![]() |
![]() |
![]() |
|
Página Principal | Registar | FAQ | Membros | Calendário | Mensagens de Hoje | Pesquisar |
Bandas e Música em geral Aqui fala-se da música e das suas tendências, das bandas e dos seus músicos, bem como dos álbuns (CDs e CVDs de música não considerados como didácticos ou de aprendizagem de bateria). |
![]() |
Opções |
![]() |
#1 |
![]() Membro desde: 11-Out-2008
Local: Lisboa
![]() |
Jamiroquai
Um dos motivos que me levaram a aprender a tocar bateria foi a magnifíca secção rítmica de jamiroquai quando ouvi pela primeira vez o album "Emergency on planet earth".
Sei que muito por culpa do baixista da altura salvo erro Stuart Zender e mais tarde outros como Paul Turner e não tanto pelo baterista que embora eu o ache bom, ou por imperativo da banda em si ou outra exigência, parece demasiado preso de criatividade. Penso que uma banda tao "funk" e "fusão" como Jamiroquai deveria ter mais criatividade a nível da bateria e não tanto aquela bateria de disco sound com apenas algumas variações de choques! Concordam cmg ou nem por isso? abraço |
![]() |
![]() |
![]() |
#2 |
![]() Membro desde: 18-Ago-2006
Local: Amesterdão
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
Re: Jamiroquai
Nem por isso... faz o papel dele e dá espaço à banda. Não te esqueças que não é preciso encher tanto quando tens teclas, alguns sopros + o resto.
Pessoalmente eu acho que fica bem assim, e acho que a intensão é mesmo essa. |
![]() |
![]() |
![]() |
#3 |
![]() Membro desde: 21-Out-2007
Local: Alentejo
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
É uma questão complicada...
Como baterista concordaria prontamente contigo, mas tem que se olhar para a questão de um modo geral e muito provavelmente o tal "preso de criatividade" que referes não será problema do baterista mas sim imposta ao mesmo, penso ser de um elevadissimo grau de dificuldade para um baterista ter capacidades para um mundo e outro mas devido a forças exteriores ter que se limitar ao que lhe é exigido, mas ter capacidades para tal acaba por te tornar num melhor baterista freelancer, se alguem opta por esta carreira tem que esta disposto por vezes a essas limitaçoes vindas do "patrão" Cumprimentos |
![]() |
![]() |
![]() |
#4 |
![]() Membro desde: 18-Ago-2006
Local: Amesterdão
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
E de qq forma não concordo totalmente com o que dizes. Esta malha é um bom exemplo disso. Tem um groove excelente e tem algumas exigências do baterista:
|
![]() |
![]() |
![]() |
#5 |
![]() Membro desde: 2-Jul-2006
Local: Cascais
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
Basta verem Este LIVE de Jamiroquai !! Muitissimo bem tocado .. e há exigencias até !!
![]()
![]() |
#6 |
![]() ![]() Membro desde: 8-Fev-2008
Local: esposende/ caracas VEN
sabem que ao vivo é sempre um trabalho diferente do que tocado num CD, nao estou a falar de improvisaçao porque a este nivel tudo tem que ser controlado ( ate improvisaçao , se houver !)mas as musicas normalmente levam outras andanças, velocidade e outras coisas mas sempre tudo controlado pelos senhores das editoras.
nao sei se me fiz entender...
![]() |
#7 |
![]() |
Eu não digo que ele seja mau baterista, muito pelo contrário. Concordo com a opinião das exigências das editoras, mas de qq modo tenho o dvd de jamiroquai live in verona e nem ao vivo o homem se solta, parece uma caixa de ritmos.....Mas que tem talento lá isso tem....deve-lhe custar imenso!
|
![]() |
![]() |
![]() |
#8 |
Membro desde: 4-Set-2008
Local: Darmstadt
![]() ![]() ![]() |
Jamiroquai tem umas gandas malhas!
Também gostei sempre os baixistas, sempre com muito groove e bom som. Com tantos elementos, é fundamental dar espaço a todos, ainda mais com musica que vive do groove. Ao vivo é que são uma máquina!
