Voltar   BateristasPT.com > MATERIAL E EQUIPAMENTOS > Baterias Acústicas
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Baterias Acústicas Para discutir marcas, modelos, pormenores, etc de baterias acústicas


Resposta
Opções
Não lido Seg, 20 de Abril de 2009   #1
Mephisto
 
Membro desde: 12-Nov-2008
Local: Santo Tirso
Mensagens: 154
Mephisto está no bom caminho
[espécie de problema] Tarola vs. timbalo

Boas,

o meu problema é que quando toco na tarola e logo a seguir no timbalo de 8'', por exemplo num break, mal se ouve o timbalo porque a tarola abafa-lhe o som todo. Ou seja, não ouço o timbalo poruque o som da tarola é mais intenso e propagasse por mais tempo e é mais alto, em volume.

É normal? Como fazer, para que não aconteça?
Mephisto não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 20 de Abril de 2009   #2
warlike
 
Membro desde: 5-Mai-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 1.527
warlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixe
Re: [espécie de problema] Tarola vs. timbalo

Julgo que será uma questão de afinação. A tarola será de 14" em principio. Logo, tal como o bombo em relação à tarola, vai o tambor maior e mais grave soar mais do que o mais pequeno e mais agudo. Fica a sugestão para tentares mudar a afinação.

Abraço
warlike não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 20 de Abril de 2009   #3
Mephisto
 
Membro desde: 12-Nov-2008
Local: Santo Tirso
Mensagens: 154
Mephisto está no bom caminho
Re: [espécie de problema] Tarola vs. timbalo

Citação:
Mensagem Original de warlike Ver Mensagem
Julgo que será uma questão de afinação. A tarola será de 14" em principio. Logo, tal como o bombo em relação à tarola, vai o tambor maior e mais grave soar mais do que o mais pequeno e mais agudo. Fica a sugestão para tentares mudar a afinação.

Abraço

Não sei se será da afinação..

Tenho as peles do timbalo esticadas ao máximo quase.. E as da tarola também estão bem esticadas, já desapertei um bocado as do timbalo mas é praticamente a mesma coisa.
Mephisto não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 20 de Abril de 2009   #4
xano
 
Membro desde: 22-Mar-2007
Local: Porto
Mensagens: 859
xano é uma jóia em brutoxano é uma jóia em brutoxano é uma jóia em brutoxano é uma jóia em bruto
Re: [espécie de problema] Tarola vs. timbalo

Boas,

Naturalmente que um timbalo de 8" nao pode ter o mesmo volume que uma tarola! De qualquer forma presta atenção ás dinamicas com que tocas. Deves ter sempre a preocupação em equilibrar as peças em termos de volumes e dinamicas.
__________________
myspace.com/alexandre.fonseca

think triplet!
xano não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 20 de Abril de 2009   #5
paul luis
 
Membro desde: 5-Mar-2007
Local: gaia
Mensagens: 700
paul luis é uma jóia em brutopaul luis é uma jóia em brutopaul luis é uma jóia em bruto
Re: [espécie de problema] Tarola vs. timbalo

Citação:
Mensagem Original de xano Ver Mensagem
Boas,

Naturalmente que um timbalo de 8" nao pode ter o mesmo volume que uma tarola! De qualquer forma presta atenção ás dinamicas com que tocas. Deves ter sempre a preocupação em equilibrar as peças em termos de volumes e dinamicas.
exacto aqui o xano falou numa coisa muito importante a dinamica. se a tarola fica mais alto que o tom tenta nao tocar tao de força na tarola mas de maneira a que tires o mesmo som.tens que tentar controlar os volumes das peças todas da bateria para tentares ter um som equilibrado.abraço
paul luis não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 20 de Abril de 2009   #6
shurtugal
 
Membro desde: 25-Jan-2009
Local: OAZ/Coimbra
Mensagens: 668
shurtugal é uma jóia em brutoshurtugal é uma jóia em brutoshurtugal é uma jóia em brutoshurtugal é uma jóia em bruto
Re: [espécie de problema] Tarola vs. timbalo

Concordo com o qe o xano disse. Mas podes tentar desapertar os bordoes da tarola um pouco. Do tipo diminuir a intensidade, mas à maneira da tarola ficar a soar bem na mesma. Por vezes se diminuires a intensidade dos bordoes a tarola diminui um pouco o som. Pah tenta e vê
abraço

shurtugal...
__________________
Live to drum. . .
. . . drum to live
shurtugal não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 20 de Abril de 2009   #7
Mephisto
 
Membro desde: 12-Nov-2008
Local: Santo Tirso
Mensagens: 154
Mephisto está no bom caminho
Re: [espécie de problema] Tarola vs. timbalo

Não consigo tocar mais devagar na tarola. Eu toco com a mesma força em todos os lugares, e toco sempre o mais pesado que puder.

