![]() |
![]() |
![]() |
|
Página Principal | Registar | FAQ | Membros | Calendário | Mensagens de Hoje | Pesquisar |
Baterias Acústicas Para discutir marcas, modelos, pormenores, etc de baterias acústicas |
![]() |
Opções |
![]() |
#1 |
Membro desde: 22-Mar-2007
Local: Porto
![]() ![]() ![]() ![]() |
Duplo Bombo vs Pedal Duplo - Fará sentido usar dois bombos?
Boas!
Fará sentido actualmente, dada a qualidade comprovada dos pedais duplos, ter dois bombos no set? Por outro lado, será que haverá ganhos efectivos em termos de power sonoro com os dois bombos? Será uma questão de show-off ou haverá realmente vantagens dos dois bombos? Será que faz mesmo sentido ter dois bombos de medidas iguais, peles iguais, a soarem exactamente igual, pensando por exemplo no custo acrescentado, portabilidade, espaço ocupado em palco, etc? Ou por muito que se queira, e no limite, o pedal duplo fica aquém nesta disputa? Bom, chega de perguntas, este tópico está lançado! abraços |
![]() |
![]() |
![]() |
#2 |
![]() Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Maia
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
normalmente quando estou indeciso com alguma coisa pondero os pros e contras.
pros: alto visual o bombo duplo sensibilidade do bombo esquerdo contras: gastos com 2 peles batente transporte mais complicado compra de suporte de garra hi hat/bombo p/ n ficar o hi hat a leguas mais uma case mais um micro mais opinioes? |
![]() |
![]() |
![]() |
#3 |
![]() Membro desde: 6-Jul-2006
Local: Lisboa
![]() |
Bem
Segundo já me disseram só compensa realmente quando a afinação nos dois bombos não é igual. Isto permite mais variedade sonora e consequentemente expressividade.
Ao mesmo tempo, a resonância de cada bombo é completa, isto é um batente não abafa o outro, o que pode ser uma vantagem e uma desvantagem, depende. Não sei se me fiz entender?? |
![]() |
![]() |
![]() |
#4 |
Local: Figueira da Foz
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
Eu já toquei com 2 bombos e a grande vantagem é a do som, as pancadas são mais definidas e tb é um pouco mais facil de controlar, pois a pele não esta sempre a vibrar, o que acontece nos duplos!
Depois há o factor visual... é muito mais COOL ver 2 bombos! A grande desvantagem é ter de carregar-los as costas... |
![]() |
![]() |
![]() |
#5 | |
![]() Membro desde: 21-Mai-2007
Local: Linhó, Sintra
![]() |
Citação:
![]() e a bateria fica maior, mais fixe, mas dpois pa transportar é uma chatice... |
|
![]() |
![]() |
![]() |
#6 | |
![]() Membro desde: 16-Abr-2006
Local: qta do conde
Citação:
|
|
![]() |
![]() |
![]() |
#7 |
![]() Membro desde: 16-Jan-2007
Local: Leiria
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
Sonoramente falando e a nível de execução, é melhor ter dois bombos. O som sai mais definido, porque não existe a tal quebra de ressonância quando se toca com dois pedais apenas num bombo, como disse e muito bem, o Deathascome. Já pude verificar isso por mim próprio, embora agora só toque com um pedal. A nível visual também acho mais powerfull. As desvantagens já foram também aqui enumeradas.