Tama Starclassic 100% Birch Black Glass glitter - 20x16/10x9/14x12. 13x6,5 Artwood Custom Maple Golden Sunset/13x6 Birch/Bubinga Black Diamond Dust. Zildjian - 21 K CrashRide 17/18 A Custom Medium Crash 18 Oriental China Trash 13 K Hihat 8 K splash 6,5 Zil-Bel |
![]() |
![]() |
![]() |
#9 | |
![]() |
Citação:
Abraço. |
|
![]() |
![]() |
![]() |
#10 |
Membro desde: 2-Jul-2007
![]() ![]() ![]() |
Eu retenho a primeira frase deste video do Steve Jordan:
"Simplicity is not Stupidity" |
![]() |
![]() |
![]() |
#11 | |
Citação:
Mas só te digo uma Cena devias ter ido ao Workshop da yamaha, e preceberias o que o pessoal quer dizer. Há musicas que nao requerem brilho do baterista, mas sim manteres um bom andamento, isto é um tipo de som muito Dançavel, que é que interessa que ele esteja prali a fazer Fills atraz de fills, e contratempos etc etc, ele se kizer faz nao é porke nao sabe ou nao ker, é porke a musica nao pede isso, Dança uma musica destas e se sele se puzesse a fazer brakes outros fills, GARANTO-TE KE PARAVAS DE DANÇAR !! e ficavas a oulhar... ( podias ficar pelo brilhantismo, mas nao pra dançar) é o que interessa ver do lado de kem nao ve a musica de outra maneira como nós musicos. CLaro que nao é dificil tocar esse tema como ai está, mas a consistencia e a musicalidade, eu Tenho muitas duvidas ke tocarias como ele!! Mas tenhos mesmo!! Há coisas que nao ha discussao, e esta é um exemplo disso. O vinnie colaiuta, é dos gajos no mundo que mais CD e albuns gravou, e istou estou a falar de gravaçoes de outras bandas. e isto porke ?? Por kausa da consistencia amigo, nao é que os proprios bateristas das proprias bandas nao saibam tocar e nao tokem bem, simplesmente aquele TOUTCH pretendido, pra um album bem gravado e rapido, o vinnie colaiuta é dos unicos que faz issso, tem um lote de gravaçoes de albuns no seu curriculum, enfim, peskiza na net e veras o ke digo. dá-te ao trabalçho de contar kts albuns lolol, o bada bem ke se deu ao trabalho lol. Grande conversa ke tive com o bada sobre isso no Workshop em evora. E faz tudo sentido. Man, ser musico é mais importante ke ser solista, e entao mais ainda num estilo que envolve muita dança e groove, tu nisto e o pessoal quer é bater o pezinho acertadamente e dançar, sentes um break ou ****da kk porke ele decidiu unventar, amigo garanto-te ke paras de dançar, pra ti como abterista, yah espetaculo, ficas fascinado e tal, mas pra maioria das pessoas, as pessoas kerem dançar, e é isso que se pede nas musicas, é por isso ke sao compradas. Nao vejas as musicas como Musico, mas sim como ouvinte e dançarino. Tenho mesmo as minhas duvidas ke tocavas este tema com a consistencia que ali ta. por muito bom que sejas ou nao. Quanto a essa comparaçao de Hearth wind and fire, amigo lol, e tower of powerr, estamos a falar de senhores ... houve mas é os albuns mais antigos e depois diz-me alguma coisa. Mesmo Jamiroquai mais antigo tambem era assim... havia alguns fills e breaks e tal, a evoluçao, foi pra dançar e nao pra ficar na cadeiraa bater o pe com temos dezacertados porke o baterista em vez de curtir e manter o ritmo como se pede, Pum pum pum pum pum pum pum, era, pum pum pum pa pa pa tuum tim tim traz traz catrapum, pum pum pum pum , les isto de uma forma ritmica a dançar e vais ver como paras com o ritmo. imagina.... CAMINHA sobre o teu kuarto a fazer isso e depois faz uns brreaks com a boca e tal, vais ver como paras de andar direito.. Faltou-te o Workshop de Wolfgang Hafner em Evora, saberias prefeitamente o que quero dizer, ha muita gente aki do forum ke vai concerteza me perceber !! Sê um musico, e nao um solista, é isso que se pede num musico, baterista, és a base ritmica e metronome de uma banda, principalmente neste genero. O baixo e guitarras e etc é que sao os brinkalhoes disto pra darem andamento, mas o lead neste estilo é a bateira, é o ke te faz caminahr sobre uma linha direita sem estares bebado!! Pro pessoal ke esteve no workshop da yamaha em evora, digam la se nao foi isto que foi dito e ensinado, e se nao é o ke faz mais sentido, e isto aplicase tambem em varios estilos !! Pedro barcelo foi o exemplo disso!!! abraços
www.myspace.com/fabio_afonso Última edição de Fabinni : Sex, 17 de Outubro de 2008 às 12:57. |
|
![]() |
![]() |
![]() |
#12 |
![]() |
Tens razão quando falas em que na musica de dança a bateria deve ser sim um marco pela regularidade e não pelos contratempos ou breaks, mas tamos a falar de jamiroquai que junta estilos como acida jazz, house, disco sound, funk, fusão, rock etc etc...eu sei que o baterista de jamiro é mto bom, alias há videos na net em que ele faz mto mais do que nos jamiroquai, apenas digo que esporadicamente, num ou noutro momento ou pelo menos quando tocam ao vivo, poderia haver alguma particula por mais infima que fosse de magia e criatividade...
