Ver Mensagem
Não lido Sex, 13 de Novembro de 2009   #29
Rafael Bandeira
 
Membro desde: 8-Nov-2009
Local: Corroios
Mensagens: 139
Rafael Bandeira está no bom caminho
Re: Bateria electrónica com EZdrummer

Citação:
Mensagem Original de knk Ver Mensagem
Boas. Eu uso o EzDrummer com o kit Nashville... genial! Os pads tenho uma carrada deles, uns vindos de rolands, outros da ion, outros de toms de bateria cortados e com trigger, mas o verdadeiro truque da coisa está no módulo. Tenho um D4 que é indicado para a ligação ao PC porque tem toda a espécie de controle sobre as dinâmicas dos pads, ganho, velocidade, sustain, gate, controlo da nota, X-talk etc etc...
Quando um gajo liga uma bateria ao pc pode bater com a testa em vários problemas. Já experimentei por USB com um módulo da Ion, e o pc detecta a bateria como um joystick... vi logo 'tou f*****'... quando tal coisa acontece é preciso arranjar um conversor joy2midi para interpretar as notas de entrada e em seguida mapear tudo e esqueçam lá controle sobre os elementos, apenas se vai conseguir o básico já no ezdrummer ou semelhante vst, para colmatar alguns problemas de entrada, ou então utilizando inputs do cubase (ou nuendo) para eliminar notas automaticamente abaixo de X velocidade, resumindo uma panóplia de coisas que podem dar muita dor de cabeça e poucas horas de bateria...

[já agora se alguém tiver uma Fame com usb podem dizer-me como é que o pc detecta a bateria para posterior utilização no cubase?]

Continuando, eu prefiro midi, a latência é zero, mas depois existe a questão da latência no vst, a do audio mesmo, pelo que é necessário uma boa placa de som, ou uma placa menos boa num bom pc e com o asio4all a trabalhar nos limites...

Com a ligação por midi, a uma edirol usb, tenho uma latência de 9ms, (aconselho até 10ms de latência para se poder tocar 'bem'), depois toda a configuração é feita no D4, sendo que o Ezdrummer responderá de imediato mesmo como se fosse a mexer no programa... brutal... independentemente de serem pads diferentes e com dinâmicas de diferentes, o D4 consegue em duas horinhas nivelar tudo a um nível de tocabilidade cujo resultado final no EZdrummer é de execução perfeita.
Uma vez que está tudo configurado, guarda-se o DrumMap no cubase, guardam-se os volumes no ezdrummer e as panorâmicas, tudo num projecto, e quando um gajo quiser tocar é só
-ligar pc
-ligar módulo
-abrir o cubase com o projecto já criado
-esperar 20seg para o ezdrummer fazer load
-tá a andar!!!

EM SUMA: EZdrummer é brutal numa electrónica, e o NAshville kit então... pfffff :D
(mas atenção ao módulo que têm... invistam num módulo pelas caracteristicas que têm e menos pelos bonitos sons que trazem, porque mesmo que tragam 4000 sons muita lindos, o que vocês vão precisar é de configurar os pads como deve ser para o tipo de baterista que são)

Abraços baterísticos!
Boas man,valew pelo post

E sobre a questão de ligar pela USB,acho eu que não funciona
Só pelo MIDI mesmo,a USB só serve para transferir play alongs e afins.

Última edição de Rafael Bandeira : Sex, 13 de Novembro de 2009 às 01:13.
Rafael Bandeira não está cá agora...   Citar esta Mensagem