Re: PIRATARIA: opina pf
A pirataria e, em especial, a fácil propagação do MP3 veio quanto a mim banalizar a música (tema já abordado por alguns).
Há coisas que não percebo e que é isso que, quanto a mim, está a estragar a música. Não percebo como é possível haver pessoas com 300 ou 400 gigas de música num PC e realmente gostar de tudo o que lá tem. Pior ainda, é muitas pessoas terem os tais 300 ou 400 gigas e na volta nem sequer ouviram metade do que tem para lá.
A banalização do "sacanso" banalizou a música e hoje em dia saca-se música só por sacar sem se dar atenção ao que se saca e ou que se está a ouvir.
Eu tenho alguns MP3, a sua grande parte foram sacados para os aprender a tocar para as bandas de covers que fui e vou passando.
Tenho alguns CDs feitos através de MP3 mas por norma ou são discos que não consigo arranjar nas lojas, ou são discos que acho que apesar de estarem engraçados não merecem que os compre ao preço normal de loja, ou então, são discos que estão na minha lista de compras mas ainda não tive oportunidade de comprar o original.
Eu sou dos tais que sempre apreciei todo o artwork de um disco (especialmente o vinil, mas também gosto do CD) e tento ao máximo ter os originais dos albuns que gosto (p.ex., no ano passado gastei cerca de 150 euros em CDs num só dia).
Espero continuar a ter poder de compra e oportuniadade nas lojas para comprar os discos originais que pretendo.
Acima de tudo, o MP3 dá cabo da música pela sua qualidade sonora. Por causa do MP3 é que muitos discos vêm mal produzidos e com as ondas sonoras muito centradas nas frequências que um MP3 a 128k abrange. Resulta em MP3 mas numa aparelhagem Hi-Fi é mau.
Para terminar, pirataria sempre houve e eu ainda tenho algumas centenas de albuns em K7 (do tempo que não tinha dinheiro para comprar o quer que fosse).
|