![]() |
![]() |
![]() |
|
Página Principal | Registar | FAQ | Membros | Calendário | Mensagens de Hoje | Pesquisar |
Pratos (Cymbals) Para discutir marcas, modelos, pormenores, etc de pratos (cymbals) |
![]() |
Opções |
![]() |
#1 |
![]() Membro desde: 5-Abr-2006
Local: Barreiro
![]() |
![]() Bem, fiz uma search, mas nao encontrei nada acerca do assunto!
O que se passa é o seguinte: À pouco tempo apareceu-me uma rachadela num prato, e ando a vê-la aumentar, e queria mesmo para-la antes que fique grande de mais. O meu problema é qual a maneira de remendar o prato que eu utilizo. Tenho oportunidade de pedir a um bom serralheiro para me fazer esse serviço, mas não sei qual a melhor maneira de não alterar muito o som e as caracteristicas do prato, visto que o prato ja é de baixa gama, e não me convem muito que o som fique pior ![]() Sendo assim peço a vossa opinião pessoal: --> Furo no fim da racha --> Recortar o prato e sacar da racha para fora Se entretanto alguem souber de uma maneira mais viavel que estas duas, chegue-se à frente! ![]() Obrigado |
![]() |
![]() |
![]() |
#2 | |
![]() Membro desde: 7-Abr-2006
Local: paços de ferreira
![]() ![]() |
Citação:
|
|
![]() |
![]() |
![]() |
#3 |
![]() |
isso não é capaz de alterar muito o som do prato? aquilo é feito de umas ligas quaisqueres todas maradas
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
#4 | |
![]() Membro desde: 4-Abr-2006
Local: Leiria
![]() |
Citação:
Epá na minha opinião é...se o prato tem uma racha grande "Recortas o prato e sacas da racha pa fora" Se a racha não for muito grande faz um furo... Isto é a minha opinião, conceretza que há opiniões mais "tratadas" dentro do assunto... ![]() Cumps |
|
![]() |
![]() |
![]() |
#5 |
![]() Membro desde: 6-Jun-2006
Local: Barcelos
![]() ![]() |
sinceramente, faças o que fizeres o som do prato vai irremediavelmente se alterar, quer cortes, quer fures. Pois vais interromper a vibração do prato. Eu ja experimentei soldar 1 prato de gama média-alta (sabian AAX Stage Crash 16") na altura fica bom, mas acaba por voltar a partir, eu suponho que isto se deve ao facto de que quando o prato é soldado é aquecido em determinado local, fazendo com que ganhe "têmpera" não sendo assim uma "mistura" homogénea, depois há problema dos eléctrodos com que soldas o prato para funcionar tens de ter electrodos da mesma liga do que o prato é feito... por estas e por outras penso k ninguem solda pratos (a nível profissional) pk simplesmente fica demasiado caro e o resultado final pode não compensar, (pode afectar o som do prato, o aspecto, e se n for mesmo mesmo bem feito acaba por partir...), esta é a minha opinião pelo k tenho visto e pelo que me tem acontecido, outros poderão ter opiniões/experiências diferentes.
boa sorte mesmo assim, mas se tens ainda por cima o prato de gama baixa... se calhar no teu lugar mandava cortar o prato.
![]() |
#6 |
![]() Membro desde: 5-Fev-2007
Local: Estádio do Dragão
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
eu tb mandava recortar...qt ao som altera claro mas n crei que seja mt perceptível...mas tb te digo que mais tarde ou mais deco começa a rachar novamente....deves evitar bater nessa parte recortada mas ao tocar tb é complicado tar a ver onde bates lol....mas passa por aí...
experiencia propria pq estive recentemente com um prato do nosso colega de forum e amigo drummertl que tem assim um prato e tava bem recortado mas agora ja tem mais uns mm de racha
![]() |
#7 | |
![]() Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bragança
![]() |
Citação:
É uma porra...vamos lá ver se depois de ver isso ainda dá para fazer alguma coisa dele...é um prato de pouco uso, mas ja me desenrrascou algumas vezes ![]() Abraço e boas batucadas, quero depois ver como ficou essa gravação |
|
![]() |
![]() |
![]() |
#8 |
![]() |
hmm! tou a ver... então a melhor solução seria recortar o prato!
