![]() |
![]() |
![]() |
|
Página Principal | Registar | FAQ | Membros | Calendário | Mensagens de Hoje | Pesquisar |
Som, Acústica, Software e Sites de internet Discussões sobre o Som, a Acústica, Software e tudo o que está directamente relacionado com estes assuntos, bem como Sites de Internet ligados ao som, à acústica, à música e à bateria/perccussão. |
![]() |
Opções |
![]() |
#1 |
![]() Membro desde: 11-Fev-2008
Local: Aveiro
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
Função Loudness, compressor e funcionamento do ouvido humano
Surgiu aí num post uma pequena discussão sobre a função loudness das aparelhagens, e notei que há alguma confusão acerca do "fenómeno". E como isto não é só andar a martelar, convém conhecer também a natureza das coisas, vamos lá explorar isto.
Post original http://www.bateristaspt.com/forum/showthread.php?t=9776 Eu daquilo que me recordo de ter estudado sobre a questão do Loud nas aparelhagens era que este tem mais a ver com uma subida de graves e agudos do que propriamente a confusão que pelos vistos se faz com compressores (ou pelo menos nesse post, alguem falou de compressores). Vejamos (relativamente ao compressor): um compressor, por exemplo um plugin do Nuendo. Imaginemos que estamos a fazer uma análise detalhada da captação de uma tarola, e que aquilo por alguma razão está a clipar (um sinal clipa porque o sistema não suporta aquela quantidade de informação, não tem um dynamic range que a suporte). Um compressor serve não para cortar frequências acima dos 0, -5 db (o que estabelecerem) mas sim para atenuar essas frequências de forma a que a intensidade sonora ronde esses valores. O que se falou nessa discussão desse post por alguém da perda de informação substancial tem mais a ver com limitadores que cortam tudo o que é frequência acima dos X décibeis. Ou seja, neste caso da captação da tarola, a cena é feita para uma certa dinâmica do baterista e aplica-se um compressor, porque se ele manda um rimshot super intenso e todo o sinal dispara o software ter um sistema de atenuação de maneira a que o sinal não clipe. Se se perde informação? Penso que sim, visto que há uma modificação do fenómeno físico natural. Relativamente ao Loud nas aparelhagens: ![]() A imagem não é a melhor, mas basicamente é um gráfico referente ao ouvido humano. Interpretando: .Precisamos de um alto nível de intensidade sonora (dB) para sentir os graves .É preciso muita pouca intensidade sonora para sentirmos os médios .E de novo, que não mostra o gráfico, é preciso mais intensidade sonora de novo para sentir os agudos (não tanto como os graves) Ou seja: O ouvido humano é muito sensível aos médios (1-10 KHz segundo o gráfico, não sei se são esses os valores) , mediamente sensível aos agudos e pouco pouco sensível a graves. A melhor maneira de testar isto é meterem uma música no iTunes ou num player normal, pegarem no equalizador e subirem tudo quando é médios. Vão sentir um desconforto enorme, e se abusarem até dor, porque o nosso ouvido responde muito mais a essa gama de frequências (relativamente à dor, chama-se limiar da dor aquilo a que está no gráfico, que é o máximo dos máximos que o nosso sistema auditivo consegue aguentar, relacionando as frequências com intensidade). Se repararem, no EQ normalmente o mais agradável de se ouvir é (normalmente) o ROCK, POP vá, não sei bem quais são as definições, mas que basicamente o gráfico é um V. Bons graves, poucos médios, Bons agudos. Isto tudo para dizer o que: A função LOUD nada mais faz do que subir os graves e os agudos da informação que estamos a receber, e como o ouvido humano se comporta da maneira que expliquei sentimos uma espécie de conforto porque os médios estão a ser mais "camuflados" (não sei se será bem o termo). Quanto à perda de definição devido a funções de Loud penso que terá a ver precisamente com os médios, que é exactamente o que dá por exemplo definição à voz numa música (se no vosso player tirarem medios, a voz basicamente é aniquilada). Peço que me corrijam se tiver dito algo que não seja verdade. Tive essa cadeira o ano passado, a informação vai-se perdendo, mas daquilo que me recordo era à volta disto.
