Membro desde: 13-Mai-2008
Local: Cacém
Mensagens: 19
|
Re: Conselhos por favor!
Olá amigo baterista.
È um pouco dificil mandar-te por aqui uma ajuda completa, mas em todo o caso, da minha parte, vou tentar fazer o melhor possível por agora:
-Tocar com albuns\rádio é muito bom- ajuda a ganhar musicalidade, que é o que te irá ajudar agora que estás a tocar com outros músicos, MAS dedica sempre todo o tempo que estiveres a praticar só a bateria a fazê-lo com um metrónomo. Tenta "enterrar" o click, ou seja, tocar o máximo possível em cima dele e de preferência a contar os tempos. No meu caso conto os tempos e os compassos. P.ex : No caso de compasso quaternário(comum):1,2,3,4-2,2,3,4-3,2,3,4-4,2,3,4 e por aí fora sempre até 16 compassos (a quantidade de compassos é subjectiva), depois volto ao um novamente. Isto ajuda a que não te percas na contagem pois se estiver a contar só os tempos existe tendência para parar de contar sem querer. Ao inicio é dificil pois é mais um factor de coordenação e muitos bateristas/músicos recusam-se a contar, mas se se aprendeu a coordenar os 4 membros porque não mais um (a mente)?
-Agora que estás na companhia de um dos melhores amigos do baterista, o senhor Click, existem uma série de exercicios ou rudimentos que te ajudam a evoluir. Existem catrefadas de rudimentos pelo que não te vou dar aqui uma lista deles (admito que nem sei todos decór), mas pelo menos os mais importantes p'a teres um ritmo a andar são: O Single Stroke (uma nota por mão\pé alternado, p.ex:Direita, Esquerda, direita, esquerda), O double stroke (duas notas por mão\pé- p. ex: direita,direita, esquerda, esquerda), o paradiddle (uma mistura dos outros dois, ou seja, duas singles seguida de uma double e assim sucessivamente-p. ex:DEDD,EDEE), o flam ( duas notas tocadas quase simultaneamente sendo a principal precedida imediatamente de outra menos acentuada). Sugiro que ao dominares estes vás descobrindo os restantes rudimentos(google p'á carola) e posteriormente fazendo saladas com eles todos ao molhe, mas SÓ quando cada um estiver definido e "limpo".
-Tenta ir apanhando ritmos\grooves de bandas que curtas e aprendê-los depois sozinho com o metrónomo mais lento se fôr necessário. Pratica sempre numa velocidade confortável. Antes de correr, precisamos de saber andar e antes disso é preciso ainda saber gatinhar. Ou seja não tenhas pressas e está sempre preparado para descer ao mais miserável básico para aprender um ritmo. Não se constroíem prédios sem alicerces e também não se chega ao 3º andar sem se passar pelo rés-do chão e os dois primeiros etc etc...
-Toma atenção á postura do corpo (costas direitas!) e experimenta alturas do banco para descobrires a mais confortável para ti. Experimenta também com a posição das peças da bateria e tem atenção á maneira como seguras nas baquetas. Existem por aí carradas de sites ou videos do youtube que explicam isto basta colocares "stick grip" e pesquisar.
-Tem sempre atenção ao aquecimento antes de tocares.
Na minha opinião, e aquilo que tento passar na minha perspectiva da bateria, o meu objectivo é pôr o máximo á vontade os restantes músicos. Ser um "tapete" sem dobras para os outros músicos poderem andar á vontade. Num tapete com dobras, os músicos tropeçam e caiem. Por isso pratica o máximo com metrónomo pois quanto mais "certinho" fores, mais os produtores vão gostar de ti. Quando gravares vais ver eheh... As notas que não tocas são tão importantes como as que tocas e o espaço entre os tempos igualmente importante!
Para mim o baterista não é um marcador do tempo e sim um observador. O tempo existe por aí, é invisível. A função do baterista é torná-lo visível e acentuá-lo que é como quem diz dar vida e ritmo a uma determinada composição.
Isto é só uma gota no mar, ou melhor, no oceano que é o estudo da bateria\música, mas espero que já tenhas ficado com algum trabalho de casa eheheh. Com o tempo e prática vais ganhando os teus próprios mecanismos para tudo. Qualquer dúvida, manda mensagem!
Abraço e overdoses de prática!
P.s:John "Bonzo" Bonham forever!
Última edição de Ray_Ningblood : Ter, 9 de Setembro de 2008 às 19:28.
|