![]() |
![]() |
![]() |
|
Página Principal | Registar | FAQ | Membros | Calendário | Mensagens de Hoje | Pesquisar |
Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") O local para debater aspectos técnicos sobre a bateria e percussão. Uma espécie de sala de aula conjunta online permanente! Rudimentos, Afinação, Exercícios, Postura, Prática, Truques, Esclarecimento de Dúvidas, Dicas e Partilha de Conhecimento! O verdadeiro Workshop Virtual! ATENÇÃO: Não publiques divulgações/anúncios de concertos e/ou workshops nesta secção! Obrigado! |
![]() |
Opções |
![]() |
#1 |
![]() Membro desde: 11-Mar-2007
Local: Barcelos
![]() |
Saúde - Refeições, Banhos e Bateria
Saudações!
Como certamente alguns de vós já devem ter ouvido falar, há quem diga que não se deve tomar banho após as refeições. Certo dia, decidi procurar um bocadinho sobre isto e vou passar a citar alguns resultados que encontrei aqui: "Isto não passa de uma crença popular e hoje em dia isto já não é mais válido. Só que como quase toda crença popular, ela tem um fundo de verdade e deve ter surgido em séculos passados quando nem todos tinham "salas de banho" em casa, então os antepassados menos afortunados se banhavam nos rios, lagos ou locais do genêro. Esta documentado que, após uma refeição principal, não se deve se submeter à atividades que envolvam grande esforço físico. A razão disto é que no decorrer do processo de digestão, grande parte do sangue vai para o aparelho digestivo (estomago e intestino), pois tem papel importante na digestão e se ocorrer uma atividade física intensa, haverá uma congestão devido ao desvio do sangue para outras áreas. Não só a digestão será prejudicada como o indivíduo poderá passar mal com enjoôs, suor frio e tontura. Concluindo, tomar banho após as refeições, nos dias atuais, não faz mal nenhum. Ficar à beira da piscina ou mesmo permanecer descansando dentro dela, também não fará mal nenhum. Só não vale nadar, surfar, correr, etc. sendo que em atividades aquáticas o indivíduo ao ter um mal-estar súbito corre o risco de se afogar. Fonte(s): "O guia dos curioso" - Marcelo Duarte Declarações de "Marcelo Averbach" e "Renato Saad", ambos médicos cirurgiões do Hospital Sírio-Libanês, especializados em aparelho digestivo." Dado isto, e após ter lido este tópico (tópico em que estudos comprovam que a resistência física de um baterista é algo semelhante à de um jogador de futebol), eu pensei cá para mim: Nós bateristas temos uma actividade física intensa, especialmente em estilos mais mexidos para o nosso lado; mais que isso, o esforço pode ser ainda maior se não dominarmos técnicas de minimização dos músculos envolvidos nos movimentos (ex: usar os dedos/pulso em vez de todo o braço). Sendo assim partilho convosco a dúvida: deveremos ter algum cuidado em batucar após as refeições? (Coloco a dúvida porque normalmente os meus ensaios começam não muito depois do almoço) Serão isto tretas, ou terá alguma lógica? Deixem as vossas opiniões! E espero que pelo menos a parte dos banhos após as refeições tenha sido esclarecedora/novidade para alguém que andasse pouco esclarecido! ![]() E já que estamos numa de refeições e esforço físico, e tendo lido também este tópico sobre hidratação, achei interessante também abordar outro tema. Diz-se que se deve beber bastante água entre refeições, especialmente quando suamos ou fazemos esforço físico. Quantos de vós, de facto, bebem durante os ensaios e o quê? Pessoalmente, nos últimos tempos tenho bebido cerca de 2 litros de água por ensaio que dura entre 3 a 4 horas. Cumprimentos! ![]()
![]() |
#2 |
![]() Membro desde: 25-Dez-2007
Local: evora
![]() |
Re: Saúde - Refeições, Banhos e Bateria
Boas!!
Eu ja conheçia isso das refeições e dos banhos. Quanto à parte de se faz mal ou não tocar depois de refeições grandes, não sei nada acerca disso, mas os meus ensaios também sao sempre depois de almoço ai por volta das 14:30 começo a tocar e não paro até ao jantar ![]() E quanto à agua tenho sempre ao lado da bateria uma garrafa de agua de 1L50.
![]() |
#3 |
Aguarda confirmação de email
Membro desde: 28-Jun-2008
Local: Lisboa
![]() |
Pergunta pertinente por acaso...
