![]() |
![]() |
![]() |
|
Página Principal | Registar | FAQ | Membros | Calendário | Mensagens de Hoje | Pesquisar |
Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") O local para debater aspectos técnicos sobre a bateria e percussão. Uma espécie de sala de aula conjunta online permanente! Rudimentos, Afinação, Exercícios, Postura, Prática, Truques, Esclarecimento de Dúvidas, Dicas e Partilha de Conhecimento! O verdadeiro Workshop Virtual! ATENÇÃO: Não publiques divulgações/anúncios de concertos e/ou workshops nesta secção! Obrigado! |
![]() |
Opções |
![]() |
#1 |
![]() Membro desde: 16-Jan-2007
Local: Leiria
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
![]() Redescobri uma nova maneira de afinar os timbalões. Ora eu sempre me deparei com um pequeno problema, que era o de os timbalões terem sempre demasiado sustain, em comparação com o ataque. Então ocorreu-me que se esticasse mais a pele de ressonância, do que o que costumava, talvez solucionasse o "problema", uma vez que são as peles de ressonância que dão o timbre que pretendemos. Acontece que consegui um som melhor e mais definido, agora. Dou uma volta completa de chave em cada parafuso nas peles de ressonância, o que faz com que elas fiquem mais rijas e consequentemente, vibram menos tempo. Em contrapartida, para não obter um som demasiado alto, só dou um quarto de volta em cada parafuso nas peles de ataque e aí está, um som mais brilhante e menos prolongado, apesar de resultar melhor nos timbalões de menores polegadas. Mas estou a gostar mais do som da minha bateria agora. Mais definido, picado e potente. Aqui fica a sujestão, para quem afina de maneira diferente e quiser experimentar. abrAÇOs
![]()
![]() |
#2 |
![]() Membro desde: 17-Out-2007
Local: cartaxo
![]() |
Re: Descobri uma nova forma de afinar os timbalões...
ya e exactamente cm aafino os meus. tenho um d 10 e um d 14 e primeiro afino a pele d ressonancia ate ao timbre k desejo e ate n ouvir akele bouah k faz d pele larga. e dps afino a pele d atake ligeiramente mais abaixo d k a d ressonancia... abraço e bons tokes
|
![]() |
![]() |
![]() |
#3 |
![]() ![]() Membro desde: 8-Fev-2008
Local: esposende/ caracas VEN
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
yep ! os meus toms que utilizo regularmente sao de 8 " , 10" e de 13"...
as afinaçoes que faço sao bastante parecidas.
![]() |
#4 |
![]() Membro desde: 23-Mar-2008
Local: Ilha Terceira - Açores
![]() |
Ya,
Eu gosto de usar as peles bem soltas. Mas as de resposta ligeiramente mais epertadinhas hehe ![]() Abraço,
![]() |
#5 |
![]() Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Eu por acaso sempre afinei a pele de resposta com mais tensão que a de ataque.
Houve alturas que usava uma tensão muito idêntica e acontecia-me o mesmo que o Jorge se queixou no início.
![]() |
#6 |
![]() Membro desde: 9-Jan-2008
Local: Vila Nova de Gaia
![]() ![]() |
Muito bom post.
Eu ando às voltas com isso, como ainda sou muito novo nestas lides ando com o drumdrial para me ajudar nesta tarefa, que por vezes parece inglória, aperta aqui, desaperta ali, dou a tensão como vem lá no standard e depois não gosto. Bem, na folha que acompanha o equipamento tem estes valores de referência; http://www.drumdial.com/drummer.htm Cedo descobri que isso...bem não é muito fiável, assim tenho tentado dar mais tensão às peles de ressonância, tenho aprendido um pouco por experimentação. Quando pergunto ao pessoal que afina ou sabe afinar, a primeira coisa que me dizem é que tenho de ser EU a descobrir a minha afinação e como chegar lá. Cada vez mais concordo com eles, e o contributo deste item vem ainda dar-me mais certeza disso. Esta semana vou experimentar "apertar" mais a peles de ressonância. ![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
#7 | |
![]() ![]() Membro desde: 8-Fev-2008
Local: esposende/ caracas VEN
Citação:
as afinaçoes sao ao longo dos anos que se obtem o melhor que ha em nós. claro que uma pessoa quando vê ( ouve ) a afinaçao de um outro colega diz logo: - epah ! esta bateria tem cá um som ! para melhor ou para pior... depende dos anos que tenhas de bateria. no meu caso , com quase 20 anos de drums ainda me espanta algumas vezes o som que uma bateria possa ter ! para melhor ou para pior...