Caramba. Andei este tempo todo a querer um timbalo de 8'' e agora que o tenho não o ouço. ****
Mephisto não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 20 de Abril de 2009   #8
eusouoMiguel
 
Membro desde: 22-Jun-2008
Local: Cascais
Mensagens: 322
eusouoMiguel tem uma aura espectacular à voltaeusouoMiguel tem uma aura espectacular à volta
Re: [espécie de problema] Tarola vs. timbalo

tenta abafar um pouco a tarola, moongel ou assim
eusouoMiguel não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 20 de Abril de 2009   #9
warlike
 
Membro desde: 5-Mai-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 1.527
warlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixe
Re: [espécie de problema] Tarola vs. timbalo

Uma vez toquei numa Pearl Export e aquilo também tinha um timbalão pequeno, de 8" ou 10". Soou-me naturalmente mais percussivo do que os outros timbalos, com uma sonoridade aproximada da darbuka ou de um djembé mais pequeno. O xano disse tudo. Tenta tratar esse timbalo pequeno de forma mais especial.
Já agora, tens pele de ataque e de resposta nesse timbalo não tens?

Última edição de warlike : Seg, 20 de Abril de 2009 às 22:57.
warlike não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 20 de Abril de 2009   #10
Mephisto
 
Membro desde: 12-Nov-2008
Local: Santo Tirso
Mensagens: 154
Mephisto está no bom caminho
Re: [espécie de problema] Tarola vs. timbalo

Citação:
Mensagem Original de warlike Ver Mensagem
Já agora, tens pele de ataque e de resposta nesse timbalo não tens?
Sim, tenho as duas.

Mas se tentar afinar de maneira oposta, não fica bem com o som dos restantes timbalos, a não ser que os desafine todos da mesma maneira. O problema é que eu gosto do som individual e semelhante em escala que estão a produzir.
Mephisto não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 20 de Abril de 2009   #11
sadrums
 
Membro desde: 5-Fev-2007
Local: Estádio do Dragão
Mensagens: 1.093
sadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixe
Re: [espécie de problema] Tarola vs. timbalo

Citação:
Mensagem Original de Mephisto Ver Mensagem
Não consigo tocar mais devagar na tarola. Eu toco com a mesma força em todos os lugares, e toco sempre o mais pesado que puder
!!!! Tou a ver que dinâmicas pra ti é mentira lol !!!!
__________________
http://sadrums.mybrute.com
sadrums não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 20 de Abril de 2009   #12
xano
 
Membro desde: 22-Mar-2007
Local: Porto
Mensagens: 859
xano é uma jóia em brutoxano é uma jóia em brutoxano é uma jóia em brutoxano é uma jóia em bruto
Re: [espécie de problema] Tarola vs. timbalo

Citação:
Mensagem Original de Mephisto Ver Mensagem
Não consigo tocar mais devagar na tarola. Eu toco com a mesma força em todos os lugares, e toco sempre o mais pesado que puder.

Caramba. Andei este tempo todo a querer um timbalo de 8'' e agora que o tenho não o ouço. ****
Olha lá, que medida de baquetas usas?

A questão de tocar devagar, ou melhor, tocar mais baixo ou com menos força, é tão somente a questão das dinamicas. Tens de aprender a controlar os volumes em todas as peças, especialmente na tarola.
Outra cena ainda, a questão do saber tirar som da bateria. É importante saber sacar som das peças. E tirar um bom som da bateria não passa por bater á força bruta. Muitas vezes a malta esquece-se que mto do dito groove vêm do som da bateria.
__________________
myspace.com/alexandre.fonseca

think triplet!

