Ver Mensagem
Não lido Qui, 19 de Dezembro de 2013   #4
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Debate: Que é necessário para ser baterista profissional em Portugal? Pros e Contras

Alongando um pouco mais a minha ideia - que no passado já gerou confusão suficiente mas que até hoje ninguém me demonstrou que estou errado.


Primeiro ponto:
Clarificar o que é ser baterista/músico profissional.
É alguém que ganha a vida com esta profissão, cujos rendimentos desta profissão chegam para se ter uma vida estável e independente.
Dizer que é músico profissional mas quem sustenta a sua vida são os pais ou a outra pessoa da sua família (p.ex., ser a companheira(o) a pagar as contas), isto não é ser profissional, é ter um hobbie pago por terceiros.
Profissional significa ter ganhos suficientes para ser independente.


Agora vem a parte complicada!
Como ter talento e ser muito bom em tudo não paga as contas por si só, a parte mais importante é ter trabalho remunerado - óbvio né?! Para alguns nem por isso.

Aqui no forum temos inúmeros exemplos de excelentes bateristas, com enorme talento, com muita técnica, inteligentes, etc. Com tudo o que é preciso para ganhar muito dinheiro na música, pelo menos teoricamente.
Porque é que não estão ricos e famosos?!
Pois, não é assim tão fácil.


Como ganhar dinheiro em Portugal como músico / baterista profissional?!
E aqui gostaria que quem anda na estrada me corrija e que entre na conversa, porque eu estou afastado dessas lides há alguns anos.
  1. Saber tocar bateria, ser competente e profissional na maneira como trabalha (ser profissional no sentido de saber o que está a fazer, ter bons métodos, etc.)
  2. Estar disposto a tocar de tudo (que inclui pimba piroso)
  3. Contactos. Sem contactos sólidos o mais provável é passar a vida toda a tocar em bares por 50 euros
  4. Contactos. Conhecer bateristas das bandas que dão dinheiros é bom porque estes sabem quais a bandas que estão a precisar de bateristas. As bandas que dão dinheiro não colocam anuncios na net à procura de baterista. As audições são feitas atravéz de contactos (cunhas).
  5. Gastar dinheiro. Primeiro temos de semear, só depois é que se as cunhas ajudarem poderemos ganhar.
  6. Saber tocar, ter talento e técnica ajuda a que pelo menos as nossas cunhas nos respeitem e nos tenham no topo da sua lista de contactos - construir imagem de confiança que somos competentes para ganhar respeito dos outros
  7. Já falei nas cunhas?!
Outra coisa a reter é que não se entra no meio profissional com 2 ou 3 anos de bateria a tocar em garagens com os amigos.
Querem ser profissionais?! bandas de amigos, esqueçam.
Ah e tal, os Metallica eram amigos e hoje são milionários.
Ya... o Cristiano Ronaldo é mais rico e como ele há milhões de putos a sonhar em serem jogadores da bola e como ele não há mais nenhum.
Bandas de originais não pagam contas, pelo menos tão depressa... ou seja, pelos menos uns 10 anos a gastar dinheiro para depois, talvez, receberem algum.


Outra coisa importante:
O mercado da música está em forte declínio. Os cachets a diminuir, as bandas a tocarem por menos dinheiro, excesso de músicos para a procura e redução significativa de locais onde tocar.



Por onde começar então?!
Bem... gastar dinheiro numas aulas em escolas reconhecidas, tipo Hot Club, JB Jazz, Drum Academy, etc.
Para quê?! PAra aprendermos qualquer coisa mas, acima de tudo, arranjarmos contactos - sim, as escolas são um bom ponto para arranjarmos "cunhas" (normalmente os profs são bateristas conceituados, com nome, se eles gostarem de nós, algumas portas pequenas se abrem).

Fazer audições a todas as bandas que pareçam credíveis, em especial bandas de bares. Audições são outra forma de conhecer gente, mesmo que sejam recusados ou vocês recusem depois, ao menos já conheceram mais uns quantos músicos - repito, bandas de garagem de gajos que começaram a tocar ontem não nos interessam, temos de ir mais alto.


Resumindo:
Saber tocar bem, ser profissional na forma de trabalhar e conhecer muita gente.
Esta é a formula base que nem é sinónimo de sucesso, porque há uma variável que não controlamos: SORTE (de conhecer a pessoa certa, de estar à hora certa no local certo, etc.)




NOTA:
Este é o meu ponto de vista baseado no que conheci no passado. Nunca fui profissional porque nem sequer tentei (até conheci muita gente que me podia abrir algumas portas).
Não sou o dono da verdade e espero que haja gente mais optimista que eu e demonstre aqui que é mais fácil ser músico profissional do que aquilo que eu pinto aqui.


PS: Não há contratos efectivos/"pertencer ao quadro da empresa" na música. Hoje podemos estar a ganhar muito dinheiro e amanhã a ganhar zero e sem subsídios de desemprego, de despedimento e sei lá mais o quê.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom

Última edição de Miguel Martinho : Qui, 19 de Dezembro de 2013 às 14:28.
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem