Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual")
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") O local para debater aspectos técnicos sobre a bateria e percussão. Uma espécie de sala de aula conjunta online permanente! Rudimentos, Afinação, Exercícios, Postura, Prática, Truques, Esclarecimento de Dúvidas, Dicas e Partilha de Conhecimento! O verdadeiro Workshop Virtual!
ATENÇÃO: Não publiques divulgações/anúncios de concertos e/ou workshops nesta secção! Obrigado!

Resposta
Opções
Não lido Dom, 28 de Setembro de 2008   #1
Jorge Cardoso

Membro desde: 16-Jan-2007
Local: Leiria
Jorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixe
Gosto Descobri uma nova forma de afinar os timbalões...

Redescobri uma nova maneira de afinar os timbalões. Ora eu sempre me deparei com um pequeno problema, que era o de os timbalões terem sempre demasiado sustain, em comparação com o ataque. Então ocorreu-me que se esticasse mais a pele de ressonância, do que o que costumava, talvez solucionasse o "problema", uma vez que são as peles de ressonância que dão o timbre que pretendemos. Acontece que consegui um som melhor e mais definido, agora. Dou uma volta completa de chave em cada parafuso nas peles de ressonância, o que faz com que elas fiquem mais rijas e consequentemente, vibram menos tempo. Em contrapartida, para não obter um som demasiado alto, só dou um quarto de volta em cada parafuso nas peles de ataque e aí está, um som mais brilhante e menos prolongado, apesar de resultar melhor nos timbalões de menores polegadas. Mas estou a gostar mais do som da minha bateria agora. Mais definido, picado e potente. Aqui fica a sujestão, para quem afina de maneira diferente e quiser experimentar. abrAÇOs
Não lido Qui, 22 de Janeiro de 2009   #2
laurent

Membro desde: 17-Out-2007
Local: cartaxo
laurent pode apenas ter esperanças em melhorar
Re: Descobri uma nova forma de afinar os timbalões...

ya e exactamente cm aafino os meus. tenho um d 10 e um d 14 e primeiro afino a pele d ressonancia ate ao timbre k desejo e ate n ouvir akele bouah k faz d pele larga. e dps afino a pele d atake ligeiramente mais abaixo d k a d ressonancia... abraço e bons tokes
laurent não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 22 de Janeiro de 2009   #3
enes

Membro desde: 8-Fev-2008
Local: esposende/ caracas VEN
enes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luz

yep ! os meus toms que utilizo regularmente sao de 8 " , 10" e de 13"...
as afinaçoes que faço sao bastante parecidas.
Não lido Qui, 22 de Janeiro de 2009   #4
arruda

Membro desde: 23-Mar-2008
Local: Ilha Terceira - Açores
arruda será famoso em breve

Ya,
Eu gosto de usar as peles bem soltas.
Mas as de resposta ligeiramente mais epertadinhas hehe
Abraço,
Não lido Qui, 22 de Janeiro de 2009   #5
Miguel Martinho

Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz

Eu por acaso sempre afinei a pele de resposta com mais tensão que a de ataque.
Houve alturas que usava uma tensão muito idêntica e acontecia-me o mesmo que o Jorge se queixou no início.
Não lido Qui, 22 de Janeiro de 2009   #6
snyper

Membro desde: 9-Jan-2008
Local: Vila Nova de Gaia
snyper tem uma aura espectacular à voltasnyper tem uma aura espectacular à volta

Muito bom post.
Eu ando às voltas com isso, como ainda sou muito novo nestas lides ando com o drumdrial para me ajudar nesta tarefa, que por vezes parece inglória, aperta aqui, desaperta ali, dou a tensão como vem lá no standard e depois não gosto.

Bem, na folha que acompanha o equipamento tem estes valores de referência; http://www.drumdial.com/drummer.htm

Cedo descobri que isso...bem não é muito fiável, assim tenho tentado dar mais tensão às peles de ressonância, tenho aprendido um pouco por experimentação.

Quando pergunto ao pessoal que afina ou sabe afinar, a primeira coisa que me dizem é que tenho de ser EU a descobrir a minha afinação e como chegar lá.

Cada vez mais concordo com eles, e o contributo deste item vem ainda dar-me mais certeza disso.

Esta semana vou experimentar "apertar" mais a peles de ressonância.
snyper não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 22 de Janeiro de 2009   #7
enes

Membro desde: 8-Fev-2008
Local: esposende/ caracas VEN
enes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luz

Citação:
Mensagem Original de snyper Ver Mensagem
Muito bom post.
Eu ando às voltas com isso, como ainda sou muito novo nestas lides ando com o drumdrial para me ajudar nesta tarefa, que por vezes parece inglória, aperta aqui, desaperta ali, dou a tensão como vem lá no standard e depois não gosto.

Bem, na folha que acompanha o equipamento tem estes valores de referência; http://www.drumdial.com/drummer.htm

Cedo descobri que isso...bem não é muito fiável, assim tenho tentado dar mais tensão às peles de ressonância, tenho aprendido um pouco por experimentação.