Última edição de xano : Seg, 20 de Abril de 2009 às 23:02.
xano não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 21 de Abril de 2009   #13
Robo San
 
Membro desde: 4-Set-2008
Local: Darmstadt
Mensagens: 1.270
Robo San é uma jóia em brutoRobo San é uma jóia em brutoRobo San é uma jóia em bruto
Re: [espécie de problema] Tarola vs. timbalo

Citação:
Mensagem Original de Mephisto Ver Mensagem
Não sei se será da afinação..

Tenho as peles do timbalo esticadas ao máximo quase.. E as da tarola também estão bem esticadas, já desapertei um bocado as do timbalo mas é praticamente a mesma coisa.
Parece que faz parte do problema, sim. É que esticar os peles até o máximo de qualquer tambor, seja tarola bombo ou timbalão, faz com que fica sem resonancia. Ou seja, abafa o som quase completamente, só fica um som agudo sem corpo nenhum.

Mais, a maneira como tocas pode ser outra parte do problema. Tocar com a mesma força ou intensidade em todas as peças tira a dinámica toda, e aqui é normal que se deixa de ouvir as peças mais pequenas tipo splashes ou timbalões de 8" ou até 10". A não ser teres microfones para captar tudo como bateristas como Danny Carey, Carter Beauford, Taylor Hawkins, Mike Portnoy etc. (Falo neles porque têm timbalões de 8", ouve a afinação deles!)
__________________
Tama Starclassic 100% Birch Black Glass glitter - 20x16/10x9/14x12. 13x6,5 Artwood Custom Maple Golden Sunset/13x6 Birch/Bubinga Black Diamond Dust. Zildjian - 21 K CrashRide 17/18 A Custom Medium Crash 18 Oriental China Trash 13 K Hihat 8 K splash 6,5 Zil-Bel

Última edição de Robo San : Ter, 21 de Abril de 2009 às 09:27.
Robo San não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 21 de Abril de 2009   #14
gosmo
 
Membro desde: 10-Fev-2009
Local: Pinhal Novo
Mensagens: 50
gosmo está no bom caminho
Re: [espécie de problema] Tarola vs. timbalo

Na minha opinião o teu problema só tem a ver com a força que tu tocas na tarola. Se vais da tarola para um timbalão tão pequelo tens que tocar mais suave na tarola para que ele se oiça. ( ou então com mais força no timbalão )

Também a afinação da tarola pode ser a "melhor" talvez tenha muito Sustain... coloca-a mais seca..... com uma duração de som mais curto.

????


gosmo não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 21 de Abril de 2009   #15
Batecas
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Caldas da Rainha / Lisboa
Mensagens: 413
Batecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luz
Re: [espécie de problema] Tarola vs. timbalo

Citação:
Mensagem Original de Mephisto Ver Mensagem
Não sei se será da afinação..

Tenho as peles do timbalo esticadas ao máximo quase.. E as da tarola também estão bem esticadas, já desapertei um bocado as do timbalo mas é praticamente a mesma coisa.
Boas,

Penso que é exactamente aqui que está o teu problema.
Tal como o Robo San apontou, se estás a esticar as peles ao máximo não estás a deixar o casco ressoar. É essa ressonância/sustain, que tantos querem eliminar, que te permite ouvir cada um dos tambores no meio do conjunto. Além disso, se estás a apertar tudo ao máximo, muito provavelmente estarás com as notas fundamentais do timbalão e da tarola a entrar em conflicto. Quanto mais próximas estiverem, mais dificuldade terás em distinguir o som do timbalão quando o atacas logo a seguir à tarola.

A dinâmica é a outra grande questão. Se o teu volume/força já está sempre no máximo, então já não há mais para onde ir senão para baixo. Lembra-te, nem sempre bater com força é sinónimo de melhor som ou mais volume. A forma como se ataca a pele ou um prato influencia MUITO a forma como vai soar. No caso dos timbalões, lembra-te que devem soar livremente, portanto se os atacas com toda a força que tens, a baqueta acaba por assentar na pele mais tempo do que é suposto, cancelando a vibração da mesma.