![]() |
#8 |
![]() Membro desde: 5-Abr-2006
Local: Venda do Pinheiro
Eu toco com dois bombos, mas de medidas diferentes! Tenho o visual e tenho mais um som na bateria! Imaginem a bateria do Dave Weckl, a minha é nessa linha conceptual.
|
![]() |
![]() |
![]() |
#9 |
![]() Membro desde: 7-Abr-2006
Local: Massamá
![]() |
Ta paralelo ao outro bombo e usas um pedal duplo pa tocar nele?
|
![]() |
![]() |
![]() |
#10 | |
![]() Membro desde: 5-Abr-2006
Local: Venda do Pinheiro
Citação:
|
|
![]() |
![]() |
![]() |
#11 |
Local: Albufeira
é assim nao sei se ja foi mensionado isso pois nao li todos as respostas....
usar 2 bombos é bom para musica pesadas, ou que querem um bom preenchimento de graves da bateria.. pois o pedal duplo quando o batedor toca na pele vai soar e quando o outro bate em seguida, vai cortar a resoncia grave do bombo. o que nao acontece quando utilizamos 2 bombos. Com os dois bombos a pele de cada bombo soa livrimente fazendo um som muito mais cheio. |
![]() |
![]() |
![]() |
#12 | |
![]() Membro desde: 27-Mai-2006
Local: Aeminium
![]() |
Citação:
![]()
![]() |
![]() |
#13 |
Local: Brasil
...
Bom,
já foi dito praticamente tudo, mas deixo aqui o meu contributo, uma vez que tenho 2 bombos, e o melhor é realmente a sensibilidade na perna esq, pois sentimos o pedal e a batida exactamente igual à da dir. Não há perdas, folgas nem atritos até atingir a pele. O som do kick é bem mais potente e definido. Mas, sai mais caro e o transporte requer mais espaço e esforço fisico. Mas quem nunca experimentou, aconselho mesmo a experimentar... e acreditem, a 1ª vez nunca se esquece ![]() NB Última edição de nunobaiao : Qui, 24 de Janeiro de 2008 às 23:07. |
![]() |
![]() |
![]() |
#14 | |
Membro desde: 22-Mar-2007
Citação:
![]() |
|
![]() |
![]() |
![]() |
#15 |
Local: Albufeira
a pois esse gajo tem uma maquina do caraças
|
![]() |
![]() |
![]() |
#16 | |
![]() Membro desde: 27-Nov-2006
Local: Fernão Ferro
Citação:
![]() |
![]() |
#17 |
![]() Membro desde: 2-Set-2007
Local: Rio de Janeiro - Brasil
![]() |
![]() Creio que tudo depende de onde, o que e com quem estiver tocando...
Monto meus kits conforme a necessidade de cada gig. Tem vezes que toco com 1 bumbo, 1 ton, e 1 surdo apenas. Tem vezes que toco com 2 bumbos, 3 tons, 2 surdo e vários pratos. 2 bumbos diferenciam em som sim, pois além das questões já abordadas de ressonância e vibração de uma mesma pele ou de 2, há o caso de que cada batedor do pedal duplo bate em uma parte diferente da pele e isso já faz cada toque soar diferenciado. Quando se tem 2 bumbos e regula eles igualmente pode tirar o som dos 2 exatamente igual! Também há o caso de em certos shows você não achar valer a pena carregar tanto peso, e muitas vezes nem cabe no palco uma bateria de 2 bumbos. Mas se for um show que vale a pena, tem espaço, tem gente prá carregar prá você, prá montar prá você, aí vale a pena, pois o som fica perfeito e o visual é único, chamando muito mais atenção prá você e vendendo melhor o peixe do show que estiver fazendo. Visual é um trabalho de marketing que muitas vezes vale a pena quando queres vender um show que te rende bem. valeu! |
![]() |
![]() |
![]() |
#18 | |
Local: Tavira
![]() |
Citação:
claro k é sempre mais rapido pedais independentes k um duplo por mto bom k seja devido ao vibrar da pele!! em termos de power, se ñ tiveres amplificação é obvio k é mais poderoso mas hoje em dia já vi bombos de ***** micados com um som poderosissimo!! Resumindo... se é pra ficar sempre no mesmo sitio pra ensair e curtir ate podes ter 2 bombos.,... agora pra andar a leva-los pra tras e pra frente... ESQUECE!!
