![]() |
![]() |
![]() |
|
Página Principal | Registar | FAQ | Membros | Calendário | Mensagens de Hoje | Pesquisar |
Aconselhamento para a compra de material Peçam ajuda aqui para decidirem sobre o material que querem comprar |
![]() |
Opções |
![]() |
#1 |
![]() Membro desde: 17-Fev-2008
Local: Oliveira de Azeméis/Caldas da Rainha
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
Amplificação e Mesa de mistura
Não sei se este é o devido lugar para postar isto, mas se não for, peço a um mod que o mude.
É o seguinte. Eu e a minha banda estamos a avançar a nivel musical, e então, com concertos em palco á vista, queriamos comprar uma mesa de mistura decente. 2 guitarristas, baixista e baterista. No que toca á amplicação de bateria, já tenho um pack em mente, que é isto. Não é grande coisa, mas é mesmo para amplificar em inventos pequenos. Em relação á mesa, gostaria que me dissessem, srs. entendidos (xp), se isto é porreiro(para quem tenha). Gostaria de saber também se é amplificada(parece ser, não tem entrada para pré-amp, e fala lá em "mic preamps". Eu de baterias percebo o básico, mas de mesas de mistura.. Agradeço o tempo disponibilizado pela leitura. E agradecia também que me ajudassem. Abraço. |
![]() |
![]() |
![]() |
#2 |
![]() Membro desde: 21-Ago-2006
Local: Coimbra
![]() ![]() ![]() |
Re: Amplificação e Mesa de mistura
Olá!!!
acho que nunca usei esses micros em nenhum concerto onde tenha feito som. quanto à mesa... peavey é assim tipo..... um bocado pro.... mau..... de qualquer forma esta mesa não é amplificada. necessita de um amp externo. mic preamps são os pré amplificadores dos canais de microfone, ou seja, como o sinal de microfone é muito fraco (cerca de 0.125 V) quando comparado com os sinais de linha (0.725V) necessitam de muito mais pre-amplificacao. agora quanto ao material que tu precisas, se queres uma solução com um minimo de qualidade, tens que dispender de algum dinheiro. mesa, podes tentar arranjar uma das novas yamaha analogicas, algumas já trazem uma especie de compressor por canal e é uma mesa de qualidade aceitavel. colunas, aqui tu tens muita escolha mesmo, tens que primeiro definir se queres colunas activas ou passivas e depois dessa decisão procurar os modelos que sejam adequados para a vossa utilização. era mais facil tu dizeres quanto é que vocês querem gastar com tudo isto. |
![]() |
![]() |
![]() |
#3 |
![]() Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Maia
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
bem, se kiseres um pack "barato" tens k apartida comprar o outro pack que tras overheads k fica a volta de 160 ja com cabos
para a mesa tenta ver as behringher que preço qualidade sao muito boas, trazem efeitos e phantom power mais 2 tripes para overheads e fica-te isso tudo a volta de 300/350 euros. |
![]() |
![]() |
![]() |
#4 |
Membro desde: 21-Dez-2006
Local: Tercena
![]() ![]() |
quanto aos micros nao sei, por isso so te posso aconselhar quanto a mesa: +/- pelo preço da outra, tens esta. e soundcraft (uso e nao me queixo) e tem representantes por todo o lado... (convem tambem escolher uma marca que de alguma assistencia né?). é amplificada, por isso podes ligar 2 colunas passivas (por exemplo monição de palco).
tb tens a cena que o tasse disse, dos packs da behringer, que nao costumam ficar atras na relação qualidade preço... abraço, Gil
![]() |
#5 |
Um obrigado pelas respostas.
cybersurfer: Obrigado pelo esclarecimento. Colunas já temos, 2 de 500w. Queriamos uma mesa que não fosse muito cara, tipo 250€ + ou -. _TASSE_: Existem na MusicStore 3 packs. Vou comprar o II, depois compro o III, quando a situação financeira estiver razoavel, pois são os meus pais que me sustentam, e com 17 anos não ganho para tanto. Em relação ás mesas da behringer, o pré-amp tem de ser da mesma série? Tipo, uma de 12 canais, 250W x2 + pre-amp ficava por quanto? É que as mesas vejo na boa, agora os pre-amps e que não sei ver quais servem. João Gil: A mesa parece ser o ideal: pre-amplificada e sem grandes complicações. Qual é a potencia de cada saida? Mais uma vez agradeço as respostas. Abraço. |
![]() |
![]() |
![]() |
#6 |
![]() ![]() ![]() |
acho que ainda não percebeste bem o que é um pré amp, qualquer via de uma mesatem um pre amp. o que tu provavelmente queres dizer é que queres uma mesa amplificada ou powered.
