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Som, Acústica, Software e Sites de internet Discussões sobre o Som, a Acústica, Software e tudo o que está directamente relacionado com estes assuntos, bem como Sites de Internet ligados ao som, à acústica, à música e à bateria/perccussão.


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Não lido Dom, 10 de Janeiro de 2010   #1
JoãoCampos
 
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JoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luz
Função Loudness, compressor e funcionamento do ouvido humano

Surgiu aí num post uma pequena discussão sobre a função loudness das aparelhagens, e notei que há alguma confusão acerca do "fenómeno". E como isto não é só andar a martelar, convém conhecer também a natureza das coisas, vamos lá explorar isto.

Post original http://www.bateristaspt.com/forum/showthread.php?t=9776


Eu daquilo que me recordo de ter estudado sobre a questão do Loud nas aparelhagens era que este tem mais a ver com uma subida de graves e agudos do que propriamente a confusão que pelos vistos se faz com compressores (ou pelo menos nesse post, alguem falou de compressores).
Vejamos (relativamente ao compressor):
um compressor, por exemplo um plugin do Nuendo. Imaginemos que estamos a fazer uma análise detalhada da captação de uma tarola, e que aquilo por alguma razão está a clipar (um sinal clipa porque o sistema não suporta aquela quantidade de informação, não tem um dynamic range que a suporte). Um compressor serve não para cortar frequências acima dos 0, -5 db (o que estabelecerem) mas sim para atenuar essas frequências de forma a que a intensidade sonora ronde esses valores. O que se falou nessa discussão desse post por alguém da perda de informação substancial tem mais a ver com limitadores que cortam tudo o que é frequência acima dos X décibeis. Ou seja, neste caso da captação da tarola, a cena é feita para uma certa dinâmica do baterista e aplica-se um compressor, porque se ele manda um rimshot super intenso e todo o sinal dispara o software ter um sistema de atenuação de maneira a que o sinal não clipe. Se se perde informação? Penso que sim, visto que há uma modificação do fenómeno físico natural.
Relativamente ao Loud nas aparelhagens:


A imagem não é a melhor, mas basicamente é um gráfico referente ao ouvido humano.
Interpretando:

.Precisamos de um alto nível de intensidade sonora (dB) para sentir os graves
.É preciso muita pouca intensidade sonora para sentirmos os médios
.E de novo, que não mostra o gráfico, é preciso mais intensidade sonora de novo para sentir os agudos (não tanto como os graves)

Ou seja:
O ouvido humano é muito sensível aos médios (1-10 KHz segundo o gráfico, não sei se são esses os valores) , mediamente sensível aos agudos e pouco pouco sensível a graves. A melhor maneira de testar isto é meterem uma música no iTunes ou num player normal, pegarem no equalizador e subirem tudo quando é médios. Vão sentir um desconforto enorme, e se abusarem até dor, porque o nosso ouvido responde muito mais a essa gama de frequências (relativamente à dor, chama-se limiar da dor aquilo a que está no gráfico, que é o máximo dos máximos que o nosso sistema auditivo consegue aguentar, relacionando as frequências com intensidade).
Se repararem, no EQ normalmente o mais agradável de se ouvir é (normalmente) o ROCK, POP vá, não sei bem quais são as definições, mas que basicamente o gráfico é um V. Bons graves, poucos médios, Bons agudos.

Isto tudo para dizer o que:

A função LOUD nada mais faz do que subir os graves e os agudos da informação que estamos a receber, e como o ouvido humano se comporta da maneira que expliquei sentimos uma espécie de conforto porque os médios estão a ser mais "camuflados" (não sei se será bem o termo). Quanto à perda de definição devido a funções de Loud penso que terá a ver precisamente com os médios, que é exactamente o que dá por exemplo definição à voz numa música (se no vosso player tirarem medios, a voz basicamente é aniquilada).

