![]() |
![]() |
![]() |
|
Página Principal | Registar | FAQ | Membros | Calendário | Mensagens de Hoje | Pesquisar |
Baterias Acústicas Para discutir marcas, modelos, pormenores, etc de baterias acústicas |
![]() |
Opções |
![]() |
#1 |
![]() Membro desde: 11-Mai-2009
Local: Vila Nova de Gaia
![]() |
compressores e gates
eu tenho compressor para cada peça da bateria e gostava que me dessem alguns valores de referência para eu poder exprimentar.
obrigado! Nota :eu tensiono utilizar os compressores em concerto ao vivo. ![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
#2 | |
![]() Membro desde: 14-Mar-2010
Local: Bratislava
![]() ![]() ![]() |
Re: compressores e gates
Citação:
é assim não existem valores de referencia o uso do compressor depende de muitas coisas no caso de um baterista da dinamica que usas , bates sempre com a mesma intensidade ?? ou varias muito?? deixa-me fazer-te outra pergunta em relação ao compressor compreendes o funcionamento do compressor ? sabes o que significa os botoes Ration , treshold , attack , release ? deixo-te uns valores para começar treshold -20 db Ration 3.1 ou 4.1 Atack 0.5ms dica tas a ver as luzinhas que dão o sinal de entrada pois vé qual é o pico mais fraco e começas com o treshold a partir dai nota que se tocas com muitas dinamicas diferentes se comprimires muito, vais matar toda essa dinamica aconselho-te a não comprimir a tarola a não ser que seja necessário e como sou chato uma ultima pergunta lolol porque Comprimir??
![]() |
![]() |
#3 |
![]() Membro desde: 12-Mai-2008
Local: Castelo Branco
![]() |
Boas,
Deixa isso para o técnico de som. Queres comprimir individualmente todas as peças? Para tocar ao vivo? Basta o bombo. Abraço Bruno.b |
![]() |
![]() |
![]() |
#4 |
![]() Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Cantanhede
![]() ![]() |
Nao concordo em comprimir o bombo ao vivo. normalmente ao vivo e com pessoal com pouca experiencia, se vais comprimir o bombo vais buscar overtones que e o que nao se pretende no bombo. utiliza apenas a gate no bombo, se for bem afinada faz milagres, mesmo com os timbaloes. comprime a tarola e evita a gate na tarola. mas isso depende caso a caso. podes por exemplo dizer quais os compressores/gates que compraste?
estou a perguntar isto, porque por exemplo os compressores/gates da behringer, sao muito maus. o som fica pior com aquilo do que sem aquilo. eu quando apanho compressores / gates desses normalmente costumo desliga-los. no entanto ha outros bons compressores/ gates que ajudam bastante. mas tens de ter algum conhecimento para os poderes usar bem. nao ha valores de referencia infelizmente, cada caso e um caso. Abraço |
![]() |
![]() |
![]() |
#5 |
![]() Membro desde: 12-Mai-2008
Local: Castelo Branco
![]() |
Boas,
O compressor já tem noisegate, porque não usar ao vivo? Overtones? Com o bombo afinado não há overtones nenhuns, deixei-me disso tudo, agora uso um Subkick da Yamaha. Gate no bombo? Ele tem é que respirar, gate é para voz. Mais uma vez, deixem esse trabalho para o técnico de som, o nosso é tocar, como é que tens noção do som da frente se estás no palco? E frequências? Há muito que experimentar, sinceramente não me preocupo com isso. Abraço Bruno.b |
![]() |
![]() |
![]() |
#6 |
![]() ![]() ![]() |
acho que vai ai grande confusao nas vossas cabeças com o uso de compressor ,
em parte concordo com o bruno isso é trabalho po tecnico de som , eu nesse aspecto tou a vontade estudei e trabalhei com bandas de baile e rock durante dois anos no brasil e o compressor é uma ferramenta para ser utilizada se necessário o compressor basicamente o que faz é aproximar as dinamicas ( picos mais altos e os picos mais baixos ) os gates sevem pa cortar a ressonancia ,( sustain de um som, por ex um bumbo comprido ppppppuuuuuummmmmm tu poes um gate e fazes com que o som nao se prolongue tanto PPUUMMM mas atençao o gate se mal usado vais comer o teu som tens que saber acertar o attack e o release attack é o tempo em que o gate vai actuar quanto tempo demora a fechar a porta (gate) o realease é o oposto quando tempo depois de fechar demora a abrir e a soltar o som fui ver o teu perfil e já percebo melhor porque queres comprimir tocas baile né o ppl do baile normalmente tem concertos de 3 e 4 horas entao tendem a tocar bastante suave nas peças neste caso comprimes para puxar o som para cima (os picos mais baixos ) e quando fazes algum break ou fill com mais intensidade a diferença de dinamica nao seja abismal nao existem regras para comprimir pode-se comprimir qq peça desde que haja necessidade , ouve o carlos quando fala dos compressores behringer aquilo só tras é mais ruido para o som final , aconselho os dbx266 já trabalhei bastante com eles e sempre cumprirarm muito bem a sua função pa terminar quando fores tocar ao vivo chama o tecnico de som a parte e fala sobre estas coisas , no mundo da musica não há regras para fazer as coisas o que conta é o resultado final , e existem muitas formas para chegar onde queres Abrassss só para dar a nota final , na minha opinao carlos a tarola é das poucas peças que nao queres comprimir , pois a tarola é onde trabalhas toda a dinamica gosht notes , se comprimes muito as gosht notes vao soar quase tao alto como as tuas notas principais lá se vai o trabalho todo de encher o ritmo e dar-lhe aquele swing mas como referi acima não existem regras , e ha casos concerteza que fica bem por exemplo se fores baterista de metal que basicamente nao tem muita dinamica na tarola
"Another day Another dollar" Última edição de Isidro Paixao : Ter, 22 de Março de 2011 às 12:27. |
![]() |
![]() |
![]() |
#7 |
![]() Membro desde: 24-Ago-2009
Local: Setubal
![]() ![]() |
xii Isidro muy bien, explicado toma la uma verde :P
Só a minha dica, deixem isso pós técnicos.....(já alguem tinha dito isso? hihihi) P.S. Acho, no entanto, que saber essa teoria não nos faz mal nenhum. Abraços Tiago |
![]() |
![]() |
![]() |
#8 |
![]() Membro desde: 5-Jan-2010
Local: Porto
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
Boas pessoal!