Não sei se tens sons de jamiroquai de playalong para acompanhares na batera, mas se tiveres experimenta tocar algumas faixas e ve se não teras dificuldade em te conter em meter algo diferente aqui ou acolá pa quebrar um pouco da monotomia do disco sound.....Ainda para mais com um baixista como o de jamiroquai! Hás de reparar que quase todas as musicas dele seguem o baixo, a guitarra, as teclas o s metais etc fazem arranjos e pequenas melodias de acompanhamento, o resto é baixo se nao fosse assim restaria a voz do Jay que apesar de ser unica não é uma grande voz...simplesmente poderia haver um pouco mais como por exemplo ouvimos em David Mathews Band ou como o Stewart fazia nos police..... Vou tentar arranjar umas musicas de jamiroquai sem bateria, se me puderes ajudar nisso agradecia... Jamiroquai é e sempre foi a minha banda favorita mas muito a conta do baixo e não da bateria, tens musicas como o canned heat em que a bateria parece saida de uma caixa de ritmos ou baterias programadas para tecnho e house...eu sei que é uma musica para dançar mas sabia tao bem ouvir um pouco de improviso nas malhas de jamiroquai.....Já agora conheces o baixo da musica "dont give hate a chance"??? Se puderes ouve e depois diz algo...Abraço |
![]() |
![]() |
![]() |
#13 | |||
![]() Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Portimão
![]() Citação:
Citação:
Citação:
A 'canção' (peça, música, etc.) está primeiro! Só depois vem o músico! É curioso... O Pedro usa baterias Yamaha e aqueles massívos pratos da série Traditionals da Paiste e o Steve Jordan é também executante das mesmas marcas...! Aliás, o Steve usa dois pratos Crash (sim, eu escrevi CRASH!) de 17'' como pratos de choque...!!! (e já usou um ride de 30'' - sim, trinta! - também da Paiste...!) Ora vejam aqui!
![]() |
![]() |
#14 |
![]() ![]() Membro desde: 8-Fev-2008
Local: esposende/ caracas VEN
dançar ???
![]() de resto concordo plenamente, isto é ... nós mandamos no ritmo, para isso tem que estar certinho e sempre com o andamento, quando passa de acorde ou se faz a " ponte " para um refrao aí sim fazemos um break,alteramos a cadencia ect ect, de resto quando o musico toca, o vocalista canta, temos que manter o ritmo e nao ser o centro das atençoes , porque essas atençoes ja estao viradas para outros senao nós... se somos uma banda, grupo, fanfarra, ajuntamento ect temos que pertencer a um colectivo e nao... OLHAI P´RA MIM !!! SOU O MAIOR !!!
![]() |
#15 |
Membro desde: 2-Jul-2007
![]() ![]() ![]() |
O J.J Johnson usa choques de 18"!!!
