![]() |
![]() |
![]() |
|
Página Principal | Registar | FAQ | Membros | Calendário | Mensagens de Hoje | Pesquisar |
Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") O local para debater aspectos técnicos sobre a bateria e percussão. Uma espécie de sala de aula conjunta online permanente! Rudimentos, Afinação, Exercícios, Postura, Prática, Truques, Esclarecimento de Dúvidas, Dicas e Partilha de Conhecimento! O verdadeiro Workshop Virtual! ATENÇÃO: Não publiques divulgações/anúncios de concertos e/ou workshops nesta secção! Obrigado! |
![]() |
Opções |
![]() |
#1 |
![]() Membro desde: 7-Jun-2009
Local: Leiria
![]() ![]() |
Como obter um som "menos metálico" da tarola?
Boas,
desde que comprei a bateria que o som da tarola não me agrada. Comprei um abafador e o som melhorou, mas não retirou aquele som metálico vindo dos arames que eu não gosto muito. Portanto, gostava de saber como posso melhorar o som da tarola para ficar menos metálico, como por exemplo esticar/soltar os arames, esticar mais as peles ou algo do género. Já agora, a medida da minha tarola é 14” x 5½”. Obrigado |
![]() |
![]() |
![]() |
#2 |
![]() Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Brasil
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
Re: Como obter um som "menos metálico" da tarola?
Boas,
Se o problema é o som dos "arames", o melhor será trocá-los por uns de material diferente. Em relação à pele de ataque, um Moongel reduz o harmónico metálico sem alterar o timbre. Acerta a afinação com o snare solto, de forma a não ter sonoridade metálica. Depois estica e vai apertando progressivamente o snare ("arames") enquanto vais malhando na tarola e analiza a diferença no som. Mas se não gostas mesmo do som metálico, deverias optar por uma tarola de madeira ou acrilico. Pois se a tarola é de metal a sonoridade terá sempre um 'som metálico' Não sei que tarola tens, mas não esperes que uma tarola de 100€ soe como uma de 500€. ![]() NB -- Última edição de nunobaiao : Seg, 17 de Agosto de 2009 às 22:22. |
![]() |
![]() |
![]() |
#3 |
![]() Membro desde: 17-Fev-2008
Local: Oliveira de Azeméis/Caldas da Rainha
podes também apostar numa pinstripe por exemplo. não estiques a pele ao maximo, mas a esteira sim...digo eu
![]()
![]() |
#4 |
![]() ![]() |
Sim, penso que o problema é dos arames, uma vez que são eles que deixam um som bastante metálico.
Só não sei se as peles também contribuem para isso ou não. Acham que devo mudar os arames? Ou será da tarola ser muito pequena? Será que esticar as peles ou os arames não resolve o problema? Obrigado Última edição de João Ramos : Seg, 17 de Agosto de 2009 às 22:19. |
![]() |
![]() |
![]() |
#5 |
Aguarda confirmação de email
Membro desde: 28-Jun-2008
Local: Lisboa
![]() |
eu tenho uma tarola desse tamanho e bastou-me esticar as peles e os tais "arames" .
na tua tarola tens de certeza uma peça que aperta ou desaperta os tais arames. ligado a essa peça tens os arames ligados através de uma fita de plástico, tecido... tenta apertar isso mais, tendo a "rodinha" da peça aperta mais ou menos a meio. Não sei se me expliquei muito bem lol Depois disso afina as peles. Espero ter ajudado |
![]() |
![]() |
![]() |
#6 |
![]() ![]() |
Muito obrigado pela ajuda.