MISSOM Última edição de JoãoCampos : Dom, 10 de Janeiro de 2010 às 04:14. |
![]() |
![]() |
![]() |
#2 | |
Membro desde: 13-Abr-2006
Local: Alverca
![]() ![]() |
Re: Função Loudness, compressor e funcionamento do ouvido humano
Citação:
Normalmente diz-se que o compressor é amigo dos fracos e controla os fortes, porque a sua função é mesmo essa: aumentar sinais que venham demasiado fracos e diminuir sinais que venham demasiado fortes, criando assim uma maior linearidade quando se houve o instrumento. Abraço, Joel. |
|
![]() |
![]() |
![]() |
#3 |
![]() Membro desde: 11-Fev-2008
Local: Aveiro
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
Kid, daquilo que sei, o compressor não é usado por causa dos "clips" do sinal. Se o sinal de um instrumento estiver a clipar é porque à partida o instrumento está a ser mal captado. Ainda esta semana estive em estúdio a gravar e tivemos que repetir alguns takes, especialmente no caso do baixo, porque o sinal estava a clipar. Se tu meteres um compressor num sinal clipado, o compressor vai-te servir de mto pouco em termos de qualidade de sinal, uma vez que existe informação acima (ou abaixo) de determinadas frequências que não está presente no sinal original.
Normalmente diz-se que o compressor é amigo dos fracos e controla os fortes, porque a sua função é mesmo essa: aumentar sinais que venham demasiado fracos e diminuir sinais que venham demasiado fortes, criando assim uma maior linearidade quando se houve o instrumento. Abraço, Joel. Compressor – é um dispositivo de controlo automático de volume/intensidade sonora. O compressor controla/limita o excesso de intensidade de som que entra no sistema acima do limite (Threshold) pré-determinado. Na razão 4:1 (ratio), significa que para cada 4 dB de incremento input de sinal acima do limite (threshold) o compressor apenas deixa passar 1 dB. O compressor permite suavizar os sons de grande intensidade, controlar as grandes variações de dinâmica/ intensidade e tornar os sons suaves mais agressivos, com mais “punch” , muito usado na música hip-hop. Quanto ao uso do compressor, de puxar os sons de baixa intensidade e atenuar os de muita intensidade tive a ver e tens razão. Mas o fenómeno do "clip" penso que nem sempre tem a ver com má captação, porque se tens um bombo a clipar, penso eu que não será pela maneira como está captado, mas pela definição que tens da captação no sistema. Mas isto sou eu a falar, é mesmo só a ideia que tenho! Para esclarecer a dúvida, que alterações é que se fizeram à captação do baixo no teu caso para o sinal deixar de clipar?
MISSOM Última edição de JoãoCampos : Dom, 10 de Janeiro de 2010 às 13:53. |
![]() |
![]() |
![]() |
#4 |
![]() Membro desde: 13-Dez-2009
Local: Massama
![]() |
Um compressor é um processador de dinâmicas. Por miúdos:
Um compressor limita os "volumes" mais altos. Escolhe-se o ponto onde se quer que ele actue (threshold) e a relação de ganho e compressão (ratio). Um compressor usa-se quando existe uma dinamica demasiado alta para a podermos ouvir convenientemente, imaginemos uma musica onde um cantor canta normalmente, e depois tem um refrao bem forte. Se fizermos som no refrão, os versos não se vao ouvir. Esta e a funçao de um compressor, tirar dinâmica á fonte. Um compressor não tira clips porque é ligado por insert, e assim está sempre depois do pré-amplificador. Os loud das aparelhagens são compressores multi-banda. Bem já e uma coisa mais complicada, mas imaginem que tem um compressor só para os agudos, outro só para os médios, e outro só para o grave. É por isso que para alem de comprimir, também dá a sensação de equalizaçao. Este tipo de compressor é muito usado em masterização. A verdade e que um compressor também e usado de forma mais artística e não tão linear. Mesmo que nao haja problema de dinâmicas, usa-se um compressor porque simplesmente se procura aquele timbre, e na verdade este nao tem so 2 botões. Tamb tem coisas como o ataque que pode dar muito jeito. Espero ter ajudado: Alexandre Gonçalves ![]()
![]() |
#5 |
![]() Membro desde: 15-Nov-2007
Local: Malveira
![]() |
Comé Pessoal..
Tenho aqui uma dúvida! Quando se referem aos "Clips" o que significa? -São falhas que ocorrem na gravação/captação ou é algo mais específico? Kid, muito obrigado pelo excelente post que nos apresentas-te, pelo menos para mim foi bastante útil. Abraço. Última edição de Carvox : Dom, 10 de Janeiro de 2010 às 20:26. |
![]() |
![]() |
![]() |
#6 |
Membro desde: 13-Abr-2006
Local: Alverca
![]() ![]() |
O clip que nos estamos a referir é o corte que acontece nas ondas sonoras antes delas atingirem o seu máximo ou o seu mínimo natural.
Kid, o clipar é, a meu ver, sinal de má captação ou preguiça. Se um sinal está a clipar, é lógico que qq engenheiro de som vai atenuar os dbs de entrada de maneira a que não haja o fenómeno de clipagem. Era a isso que me referia. ![]() Grande abraço, Joel. |
![]() |
![]() |
![]() |
#7 | |
![]() Membro desde: 15-Nov-2007
Local: Malveira
![]() |
Citação:
![]() |
|
![]() |