![]() |
![]() |
#19 | |
![]() Membro desde: 10-Out-2007
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
Citação:
É por isso que os Prós da metalada mais famosos tem sempre 2 ou mais bombos... Não têm que levar com os contras: 1- Não são eles que carregam (produção). 2- Não gastam dinheiro porque são endorsers (supostamente). 3- Mics? Cases? Suporte garra hi-hat? O que é isso? ![]() PS - Desculpem estar a desenterrar o topico, mas a dúvida veio de novo ao de cima, desta vez, á cabeça do nosso amigo Aly, e decidi dar a minha opinião. Para além de achar um tópico interessante. |
|
![]() |
![]() |
![]() |
#20 | |
![]() Membro desde: 16-Out-2007
Local: Ilha Terceira - Açores
Citação:
Pois, realmente tens razão nisso dos pros só terem vantagens Aqui o pessoal tem de fazer tudo sozinho... ![]() |
|
![]() |
![]() |
![]() |
#21 |
![]() ![]() |
A minha colher sobre o assunto:
![]() Desde 1992 que tenho usado 2 tipos diferentes de set-up padrão: - Um com um bombo e um pedal single. - Outro com dois bombos e respectivos pedais single. Pelo meio, apesar de não ter nenhum em minha posse, já utilizei diversas vezes um set-up de um bombo com pedal duplo (emprestado/cedido), sendo que a este propósito já me passaram pelos pés os mais variados exemplos do mercado, desde as referências até aos "fatelas"... O que aprendi ao longo deste tempo tem origem na experiência com estes tipos de set-up e também com a própria ...vida. Explico: Há três coisas (de entre inúmeras) que nos passam pela cabeça como, por exemplo; 1º fantasias/utopias. 2º sonhos/ambições. 3º aquilo que de facto somos/fazemos no momento presente. Na vida e na bateria encontram-se imensas analogias. 1º O mundo não é feito à nossa medida. Nós simplesmente vivemos nele. Não existe variedade de items nos catálogos das marcas de baterias numericamente igual à quantidade de bateristas que as compram, logo há uma massa de bateristas que se têm de desenrascar com meia dúzia +/- de "tipos" de baterias padrão. Cada baterista é único e no entanto, tem de se socorrer daquilo que há, que é mais ou menos igual para todos. 2º Sempre se pode diminuir a distância entre aquilo que é o ideal individual do que mais próximo existe no mercado de instrumentos. Isso faz-se à custa (só) de muito e muito e muito trabalho, esforço, dedicação e preserverança, aliados ao indispensável talento nato. A sorte pouco tem a haver com isto. Assim também funciona a vida. 3º Tocar com um set-up de dois bombos ou um bombo e pedal duplo ou ainda um bombo e pedal simples reserva em si algumas nuances que passam completamente ao lado dos sistemas de PA e microfones da actualidade. Estando tudo dentro daquela "zona cinzenta" de kHz onde se ouve bem, as nuances acústicas passam para segundo plano. Regra geral é que a melhor bateria é aquela que faça o técnico de som abrir vias e não regular EQ's... ![]() Quem tem a ambição e o gosto/prazer de tocar com dois bombos, deve faze-lo quando tem a plena convicção de que é exactamente isso que quer, pelas razões que quer e preparar-se para benificiar/sofrer com as consequências! Sinceramente, não é um drama ter multi-bombos numa bateria ou apenas um... ![]()
![]() |
#22 |
Local: Algarve
![]()
![]() |
#23 |
...
Quem corre por gosto não cansa...
![]() NB -- |
![]() |
![]() |
![]() |
#24 |
![]() Membro desde: 18-Ago-2006
Local: Amesterdão
Na verdade, verdade ninguem dá pela diferença, e no final da noite tu dás qdo os tiveres de carregar
|
![]() |
![]() |
![]() |
#25 | |
![]() Membro desde: 10-Out-2007
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
Citação:
Não... |
|
![]() |
![]() |
![]() |
#26 |
![]() Membro desde: 23-Dez-2007
Local: Almeirim
![]() |
Boas pessoal!