Este assunto, é um tema em que "ninguém" tem razão! E refiro-me mesmo a ninguém. As gates e os compressores e demais efeitos, são excelentes ferramentas, quando muito bem utilizadas, porque senão só servem para estragar a música e o som! È que nem há meio termo. Mais vale tocar só amplificadamente e arriscando o menos possivel para evitar a microfonia desenfreada. por muita vontade que se tenha, (Isidro), em ajudar com alguns valores de referência, as "condições de palco", nunca sendo iguais levam a afinações não só esquesitas como até por vezes a parâmetros mesmo loucos. E para não acabar, depois do check feito á bateria, um guitarrista com um som de combo mais estridente, deita por terra tudo o que foi feito, levando a apertar mais a gate que já não deixa respirar por exemplo o snare, como também a mesma tarola, que começa a fazer looping, no mic do vocalista e por aí. Só com um bom técnico de som, (daqueles que se interessam, e têem vontade de aprender), é que se trabalha razoávelmente bem, mediante as condiçoês que vão surgindo dia a dia.. Mas reforço a minha ideia, mal manuseados, gates e compressores, só servem para estragar!! Abraço |
![]() |
![]() |
![]() |
#9 |
![]() ![]() ![]() |
concordo perfeitamente leonel por isso referi que nao existiam valores de referencia pois entre as condiçoes , (tamanho de palco , exterior ou interior , material utilizado
muda a figura completamente por isso fiz questão de dizer deixo-te uns valores para começares a "explorar" o compressor , eu como tecnico de som sou apologista de quanto menos processares um sinal melhor para o teu resultado final mas há casos que é necessário recorrer aos processadores e afins ![]() é a tal coisa isto trabalho po tecnico e nao propiamente para os batucadores
![]() |
#10 |
![]() ![]() |
quanto a gates e compressores na tarola vou meter a tua logica toda ao contrario.
o gate corta.te as notas mais baixas. por isso se vais estar a tocar muitas dinamicas, nao vais querer ter um gate para te comer metade delas e ninguem as ouvir. por seu turno o compressor ajuda a ouvir melhor as gost notes, que normalmente se perdem se nao tiver compressor. o compressor ao comprimir vai subir ligeiramente as gost notes e dar um som um pouco mais gordo. portanto neste assunto penso 100% ao contrario de ti. lol o melhor mesmo e esperimentar muito. |
![]() |
![]() |
![]() |
#11 |
Local: Bobadela/Lisboa
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
Carlos, então se vai subir as ghost notes estas não deixam de ser ghosts?
ou seja, acho que perde a dinâmica!
![]() |
#12 |
![]() ![]() |
nao miguel.. as coisas nao sao assim tao lineares tu nunca vais puxar uma nota de -30db (por exemplo exemplo de uma gost note) para uma tarola forte -2db por exemplo.
o q acontece e que puxas as notas fortes para 0db e provavelmente as gost notes para -20db. sufuciente para q se ouçam melhor mas nao para que saiam com a mesma altura da nota forte. isso e impensavel. nao ha nenhum compressor que faça isso. a nao ser q metas o treshhold no -30 e com uma taxa de compressao elevadissima. nos quando falamos em comprimir o som e comprimir um pouco qb. nao e assasinar o som com tudo a topo. nem te soariam bem as gost notes nem as full notes. a compressao de som e essencial para uma melhor percepçao das notas e ajudar a ter aquele som de bateria mais gordo e presente. no entanto ha sitios e situaçoes em que o uso de um compressor vaite trazer outros problemas. e ai tem de se fazer a decisao do que e melhor. sem ele ou com ele. gates na tarola sim e um assassinio. porque normalmente so abrem a partir de um certo ponto e nao estando bem afinadas comen-vos as gosts todas. um problema que se mete com os compressores e que te sobem o q esta mais baixo logicamente. ha sitios em q se comprimires e devido a acustica ou proximidade de outros instrumentos, etc, comprimir vai estragar mais do que ajuda porque te vai buscar o "lixo" todo. por exemplo no caso do bombo. num ambiente fechado, se vais comprimir o bombo, facilmente vais buscar as frequencias e ressonancias graves do baixo e do pa que normalmente estao perto. acabas por começar a ter uma data de problemas extra. acaba por ser mais benefico apenas um gate para abrir apenas quando se bate no bombo do que propriamente a compressao. Abraço |
![]() |
![]() |
![]() |
|
|