Quando pergunto ao pessoal que afina ou sabe afinar, a primeira coisa que me dizem é que tenho de ser EU a descobrir a minha afinação e como chegar lá.

Cada vez mais concordo com eles, e o contributo deste item vem ainda dar-me mais certeza disso.

Esta semana vou experimentar "apertar" mais a peles de ressonância.
concordo plenamente contigo.
as afinaçoes sao ao longo dos anos que se obtem o melhor que ha em nós.
claro que uma pessoa quando vê ( ouve ) a afinaçao de um outro colega diz logo:
- epah ! esta bateria tem cá um som !
para melhor ou para pior... depende dos anos que tenhas de bateria.
no meu caso , com quase 20 anos de drums ainda me espanta algumas vezes o som que uma bateria possa ter !
para melhor ou para pior...
Não lido Qui, 22 de Janeiro de 2009   #8
Alex Soares

Membro desde: 21-Out-2007
Local: Alentejo
Alex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luz

Penso ser uma afinação bastante comum para quem procura tirar o melhor som possivel da sua menina (existe varios factores e cada caso é um caso) em espaços em que nao é possivel micar a bateria.
Sendo possivel micar a bateria, pessoalmente penso que uma tensao igual entre a pele de ataque e resposta é melhor solução...

Quanto ao assunto do drum dial ou tension Watch, um erro comum é a malta pensar que estes aparelho sao a salvação para quem nao tem conhecimentos sobre afinações, quando defacto caso nao se tenha o minimo de conhecimentos estes aparelhos nao vao ajudar em nada...visto que o objectivo nao é ajudar afinar mas poupar o trabalho em voltar a afinar na perfeiçao a bateria no ponto em que cada um sente que tira o melhor som...
Será que estou errado?

Os meus conhecimentos sobre afinaçoes sao infelizmente nulos, basicamente passo horas a rodar os parafusos até encontrar uma afinaçao minimamente satisfatoria...

Penso que devia haver mais workshop's sobre este assunto em Portugal!!!
Nao vou dizer que esta errado cada um jogar com as afinaçoes da bateria conforme lhe apetece ou como referiu o enes que depende dos anos que tenhas de bateria...mas é um facto que a questão das afinações é muito mais que isso caso uma pessoa pretenda estudar a fundo este assunto. Reparo que em Portugal sao poucos os bateristas (com quem eu tenha contactado) que realmente tem conhecimentos sobre afinaçao, até podem ser grandes maquinas atras do kit e a bateria até pode ter grande som mas quando lhe pergunto como afinam a bateria as respostas são sempre muito vagas e basicamente nao sabem responder como o fazem, tal como muitos de nos jogam com as afinaçoes ate encontrar uma que gostem.

Cumprimentos
Alex Soares não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 22 de Janeiro de 2009   #9
Bruno.b

Membro desde: 12-Mai-2008
Local: Castelo Branco
Bruno.b será famoso em breve

Boas pessoal,

Aconselho a verem no Youtube os videos do Bob Gatzen sobre afinação, estes videos encontram-se também no site da Evans, são muito fáceis de perceber e mostra a afinação individual do bombo, tarola e timbalões.
Eu uso o método dele mas os resultados podem variar de kit para kit (entenda-se tipo de madeira), e tenho um belo som e nem sequer uso Evans nem Remo.

Cumps
Bruno.b
Bruno.b não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 22 de Janeiro de 2009   #10
JCouto

Membro desde: 13-Set-2008
Local: Porto
JCouto teve uns deslizes no passado

Grandes dicas e importantes, principalmente agora que vou comprar novas peles, obrigadao
JCouto não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 23 de Janeiro de 2009   #11
jamiro

Membro desde: 25-Dez-2008
Local: Coimbra
jamiro está no bom caminho

Desculpem , pele de ataque é onde batemos e a de resposta é a de baixo certo ??
jamiro não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 23 de Janeiro de 2009   #12
Miguel Martinho

Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz

SIm, é isso.

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
ESTUDO: O som e o isolamento acústico seis_e_meia Som, Acústica, Software e Sites de internet 12 Ter, 2 de Outubro de 2012 23:12
Uma aula de Dennis Chambers em 3 lições: Treino de Resistência (artigo traduzido) Baronesa Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 21 Sáb, 25 de Setembro de 2010 16:51
[Entrevista] Chad Smith - Baterista de Red Hot Chili Peppers (Set 2002) Leodreammer Bateristas e Percussionistas 11 Sáb, 27 de Fevereiro de 2010 20:17
[Biografia] e [Entrevista] Mike Portnoy - Wikipedia e Ozprog.com - Jun 2007 _TASSE_ Bateristas e Percussionistas 9 Qua, 15 de Julho de 2009 22:53

São agora 18:12. (horário GMT +1)

Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2025, Fórum BateristasPT.com