Existe alguma razão em especial para não furar o prato? ou apenas o processo de recorte é simples e eficaz? |
![]() |
![]() |
![]() |
#9 |
![]() Membro desde: 16-Abr-2006
Local: qta do conde
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
que prato é?.
|
![]() |
![]() |
![]() |
#10 |
![]() Membro desde: 11-Mar-2007
Local: Somewhere, but not here
![]() |
Eu tenho pratos deveras foleiros e já deviam ter ido pá cova à muito, mas cmo n tenho dinheiro pa pratos tive d remediar. Cortei um crash de 16'' da pearl para um splash 12'' com um triangulo a menos (ainda!) e no final o som até n ficou mau pa um splash e o prato nunca mais m rachou e é o k leva mais coça a seguir ao ride.
Nos chokes tenho cerca d 5/6 furos em cada, em termos de som penso k perde menos k cortar mas tens o som das vibrações da parte rachada na msm. A longo prazo penso k será melhor cortar pois o prato n rachará tão cedo. E até podes fazer isso em casa s tiveres uma rebarbadora, é fácil e poupas $$. |
![]() |
![]() |
![]() |
#11 |
![]() Membro desde: 7-Abr-2006
Local: Massamá
![]() |
Ahaha rachaste os teus choques planet z? É que acabei de rachar os meus tambem 2 vezes.. como vao ser substituidos pus o 'bottom' em cima. Boa sorte!
|
![]() |
![]() |
![]() |
#12 |
![]() |
Na verdade não foram os choques xD foi o crash/ride de 18"
Neste momento estou um bocado confuso, raging_metalhead, se eu por exemplo recortar o prato todo à volta e de 18" passar por exemplo para 16" nao corro o risco de ele se voltar a partir muito mais facilmente? O sadrums ja me disse para evitar bater na parte recortada, mas se eu o recorto todo, irei estar sempre a bater na parte recortada ![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
#13 |
erm, vais gastar € no prato. se quiseres vens cá buscar um zbt crash ride 18"
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
#14 |
![]() Membro desde: 5-Mai-2006
Local: Lisboa
tao tens um prato rachado? para remediar, com buracos podes chegar lá mas tem que ser uma cena feita mesmo com condições, com uma meia lua o som do prato vai ficar imediatamente prejudicado.. houve alguem que postou aqui um trabalho de um belga que modificava pratos e tal, tinha la cenas muita loucas. e mais.... já que o prato ta rachado, epa aproveita e inventa, faz stacks, corta-o a toda a volta para fazeres um prato mais pequeno. olha que às vezes até dá bom resultado!
|
![]() |
![]() |
![]() |
#15 | |
![]() Membro desde: 27-Jun-2006
Local: Faro
![]() |
Citação:
tenho um amigo q tem um A-custom com meia lua e o prato soa mesmo a A - custom!!
Portfólio compl. de RVCC ( Novas Oportunidades) nível secundário, gratuito. https://sites.google.com/site/orientacoesrvcc/ Última edição de Leodreammer : Qua, 29 de Agosto de 2007 às 19:04. |
|
![]() |
![]() |
![]() |
#16 |
Membro desde: 22-Mar-2007
Local: Porto
![]() ![]() ![]() ![]() |
Hmmm, já ouvi falar em alguém que soldou uma rachadela... a prata acho...
Na volta o melhor é mesmo transformar o prato num splash ou um prato de efeitos... Mas o melhor mesmo é começar a por uns trocos de lado para comprar um prato novo, penso eu de que.. |
![]() |
![]() |
![]() |
#17 |
![]() Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Quinta do Conde
![]() |
Pá sei que não está bem enquadrado naquilo que até agora aqui foi dito mas a minha sugestão é mesmo ...arranja um novo
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
#18 | |
![]() |
Citação:
![]() ![]() Gostava de poder meter uma foto da rachadela, mas como nao posso, terei que fazer uma breve descrição: A racha tem entre 1 cm e 1 cm e meio, e tem inicio mesmo ba borda do prato! Se fosse mesmo no meio do prato, eu fazia uns furos como o tal belga ![]() |
|
![]() |
![]() |
![]() |
#19 |
![]() Membro desde: 14-Out-2006
Local: lisboa
![]() |
Tenho lido o que se tem dito e achei que podia dar um pouca a minha opiniao. os pratos têm queiramos ou não uma vida .No inicio quando comecei a tocar a certa altura rachou o meu crash ride e soldei ..resultado : mais 1 mesinho com ele bom ate voltar a rachar .Cortar acaba por resultar.MAs..eu acabei por ***** e quando acontece compro novo (kd o som esta irremediavelmente ***) .. ate porque isso te vai acontcer ao longa da tua vida como baterista algumas xs
Última edição de infectedboy : Qua, 29 de Agosto de 2007 às 16:03. |
![]() |
![]() |
![]() |
#20 |
![]() Membro desde: 17-Jan-2007
Local: Barcelona
Já experimentei com solda, furos, meias-luas e corte integral todo à volta. Sem dúvida que só estas duas últimas soluções deram resultados decentes.
