Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual")
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") O local para debater aspectos técnicos sobre a bateria e percussão. Uma espécie de sala de aula conjunta online permanente! Rudimentos, Afinação, Exercícios, Postura, Prática, Truques, Esclarecimento de Dúvidas, Dicas e Partilha de Conhecimento! O verdadeiro Workshop Virtual!
ATENÇÃO: Não publiques divulgações/anúncios de concertos e/ou workshops nesta secção! Obrigado!

Resposta
Opções
Não lido Seg, 11 de Abril de 2011   #1
TiagoBernardo13

Membro desde: 15-Jan-2011
Local: Lousa
TiagoBernardo13 é uma quantidade desconhecida por enquanto
Como devo apertar o Prato ?

Boas Pessoal,

Há algum tempo comprei um prato splash de 10", é um Paiste PST3 de gama baixa, e desde aí que procuro sacar um som razoável dele xD Já tenho tentado apertá-lo muito, pouco e nem muito apertado nem desapertado, penso que talvez a melhor maneira de o ter seja bem apertado.

E então espero a vossa opinião xD como acham que devo apertá-lo de forma a sacar melhor som do prato ?

Cumprimentos Bateristas
TiagoBernardo13 não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 11 de Abril de 2011   #2
Miguel Tavares

Membro desde: 4-Ago-2010
Local: Lisboa
Miguel Tavares será famoso em breveMiguel Tavares será famoso em breve
Re: Como devo apertar o Prato ?

Como já te devo ter dito, sacar um bom som desse prato realmente é dificil
Acho que apertar muito ou pouco, a meu ver, não altera muito o som do prato, apesar de não me lembrar de fazer esse teste recentemente...
Sempre usei os pratos soltos, mas não a ponto do prato não parar de mexer-se quando lhe dou um toquezinho, nem sei muito bem porquê que o faço, apenas me sinto mais confortável a tocar num prato solto do que apertado...
Miguel Tavares não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 11 de Abril de 2011   #3
Bernardo

Membro desde: 29-Out-2009
Local: Porto
Bernardo tem uma aura espectacular à voltaBernardo tem uma aura espectacular à voltaBernardo tem uma aura espectacular à volta

É como tu próprio dizes ... Só pelo prato, como queres sacar um bom som propriamente dito? Queres que por magia se torne num HHX ou quê?
Contudo, tem cuidado, não te ponhas a apertar demasiado os pratos a pensar que dá melhor som ... Nem por sombras. Depois o que poderá acontecer são rachadelas; keyholes ... Não queiras isso! Além de que estás a matar o som do prato.
Eu gosto de deixar o prato, em termos de aperto, gosto de o deixar a soar naturalmente conforme as suas características... Nem muito nem pouco apertado, o suficiente.

Abraço.
Bernardo não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 12 de Abril de 2011   #4
TiagoBernardo13

Eu fiz a pergunta por mera curiosidade, porque conheço um baterista que o Tavares conhece que é o Hélio, e ele usa sempre o Splash de 10" bem apertado e o de 12" um série K a meio termo.

Eu já experimentei de todas as maneiras, e saquei melhor som com ele bem apertado, mas vá obrigado pelas opiniões e continuem a vir mais opiniões :D
Não lido Ter, 12 de Abril de 2011   #5
serrinha

Membro desde: 28-Out-2007
Local: Valença
serrinha é uma jóia em brutoserrinha é uma jóia em brutoserrinha é uma jóia em bruto

Pah, na minha opinião um prato bom soa bem de qualquer maneira, e um prato mau soa mal de qualquer maneira...
serrinha não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 12 de Abril de 2011   #6
Miguel Tavares

Citação:
Mensagem Original de TiagoBernardo13 Ver Mensagem
Eu fiz a pergunta por mera curiosidade, porque conheço um baterista que o Tavares conhece que é o Hélio, e ele usa sempre o Splash de 10" bem apertado e o de 12" um série K a meio termo.

Eu já experimentei de todas as maneiras, e saquei melhor som com ele bem apertado, mas vá obrigado pelas opiniões e continuem a vir mais opiniões :D
Ele provavelmente usa os splashs assim por mero gosto pessoal... Apenas não apertou o K como aperta o ZXT porque o prato não era dele e podia rachar
Não lido Ter, 12 de Abril de 2011   #7
TiagoBernardo13

ahahah LOOL
Não lido Ter, 12 de Abril de 2011   #8
João Isaac

Membro desde: 2-Ago-2006
João Isaac será famoso em breveJoão Isaac será famoso em breve

Temos que ver que o splash é um prato rápido, não tem um sustain grande, portanto, apertado não irá mudar muito o som, o que pode fazer, e como Punk já disse muito bem é causar rachadelas, as vibrações que o prato vai sentir são muito bruscas, mais dia menos dia o prato racha, disso nao tenho duvidas.
Se o prato for um crash ou um ride com muito sustain ao apertares vais cortar as vibrações logo ai o prato não irá soar tanto tempo, mas não faz nada bem ao prato.

Não queiras que um prato de gama baixa seja espectacular...