atenção que aquela soundcraft não é amplificada. uma mesa amplificada é um bocado mais cara que uma mesa normal, olha este por exemplo http://www.musicstore.de/is-bin/INTE...mpTo=OfferList é behringer, mas tem poucos canais, provavelmente não é o suficiente para as vossas necessidades |
![]() |
![]() |
![]() |
#7 | |
Local: Bobadela/Lisboa
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
Citação:
Essas colunas que vocês já têm não são amplificadas, pois não? Partindo do princípio que não são, vocês vão precisar de umas das seguintes soluções: 1. Mesa de mistura amplificada (esquece os pre-amps dos micros, isso não tem nada a ver para o assunto). Se forem para a mesa amplificada, terão de arranjar uma potente, com pelo menos uns 400W por canal (não sei se arranjam a preços acessíveis). No caso da mesa ser amplificada, só precisam de ligar a mesa às colunas não amplificadas e tá o sistema montado. 2. Mesa não amplificada + amplificador (power-amp). Neste caso, têm de arranjar um amp que vos dê os tais mínimos de 400 W por canal (o ideal seria os 500W). Se compram um amp de 200W por canal as colunas irão ficar em subrendimento e isso poderá criar mau som porque não tiram partido da potencia das colunas. Nesta solução, têm de andar atras com a mesa, o amplificador mais as colunas e ligar isto tudo, o que significa mais cabos, mais peso, mais espaço nos carros e o resultado final é pouco prático para aplicações ao vivo. Quanto à mesa, não pensem em mesas com menos de 16 canais. Pensa que se vais micar a bateria completa, vais ocupar sempre no mínimo 5 canais. Se usares overheads, são mais 1 ou 2 canais o que dá um total de 7 canais ocupados (no mínimo). Depois, tens mais 2 guitarras e mais o baixo o que dá 9 a 10 canais ocupados pelos instrumentos. Falta a voz, ou as vozes, que são mais 1 ou quantos micros de voz precisarem. Normalmente ao vivo e em bares pequenos nunca se mica a bateria toda porque não vale a pena. É tempo perdido e sem resultado prático justificável. Se só têm 250 euros para a compra da mesa+amp ou mesa amplificada, aconselho a procurarem no mercado de usados, porque novo acho que com esse valor não conseguem comprar o que precisam.
![]() |
![]() |
#8 | |
![]() Membro desde: 16-Abr-2006
Local: qta do conde
Citação:
|
|
![]() |
![]() |
![]() |
#9 | |
Membro desde: 21-Dez-2006
Local: Tercena
![]() ![]() |
Citação:
![]() ja agora, aproveito para acrescentar que para actuar ao vivo preferiria sempre mesa+amp, embora fique um bocado mais caro...
![]() |
![]() |
#10 | |
Citação:
Acho que para começar e para pequenos sistema de som, a solução mesa amplificada + colunas é o ideal.
![]() |
![]() |
#11 |
![]() ![]() ![]() |
ou então mesa + colunas activas. isto é literalmente à vontade do freguês :D
|
![]() |
![]() |
![]() |
#12 | |
Citação:
Aliás, o meu sistema preferido no que toca a portabilidade e que acaba por ter preços acessíveis, é mesmo o que referes: mesa + colunas amplificadas. Este sistema tem a vantagem de mais tarde quando for necessário fazer um upgrade ao sistema, poder usar as colunas como monitores de palco. Esse sistema também perminte usar as colunas como monitores de palco em locais que já haja um PA instalado.
![]() |
![]() |
#13 |
cybersurfer: Estava-me a referir a uma mesa que não seja amplificada. Isto é, qualquer pre-amp serve para qualquer mesa? E essa Europower parece ser o ideal. O porquê mais abaixo.
Miguel Martinho: Os principios básicos ainda sei xp. Já tivemos um concerto num bar, e realmente não precisei de micagem. Mas só vou usar 6 canais para bateria - 4 para o kit, 1 para choques e 1 overhead e só em palco. E as colunas não são amplificadas. No geral: Queriamos uma mesa que não desse complicações, seja facil de montar e o ideal mesmo. Tipo, 12 canais, amplificada e com alguma potencia. Como as colunas são de 500w cada, uma mesa com 250w por canal derá servir? E mais uma vez, um obrigado pelo tempo. Btw, o que acham desta? http://www.miau.pt/leiloes/leilao.jsp?offer_id=6082591 Depois era preciso um pre-amp. E como perguntei em cima, qualquer um serve? Existe alguma diferença em ter 16 canais mas só com 8 reguladores? (Não sei se me fiz entender. Mas pronto x) ) Abraço. Última edição de Campos : Seg, 25 de Fevereiro de 2008 às 22:32. |
![]() |
![]() |
![]() |
#14 |
![]() ![]() ![]() |
tu ainda não percebeste bem a cena dos pre-amps. esquece isso lol. cada via de uma mesa tem 1 preamp.
uma mesa de 16 canais com 8 regulares, ou seja, tens uma mesa que tem 8 canais mono de microfone/linha e os restantes canais stereo, ou seja cada via tem 2 canais (esq + drt). nunca usei esta série da behringer, por isso não te sei dizer se é bom ou é mau (quer dizer, é behringer..... o nome diz tudo ![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
#15 |
cybersurfer: Para uma mesa não amplificada, é preciso um pre-amplificador, ou não?