Essa dos banhos já conhecia por acaso, mas isso do tocar bateria pelo menos comigo não houve stress. Também costumo ensaiar depois de almoço e nunca me senti mal disposto. |
![]() |
![]() |
![]() |
#4 |
![]() Membro desde: 7-Abr-2006
Local: Albufeira
![]() ![]() ![]() ![]() |
Bom post, é um assunto interessante aqui para o pessoal.
Bem Almoçar ou jantar e depois ir tocar bateria, bem ..... ta fora de hipoteses. |
![]() |
![]() |
![]() |
#5 |
![]() Membro desde: 26-Nov-2007
Local: Funchal
![]() |
Aconteceu-me uma vez jantar mesmo antes de um concerto, e comi bastante bem. Quando acabei de tocar levantei-me e já atrás do palco vomitei imenso. Não sei se tem algo a ver com o ter jantado antes ou não, não foi a primeira vez que comi antes de tocar, mas foi a unica vez que toquei com pouco tempo de diferença após ter comido.
Quanto a beber água costumo fazer intervalo e beber água, só de vez em quando me lembro de ter comigo uma garrafinha para ir bebendo, lá que faz falta faz mesmo. |
![]() |
![]() |
![]() |
#6 |
![]() Membro desde: 16-Jan-2007
Local: Torre de Moncorvo - Reino Maravilhoso
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
Costumo tocar depois de jantar (BEM JANTADO!), bebo muita cerveja durante os ensaios, depois fumo cigarros caseiros e realmente quando acabo de tocar fico um bocadinho zonzo e ás vezes vomito...
![]() Tou a brincar... (...) Costumo mesmo tocar depois de jantar, mas tento não malhar muito á bruta durante a digestão! Tento ter algum cuidado, principalmente nesta altura em que tá mais calor, com o exercício e a cervejola "a estalar". Mas até hoje ainda não tive qualquer tipo de indigestão...relacionada com o exercício... À cena dos banhos nunca liguei, só tento evitar choques térmicos...nem entrar na piscina gelada á bruta, nem tomar banhos com a água muito quente.
![]() |
#7 |
![]() Membro desde: 2-Ago-2006
Local: Lisboa
![]() ![]() |
Gente isto nao e bem assim, nao e so o esforco fisico, a cena de dizerem pa nao se tomar banho depois é quando o banho e de agua bem mais fria da temperatura a q o nosso corpo esta, isto porque, quando ha uma mudanca de temperatura, o sangue vai para outros lados do corpo para aquecer o corpo todo, deixando de haver o sangue necessario para fazer digestao, havendo uma paragem, e bla bla bla, fica se com aquilo tudo mal digerido e capote, quando te apercebes tas ao lado do teu trisavo!
|
![]() |
![]() |
![]() |
#8 |
![]() Membro desde: 14-Jul-2009
Local: Portimão
![]() |
Quando toco bateria: ventoinha e garrafa de agua.
Mas agora ja utilizo os dedos,não me canso taaanto, o que me convence mais ainda a comprar um banco com encosto :D Água so faz é bem.Costumo tocar depois de almoço e nunca pensei na tua questão..mas tambem nao fiz assim grandes almocaradas..vou comendo coisas leves ao longo do dia..almoçaradas ou jantaradas é q ja é pior..dormir a sesta ao inves d tocar talvez eheh Mudanças de temperatura é bom ter em atenção...nunca liguei a isso mas sei q é vdd. Bom tópico |
![]() |
![]() |
![]() |
#9 |
![]() Membro desde: 16-Jul-2007
Local: Pinhal Novo
![]() |
Refeições penso que é sempre bom dar um pouco de tempo ate começar a tocar,a barriga cheia alem de dar por vezes uma sensação de moleza,a nivel fisico e de saude não é aconselhavel tal como ja foi descrito no post inicial,quanto a tocar neste tempo de calor,nem que seja so ensaiar,convem um lugar fresco ou arejado e muitos liquidos,quanto a utilização de ventoinha,não convem que a mesma esteja directamente apontada para o baterista,convem que esteja a rodar de um lado para o outro,o estar suado e cansado com uma arajem directa pode tb causar problemas de saude..
![]()
![]() |
#10 | |
![]() Membro desde: 11-Mar-2007
Local: Barcelos
![]() |
Hey!
