Ver Mensagem
Não lido Sex, 12 de Dezembro de 2008   #1
canas

Membro desde: 2-Jun-2006
Local: Braga
canas é uma jóia em brutocanas é uma jóia em brutocanas é uma jóia em brutocanas é uma jóia em brutocanas é uma jóia em bruto
Tensão da esteira (snare wire, bordões, etc). Qual a vossa preferência?

Após ter lido uma série de informação sobre afinação, mais especificamente no que concerne à tarola, cheguei à conclusão que a tensão com que se configura a esteira é normalmente um assunto algo negligenciado.

Para além da escassez de informação, não tenho possibilidade de me cruzar com um número de tarolas e bateristas que me permita ter uma opinião minimamente fundamentada sobre a pressão que a esteira deve exercer sobre a pele de ressonância. Ou seja, tenho seguido sempre o meu instinto e gosto pessoal. O problema é que todos sabemos que nem sempre o que parece é e o que aprendemos sozinhos é muitas vezes um gerador de vícios básicos.

Normalmente uso uma configuração que se poderá chamar "média". Há tensão na esteira mas ela vibra, mesmo com pancadas leves, sem fazer aquele "chlunck" característico da esteira quase a rasgar. Esta configuração permite-me tirar boas ghost notes e ficar com um som de tarola aberto.

Uma vez que a tensão que escolhemos influência tremendamente o som obtido gostaria que partilhassem a vossa experiência e conhecimentos acerca desta questão.

Se possível indiquem as configurações que conhecem para diversos tipo de música (funk, pop, rock, jazz, metal, country, etc). Sei que é complicado devido há quantidade de factores que podem influênciar (tipo madeira, dimensões, afinação) mas seria interessante clarificar este ponto.

desde já obrigado
canas
canas não está cá agora...   Citar esta Mensagem