Abraço
Não lido Qui, 14 de Abril de 2011   #9
TiagoBernardo13

Obrigado a todos

Vou começar a usá-lo desapertado para ele soar mal duarante mais tempo ahah

Continuem a Batucar nos Tuperwares
Não lido Qui, 14 de Abril de 2011   #10
Dreamdrummer

Membro desde: 22-Out-2010
Dreamdrummer está no bom caminho

Citação:
Mensagem Original de Miguel Tavares Ver Mensagem
Como já te devo ter dito, sacar um bom som desse prato realmente é dificil
Acho que apertar muito ou pouco, a meu ver, não altera muito o som do prato, apesar de não me lembrar de fazer esse teste recentemente...
Sempre usei os pratos soltos, mas não a ponto do prato não parar de mexer-se quando lhe dou um toquezinho, nem sei muito bem porquê que o faço, apenas me sinto mais confortável a tocar num prato solto do que apertado...
Curioso também tenho esse hábito , soa-me melhor o prato se tiver mais "solto"...
Dreamdrummer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 15 de Abril de 2011   #11
serrinha

serrinha é uma jóia em brutoserrinha é uma jóia em brutoserrinha é uma jóia em bruto

Citação:
Mensagem Original de Dreamdrummer Ver Mensagem
Curioso também tenho esse hábito , soa-me melhor o prato se tiver mais "solto"...
É normal, porque o prato estando mais "solto" vibra mais e vais soar mais, se estiver apertado as vibração são mais reduzidas!
Não lido Sex, 15 de Abril de 2011   #12
Bernardo

Bernardo tem uma aura espectacular à voltaBernardo tem uma aura espectacular à voltaBernardo tem uma aura espectacular à volta

Citação:
Mensagem Original de serrinha Ver Mensagem
É normal, porque o prato estando mais "solto" vibra mais e vais soar mais, se estiver apertado as vibração são mais reduzidas!
Por essa ordem de ideias, já que um ZBT soa mal e soa mais vale apertá-lo para reduzir ao máximo as vibrações
Não lido Sex, 15 de Abril de 2011   #13
Miguel Tavares

Citação:
Mensagem Original de Punksongsdrummer Ver Mensagem
Por essa ordem de ideias, já que um ZBT soa mal e soa mais vale apertá-lo para reduzir ao máximo as vibrações
O meu ZBT soa mal de qualquer das maneiras
Não lido Sex, 15 de Abril de 2011   #14
Bernardo

Citação:
Mensagem Original de Miguel Tavares Ver Mensagem
O meu ZBT soa mal de qualquer das maneiras
Sim, eu sei ... Por isso do menos mal aperta-se mais assim ele cala-se mais rapidamente!
Não lido Sex, 15 de Abril de 2011   #15
serrinha

Citação:
Mensagem Original de Punksongsdrummer Ver Mensagem
Essa foi boa!!
Não lido Sex, 15 de Abril de 2011   #16
enes

Membro desde: 8-Fev-2008
Local: esposende/ caracas VEN
enes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luz

normalmente quando compras um prato novo até diz como posiciona-lo, como bater com a baqueta e nao estar apertado em demasia....
o resto sao batatas....
saor bem ou soar mal é uma questao de gostos... para ti pode soar mal e eu estar ao teu lado e dizer que para mim soa bem...
nao é apertando ou desapertando que irá soar melhor.... só irás atenuar as vibraçoes e provocar lesoes no prato.

o resto sao b. fritas
Não lido Sex, 15 de Abril de 2011   #17
TiagoBernardo13

Citação:
Mensagem Original de enes Ver Mensagem
normalmente quando compras um prato novo até diz como posiciona-lo, como bater com a baqueta e nao estar apertado em demasia....
o resto sao batatas....
saor bem ou soar mal é uma questao de gostos... para ti pode soar mal e eu estar ao teu lado e dizer que para mim soa bem...
nao é apertando ou desapertando que irá soar melhor.... só irás atenuar as vibraçoes e provocar lesoes no prato.

o resto sao b. fritas
EHEHEHEH grande Enes ainda tenho o ride que me vendeste

E é melhor prato que tenho

O resto são batatas fritas ahahah

Vão mas é bater nos Tuperwares
Não lido Sex, 15 de Abril de 2011   #18
enes

Membro desde: 8-Fev-2008
Local: esposende/ caracas VEN
enes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luz

Citação:
Mensagem Original de TiagoBernardo13 Ver Mensagem
EHEHEHEH grande Enes ainda tenho o ride que me vendeste

E é melhor prato que tenho

O resto são batatas fritas ahahah

Vão mas é bater nos Tuperwares
lol
iú nau uada mine...
um abraço para ti e para o salao de cabeleireira... lol
Não lido Sex, 15 de Abril de 2011   #19
TiagoBernardo13

Citação:
Mensagem Original de enes Ver Mensagem
lol
iú nau uada mine...
um abraço para ti e para o salao de cabeleireira... lol
eheh nao percebi a do "iú nau uada mine" mas pronto ficamos nas batatas fritas xD

Resposta

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
Um prato começou a rachar... O que devo fazer? vpsb Pratos (Cymbals) 15 Qua, 23 de Fevereiro de 2011 01:52
Como limpam os vossos pratos Vintage? (pratos sem brilho) limpeza limpar prato sujo danielpereira Pratos (Cymbals) 5 Sex, 5 de Março de 2010 15:36
'Avaria'! Capa de Cobertura do Bombo estalada - Como reparar? O que devo fazer? Opinem! TRex Tutoriais, Bricolage e Faça-Você-Mesmo 24 Qui, 15 de Maio de 2008 17:23

São agora 00:48. (horário GMT +1)

Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2025, Fórum BateristasPT.com