|
![]() |
![]() |
![]() |
#21 | |
Citação:
![]() |
![]() |
#22 | |
Citação:
![]()
![]() |
![]() |
#23 |
![]() Membro desde: 27-Jun-2006
Local: Faro
![]() |
é meia lua..por 1cm e 1/2 só pode..podes sempre ver como fica no meu perfil tenho lá um prato emprestado e aquilo bem tem um som do C$#!
depois é teres cuidado como já foi dito..
![]() |
#24 | |
Citação:
|
|
![]() |
![]() |
![]() |
#25 |
![]() |
No teu caso fazia uma meia-lua pk s é só dum centimetro ias perder bues por isso. Dps s fizeres a luas e n utilizares o teu prato na horizontal a parte da meia-lua acaba por ficar voltada para o lado oposto ao kal tas a tocar. Ou pa evitares msm tocar nessa parte inclinas mais um coto o prato
|
![]() |
![]() |
![]() |
#26 |
![]() |
ok! então ta decidido! vou fazer meia lua
![]() Obrigado pelas vossas opiniões! ajudaram-me bastante! ![]() Continuem a postar, ja agora tenho curiosidade em saber mais experiencias vossas e opiniões ![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
#27 | |
![]() |
Citação:
![]() |
|
![]() |
![]() |
![]() |
#28 |
Membro desde: 23-Fev-2007
![]() |
Epá tragédia das tragédias: o meu prato top da gama, uma Avedis ThinCrash de 16 rachou!! sinceramente acho que nunca mais compro pratos caros, prefiro baratos que aguentem o que aguentam do que estar a dar 250€ por um prato, bom é verdade,mas que depois nos destroçam o coraçãozinho... e acreditem que não era o mais usado (uso um PaisteALPHA de 18 RockCrash como «principal» e que me parece bem mais rijo que o Zildjian...)
Ainda por cima acho que a racha pode ter surgido de uma «pequena»queda que deu na banheira enquanto tava a ser limpinho. F%d#-s&!!!!! A racha é mesmo mto pequena, vi-a nem sei como, e tou virado mais para a opção do corte/meia-lua. CUTLAS no que é q deu o teu corte? |
![]() |
![]() |
![]() |
#29 | |
![]() |
Citação:
O meu pai percebe do assunto, e sabe fazer esse tipo de cortes! O problema é que ele deve de ter um problema qualquer nos ouvidos e nos olhos! Primeiro pedi que me furasse e mostreilhe onde queria que ele furasse(um pouco mais a frente da racha para evitar que ela avançasse para la do furo...) furou ligeiramente antes de onde eu lhe tinha dito, e a racha continuou a avançar! Depois pedilhe para me fazer a meia lua, e expecifiquei exactamente onde queria e como queria! quando vou a ver tinha feito uma meia lua quase oval, sob o protesto de nao querer tirar mito ao prato! o que é certo é que o som ficou pior, as bordas da meia lua oscilavam mais, e acabou por continuar a rachar para la da meia lua! As vezes so me apetece chamar-lhe nomes... nao entende portugues! Vou aproveitar o prato como ride e vou ter que desencantar dinheiro ninguem sabe onde para comprar outro crash! |
|
![]() |
![]() |
![]() |
#30 | |
Citação:
![]() |
![]() |
#31 |
![]() Membro desde: 14-Nov-2007
Local: Silves / Algarve
![]() |
ixu ja me aconteceu com uns pratos fame k comprei kd tava a tocar numa bateria emprestada (sim pk ainda n tenho bateria :bah
![]() Rock ON !!! ![]() ![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
#32 |
![]() Membro desde: 12-Nov-2007
![]() ![]() |
epá quanto a isso não sei só sei que tenho um prato todo torto
!!!!! ps: vou tentar akeçelo e moldalo tipo um a crash a mini china!!!! |
![]() |
![]() |
![]() |
#33 |
![]() Membro desde: 10-Fev-2007
![]() |
eu tenho pratos cortados em meia-lua. Para o prato nao ficar menos resistente com o tal corte é conveniente que facas sempre pontas redondas no corte. Pelo menos nos meus tem resultado. Tenho dois Crashes rachados e continuam ali pa porrada !