Menos vibração = menos sustain = menos som = menos volume (pode não parecer óbvio, mas no fim todos os pequenos pormenores fazem diferença)

O meu conselho é este: treina o controlo de dinâmicas e experimenta com a afinação. Tenta manter as peças o mais distintas uma das outras em termos de nota fundamental, para que todas se distingam no meio do espectro.


Um abraço,

Nuno Oliveira
Batecas não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 21 de Abril de 2009   #16
André Alves
 
Membro desde: 8-Abr-2006
Local: Porto
Mensagens: 78
André Alves está no bom caminho
Re: [espécie de problema] Tarola vs. timbalo

Citação:
Mensagem Original de Robo San Ver Mensagem
Parece que faz parte do problema, sim. É que esticar os peles até o máximo de qualquer tambor, seja tarola bombo ou timbalão, faz com que fica sem resonancia. Ou seja, abafa o som quase completamente, só fica um som agudo sem corpo nenhum.

Mais, a maneira como tocas pode ser outra parte do problema. Tocar com a mesma força ou intensidade em todas as peças tira a dinámica toda, e aqui é normal que se deixa de ouvir as peças mais pequenas tipo splashes ou timbalões de 8" ou até 10". A não ser teres microfones para captar tudo como bateristas como Danny Carey, Carter Beauford, Taylor Hawkins, Mike Portnoy etc. (Falo neles porque têm timbalões de 8", ouve a afinação deles!)

Como o robo san referiu e bem é uma questão de resonância, pois nunca consegues fazer um tom do 8 soar alto e bem se a pele de resonância estiver muito esticada independentemente de tocares forte na tarola, são duas coisas distintas..

O equilibrio a tocar é importante mas mesmo que o tenhas, no tom de 8 continuas a ter o mesmo problema se não reduzires a tensão.. pelo menos um segundo de resonância consegues obter..

Grand'abraço
André Alves não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 21 de Abril de 2009   #17
Mephisto
 
Membro desde: 12-Nov-2008
Local: Santo Tirso
Mensagens: 154
Mephisto está no bom caminho
Re: [espécie de problema] Tarola vs. timbalo

Mas não dá para tocar muito devagar, eu numa banda de metal não vou tocar como baterista de jazz por exemplo.

No entanto se eu só estiver a tocar sozinho num jam por exemplo, a experimentar cenas novas, toco mais devagar e com menos força, e já consigo ouvir o timbalo e 8 porque não o toco meio segundo depois de tocar na tarola.

Quanto à afinação, já tentei com as peles menos apertadas e não gosto muito do que ouço, quando dou por mim já está a pele enrugada.

Mas há musicas muito rápidas que têm que ser tocadas rápidas, e às vezes a rapidez junta-se com a força. Mas digo já que toco sempre com a mesma força em todos os elementos.
Mephisto não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 21 de Abril de 2009   #18
André Alves
 
Membro desde: 8-Abr-2006
Local: Porto
Mensagens: 78
André Alves está no bom caminho
Re: [espécie de problema] Tarola vs. timbalo

Citação:
Mensagem Original de Mephisto Ver Mensagem
Quanto à afinação, já tentei com as peles menos apertadas e não gosto muito do que ouço, quando dou por mim já está a pele enrugada.
Tens de compensar com a pele top libertando o da bottom para atingires uma afinação parecida mas com mais resonância..

Depois tens é de fazer o mesmo a todos os toms, é chato mas quem corre por gosto não cansa..:)

Grand'abraço
André Alves não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 22 de Abril de 2009   #19
Robo San
 
Membro desde: 4-Set-2008
Local: Darmstadt
Mensagens: 1.270
Robo San é uma jóia em brutoRobo San é uma jóia em brutoRobo San é uma jóia em bruto
Re: [espécie de problema] Tarola vs. timbalo

Citação:
Mensagem Original de Mephisto Ver Mensagem
Mas não dá para tocar muito devagar, eu numa banda de metal não vou tocar como baterista de jazz por exemplo.

Quanto à afinação, já tentei com as peles menos apertadas e não gosto muito do que ouço, quando dou por mim já está a pele enrugada.

Mas há musicas muito rápidas que têm que ser tocadas rápidas, e às vezes a rapidez junta-se com a força. Mas digo já que toco sempre com a mesma força em todos os elementos.
Sendo assim só vejo uma solução: Micar a bateria. É que se tu não queres tocar com dinâmica mas queres ouvir o timbalão de 8" como ouves o resto da bateria, só vais conseguir isso com microfones.