Desde já Obrigado a todos pela colaboração e interesse. Citação:
![]()
![]() |
![]() |
#11 |
![]() Membro desde: 26-Jan-2008
Local: Peraboa
![]() ![]() |
Vivam.Excelente questao trouxe aqui o faintrap.Realmente nao tinha conhecimento da questao dos banhos,mas faz todo o sentido o que ja foi dito em relacao a temperatura e ao exercicio fisico na agua.Ja quanto a questao das refeicoes tenham cuidado pois muita comida no estomago nao e compativel com grandes performances.Como ja foi dito pode causar um mau estar daqueles...A questao dos choques termicos tambem e preciso ter muita atencao.No fundo e preciso pensar antes de se fazer as asneiras.Isto e tao ou mais importante que o aquecimento antes de tocar, como um posicionamento correcto no instrumento.Como se diz:Antes Prevenir Que Remediar. Cumps DON
|
![]() |
![]() |
![]() |
#12 |
![]() ![]() Membro desde: 8-Fev-2008
Local: esposende/ caracas VEN
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
comi que nem um boi, bebi como uma estaçao da e.t.a.r ,depois , mandei uma com na altura namorada, a seguir, foi tocar bateria...
nunca me senti tao bem ! ![]()
![]() |
#13 | |
![]() Membro desde: 5-Fev-2007
Local: Estádio do Dragão
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
Citação:
isso de se poder tomar banho a seguir às refeições à vontade ser um mito vai lá vai....pah...o tipo que escreveu esse artigo,e em particular essa parte não estará completamente informado concerteza....eu até sou dos q toma banho dp da refeição MAS com água à temperatura do corpo....o tipo que experimente ir tomar uma banhoca pras águas das praias do norte a seguir a almoçar e dp que se queixe de apanhar uma indigestão....qt ao tocar bateria é como tudo....se estamos a fazer a digestão precisamos que o nosso corpo se concentre nisso...se estamos a fazer esforços o corpo vai distribuir os esforço pelas actividades que estamos a fazer dispersando-se e podendo provocar indigestões...
![]() |
![]() |
#14 |
![]() Membro desde: 23-Ago-2009
Local: Setúbal
![]() |
Normalmente, tenho cuidado com as refeições mais em concertos pois, normalmente, as organizações pagam os jantares e há tendência para abusar.
Já me aconteceu (quando tocava guitarra), o vocalista ter uma paragem de digestão a meio de um concerto...e não foi muito engraçado. Outro cuidado que tenho é nunca ter bebidas muito frias por perto pois isso também contribui para uma paragem de digestão. |
![]() |
![]() |
![]() |
#15 |
![]() Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
Há realmente o risco da paragem de digestão se vamos tocar a seguir a comer uma boa refeição, em especial se for daquelas bem pesadas e que pedem um maior esforço do estômago. Como já referiram, o risco de paragem de digestão aumenta em concertos porque durante as actuações normalmente o esforço do baterista é maior, as pulsações sobem com a adrenalina e com o nervoso inicial, o baterista/músico tem tendência para dar mais de si em prol de um bom concerto, há mais calor em palco provocado por holofotes, etc.
A ingestão de bebidas frias também pode provocar paragem de digestão devido ao choque de temperaturas. Quanto a banhos, não há perigo em tomarmos banho após a refeição desde que a água do banho esteja a uma temperatura aproximada à no corpo, porque se tomarem de água fria o risco de paragem é grande. Não sou nenhum expert em matéria de digestão, mas são estas informações que recolhi ao longo do tempo de diversas pessoas, artigos de imprensa, médicos, etc., etc. Pessoalmente não gosto de ir tocar depois de uma boa refeição. Não é pelo risco da paragem de digestão mas sim porque me dá uma preguiça do caraças e não me apetece estar ali a mexer-me que nem uma barata tonta ![]()
![]() |
#16 |
Membro desde: 3-Jul-2006
Local: Vila Nova de Milfontes
![]() |
Eu gosto sempre de jantar pelo menos 1,30h antes de um concerto, apenas não abuso, prefiro comer algo depois do concerto.
Mas existe um provérbio que diz: - Saco vazio não fica de pé e saco cheio não se dobra! hehe!
![]() |
|
|
![]() |
||||
Assunto | Autor do Assunto | Fórum | Respostas | Última Mensagem |
Como escolher uma bateria - Passo a passo | Superdgs | Aconselhamento para a compra de material | 24 | Sáb, 27 de Agosto de 2011 15:57 |
Uma bateria Pearl Custom Z por 1800 Euros (com cerca de 10 anos) será uma boa compra? | claudio augusto | Aconselhamento para a compra de material | 27 | Sex, 30 de Abril de 2010 22:18 |
TESE: Contribuiçao do estudo de bateria para o desenvolvimento de habilidades psicomotoras | andre_vg | Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") | 7 | Dom, 12 de Julho de 2009 02:46 |
APRECIAÇÃO/DIVULGAÇÃO: Bateria Digital Yamaha dtxplorer (sem fotos) | ZXT | Baterias Electrónicas | 3 | Sáb, 9 de Fevereiro de 2008 18:28 |