Mas para afinar eu normalmente não toco no centro da pele. Aliás, eu por norma coloco 1 ou 2 dedos no centro da pele e afino os parafusos até estes ficarem com o mesmo timbre. Depois verifico o centro para ver como estão a funcionar os harmónicos, mas normalmente desde que a lateral da pele esteja no pitch/timbre que eu gosto e que já conheço, o centro está sempre afinado.
Sei que há quem não abafe o centro da pele e para mim se nao o fizer não consigo afinar a bateria.
A tensão pode ser verificada com os dedos, eu uso o polegar em toda a volta. Tento fazer sempre a mesma pressão. No final olho para a pele de maneira a ver se está totalmente assente no timbalão.
Obviamente que se usar um afinador a tensão da pele e do parafuso será perfeita.
Vamos lá esclarecer uma coisa, eu não estou a dizer que o afinador é uma treta!! Nada disso. O que eu estou a dizer é que para as minhas necessidades não acho útil gastar 100 euros num afinador.
Não sou nenhum expert a afinar baterias, mas o que sei permite-me afinar baterias de maneira que fiquem com uma boa sonoridade.
|