Amanhã já vou testar isso. Então, vamos ver se eu entendi: Ponho a peça que estica os arames +/- a meio, desaperto a fita dos arames e aperto esticada; Estico as peles. Certo? Obrigado |
![]() |
![]() |
![]() |
#7 |
![]() |
epa nao sei se isso está certo ou se fui eu que entendi mal o que disseste LOL
na tal peça tens duas coisas : uma espécie de roda que regula a tensão dos arames e depois tens uma peça com dois parafusos que apertam o tecido ou o plástico ligado aos arames. Na tal roda metes mais ou menos a meia tensão. De seguida, desapertas a tal parte dos dois parafusos, puxas o mais que puderes a fita que está ligada aos arames e, mantendo a força, apertas os parafusos. Depois disso afinas a tarola a teu gosto. Se continuares com som que nao gostas, basta apertares mais a roda... |
![]() |
![]() |
![]() |
#8 |
![]() ![]() |
Sim, era isso que eu estava a idealizar
![]() Vou tentar. Obrigado ![]() Keep druming ![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
#9 |
Membro desde: 4-Set-2008
Local: Darmstadt
![]() ![]() ![]() |
Já agora podias dizer a marca e o modelo da tarola?
Tama Starclassic 100% Birch Black Glass glitter - 20x16/10x9/14x12. 13x6,5 Artwood Custom Maple Golden Sunset/13x6 Birch/Bubinga Black Diamond Dust. Zildjian - 21 K CrashRide 17/18 A Custom Medium Crash 18 Oriental China Trash 13 K Hihat 8 K splash 6,5 Zil-Bel |
![]() |
![]() |
![]() |
#10 |
![]() Membro desde: 18-Ago-2006
Local: Amesterdão
Podes definir melhor o q é um som metálico?
Abraços |
![]() |
![]() |
![]() |
#11 |
![]() ![]() |
A tarola vinha de origem na bateria, que é uma Ashton (de iniciação).
Grolubao, para mim um som metálico é um som em pesado em que se ouve muito o barulho dos arames. Gosto mais do som do estilo de timbalão com um "cheirinho" de som dos arames :D kramer, até deu resultado, mas ainda não está totalmente como eu quero.. Obrigadão ![]() Abraços |
![]() |
![]() |
![]() |
#12 |
![]() Membro desde: 22-Jun-2008
Local: Cascais
![]() ![]() |
Desapertar os arames, Done
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
#13 |
![]() ![]() |
Sim, mas depois fica com um som um pouco estranho (os arames fazem eco) :s
|
![]() |
![]() |
![]() |
#14 | |
![]() Membro desde: 14-Fev-2009
Local: Anadia
![]() |
Citação:
O que fiz foi tirar um pouco de tensão a pele de cima, e meter a de baixo com a maxima. Esticar os bordões o mais que podes. Outra alternativa é trocar de pele, mas não te sei indicar nenhuma. |
|
![]() |
![]() |
![]() |
#15 | |
![]() ![]() |
Citação:
![]() Tenho de comprar uns pratitos, e esta vai me servindo. Vou testar o que disseste, obrigado ![]() Abraços |
|
![]() |
![]() |
![]() |
#16 |
![]() Membro desde: 18-Ago-2006
Local: Amesterdão
Ok, já percebi! Para tal deves de retirar um pouco de tensão dos wires. Tem em conta duas coisas que podem estar a causar essa vibração:
- O alinhamento dos wires não está correcto - Pele não está afinada como deve de ser Procura na net como alinhar o bordão e como afinar, vais ver mta informação sobre o assunto. Grolubao adicionou o seguinte texto, 5 minutos e 56 segundos depois: Tou bem disposto e fui procurar isto: Última edição de Grolubao : Ter, 18 de Agosto de 2009 às 22:38. Razão: Mensagem automaticamente fundida/mesclada pelo sistema. |
![]() |
![]() |
![]() |
#17 |
![]() ![]() |
Grolubao, obrigado por esse vídeo. Vou experimentar a afinar isso dessa forma
![]() De qualquer das formas, deixo aqui um vídeo do som que eu pretendia tirar da tarola: Obrigado Abraços |
![]() |
![]() |
![]() |
#18 |
![]() ![]() ![]() |
O Miguel Martinho por exemplo tem varios pedaços de fita-gaffa nos wires, se não estou enganado é para combater o tal "o eco do arame" em que falaste.