Eu uso dois bombos e penso que existe uma pequena diferença para o pedal duplo em temros de esposta (falando do pedal esquerdo), mas nao é grande ao ponto de compensar tocar com dois bombos.. uso mais por uma questão de gosto. Abraços a todos e boas festas ![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
#27 | |
![]() Membro desde: 27-Mai-2006
Local: Aeminium
![]() |
Citação:
![]()
![]() |
![]() |
#28 | |
![]() Membro desde: 18-Ago-2006
Local: Amesterdão
Citação:
![]() |
|
![]() |
![]() |
![]() |
#29 |
![]() ![]() |
Isso dos "pro's" carregarem é um não assunto.
O Larry Mullen Jr. dos U2 também não carrega com nada e não estou a ver a banda dele ter um camião mais pequeno para transportar a bateria ou menos roadies do que os Dream Theater ou o Mike Portnoy...
![]() |
#30 |
![]() Membro desde: 28-Dez-2007
![]() |
Curiosamente, fui entrevistado pela revista Modern Drummer sobre este tema, que deverá sair na edição de janeiro aqui no Brasil.
Bom, tanto no pedal duplo, como no bumbo duplo, temos vantagens e desvantagens (como bem foi dito no tópico inicial). Mas resumindo, as diferenças práticas seriam: Pedal duplo: > O transporte é muito mais fácil > Montar a bateria de forma confortável é muito mais fácil > nem sempre o local do show dispõem de dois microfones bons de bumbo, então, usando pedal duplo, é mais fácil de termos um bom som > Mas o pedal duplo tem a desvantagem de a sonoridade não ser igual em abos os batedores, e o eixo, mais cedo ou mais tarde, acaba tendo alguma folga entre um pedal e outro. Bumbo duplo: > Visual é muito mais bonito > O som, quando microfonados com doismicrofones próprios e bem afinados, fica muito melhor que qualquer outra configuração > mas tem muitos CONTRAS: 1) É difícil ter um local de show com bom espaço para montagem do bumbo duplo 2) É horrível para transportar a bateria, para montar, para afinar, para trocar a pele, para carregar 3) O custo é maior com outro bumbo, mais peles, etc.. Eu já tive bumbo duplo e hoje em dia estou usando pedal duplo, pela facilidade no transporte, mas se eu tivesse condições, sem dúvida alguma, minha escolha seria pelo BUMBO DUPLO. Abraços
![]() |
#31 |
![]() Membro desde: 27-Ago-2007
Local: Póvoa de Sta Iria
![]() |
boas, pela minha experiencia posso-te dizer que apesar de com 2 bombos a bateria fica com um visual muito melhor e "majestosa", e tambem melhor que pedal duplo,apenas tem e k estar os 2 afinados igualmente como e obvio. o k se passa e k no pedal duplo, quando um "beater" acerta na pele ela estica e dp encolhe, so k quando utilizas o pedal duplo com velocidades mais elevadas (bpm's) a pele do bombo nao chega a encolher dp da "pancada" e isso faz com que o som nao seja tao definido... o que por sua vez quando utilizas 2 bombos isso ja nao acontece com a mesma intensidade...
![]() |
#32 | |
![]() Membro desde: 16-Out-2007
Local: Ilha Terceira - Açores
Citação:
Já tinha ouvido falar disso, mas isso tb não acontece nas tarolas e toms com as baquetas? Que eu saiba não há problema nenhum na tarola e nos toms |
|
![]() |
![]() |
![]() |
#33 |
![]() Membro desde: 20-Out-2007
Local: Seixal
O meu testemunho puro e duro.
