![]() |
![]() |
![]() |
|
Página Principal | Registar | FAQ | Membros | Calendário | Mensagens de Hoje | Pesquisar |
Bandas e Música em geral Aqui fala-se da música e das suas tendências, das bandas e dos seus músicos, bem como dos álbuns (CDs e CVDs de música não considerados como didácticos ou de aprendizagem de bateria). |
![]() |
Opções |
![]() |
#106 | |
![]() Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
Re: Opiniões sobre o Jazz
Citação:
![]() Já agora, o Colaiuta tem uma longa lista de participações com bandas de rock, portanto, o facto de tocar com Megadeth não foi uma escapadela exclusiva do mundo do jazz para tocar metal assim do nada. Por falar em Colaiuta, ainda no outro dia o vi no canal iConcerts a tocar com o Jeff Beck.
![]() |
![]() |
#107 |
![]() Membro desde: 27-Ago-2010
Local: Santo Andre
![]() |
Sim é verdade mas também acredito que seja um caminho muito mais fácil de percorrer do que o contrário.
É muito mais fácil caminhar quando se tem bases sólidas, e também é verdade que estamos neste caso a falar de casos excelentes, mas quem tem a técnica que eles têm ou similar é muito mais fácil a adaptação. Além de que é gente que não pode nem quer perder muito tempo nos estúdios, habituada a tocar com muita gente de topo e em que o entendimento é muito mais fácil. Mesmo quando não têm a pauta na frente, a maior parte das vezes adivinham o que vem a seguir e muitas vezes superam as expectativas e acrescentam o seu cunho pessoal. E também só são chamados a tocar noutros estilos porque conseguem desempenho apropriado. Ninguém quer gravar heavy com um baterista que cheira a jazz, se o chamam é porque sabem que ele toca apropriadamente e não têm que ir outra vez para a escola. |
![]() |
![]() |
![]() |
#108 |
Mas isso acontece com qualquer músico de sessão, seja ou não do jazz.
![]() |
#109 |
![]() |
sim mas não sei se a facilidade será a mesma
|
![]() |
![]() |
![]() |
#110 |
não me parece que o terry bozzio ou o mike mangini apresentem grandes dificuldades a fazer trabalhos de freelancer.
Acho que tudo se resume a o baterista ser bom ou não, a área musical de onde vem parece-me irrelevante.
![]() |
#111 |
![]() |
Sim é verdade mas ser bom baterista inclui estar à vontade no jazz.
Lá está, andamos aqui às voltas e para se ser bom baterista, quanto a mim é necessário possuir técnica suficiente para nos podermos movimentar em qualquer área, e o jazz será porventura a que exige mais de qualquer instrumentista. Se estiveres bem ai será mais fácil entrares pelo resto, continuo a pensar que depois de subires o Evereste a Estrela é quase um passeio de fim de semana. |
![]() |
![]() |
![]() |
#112 |
Continuo a não perceber se incluis os músicos de música clássica nessa tua tese de que no jazz é onde estão os melhores.
Certamente que nem a todos os bateristas interessa minimamente tocar jazz e não é por isso que são menos bons.
![]() |
#113 |
![]() |
Miguel
A música clássica é um mundo muito grande como sabes, e claro que existem ai muitos e grandes músicos. A questão é que neste tipo de música não existe quase margem para espontaneidade o que aliás é muitas vezes motivo de conflito entre os grandes solistas e os maestros. É uma questão de interpretação e com maestros menos versáteis; quem manda é o chefe ![]() De qualquer modo, quer para uns quer para outros existe uma pauta e um compositor a respeitar, e também porque se andarem 120 gajos a fugir à pauta, nunca mais ninguém se entende. É claro que muitos desses músicos procuram experiências diferentes noutras áreas e a sinfónica influenciou muito e bem, outras áreas incluindo o rock. Mas, o que se passa com estes músicos muitas vezes, é que se lhe tirares a pauta da frente, eles ficam a anhar porque a sua educação musical foi feita de uma relação instrumento/pauta difícil de separar. É claro que os mais versáteis e espontâneos, acabam sempre por dar o salto para outras experiências e o jazz é muitas vezes o escolhido precisamente porque é um campo onde tu podes tocar a pauta e ao mesmo tempo "fugir" dela numa liberdade difícil de encontrar noutra área. Tens espaço para criar e exprimir os teus sentimentos e claro que quanto mais técnica tiveres melhor o farás. E claro que há muitos bateristas que conseguem conviver bem no jazz, mas que por razões diversas não querem nada com ele. Não é por isso que não são bons bateristas. Agora também há muitos que têm esta atitude porque é um caminho árduo a percorrer e optam por outros caminhos mais fáceis. Também não os censuro, cada um sabe de si. ![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
#114 | |
Citação:
Se para tocar rock ou metal não se pedem cursos, só isso dá uma liberdade para o músico fazer o que quiser. Daí haver metal misturado com jazz, bossa, musica classica, musica de origens orientais, etc., etc. Guitarras com distorção pesada e limpas, teclados orquestrais e pianos, baterias electronicas misturadas com acusticas, instrumentos clássicos e tradicionais. No rock/metal há de tudo. POrtanto, mais liberdade que isto é impossível. Eu tenho uma banda de metal e o baixista veio do conservatório e o instrumento base era o violoncelo. Mas claro, ele toca bem teclas, bem guitarra, bem baixo... cantar é que não, mas pronto, não se pode ter tudo ![]() Depois, o metal está mais ligado à música clássica que o jazz devido ao som, devido à exploração dos graves e mesmo a nível de alguns tipos de acordes que são usados no metal que vêm directamente da música clássica (procura por Tritone Chord - chamado o acorde do diabo). Há inclusive o Metal Sinfónico que tem bastantes características da música clássica. Isto tudo para dizer que é falso que o jazz tem mais liberdade que outro estilo. É impossível um estilo que assenta as suas bases na formação (jazz) ter mais liberdade que um estilo que assenta as suas bases na exploração e na mistura de tudo o que se ouve (rock/metal).