Referia-me a um amplificador, como foi referido em cima. |
![]() |
![]() |
![]() |
#16 |
![]() ![]() ![]() |
para uma mesa não amplificada precisas de um amp/power amp para alimentar as colunas. pre amp é algo diferente
![]() precisas de uma mesa de mistura amplificada, ou de uma mesa de mistura e um amplificador. agora é à vontade do fregues. procura por material da dynacord, eles têm mesas amplificadas interessantes, apesar de não me recordar dos preços |
![]() |
![]() |
![]() |
#17 |
Campos:
Andas aí com alguma falta de informação acerca do sistema de som de palco, chamado de PA. Tal como o cybersurfer disse, esquece os pre-amps. Já agora, um pre-amp, de um modo simples, é um amplificador de sinal de baixa potência que permite que certas fontes cheguem à mesa com sinal forte para que este seja mais fácil de controlar/mais qualidade sonora. Ou seja, no sistema, o pre-amp está antes da mesa. O amplificador de PA/power-amp é metido depois da mesa ![]() Para todos os efeitos, esquece que existem pre-amps por agora. O que tu precisas caso compres uma mesa não amplificada é um aparelho deste género (um power amp): ![]() Este amplificador é colocado no sistema entre a mesa e as colunas. OU seja, vai ser o amplificador que vai dar som às colunas. Como tens umas colunas de 500 W tens de comprar um amp que tenha um potencia aproximada a 500W. Antes de comprares o amp, convem saberes a quantos Ohms trabalham as colunas. Se forem 500W a 4 Ohms, terás de comprar um amplificador que te dê algo tipo 450/500W a 4 Ohms. Nota: Parece-me que vai ser complicado arranjares um amp com esta potência por menos de 300 euros. A mesa do Miau que deste como hipótese é limitada para o que queres. Tem poucas vias. Acerca de mesas usadas, se chegares a optar por esta solução convém fazeres testes à mesa antes de dares o dinheiro ao vendedor. Se a mesa tiver ruídos vais ficar enganado.
![]() |
#18 |
Membro desde: 14-Jan-2008
Local: Santa Iria da Azóia
Boas!
Estou um bocado como na situação do Campos... Com mudanças de banda, trocas de elementos, todos nós sabemos a importância de se fazer bem os investimentos, que mais tarde possam ser relativamente fáceis de recuperar. Ora bem, no meu caso, sempre foi assim, comprávamos todos --- vendiamos todos.. o que acontece foi que fui ficando com algum material meu, que fui guardando. De momento só me falta um micro para o bombo, e um tripézito. Já agora agradecia que me dissessem se acham que este é a melhor opção para a carteira. http://www.musicstore.de/is-bin/INTE...mpTo=OfferList Abraços |
![]() |
![]() |
![]() |
#19 |
![]() Membro desde: 18-Jan-2008
Local: Fatima
![]() ![]() |
Boas,
eu tou na mesma situação, queremos(banda) comprar uma mesa, tava a pensar numa yamaha, mas umas são digitais, outras analogicas, e eu n percebo nada disto, lol, alguém me sabe dizer quais são as diferenças (vantagens/desvantagens)? ja agora o que acham disto? era boa compra? http://www.musicstore.de/is-bin/INTE...mpTo=OfferList Obrigado ![]() Última edição de gfpa88 : Ter, 25 de Março de 2008 às 00:41. |
![]() |
![]() |
![]() |
#20 |
![]() Membro desde: 18-Ago-2006
Local: Amesterdão
Mas q espécie de concertos vais dar? se for para bares e afins, micar o bombo é + do q suficiente, nos gigs grandes normalmente tens backline
|
![]() |
![]() |
![]() |
#21 | |
![]() Membro desde: 18-Ago-2006
Local: Amesterdão
Citação:
|
|
![]() |
![]() |
![]() |
#22 |
![]() Membro desde: 18-Jan-2008
Local: Fatima
![]() ![]() |
sim é para bares. eu tenho um pa, ainda da para ir safando, mas é fraquinho e velhinho, nem sei qual é a marca. o problema é que eu vejo outras bandas com pa's de 2000 euros, e não sei se este é suficiente.
|
![]() |
![]() |
![]() |
|
|
![]() |
||||
Assunto | Autor do Assunto | Fórum | Respostas | Última Mensagem |
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste | João Timbalão | Pratos (Cymbals) | 43 | Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13 |
[Entrevista] Anthony King - Baterista norte-americano a trabalhar no Brasil | Felipe Basilio | Bateristas e Percussionistas | 2 | Qua, 30 de Junho de 2010 15:24 |
PRATOS - História, Ligas e Métodos de Produção | Gibraltar | Pratos (Cymbals) | 16 | Sex, 27 de Fevereiro de 2009 16:30 |
[Entrevista] Nicko McBrain - Baterista de Iron Maiden | Leodreammer | Bateristas e Percussionistas | 5 | Dom, 15 de Fevereiro de 2009 18:40 |