2 Bombos só para prós e para estudio. E é para quem não usa triggers!! Ahhh e tal é mais bonito e o camandro!!! Pois é! E depois? No meu ponto de vista, 9 tournés europeias e muitas mais nacionais de experiência, 2 Bombos ao vivo só tem desvantagens. Se calhar 90% dos bateristas membros deste forúm tocam maioritariamente em festivais, barzitos e eventos desse tipo. Eu próprio me incluo neste grupo. Em festivais, regra geral há uma bateria que todos usam. Dificilmente a bateria em questão tem dois bombos, logo, ou se tem um pedal duplo em condições ou então agarram-se ao caldas... Se formos bateristas de uma ganda banda que é sempre cabeça de cartaz, com roadies e tal que carregam, montam; técnico de som à altura, então eu digo - 2 bombos, claro. Mas neste caso ninguém mais toca na bateria que não seja o próprio dono. No meu caso que toco metal e afins em altas rotações, nem consigo tirar partido do som acústico dos bombos pois a partir de determinados bpm's quase só se toca ao de leve na pele. Por isso opto pelo bombo simples, pedal duplo e triggers. Para outros estilo mais balançados é sempre o ideal por todas as razões que todos enumeraram. Em estúdio a conversa é outra! Opto sempre por 2 bombos por todas as razões e mais algumas. Mas todas elas foram mencionadas antes... Tenho dito. Abraço |
![]() |
![]() |
![]() |
#34 |
![]() Membro desde: 3-Jan-2009
Local: santa maria da feira
![]() |
![]() nao sou grande entendido na materia, eu apenas utilizo pedal duplo para preencher breaks e alguns rolls. quanto á questão de a 2ª cortar o som da 1ª tenho as minhas duvidas e se assim for isso acontece tambem com o resto do set up inclusive os pratos e o que para mim é bom porque corta com ressonancias e ecos e todas essas coisas que eu nao gosto dando assim mais definiçao e atack, som mais seco.
a escolha entre pedal duplo ou bombo duplo depende tb do set e hardware que usas e claro da carteira. para quem anda na rua levar mais um bombo nao é uma coisa doutro mundo é so mais um bombo lol. |
![]() |
![]() |
![]() |
#35 |
![]() Membro desde: 9-Nov-2006
Local: Ermesinde
![]() ![]() ![]() |
Re: Duplo Bombo vs Pedal Duplo - Fará sentido usar dois bombos?
Bom tópico este!!!
![]() No meu caso, uso pedal duplo e 1 bombo pelo simples facto de não ter dinheiro (nem quero para já) para comprar outro bombo! Mas um dia que decida avançar, não vou ter receio! Não há nada como experimentar! Prós e contras, não vale a pena dize-los pois já cá estão todos e as diferenças entre as duas escolhas também! Abraço |
![]() |
![]() |
![]() |
|
|
![]() |
||||
Assunto | Autor do Assunto | Fórum | Respostas | Última Mensagem |
REPORTAGEM/APRECIAÇÃO: Janus Double Ergo Pedal (muitas fotos!) | pulp_fiction | Hardware, Acessórios e Equipamentos | 66 | Seg, 30 de Novembro de 2009 00:12 |
Duplo num só pedal - Sonor Giant Step (Twin Effect Pedal) - Bombo posicionado ao centro | Nuno Teixeira | Hardware, Acessórios e Equipamentos | 50 | Qua, 8 de Abril de 2009 16:14 |
Dúvidas: Com os timbalões ao meio da tarola, devo usar dois bombos ou pedal duplo? | chipi | Aconselhamento para a compra de material | 11 | Qua, 6 de Fevereiro de 2008 20:19 |
REPORTAGEM/APRECIAÇÃO: Pedal Duplo Yamaha Flying Drangon Direct Drive (com foto) | Gibraltar | Hardware, Acessórios e Equipamentos | 55 | Qua, 6 de Fevereiro de 2008 16:51 |
Como usar o pedal de bombo | batucada | Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") | 12 | Qua, 17 de Janeiro de 2007 13:40 |