Ver Mensagem
Não lido Qua, 3 de Fevereiro de 2010   #23
LEONEL RODRIGUES
 
Membro desde: 5-Jan-2010
Local: Porto
Mensagens: 1.316
LEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em bruto
Re: Jazz e Música Clássica

Citação:
Mensagem Original de Lu Batera Ver Mensagem
Existem universidades com cursos de Jazz em Portugal e em Espanha, só para citar dois exemplos. Aliás, em Barcelona, acho que são 3 universidades diferentes.
LMR60, antes de dizeres essas coisas, de que só existe nos EUA, devias informar-te melhor.
Olá Lu
São palavras do José Eduardo, não minhas. Sabes quem ele é?
Foi Reitor da universidade de Barcelona.
Devias de ler tudo o que eu disse. Parece que ás vezes eu e tu temos um problema de comunicação.
E o doutoramento em Jazz? Há em Espanha?
Parece que não.
Catedracia? Parece que não também?
Ò Lu por favor, quando leres coisas minhas , por favor novamente, lê as coisas até ao fim.
Abraço LU

LMR60 adicionou o seguinte texto, 7 minutos e 42 segundos depois:

Citação:
Mensagem Original de andreareias Ver Mensagem
existem curso superior de jazz na esmae - porto, que é onde estudo...

e tem profs portugueses muito bons, por ex o guitarrista nuno ferreira, o jeffery (embora nao tenha nascido ca, passou a vida ca o que o torna tao portugues como nos), togu... etc

é possivel fazer uma licenciatura e ate doutoramento em portugal.

Citação:
Mensagem Original de Miguel Martinho Ver Mensagem
Eu tenho uma opinião muito pessoal e algo controversa a respeito das escolas de música, do rock, do jazz e da música em geral.

Antes de mais, a música é uma arte e qualquer pessoa pode construir a sua peça de arte. Uns saem-se bem, outros nem por isso. Mas é arte. Arte faz parte da expressão pessoal.
A música é de todos, como tal, ninguém tem de apresentar um canudo para tocar ou compor música.
Se por um lado percebo o porquê de haver uma quase institucionalização em redor da música clássica-erudita, já não percebo tanto como se criou tal conceito em redor do jazz.
A música clássica-erudita tem centenas de anos, é a génese de toda a música, ainda o jazz não existia e já havia toneladas de músicas clássicas composta e que muitas são verdadeiras peças de arte. Neste contexto, percebe-se o porquê dos 8 anos do Conservatório de Música.
O jazz tem 70 ou 80 anos... é uma criancita!! No entanto, algures no percurso alguém se lembrou de o tornar elitista e vai daí, colocou o jazz como sendo uma arte que para se tocar e ouvir é preciso ter-se formação (sim, há quem defenda que para se perceber jazz é preciso ter formação musica, coisa que nem os eruditos "exigem").
A partir daí o jazz é visto como um estilo que está acima dos outros estilos musicais todos! Para mim, isto é completamente errado e sim, o jazz tem o seu lado da mania da superioridade e muitos músicos de jazz não dão qualquer valor a músicos de rock.

Rock é tanto uma arte como o jazz. O rock é riquíssimo porque absorve todo o tipo de estilos musicais (desde o clássico ao jazz), e é por isso que respeito imenso o rock e é por isso que me dá prazer tocá-lo. O rock tem a liberdade de expressão que o jazz não tem. No rock qualquer gajo pega numa guitarra e faz música, não quer dizer que faça uma peça de arte, mas também nem tudo o que se faz no jazz é uma peça de arte.
Rolling Stones, Ramones e afins, marcaram uma época, inventaram uma abordagem nova à música e só nisso já são génios. Ambas as bandas têm algumas peças de arte, simplista ou não é irrelevante, nem todas as peças de arte têm de ser altamente complexas.

Escolas ou universidades são importantes, tal como escolas de fotografia, de teatro, etc., mas não é obrigatório a sua frequência para se ser artista.



Acerca do tema, cursos de música, professores, etc., etc.:
Um gestor de topo de uma empresa também ganha mais que qualquer professor-doutor- mestre-catedrático das ciências de gestão que esteja a dar aulas. O Bill Gates ganha mais que qualquer catedrático de topo do topo de Harvard ou de qualquer Universidade de gestão, aliás, ele ganha mais que qualquer faculdade ganha ao todo por ano. O Bill Gates nem acabou a faculdade, ora... nas artes é a mesma coisa, o que conta é o que cada artista faz na prática e não o que sabe na teoria. Os músicos são contratados por uma orquestra, por uma banda, por uma editora ou produtora de acordo com o que mostram na prática. O facto de saberem ler pautas ao contrário, saberem as escalas todas das diversas linguagens musicais, etc., mas se depois a usarem os dedos forem medianos não adianta de grande coisa.
Portanto, Rolling Stones souberam usar os dedos ma altura certa. Isso é que importa e não o outro tipo que sabe milhentas escalas mas não sabe usar os dedos quando deve.