![]() |
![]() |
#8 |
![]() Membro desde: 21-Out-2007
Local: Alentejo
Penso ser uma afinação bastante comum para quem procura tirar o melhor som possivel da sua menina (existe varios factores e cada caso é um caso) em espaços em que nao é possivel micar a bateria.
Sendo possivel micar a bateria, pessoalmente penso que uma tensao igual entre a pele de ataque e resposta é melhor solução... Quanto ao assunto do drum dial ou tension Watch, um erro comum é a malta pensar que estes aparelho sao a salvação para quem nao tem conhecimentos sobre afinações, quando defacto caso nao se tenha o minimo de conhecimentos estes aparelhos nao vao ajudar em nada...visto que o objectivo nao é ajudar afinar mas poupar o trabalho em voltar a afinar na perfeiçao a bateria no ponto em que cada um sente que tira o melhor som... Será que estou errado? Os meus conhecimentos sobre afinaçoes sao infelizmente nulos, basicamente passo horas a rodar os parafusos ![]() Penso que devia haver mais workshop's sobre este assunto em Portugal!!! Nao vou dizer que esta errado cada um jogar com as afinaçoes da bateria conforme lhe apetece ou como referiu o enes que depende dos anos que tenhas de bateria...mas é um facto que a questão das afinações é muito mais que isso caso uma pessoa pretenda estudar a fundo este assunto. Reparo que em Portugal sao poucos os bateristas (com quem eu tenha contactado) que realmente tem conhecimentos sobre afinaçao, até podem ser grandes maquinas atras do kit e a bateria até pode ter grande som mas quando lhe pergunto como afinam a bateria as respostas são sempre muito vagas e basicamente nao sabem responder como o fazem, tal como muitos de nos jogam com as afinaçoes ate encontrar uma que gostem. Cumprimentos |
![]() |
![]() |
![]() |
#9 |
![]() Membro desde: 12-Mai-2008
Local: Castelo Branco
![]() |
Boas pessoal,
Aconselho a verem no Youtube os videos do Bob Gatzen sobre afinação, estes videos encontram-se também no site da Evans, são muito fáceis de perceber e mostra a afinação individual do bombo, tarola e timbalões. Eu uso o método dele mas os resultados podem variar de kit para kit (entenda-se tipo de madeira), e tenho um belo som e nem sequer uso Evans nem Remo. Cumps Bruno.b |
![]() |
![]() |
![]() |
#10 |
![]() Membro desde: 13-Set-2008
Local: Porto
![]() |
Grandes dicas e importantes, principalmente agora que vou comprar novas peles, obrigadao
|
![]() |
![]() |
![]() |
#11 |
![]() Membro desde: 25-Dez-2008
Local: Coimbra
![]() |
Desculpem , pele de ataque é onde batemos e a de resposta é a de baixo certo ??
|
![]() |
![]() |
![]() |
#12 |
![]() Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
SIm, é isso.
![]() |
|
|
![]() |
||||
Assunto | Autor do Assunto | Fórum | Respostas | Última Mensagem |
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste | João Timbalão | Pratos (Cymbals) | 43 | Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13 |
ESTUDO: O som e o isolamento acústico | seis_e_meia | Som, Acústica, Software e Sites de internet | 12 | Ter, 2 de Outubro de 2012 23:12 |
Uma aula de Dennis Chambers em 3 lições: Treino de Resistência (artigo traduzido) | Baronesa | Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") | 21 | Sáb, 25 de Setembro de 2010 16:51 |
[Entrevista] Chad Smith - Baterista de Red Hot Chili Peppers (Set 2002) | Leodreammer | Bateristas e Percussionistas | 11 | Sáb, 27 de Fevereiro de 2010 20:17 |
[Biografia] e [Entrevista] Mike Portnoy - Wikipedia e Ozprog.com - Jun 2007 | _TASSE_ | Bateristas e Percussionistas | 9 | Qua, 15 de Julho de 2009 22:53 |