![]() |
![]() |
#115 |
![]() |
Miguel
Desculpa mas discordo (também, se concordasse-mos todos isto seria muito mau) A música é por si só uma arte que tem o poder de conseguir colocar todos a falar com todos, é algo que nos transporta para uma linguagem universal, dinâmica em que realmente todos nos podemos entender. ![]() Felizmente, vivemos num mundo em que os cruzamentos e casamentos entre os mais variados tipos de musica são cada vez mais frequentes e desejados. Agora, o rock apareceu depois do jazz e quanto a mim, tecnicamente evolui muito menos, o seu ritmo base continua a ser o mesmo, e de uma maneira geral, vive muito das canções mais ou menos simples, apesar de todas as derivações e evoluções feitas ao longo destes 50 anos. Aquilo que mudou essencialmente, foi a procura de sonoridades, com efeitos e amplificações cada vez mais robustas. É claro que os músicos também evoluíram e cresceram muito na sua técnica, isso não está em causa. Mas a essência continua lá mais ou menos hard. É claro que temos a tal mistura com sonoridades e arquitecturas muito mais sinfónicas a partir dos anos 70, Genesis, Yes e por ai fora, também com elementos folclóricos que os músicos foram introduzindo a partir das suas raízes. E depois as experiências da fusion e é ai que discordo contigo porque foram os músicos do jazz que iniciaram esse movimento de misturar técnicas jazisticas com sonoridades trazidas do rock como as guitarras em distorção por ex. É claro que muitos músicos do rock vieram por arrasto, e trouxeram o seu som, mas fizeram-no numa arquitectura mais complexa quer rítmica quer tonal. E essas dinâmicas são características do jazz, não do rock. Mas tudo isto nem é muito importante, quem é que influenciou quem, o importante é a abertura que os músicos possam ter à musica em si e não se fecharem seja em que estilo for. |
![]() |
![]() |
![]() |
#116 |
Mas o Jimmi Hendrix veio do jazz?!
![]() O Hendrix foi talvez pioneiro na arte de misturar tudo com uma guitarra eléctrica. Depois, o rock descende do blues e não do jazz. Daí o conceito de construção das temas ter uma base simples em que tudo o resto cresce à sua volta. A magia e a simplicidade de Pink Floyd continua a ser uma obra de arte e com temas feitos com meia dúzia de notas. Portanto, o facto de ter muitas ou poucas notas, muitas alterações rítmicas é um bocado irrelevante. Falas e muito bem no rock progressivo em que de simplicidade normalmente tem pouco. Basta ouvir Yes ou Rush para se perceber que não estamos a falar um 4/4 tocado a direito. Para mim, o rock expandiu-se muito mais que o jazz porque abriu as portas a tudo ao contrário do jazz. Concordo contigo quando dizes "o importante é a abertura que os músicos possam ter à musica em si e não se fecharem seja em que estilo for." Mas tu ao quereres colocar o jazz no cadeirão e o resto na plateia parece-me que não estás a seguir bem este pensamento. ![]() Edit: Nós andamos é aqui às voltas e não saímos do mesmo!! ![]()
Baquetas BateristasPT-Missom Última edição de Miguel Martinho : Qua, 13 de Outubro de 2010 às 17:28. |
![]() |
![]() |
![]() |
#117 | |
![]() Membro desde: 17-Jan-2007
Local: Barcelona
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
Citação:
Mas o mais relevante é que o jazz é uma música aberta a outras sonoridades desde sempre: desde que começou por ser uma adaptação das músicas dos escravos conjugada com o mardi gras e outras tradições dos negros da zona de New Orleans; passando pela integração dos ritmos afrocubanos e brasileiros (Stan Getz); depois, pela incorporação das linguagens do funk (Miles Davis); depois ainda com o rock (Mahavishnu Orchestra); também com imensas músicas étnicas (Shakti) e mesmo com o hiphop (Miles Davis). Repare-se que só utilizei um nome como exemplo de cada uma das fusões que referi, mas há muitos mais exemplos em cada uma delas, e ainda muitas outras fusões que nem referi, por ignorância e por falta de lembrança. Portanto, não, o jazz não é um estilo de música fechado, nem nunca foi. |
|
![]() |
![]() |
![]() |
#118 |
Mas como fiquei a saber que Joss Stone não é jazz, portanto, não conta!