Nota:
Peço desculpa, mas dispersei-me um bocado no assunto
Citação:
Mensagem Original de Lu Batera Ver Mensagem
Existem universidades com cursos de Jazz em Portugal e em Espanha, só para citar dois exemplos. Aliás, em Barcelona, acho que são 3 universidades diferentes.
LMR60, antes de dizeres essas coisas, de que só existe nos EUA, devias informar-te melhor.
Citação:
Mensagem Original de Miguel Martinho Ver Mensagem
Lista de escolas com disciplinas ligadas às artes (algumas com a variante de jazz):
http://multimedia.iol.pt/backoffice/...id/13149844//9
Citação:
Mensagem Original de serrinha Ver Mensagem
Já aqui foi dita muita coisa, sim senhor...

Infelizmente, é verdade que só existem escolas de clássico e jazz (pelos vistos).

Quanto ao jazz, não me vou pronunciar porque é talvez o único estilo que não gosto, e também porque sinceramente desconhecia a existência de escolas de jazz...

Eu freqüentei um conservatório de música em Espanha, e uma das coisas que aprendi, é que o clássico aplicasse em tudo, tanto em música como em dança. Muitas das coisas que aprendi nesse conservatório estou constantemente a aplicá-las nas bandas musicais que toco, no grupo rock, e no grupo de música popular também!

Claro que é um bocado chato, para um roqueiro puro (por exemplo), ter de levar com um estilo que até nem gosta... Mas conheço bastantes caso de metaleiros que freqüentaram esse mesmo conservatório e não seguiram música clássica!


Abraços
Citação:
Mensagem Original de Eduardo Ferreira Ver Mensagem
Existe na esmae ponto Tanto em lisboa como no porto existe curso de jazz. Penso que os cursos até são os mesmos no porto e em lisboa ou estou errado?
Citação:
Mensagem Original de Miguel Martinho Ver Mensagem
Eu não diria infelizmente, p.ex., acho que o rock está bem como está.

O que não falta é pessoal com o curso total do conservatório e a tocar metal, p.ex., o baixista da minha banda de originais tem o curso do conservatório de Lisboa (em violoncelo), e está na minha banda de metal a tocar baixo.
Citação:
Mensagem Original de serrinha Ver Mensagem
Mais um exemplo do que eu disse!!


Abraços
Citação:
Mensagem Original de Dunga Ver Mensagem
Não acho tão dificil assim, aliás para quem gosta de techincal death, que é pra mim o melhor estilo musical de todos os tempos, não sao tao poucos assim os que tiveram instrução, uns por jazz outros por classico!

A meu ver, o classico e o jazz sao a base de tudo, e dominando estas áreas consegue-s ser muito bom em tudo!

Sou autodidacta na bateria...mas tive 5 anos no conservatorio de setubal em piano, e posso de facto adiantar que o conhecimento teórico com que fiquei, foi um tremendo impulso no inicio e desenvolvimento na bateria.

Pegando um pouco no que já se disse, ganha o comercial e não o bom! ganha o audivel e simples e não o profissional e complexo! se assim não fosse, todos seriamos capazes de reconhecer o grande mérito dos tremendos musicos, incognitos estes, que vivem do tech death, estilo este que vive altamente underground, porque, para leigos, não passa de "barulho"!

tenho muita pena que assim seja!

Abraço
Citação:
Mensagem Original de andreareias Ver Mensagem
acho que um bom musico sabe ouvir de tudo, ou melhor, tem de saber ouvir te tudo porque se nao nao é bom musico!

sou grande amigo do actual baterista de oblique rain, e posso vos dizer q ele tá a fazer um curso de percussao em que passa a vida a tocar reportorio de orquestra e no entanto é dos melhores bateristas de metal que ja vi tocar...

eu estudei classico, estudo jazz e passei a vida a ouvir korn e ratm lol e de vez em quando volto a ouvir
nao tem necessariamente que haver um curso de rock, porque pra fazeres bom rock ou bom pop nao precisas disso. basta teres umas noçoes basicas de teoria que podes aprender no classico!
Meus amigos

Estamos a desviarmo-nos do Tópico
Não se trata daquilo que queremos que seja mas do que está constituido, ou seja , AGORA.

Alguma Universidade de Jazz em Portugal? Dá catedracia?
Universidade de Clássica em Portugal? Dá catedracia?
Abraço

Última edição de LEONEL RODRIGUES : Qua, 3 de Fevereiro de 2010 às 15:11. Razão: Mensagem automaticamente fundida/mesclada pelo sistema.
LEONEL RODRIGUES não está cá agora...   Citar esta Mensagem