Peço que me corrijam se tiver dito algo que não seja verdade. Tive essa cadeira o ano passado, a informação vai-se perdendo, mas daquilo que me recordo era à volta disto.
__________________
MISSOM

Última edição de JoãoCampos : Dom, 10 de Janeiro de 2010 às 04:14.
JoãoCampos não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 10 de Janeiro de 2010   #2
windshear
 
Membro desde: 13-Abr-2006
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windshear será famoso em brevewindshear será famoso em breve
Re: Função Loudness, compressor e funcionamento do ouvido humano

Citação:
Mensagem Original de kiD! Ver Mensagem
Vejamos (relativamente ao compressor):
um compressor, por exemplo um plugin do Nuendo. Imaginemos que estamos a fazer uma análise detalhada da captação de uma tarola, e que aquilo por alguma razão está a clipar (um sinal clipa porque o sistema não suporta aquela quantidade de informação, não tem um dynamic range que a suporte). Um compressor serve não para cortar frequências acima dos 0, -5 db (o que estabelecerem) mas sim para atenuar essas frequências de forma a que a intensidade sonora ronde esses valores. O que se falou nessa discussão desse post por alguém da perda de informação substancial tem mais a ver com limitadores que cortam tudo o que é frequência acima dos X décibeis. Ou seja, neste caso da captação da tarola, a cena é feita para uma certa dinâmica do baterista e aplica-se um compressor, porque se ele manda um rimshot super intenso e todo o sinal dispara o software ter um sistema de atenuação de maneira a que o sinal não clipe. Se se perde informação? Penso que sim, visto que há uma modificação do fenómeno físico natural.
Kid, daquilo que sei, o compressor não é usado por causa dos "clips" do sinal. Se o sinal de um instrumento estiver a clipar é porque à partida o instrumento está a ser mal captado. Ainda esta semana estive em estúdio a gravar e tivemos que repetir alguns takes, especialmente no caso do baixo, porque o sinal estava a clipar. Se tu meteres um compressor num sinal clipado, o compressor vai-te servir de mto pouco em termos de qualidade de sinal, uma vez que existe informação acima (ou abaixo) de determinadas frequências que não está presente no sinal original.
Normalmente diz-se que o compressor é amigo dos fracos e controla os fortes, porque a sua função é mesmo essa: aumentar sinais que venham demasiado fracos e diminuir sinais que venham demasiado fortes, criando assim uma maior linearidade quando se houve o instrumento.
Abraço,
Joel.
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Não lido Dom, 10 de Janeiro de 2010   #3
JoãoCampos
 
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Re: Função Loudness, compressor e funcionamento do ouvido humano

Kid, daquilo que sei, o compressor não é usado por causa dos "clips" do sinal. Se o sinal de um instrumento estiver a clipar é porque à partida o instrumento está a ser mal captado. Ainda esta semana estive em estúdio a gravar e tivemos que repetir alguns takes, especialmente no caso do baixo, porque o sinal estava a clipar. Se tu meteres um compressor num sinal clipado, o compressor vai-te servir de mto pouco em termos de qualidade de sinal, uma vez que existe informação acima (ou abaixo) de determinadas frequências que não está presente no sinal original.
Normalmente diz-se que o compressor é amigo dos fracos e controla os fortes, porque a sua função é mesmo essa: aumentar sinais que venham demasiado fracos e diminuir sinais que venham demasiado fortes, criando assim uma maior linearidade quando se houve o instrumento.
Abraço,
Joel.


Compressor – é um dispositivo de controlo automático de volume/intensidade sonora.

O compressor controla/limita o excesso de intensidade de som que entra no sistema acima do limite (Threshold) pré-determinado.

Na razão 4:1 (ratio), significa que para cada 4 dB de incremento input de sinal acima do
limite (threshold) o compressor apenas deixa passar 1 dB.

O compressor permite suavizar os sons de grande intensidade, controlar as grandes variações de dinâmica/ intensidade e tornar os sons suaves mais agressivos, com
mais “punch” , muito usado na música hip-hop.