o unico problema disso tudo é perder o balanço do prato. cortar a toda a volta nunca experimentei. e capaz de tornar o prato muito mais resistente mas perdes muito som. |
![]() |
![]() |
![]() |
#34 |
![]() Membro desde: 20-Out-2007
Local: Seixal
![]() ![]() ![]() ![]() |
![]() Como só há bastante pouco tempo consegui ter um set de pratos como deve ser, durante todo o resto da minha experiencia como baterista tive pratos entre maus e horriveis... Quem me viu tocar ao vivo certamente se fartou de rir com o aspecto dos pratos que já tive precisamente porque estavam TODOS partidos... Os únicos que não estavam partidos eram os choque e o ride.
Resumindo. Este facto fez de mim um "PRO" em remediar pratos. Hehe. Ora bem. Já experimentei todas as formas: furar, cortar excertos e orlas completas e a minha opinião é a seguinte. Furar não serve ponto final. Dura 1 mês. Cortar a orla completa funciona no sentido que não parte mais!! Hehe. Mas no que toca a som, esquece. Este modo apenas funciona da seguinte forma. Se tiver um crash com um bell grande, cortas a 2 dedos do bell e fazes um Bell à maneira. Eu tenho 3 bells feitos por mim e têm um som mesmo docinho!! No entanto, se quiseres "manter" o som original a melhor forma é a seguinte: fazes dois cortes, um à esquerda e outro à direita da racha em direcção ao centro a acabas pouco depois do final da racha. Depois cortas "seguindo os aros" do prato. Arredondas tanto o interior como o exterior do corte com uma lima e no final passas uma lixa fininha para metal. Está feito. Agora não esquecer que nunca mais é a mesma coisa. Nem o som nem a durabilidade uma vez que acaba sempre por partir outra vez. E já agora, tenta tocar com menos força... ![]() Acho que a única forma que ainda não experimentei foi a de tentar fazer cortes "à lá" Sabian AA Rocktagon crash. Deve ser interessante, no entanto implica muitas contas de matemática para que os oito lados fiquem exactamente iguais. Espero ter ajudado. 1 abraço e compra pratos novos!! Tenho muitos à venda!!! Hehe
http://www.myspace.com/unclenchedfists http://www.myspace.com/grogpt http://www.myspace.com/nephtysband http://www.myspace.com/fninfernalium Última edição de Rolando Barros : Sex, 11 de Janeiro de 2008 às 13:09. |
![]() |
![]() |
![]() |
#35 |
![]() Membro desde: 3-Abr-2008
Local: Leiria
![]() |
Re: Prato Rachado! Ajuda
Boas!
Se o prato tiver menos de 2 anos está na garantia e eles dão te um novo. Aconteceu o mesmo comigo 2as vezes. Abraço ![]()
![]() |
|
|
![]() |
||||
Assunto | Autor do Assunto | Fórum | Respostas | Última Mensagem |
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste | João Timbalão | Pratos (Cymbals) | 43 | Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13 |
ESTUDO: O som e o isolamento acústico | seis_e_meia | Som, Acústica, Software e Sites de internet | 12 | Ter, 2 de Outubro de 2012 23:12 |
[Entrevista] Chad Smith - Baterista de Red Hot Chili Peppers (Set 2002) | Leodreammer | Bateristas e Percussionistas | 11 | Sáb, 27 de Fevereiro de 2010 20:17 |
PRATOS - História, Ligas e Métodos de Produção | Gibraltar | Pratos (Cymbals) | 16 | Sex, 27 de Fevereiro de 2009 16:30 |