Ver Mensagem
Não lido Sáb, 14 de Junho de 2008   #1
canas
 
Membro desde: 2-Jun-2006
Local: Braga
Mensagens: 232
canas é uma jóia em brutocanas é uma jóia em brutocanas é uma jóia em brutocanas é uma jóia em brutocanas é uma jóia em bruto
Workshop: Técnica de heel-toe explicada (com vídeo de exemplo prático)

Pois bem,

Rendi-me à tecnica do heel-toe, que em português é qualquer coisa como "calcanhar-dedo do pé".

Curiosamente não tenho como objectivo atingir velocidades vertiginosas mas pronto aconteceu... eis a história.

Comecei por querer comprovar se seria possível utilizar esta técnica sem ser num pedal longboard. Concluí que sim, é possível. Por exemplo, eu tenho um pedal duplo janus ergo e consegui, mas tive que começar a tocar descalço para conseguir tal "feito".

Depois comecei muito de vagar porque é dificil de "encaixar". O princípio é tocar doubles com cada pé alternadamente, isto é:

1º heel direito
2º toe direito
3º heel esquerdo
4º toe esquerdo

A principal dificuldade, mesmo depois de conseguir fazer a sequência atrás, foi conseguir tocar um ritmo por cima. É que (se formos destros) o pé direito é o condutor num ritmo tipo 4/4 e estava habituado a ter o pé direito a marcar a 1ª e a 3ª nota. Com o heel toe há uma alternância passando a ser a 1ª nota marcada pelo pé direito e a 3ª pelo pé esquerdo... como podem prever ainda demora algum tempo a desfazer este nó. Nada que algum treino não desfaça... ou faça.

Esta técnica revelou-se uma tremenda ajuda mesmo a tocar só com o pé direito porque os doubles ficam mais definidos e permite, por exemplo, uma boa aplicação dos mesmo num ritmo de samba e alguns preenchimentos.

Mas para mim a grande vantagem desta técnica é que, mesmo que nunca a utilizemos aplicada à música, trabalha todos os grupos musculares da perna e depois quando tocamos com o calcanhar levantado ou calcanhar pousado os musculos respondem muito melhor e conseguem-se maiores velocidades. No início os músculos recentem-se... take it easy.

Mais uma vez relembro que não auspicio velocidade do género extreme drumming, mas não passa um dia em que não perca uns 5 minutos a aproveitar o bem que esta técnica faz à minha técnica de pés que tem vindo a ficar cada vez mais precisa.

Deixo aqui um vídeo onde tento tocar heel toe. No final pode-se ver a técnica aplicada ao ritmo base do samba.


P.S.: Não liguem ao som porque a gravação é amadora.

fiquem bem

canas
canas não está cá agora...   Citar esta Mensagem