Quanto ao uso do compressor, de puxar os sons de baixa intensidade e atenuar os de muita intensidade tive a ver e tens razão. Mas o fenómeno do "clip" penso que nem sempre tem a ver com má captação, porque se tens um bombo a clipar, penso eu que não será pela maneira como está captado, mas pela definição que tens da captação no sistema. Mas isto sou eu a falar, é mesmo só a ideia que tenho!
Para esclarecer a dúvida, que alterações é que se fizeram à captação do baixo no teu caso para o sinal deixar de clipar?
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MISSOM

Última edição de JoãoCampos : Dom, 10 de Janeiro de 2010 às 13:53.
JoãoCampos não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 10 de Janeiro de 2010   #4
Alexxxxxx
 
Membro desde: 13-Dez-2009
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Mensagens: 37
Alexxxxxx está no bom caminho
Re: Função Loudness, compressor e funcionamento do ouvido humano

Um compressor é um processador de dinâmicas. Por miúdos:

Um compressor limita os "volumes" mais altos. Escolhe-se o ponto onde se quer que ele actue (threshold) e a relação de ganho e compressão (ratio).

Um compressor usa-se quando existe uma dinamica demasiado alta para a podermos ouvir convenientemente, imaginemos uma musica onde um cantor canta normalmente, e depois tem um refrao bem forte. Se fizermos som no refrão, os versos não se vao ouvir. Esta e a funçao de um compressor, tirar dinâmica á fonte.

Um compressor não tira clips porque é ligado por insert, e assim está sempre depois do pré-amplificador.

Os loud das aparelhagens são compressores multi-banda. Bem já e uma coisa mais complicada, mas imaginem que tem um compressor só para os agudos, outro só para os médios, e outro só para o grave. É por isso que para alem de comprimir, também dá a sensação de equalizaçao. Este tipo de compressor é muito usado em masterização.

A verdade e que um compressor também e usado de forma mais artística e não tão linear. Mesmo que nao haja problema de dinâmicas, usa-se um compressor porque simplesmente se procura aquele timbre, e na verdade este nao tem so 2 botões. Tamb tem coisas como o ataque que pode dar muito jeito.

Espero ter ajudado: Alexandre Gonçalves
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Não lido Dom, 10 de Janeiro de 2010   #5
Carvox
 
Membro desde: 15-Nov-2007
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Mensagens: 81
Carvox está no bom caminho
Re: Função Loudness, compressor e funcionamento do ouvido humano

Comé Pessoal..

Tenho aqui uma dúvida!
Quando se referem aos "Clips" o que significa? -São falhas que ocorrem na gravação/captação ou é algo mais específico?

Kid, muito obrigado pelo excelente post que nos apresentas-te, pelo menos para mim foi bastante útil.

Abraço.

Última edição de Carvox : Dom, 10 de Janeiro de 2010 às 20:26.
Carvox não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 11 de Janeiro de 2010   #6
windshear
 
Membro desde: 13-Abr-2006
Local: Alverca
Mensagens: 334
windshear será famoso em brevewindshear será famoso em breve
Re: Função Loudness, compressor e funcionamento do ouvido humano

O clip que nos estamos a referir é o corte que acontece nas ondas sonoras antes delas atingirem o seu máximo ou o seu mínimo natural.
Kid, o clipar é, a meu ver, sinal de má captação ou preguiça. Se um sinal está a clipar, é lógico que qq engenheiro de som vai atenuar os dbs de entrada de maneira a que não haja o fenómeno de clipagem. Era a isso que me referia.
Grande abraço,
Joel.
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windshear não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 11 de Janeiro de 2010   #7
Carvox
 
Membro desde: 15-Nov-2007
Local: Malveira
Mensagens: 81
Carvox está no bom caminho
Re: Função Loudness, compressor e funcionamento do ouvido humano

Citação:
Mensagem Original de windshear Ver Mensagem
O clip que nos estamos a referir é o corte que acontece nas ondas sonoras antes delas atingirem o seu máximo ou o seu mínimo natural.
Kid, o clipar é, a meu ver, sinal de má captação ou preguiça. Se um sinal está a clipar, é lógico que qq engenheiro de som vai atenuar os dbs de entrada de maneira a que não haja o fenómeno de clipagem. Era a isso que me referia.
Grande abraço,
Joel.
, Thanks
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