Tama Starclassic 100% Birch Black Glass glitter - 20x16/10x9/14x12. 13x6,5 Artwood Custom Maple Golden Sunset/13x6 Birch/Bubinga Black Diamond Dust. Zildjian - 21 K CrashRide 17/18 A Custom Medium Crash 18 Oriental China Trash 13 K Hihat 8 K splash 6,5 Zil-Bel |
![]() |
![]() |
![]() |
#19 | |
![]() |
Citação:
Na boa man ![]() Se calhar a partir de agora está na intensidade em que apertaste e na afinação da pele de baixo... Tenta também o que o Robo San disse, ja deu resultado numa tarola mais antiga que eu tinha |
|
![]() |
![]() |
![]() |
#20 |
![]() ![]() |
Estive a experimentar +/- como o RoboSan disse mas com fita cola normal. Nota-se uma ligeira alteração, para melhor. Tenho de experimentar comprar fita dessa
![]() Obrigado ![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
#21 |
![]() Membro desde: 4-Ago-2009
Local: Braga/Leiria
![]() |
Bem, mesmo não tendo sido eu a colocar a questão, agradeço a todos os que responderam. A minha tarola tinha um demasiado grave e os wires vibravam demais. Após ler as varias respostas, fui logo desmontar tudo, voltar a afinar tudo muito bem, correntes, etc. E só posso dizer uma coisa: Finalmente tenho algo a que possa chamar "Tarola"
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
#22 | |
Local: Bobadela/Lisboa
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
Citação:
Claro que a desvantagem é que se fica com pouco som dos wires, mas para quem pretende o seu som assim, acho que deve experimentar a fita. Atenção que esta técnica não resulta tão bem em tarolas que tenham "snare bed*" feito porque retira por completo o som da rede nas ghost notes que passam a soar a tambor. Actualmente estou a usar uma tarola com "snare bed" e já retirei praticamente todas as fitas. * Para quem não sabe, Snare bed é um desnivelamento no casco da tarola que algumas têm onde a rede assenta. O Snare Bed obriga a rede a assentar bem na pele.
Baquetas BateristasPT-Missom Última edição de Miguel Martinho : Seg, 24 de Agosto de 2009 às 10:02. |
|
![]() |
![]() |
![]() |
#23 | |
![]() ![]() ![]() |
Citação:
![]()
|
![]() |
![]() |
![]() |
#24 | |
Local: Bobadela/Lisboa
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
Citação:
Eu usava uma Yamaha SD (qualquer coisa que não me lembro da série). Esta tarola não tem snare bed. Entretanto lá resolvi finalmente preparar a Sonor Sonic Plus Birch que estava ainda por afinar a meu gosto. Este é o kit que ainda não tirei fotos (esta bateria era do Lu Batera)... espero fazê-lo muito em breve porque conto começar a usá-lo finalmente nos ensaios.
![]() |
![]() |
|
|
![]() |
||||
Assunto | Autor do Assunto | Fórum | Respostas | Última Mensagem |
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste | João Timbalão | Pratos (Cymbals) | 43 | Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13 |
ESTUDO: O som e o isolamento acústico | seis_e_meia | Som, Acústica, Software e Sites de internet | 12 | Ter, 2 de Outubro de 2012 23:12 |
REPORTAGEM: Festival Tam Tam Percussion Drum-Fest 2007 (dia 11/11 em Sevilha - Espanha) | Madeira | Concertos, Exposições e Eventos (geral) | 20 | Sáb, 6 de Março de 2010 21:33 |
[Entrevista] HUGO DANIN - Entrevista exclusiva de Julho 2007 | Miguel Martinho | Bateristas e Percussionistas | 20 | Sex, 10 de Agosto de 2007 11:40 |