Força e boa sorte.
__________________
Tama Starclassic 100% Birch Black Glass glitter - 20x16/10x9/14x12. 13x6,5 Artwood Custom Maple Golden Sunset/13x6 Birch/Bubinga Black Diamond Dust. Zildjian - 21 K CrashRide 17/18 A Custom Medium Crash 18 Oriental China Trash 13 K Hihat 8 K splash 6,5 Zil-Bel
Robo San não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 22 de Abril de 2009   #20
Mephisto
 
Membro desde: 12-Nov-2008
Local: Santo Tirso
Mensagens: 154
Mephisto está no bom caminho
Re: [espécie de problema] Tarola vs. timbalo

Citação:
Mensagem Original de Robo San Ver Mensagem
Sendo assim só vejo uma solução: Micar a bateria. É que se tu não queres tocar com dinâmica mas queres ouvir o timbalão de 8" como ouves o resto da bateria, só vais conseguir isso com microfones.

Força e boa sorte.
Quando o dinheiro se virar para mim e disser ''Força, podes comprar os micros'', certamente será realizado! lol

Também já estive aí a procurar mas não encontro nada sobre dinâmica, uma pequena explicação, please?

Thanks
Mephisto não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 22 de Abril de 2009   #21
eusouoMiguel
 
Membro desde: 22-Jun-2008
Local: Cascais
Mensagens: 322
eusouoMiguel tem uma aura espectacular à voltaeusouoMiguel tem uma aura espectacular à volta
Re: [espécie de problema] Tarola vs. timbalo

Dinamicas sao as diferentes intensidades de força que usas para tocar.
E lá por estares a tocar metal nao quer dizer que tenhas de tentar partir a bateria.
A unica soluçao ou é cagares cagares na tecnica,tocares como um brutamontes e micar a bateria para se ouvir.
Ou entao ligar ás diferenças intensidades quando tocas.
eusouoMiguel não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 22 de Abril de 2009   #22
Mephisto
 
Membro desde: 12-Nov-2008
Local: Santo Tirso
Mensagens: 154
Mephisto está no bom caminho
Re: [espécie de problema] Tarola vs. timbalo

Citação:
Mensagem Original de eusouoMiguel Ver Mensagem
Dinamicas sao as diferentes intensidades de força que usas para tocar.
E lá por estares a tocar metal nao quer dizer que tenhas de tentar partir a bateria.
A unica soluçao ou é cagares cagares na tecnica,tocares como um brutamontes e micar a bateria para se ouvir.
Ou entao ligar ás diferenças intensidades quando tocas.
Que eu saiba, tocar com força não é sinónimo de falta de técnica.

É a minha maneira de tocar. Consigo tocar devagar e usar esse termo de dinâmica quando estou a tocar sozinho, a experimentar, a fazer um jam, a treinar..

Mas quando toco uma música, não.. Toco com mais força, e essa dinâmica fica para trás.

É a minha maneira de tocar.
Mephisto não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 22 de Abril de 2009   #23
eusouoMiguel
 
Membro desde: 22-Jun-2008
Local: Cascais
Mensagens: 322
eusouoMiguel tem uma aura espectacular à voltaeusouoMiguel tem uma aura espectacular à volta
Re: [espécie de problema] Tarola vs. timbalo

Bateria nao é so bater, na minha opiniao as dinamicas sao um aspecto tecnico importante, e trabalhares nelas resolveria o teu problema.
eusouoMiguel não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta




Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
ESTUDO: O som e o isolamento acústico seis_e_meia Som, Acústica, Software e Sites de internet 12 Ter, 2 de Outubro de 2012 23:12
Como escolher uma bateria - Passo a passo Superdgs Aconselhamento para a compra de material 24 Sáb, 27 de Agosto de 2011 15:57
[Entrevista] Carter Beauford - dave Matthews Band _TASSE_ Bateristas e Percussionistas 20 Qua, 16 de Setembro de 2009 21:46
[Entrevista] Pascoal Meirelles (2004) Felipe Basilio Bateristas e Percussionistas 0 Ter, 7 de Novembro de 2006 22:11



São agora 16:57. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it