![]() Eu percebo o que queres dizer e aceito isso na boa, porque sei bem o espectro largo que o jazz tem em termos de sonoridades. Principalmente porque a evolução dos diversos estilos permite aos outros fundirem novas ideias. Eu acho que todos os géneros acabam por cruzar-se em muitos pontos e momentos, daí achar que não há estilos superiores.
![]() |
#119 |
Claro que não há estilos superiores!
Excepto o FUNK, claro, que é o melhor de todos. ![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
#120 |
Então vai ser o próximo estilo a ser debatido?!
![]()
![]() |
#121 |
Acho que não vale a pena, e explico o porquê com uma foto:
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
#122 | |
![]() |
Citação:
Acho é que preciso perceber porquê, e a explicação que encontro é; alem dessa abertura que referes, a capacidade técnica que lhe permite adaptar-se bem aos mais variados estilos, introduzir e receber novos elementos, dos quais têm resultado as mais surpreendentes misturas e sonoridades. |
|
![]() |
![]() |
![]() |
#123 |
![]() Membro desde: 16-Jan-2007
Local: Leiria
Malta, até o próprio Paul DiAnno ex-vocalista dos Iron Maiden, foi para o Jazz, depois de deixar os Maiden.
Jazz é muito bom! E não quer dizer que eles sejam únicamente músicos ou toquem apenas esse tipo de música. Outro exemplo: Charlie Watts!
![]() |
#124 |
O guitarrista Alex Skolnick (Testament - banda de Thrash Metal) gravou um disco de jazz e andou durante uns anitos a tocar em clubes de jazz. Recentemente voltou a Testament.
![]() |
#125 | |
![]() Citação:
Se isto não é Jazz, não sei o que será, obviamente tirando ser Metal, embora numa faceta mais soft:
"...água fura em dura mole, tanto dá até que pedra..." Última edição de Miguel Martinho : Qui, 14 de Outubro de 2010 às 11:04. |
|
![]() |
![]() |
![]() |
#126 |
![]() |
Desculpa mas não vejo onde está o jazz nisto. Mesmo que estes músicos possam ter essa escola aqui não se nota.
Sem querer catalogar de isto ou aquilo, neste caso parece-me mais perto do sinfónico, progressivo, etc por ai. Estrutura certinha, strings de fundo e guitarras com sonoridades mais ou menos limpas. |
![]() |
![]() |
![]() |
#127 |
![]() Membro desde: 14-Mar-2010
Local: Bratislava
![]() ![]() ![]() |
este tema tem sido bastante debatido , e tem gerado curiosidade da minha parte em relaçao ao jazz , fragosom tu que pareces ser um gajo em cima do acontecimento em relacao ao jazz , posta ai uns videos de bandas portuguesas que conhecas , ou diz me ai uns nomes para eu ir pesquisar porque na realidade desconheço , em que patamar está o jazz a nivel nacional
![]() |
#128 |
![]() |
Olá Isidro
Apesar de me interessar pelo Jazz há muitos anos não é fácil estar-se como dizes "em cima do acontecimento" especialmente em Portugal, as iniciativas não são muitas e a maioria passa-se sempre nos mesmos sitios. Lisboa e Porto pois claro. Os músicos de jazz como de outros estilos, em Portugal tem imensas dificuldades em se mostrar e trabalhar. De qualquer modo, apesar de tudo existem muitos e alguns muito bons e reconhecidos internacionalmente. Infelizmente também não há muitos videos, pelo menos de qualidade, mas ai vão uns sites, o primeiro tem uma longa lista de músicos portugueses e biografias. Já dá para pesquisares. http://www.jazzportugal.ua.pt/web/musicos.asp?lg= http://www.jacc.pt/ Videos: |
![]() |
![]() |
![]() |
#129 | |
![]() Membro desde: 7-Mai-2009
Local: Porto
![]() |
Citação:
|
|
![]() |
![]() |
![]() |
#130 | |
Citação:
![]()
![]() |
![]() |
|
|
![]() |
||||
Assunto | Autor do Assunto | Fórum | Respostas | Última Mensagem |
Baterias CB Drums - Pedido de opiniões adicionais sobre esta marca. | Stupify | Baterias Acústicas | 17 | Dom, 10 de Outubro de 2010 17:06 |
Opiniões sobre bateria Basix Oxygen | stifler | Aconselhamento para a compra de material | 24 | Dom, 13 de Junho de 2010 01:14 |
Opiniões sobre pratos | ecl1pz | Aconselhamento para a compra de material | 32 | Dom, 18 de Novembro de 2007 00:28 |
Quem pode dar opiniões sobre as Racks da Pearl 503 e as Power Rack da Gibraltar? | patodrums | Hardware, Acessórios e Equipamentos | 3 | Sex, 1 de Junho de 2007 00:53 |
Alguém tem manuais ou conhece sites internet que tenham lições / aulas / dicas sobre Jazz? | beat | Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") | 1 | Sáb, 15 de Julho de 2006 16:30 |