Ver Mensagem
Não lido Seg, 21 de Abril de 2008   #31
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Os grandes artistas usam estes phones dentro do ouvido. O que ouvem eles?

Citação:
Mensagem Original de Grolubao Ver Mensagem
Sim sim Hammer, eu sei disso

Não está de todo excluída a cena wireless, mas por enquanto não tou nessa, ainda tenho a minha Brady para comprar
Desculpa ter duvidado/questionado essa opção, mas há quem não saiba e depois quer fazer coisas com as mesas que elas não conseguem fazer porque, simplesmente, não foram feitas para esse objectivo
De qualquer maneira, ficou aqui a dica para quem não souber.



Citação:
Mensagem Original de Madeira Ver Mensagem
Ena! Sempre tive esta dúvida precisamente porque não sabia como é que se poderia fazer um som diferente para o músico em relação ao que sai da mesa geral...

A chave é procurar mesas com 'direct-out', é isso? (depois o músico terá uma mesa só para si, de onde sairá então o som para os in-ears (ou monitores/etc.), é isso?

Espera aí, vamos por partes

Os direct outs permitem enviar o sinal dos canais de mesa para mesa sem que este sofra alterações.
Para se fazer monição com configurações para cada músico não depende disso, mas sim, dos aux out/monitor out que tenha a mesa.
O mais comum nas mesas que todos temos é haver 2 Aux out + 1 monitor out. Estas mesas não têm direct out (o máximo que têm é um género de "simularor/mix" mas não envia os canais separados, apenas não os envia para os main out).

Partindo do principio que tens uma mesa com 2 aux out/monitor out.
Neste caso só podes fazer 2 misturas diferentes para monição. Se tiveres 2 aux out + 1 monitor out, já podes fazer 3.
Claro que se usares os aux out para monição não poderás ligar, p.ex., um processador de efeitos à mesa, porque este também usa o aux out.

Quanto maior a mesa, mais canais de monição tem.


Depois, há as mesas de monição e as mesas de PA. POr isso é que encontras nos palcos grandes 2 mesas no esquema. A mesa em cima do palco (numa lateral) e a mesa metida no meio do recinto.
A mesa do palco é a mesa de monição (pode ou não enviar através de direct out para a mesa de PA, ou pode haver um spliter entre os instrumentos e as mesas, dividindo assim o sinal)...
Ou seja, é uma mesa dedicada só para monição que pode separar os canais em diversas monições diferentes.

etc., etc...

depois, já começa a haver sistemas baseados em intranet, wireless, e por aí fora.
Cada vez há mais soluções... e estranhas soluções.


Edit:
Esqueci-me de dizer que também depende dos subgrupos da mesa.
Ou seja, um subgrupo permite fazermos um ajuste para os canais indexados a esse subgrupo.
Se tivermos 2 subgrupos, assignamos os canais a cada um e assim podemos jogar com o volume de cada subgrupo.
Esqueci-me disto porque nem todas têm subgrupos.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom

Última edição de Miguel Martinho : Seg, 21 de Abril de 2008 às 16:10.
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem