![]() |
![]() |
![]() |
|
Página Principal | Registar | FAQ | Membros | Calendário | Mensagens de Hoje | Pesquisar |
Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") O local para debater aspectos técnicos sobre a bateria e percussão. Uma espécie de sala de aula conjunta online permanente! Rudimentos, Afinação, Exercícios, Postura, Prática, Truques, Esclarecimento de Dúvidas, Dicas e Partilha de Conhecimento! O verdadeiro Workshop Virtual! ATENÇÃO: Não publiques divulgações/anúncios de concertos e/ou workshops nesta secção! Obrigado! |
![]() |
Opções |
![]() |
#1 |
![]() Membro desde: 23-Mar-2008
Local: Escariz
![]() |
Afinaçao do Bombo - Como obter som "seco", menos prolongado mas com Poder?
Boas, queria ouvir umas opiniões sobre as melhores maneiras de afinar o bombo. De modo a tirar um som "seco", menos prolongado, sem tirar o puder que o bombo tem de ter.
|
![]() |
![]() |
![]() |
#2 | |
![]() Membro desde: 16-Out-2007
Local: Ilha Terceira - Açores
![]() ![]() ![]() ![]() |
Re: Afinaçao do Bombo
Citação:
Acho que uma boa coisa a fazeres era meteres alguma coisa dentro dele (um cobertor, uma toalha, uma almofada) para o abafar... A maioria dos bateristas faz isso! |
|
![]() |
![]() |
![]() |
#3 |
![]() Membro desde: 21-Ago-2006
Local: Coimbra
![]() ![]() ![]() |
Eu no bombo sigo as dicas do bob gatzen. punho fechado a fazer pressao na pele, desapertar até ver rugas, e voltar a apertar ate desaparecerem. no final apertar um bocadinho de nada, é o que ele chama de lowest possible tunning salvo erro.
mas a pele que tens no bombo decide muito, se queres um som seco e pouco prolongado. uma pele tipo evans EMAD2 com o ring mais grosso talvez seja o indicado para ti. eu no meu bombo com o anel mais fino consigo um som relativamente seco e acho que nunca sequer tentei o ring maior . é o meu conselho pelo menos, disse emad2, mas existem outras peles que fazem o mesmo serviço ou pelo menos um serviço semelhante. já agora, se queres menos ressonancia no bombo poderias tambem pensar em abrir um pequeno buraco na pele de ressonancia. |
![]() |
![]() |
![]() |
#4 | |
![]() Membro desde: 17-Fev-2008
Local: Oliveira de Azeméis/Caldas da Rainha
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
Citação:
Um não tiveres qualquer tipo de muffle, pores um cobertor ou manta dentro do bombo também deverá ajudar. |
|
![]() |
![]() |
![]() |
#5 |
![]() Membro desde: 21-Jan-2008
Local: Alverca
![]() |
opta por meteres uma afinaçao grave (peles mais largas) e metes uma almofadinha da Evans.. e' mt bom!
ficas com um som espectacular!
![]() |
#6 |
![]() |
Obrigado, a pele que tenho é fixe, é uma Remo Fyberskyn Ambassador 20''.
Actualmente tenho uma esponja a forrar o interior do bombo, vou experimentar a tal técnica bob gatzen. Abrir um buraco parece-me bem, sempre que toco sem a pele de ressonancia fica um som mais parecido com o que eu gosto, mas menos power |
![]() |
![]() |
![]() |
#7 |
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Alcochete
![]() |
Primeiro de tudo uma boa pele de ressonância é fundamental para o resultado final do som de um bombo algumas vezes mais fundamental do que a pele de ataque. Afina primeiro a pele de ressonância procurando que fique com o som mais curto ou mais seco possível (se puderes fazer isso só com a pele de ressonância montada melhor) depois afina a de ataque. Na minha opinião um aperto exagerado das peles provoca o efeito contrário do que procuras, não apertes muito as peles. Cobertores, almofadas ou outros artefactos do género só em ultimo caso. Boa sorte!
|
![]() |
![]() |
![]() |
#8 |
![]() |
É um bombo de 20'', e bastante fundo, se calhar dificulta a afinação :s
Mas quando comprei disseram-me que era o ideal para um som deste tipo. Concordo com a parte das peles pouco esticadas, para evitar mais vibrações. |
![]() |
![]() |
![]() |
#9 | |
![]() Membro desde: 16-Abr-2006
Local: qta do conde
Citação:
btw a pele batente é evans emad : > abraços |
|
![]() |
![]() |
![]() |
#10 |
![]() Membro desde: 30-Dez-2007
Local: Portugal
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
Re: Afinaçao do Bombo - Como obter som "seco", menos prolongado mas com Poder?
O meu Bombo tem um som "forte e seco", para o obter utilizo apenas uma manta no seu interior, quanto à pele de ataque apertei-a o minimo possível de modo a que fique esticada e sem rugas, em relação à pele de resposta já a deixei um pouco mais esticada.
Good Paulitating!!! |
![]() |
![]() |
![]() |
#11 |
![]() Membro desde: 18-Ago-2006
Local: Amesterdão
Re: Afinaçao do Bombo - Como obter som "seco", menos prolongado mas com Poder?
Qto mais apertares a pele de resonância, mais harmonicos terás e por isso mais prolongado o som será. Qto mais apertares a de ataque, mais punch terás.
|
![]() |
![]() |
![]() |
|
|
![]() |
||||
Assunto | Autor do Assunto | Fórum | Respostas | Última Mensagem |
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste | João Timbalão | Pratos (Cymbals) | 43 | Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13 |
ESTUDO: O som e o isolamento acústico | seis_e_meia | Som, Acústica, Software e Sites de internet | 12 | Ter, 2 de Outubro de 2012 23:12 |
REPORTAGEM/APRECIAÇÃO: Pele de bombo EVANS Emad | pulp_fiction | Hardware, Acessórios e Equipamentos | 18 | Dom, 16 de Maio de 2010 20:14 |
Bombo, Buraco! Almofada! Peles emparelhadas! | vitormlbrandao | Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") | 8 | Dom, 27 de Agosto de 2006 22:45 |