Eu tenho um ride igual ao do Steve Jordan Traditionals Light Ride 22" e estou mesmo mt contente com ele. |
![]() |
![]() |
![]() |
#16 |
![]() |
Jamiroquai ACM Masterclass - Love Foolosophy
Escrevam isto no you tube, é uma masterclass com o guitarrista, baterista e baixista de jamiroquai! Aqui sim o homem já da um ar de sua graça mas mesmo assim....não se estica mto.....Agora o gajo tem cá uma stamina, não pára e nao falha um tempo! nunca o vi meter um prego |
![]() |
![]() |
![]() |
#17 |
Pah, opinioes e maneiras de ver a musica diferentes !! Prefiro considerar-me musico, do que malabarista,
Como dizia o Wolfgang e bem, " Paratica em casa o que queres, mas nao o faças em quanto tocas com uma banda, Respeita " Esse aspecto está bem frizado no baterista de jamiroquai, por muito Acid Jazz, Funk, Tecno beat, house, WHAT EVER, nao deixa de ser um estilo para DANÇA!!! Show Of ha momentos para !! SOLOS individuais !! é isso que interessa. Por isso e o que meu amigo Ivo Costa grande baterista, diz, Vivo numa geraçao COCA-COLA, Morangos com açukar, a verdadeira Essencia da musica, ficou pra traz, ou se nasce á priori com a familia, ou adquire-se erradamente vicios da musica actual, em que a informaçao é muito, mas cada um so ve o ke ker. Enfim... Tenho 24 anos, sou desta geraçao como GERAÇAO, mas a minha Geraçao RAIZ, é de á muitos anos, de pessoas, posso dizer porke todos conhecem, de Dom Farmularo. por exemplo, Beatles... enfim ... muita coisa. Vivo e sinto as cenas pela Historia e essa é que é a verdadeira essencia da musica. Em portugal enfim, André sardets, ze´cabra, For taste, Kual ker um ke tenha imagem e mesmo que nao toke alguma coisa enfim Degradante, vende-se e consegue alguma coisa, e aqueles que realmente SABEM e sao bons, Andam a Dar aulas a putos, porke nao se deixaram vender ... simplesmente.... Enfim ... Coca cola, morangada, Nao tiro valor a ninguem, mas ha ouvidos e olhos na cara! Tenho dito, last msg....
![]() |
#18 | |
![]() |
Citação:
Quem te houve falar parece que eu queria que parasse tudo e o homem começasse a solar sozinho etc etc... Mas enfim gostos não se discutem, a bateria de jamiroquai prima por estar lá no tempo certo e não falhar e pronto tudo bem não mexe mais...mas agora que qualquer baterista sentiria um feeling especial a acompanhar aquelas notas de baixo isso sim.....Abraço |
|
![]() |
![]() |
![]() |
#19 | |
Citação:
OK exprressei-me mal, mas eu tinha percebido o que disses-te, desculpa. Entendo o que queres dizer e sei que nao dizes que teria de ser assim, comprendo que haja vontade, mas é indo contra essa vontade que um musico se torna musico, colocar ´so o que interessa! ![]()
![]() |
![]() |
#20 |
![]() Membro desde: 16-Jan-2007
Local: Leiria
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
Ser baterista, músico, com sensibilidade, feeling muito para além da técnica, é mais importante.
Imaginem se o Phil Rudd se pusesse a malhar breaks a torto e a direito, ou com fills por todo o lado ou algo que nunca o ouvi fazer, (o que não quer dizer que não o consiga), malhas de pedal duplo, tudo isto em músicas dos AC/DC, que apenas requerem uma batida pesada, consistente e segura... O próprio Lars Ulrich modificou o seu drumming depois de o ouvir tocar. Mas isso é outra história...
![]() |
#21 |
![]() Membro desde: 10-Mar-2008
Local: Leça do Balio
![]() |
Acho que o Derrick McKenzie faz muito bem o que tem a fazer nos Jamiroquai. Só não faz mais porque não pode! Como disseram, ja têm teclas, sopros, percurssão, e o baixo elaboradissimo! Quem vir Jamiroquai Live at Montreux, vê o talento dele, os fills perfeitos! single strokes fantasticos nos toms, e as nunces irreproduzivéis nos choques, acho que nao é assim tao facil tocar como, ou o que ele toca. As pessoas têm de bater o pé, têm de sentir, ter vontade de saltar,dançar, e bateria nos jamiroquai estimula isso mesmo! E soa bem e faz-nos sentir bem a musica! A música primeiro! Abraço
|
![]() |
![]() |
![]() |
#22 | |
Membro desde: 30-Out-2008
Local: Seixal
![]() |
Citação:
