Ver Mensagem
Não lido Seg, 5 de Abril de 2010   #26
Batecas
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Caldas da Rainha / Lisboa
Mensagens: 413
Batecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luz
Re: [DEBATE] Os apoios das marcas

Gostava de deixar também aqui a minha opinião sobre este assunto, que já há alguns meses tem vindo à baila e agora acabou por tomar maior dimensão com toda esta questão da Ddrum. No entanto não vou tecer o meu comentário baseado nesta ou em qualquer outra marca em especial, pois penso que isso não é relevante.

Muitas coisas já foram ditas, mas sem dúvida estou no mesmo barco do tonydr1ve, do Xines e do Pipó. O que eu quero dizer com isto é que cada um é responsável pela direcção que cada um decide tomar no seu percurso enquanto baterista, enquanto músico, enquanto PROFISSIONAL (sendo esta a questão mais importante).

Descontos em material todos podemos ter e sabemos disso. Mas quando aceitamos trabalhar directamente com uma marca (falo por mim), não podemos só fazê-lo pelo desconto. Aceitamos certas obrigações e exigimos determinados direitos, coisas que não estão incluídas num desconto de loja. Mas nunca esperem patrocínios completos, porque como já alguém disse, neste país, essa realidade (infelizmente) ainda não existe.

De volta à realidade.

Contrato VS Aperto de mão: tudo depende da seriedade de ambas as partes. Um aperto de mão pode valer tanto ou mais que um contrato se ambas as partes forem sérias no seu trabalho e cumprir com as suas obrigações, mas obviamente que é sempre melhor um contrato assinado, para protecção de ambas as partes.

Tal como o tonydr1ve diz, eu só tenho conhecimento do meu próprio contrato, portanto não posso falar dos outros. Mas o que vos posso dizer é que a clausula mais importante deste contrato diz algo como "A XXXXXXXXX fornecerá todo o material necessário a XXXXXXX, para utilização profissional e de acordo com as condições de endorser estabelecidas pelo representante oficial XXXXXXX".

O que isto me diz é que eu posso e devo esperar poder contar sempre com toda a assistência e apoio da Marca/Representante, em qualquer situação. Posso-vos também dizer que este ano tive oportunidade de ir tocar a Londres e a pergunta que me foi feita foi "Queres que a Mapex UK te meta lá uma bateria?". Para mim, isto vale ouro e o desconto ao pé disto são migalhas.

Portanto quando falarem de endorsements/apoios/ajudas/o que lhe queiram chamar (porque sinceramente isso tudo pouco interessa), perguntem apenas se esta ou aquela marca vos irá trazer alguma mais-valia PROFISSIONAL. E quando em mais-valia, a primeira coisa que devem pensar é se gostam mesmo daquilo que estão a comprar e se sentem confiança naquele equipamento para ser o vosso instrumento de escolha. Se disserem "é-me um bocado igual ao litro...", então aconselho-vos a comprarem o material directamente a uma loja, terem o famoso desconto e seguirem a vossa vidinha sem ficarem presos a nada, porque se há marcas que não se importam com essa situação, outras dão-lhe muita importância... Se eu não gostasse e não confiasse plenamente no equipamento que uso neste momento, então não tinha qualquer interesse em trabalhar com a marca, porque tal como vos digo, descontos há em todo o lado.
O Pipó comprou a Canopus dele E SÓ DEPOIS se tornou artista da marca. Afiliou-se à marca porque acreditou nela e a marca acreditou nele e viram ambos potencial comercial nesta relação. No meio de tudo isto, tal como ele diz (e bem), os posters e as revistas e o camandro são PEANUTS, nada mais.

Eu estou com a Mapex porque me garantem um apoio como eu nunca tive, porque se interessam pelo meu trabalho, porque geram contactos profissionais interessantes, porque estão lá quando eu estou enrascado e não me dizem "pá não sei se dá", dizem-me "não te preocupes que nós resolvemos o problema". Quero lá eu saber do desconto ou do material que por acaso até oferecem. Antes de me convidarem a fazer parte da lista de "apoiados" eu já queria comprar uma Mapex, portanto isso não mudou nada, apenas me trouxe uma mais-valia profissional. E quando andamos na estrada todas as semanas, essas mais-valias contam muito!

Dou-lhes visibilidade, faço a publicidade que consigo, aconselho sem medos o material a outros bateristas porque o uso todos os dias, sei o que vale, sei que posso "vender" à confiança. Basicamente, eu cumpro a minha parte, a marca cumpre a dela, é isto um endorsement, na minha marca como noutra qualquer. Tal como disse no início, se ambas as partes cumprirem com as obrigações então o negócio vale a pena.

Querem material à borla e cheques ao fim do mês? Vão para os estates, matem-se a trabalhar e sejam convidados para uma banda de renome internacional. De outra forma, continuem a trabalhar para merecerem o pouco que cá há, mas que ainda assim existe e está ao alcanço de quem de facto se assume como profissional.


Work hard, play harder



Abraços a todos,

Nuno


PS: Como sempre puderam ver pelas minhas assinaturas e pela publicidade no meu Myspace, nunca precisei de ser endorsee de uma marca para a divulgar. Apenas preciso de acreditar nela e saber que esta me traz melhores condições de trabalho!
Batecas não está cá agora...   Citar esta Mensagem