aparelho não serve de nada só por que sabe afinar de ouvido.

agora eu que pergunto:POR ACASO ALGUEM SABE MEDIR TENSÕES DOS PARAFUSOS DE OUVIDO????

grande abraço
__________________
AVANTE !!! SEMPRE...
MANEIRO não está cá agora...   Citar esta Mensagem