Acho sempre que a razão está do lado da musica. Claro que aqui é um lugar onde todos os bateristas se juntam na procura de mais técnica e conhecimento e é normal a vontade de ver os maiores tecnicístas neste instrumento. Mas quando saltamos para fora deste personagem temos que conseguir perceber a musica como um todo. No meu caso pessoal já cheguei a anular certos fills que fiz durante anos apenas por perceber que a musica ficava melhor sem eles. Posso dár um exemplo gigante, o Larry Mullen Jr continua a sua vida a fazer de "caixa de ritmo" e podemos ver onde estão os U2 e a maneira que a sua criatividade aliada a uma técnica simples, podem influênciar o todo e fazer a diferença. Podemos mostrar a técnica toda que temos num vídeo no youtube mas quando pertencemos a uma banda já trabalhamos para a música e não apenas para o instrumento. Thanks |
|
![]() |
![]() |
![]() |
#23 | |
![]() Membro desde: 17-Jan-2007
Local: Barcelona
Citação:
Sobre a discussão do tópico: gravem vocês próprios durante 5 minutos seguidos sempre a fazer um ritmo funk/disco, sem breaks e apenas com umas pequenas variações nos pratos de choque. Depois ouçam e avaliem se está certo em termos de tempo e se soa interessante. |
|
![]() |
![]() |
![]() |
#24 | |
Membro desde: 30-Out-2008
Local: Seixal
![]() |
Citação:
Pois a intenção não era desvalorizar este SENHOR caixa de ritmo, mas sim o contrário. Sei o que ele toca pois conheço tudo de U2 e toco muitas musicas junto com meu irmão. O segredo dele está, como dizes, nas dinâmicas mas também na importancia que ele dá a uma secção ritmica bem solida que os U2 precisam. A dificuldade está em criar a batida certa e não em mostrar inumeras técnicas na mesma musica. Há que deixar a musica rolar. Thanks |
|
![]() |
![]() |
![]() |
#25 | |
![]() Membro desde: 17-Jan-2007
Local: Barcelona
Citação:
|
|
![]() |
![]() |
![]() |
#26 |
![]() |
Fabbini já te começo a dar razão lol!
tenho andado ja ha uns tempos a tocar na bateria digital sons de jamiroquai e digo te que alguns fazem se mto bem, no entanto há algumas faixas que para mim são mto dificeis de reproduzir exactamente da maneira que o derrick faz. Por exemplo a musica space cowboy há primeira vista parece facil de tocar como ele toca, mas depois de o tentarmos nós proprios a coisa muda de figura, no inicio td bem mas depois começa a complicar nao falhar, tem trabalhos de pratos de choque realmente fantásticos.... Mas isto no space cowboy, depois faixas como dont give hate a chance, high times etc é relativamente facil reproduzir o que por ele é feito... tou a tentar arranjar maneira de postar aqui no forum sons meus a tocar jamiro mas nao sei como.. alguem pode ajudar?? sorry sei que nao é o tópico correcto para isto mas tá relacionado cm resposta a algo mencionado antes...abraço |
![]() |
![]() |
![]() |
#27 | |
Citação:
ADORO TER RAZAO!! LOLOLOL é um habito meu hehehe , tou na brinca hehe.... Mas é verdade!! LOL
![]() |
![]() |
#28 |
![]() |
sempre me podes dizer como faço pa gravar os sons da bateria no pc??
ja agora queres que te mande a musica? nao consegui arranjar sem bateria por isso tem que se tocar em cima do som original... de resto se precisares de play alongs tenho 1gb |
![]() |
![]() |
![]() |
#29 |
![]() Membro desde: 3-Jan-2008
![]() |
Onde arranjas esses playalongs?
|
![]() |
![]() |
![]() |
#30 |
![]() |
"Onde arranjas esses playalongs?"
Arranjei em vários sitios: Music4drums; batera.com.br; compilação de playalongs em servidor ftp. E outros que arranjei no emule, desde david weckl a dennis chambers e várias de rock, funk, fusao etc. Estes do dennis chambers são mto comlicados de tocar mas com mto treino e ouvindo se a musica mtas vezes vai se lá |
![]() |
![]() |
![]() |
#31 |
![]() Membro desde: 14-Fev-2009
Local: Anadia
![]() |
Eu juntei-me há pouco tempo com um grupo de colegas e decidi-mos tocar uma musica para apresentar na escola. Escolhe-mos a Virtual Insanity pois achamos que era acessível a todos.
Quando fui desmontar o ritmo é que vi que a música ate tem alguma complexidade e que é difícil de manter constante. Tive que simplificar algumas coisas porque ainda não consigo tocar com a mesma expressividade e consistência dele. Mas isso até pode ser de mim, que toco há bastante pouco tempo. |
![]() |
![]() |
![]() |
|
|