Voltar   BateristasPT.com > MATERIAL E EQUIPAMENTOS > Pratos (Cymbals)
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Pratos (Cymbals) Para discutir marcas, modelos, pormenores, etc de pratos (cymbals)


Resposta
Opções
Não lido Qua, 3 de Abril de 2013   #1
SeeD
 
Membro desde: 26-Fev-2013
Local: Porto
Mensagens: 40
SeeD está no bom caminho
Como atacam os pratos de efeito China?

Boas!

Dado o perfil particular destes pratos de efeito questiono-me de que forma é que vocês montam estes pratos e de que forma os atacam.

Tenho um Zildjian 16" China Trash que sempre soou comó aço porém estourou! Já foi ao Serralheiro levar um tratamento de beleza e continua a cortar bem.
Mas o prato estourou precisamente porque a maneira de obter o som dele que mais me agradava era prende-lo relativamente bem com uma orelha redonda de plástico e dispo-lo num ângulo quase horizontal, ligeiramente acima da altura comum de um ride, e de forma a apanhar a primeira lomba exterior e cimo do prato. Assim o ataque é fierce, trashy e corta bem na música.

Agora comprei um Sabian 19" Holy China e visto ser um prato maior e TODO FURADO estou a experimentar como o atacar mas sem o agredir como fiz ao outro :D O som que mais me agrada é quando o prato está disposto da mesma forma do anterior - relativamente horizontal - mas coloquei de forma a ataca-lo com swings e não com chops. Isto força é uma flow diferente a tocar... E é essa a minha razão de queixa: forçar. Mas para já está-se bem entre querer partir e querer preservar

Partilhem a vossa experiência.

Peace out.
SeeD não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 3 de Abril de 2013   #2
Gonçalo
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Alcochete
Mensagens: 264
Gonçalo será famoso em breve
Re: Como atacam os pratos de efeito China?

Eu uso praticamente na vertical (ligeiramente inclinado para trás) e ataco o prato na parte superior do mesmo.
__________________
www.myspace.com/somegentledawn
Gonçalo não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 3 de Abril de 2013   #3
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Como atacam os pratos de efeito China?

Se o prato estiver preso como o anterior vai partir mais dia menos dia.
Os pratos não podem estar muito presos porque não os deixa vibrar livremente e libertar a energia do impacto.

Acho que o teu problema é mesmo na escolha errada de pratos. Andas a escolher pratos que na sua forma natural de usar têm um som que não te agrada...
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 3 de Abril de 2013   #4
Bernardo Nobre
 
Membro desde: 3-Jul-2011
Local: Rio Maior
Mensagens: 444
Bernardo Nobre será famoso em breve
Re: Como atacam os pratos de efeito China?

Citação:
Mensagem Original de Miguel Martinho Ver Mensagem
Se o prato estiver preso como o anterior vai partir mais dia menos dia.
Os pratos não podem estar muito presos porque não os deixa vibrar livremente e libertar a energia do impacto.

Acho que o teu problema é mesmo na escolha errada de pratos. Andas a escolher pratos que na sua forma natural de usar têm um som que não te agrada...
acho que o china especialmente é um prato que se deve deixar soar, e não "prendê-lo", tal como qualquer outro prato, e comprar um china de 19" polegadas para andar a abafá-lo acho que não está bem
__________________
[ex-Dusk]
DrumCraft Series 6
Istanbul Mehmet Samatya /Sabian APX /Zultan Aja
Bernardo Nobre não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 4 de Abril de 2013   #5
SeeD
 
Membro desde: 26-Fev-2013
Local: Porto
Mensagens: 40
SeeD está no bom caminho
Re: Como atacam os pratos de efeito China?

É também uma questão de suportes.

Na minha bateria neste momento, à excepção óbvia do hi-hat, encontra-se tudo ora sem orelha ora desapertado.

No caso dos China o toque é-me diferente e prefiro a sonoridade que se extrai com uma ligeira apertura. Neste momento é o suficiente para aquilo não crashar por ali abaixo.


Miguel Martinho: Comentário conclusivo um tanto precipitado mas tá-se bem. Estamos aqui para comentar.
Tocas Chinas? Se sim: como?
SeeD não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 4 de Abril de 2013   #6
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Como atacam os pratos de efeito China?

Citação:
Mensagem Original de SeeD Ver Mensagem
Miguel Martinho: Comentário conclusivo um tanto precipitado mas tá-se bem. Estamos aqui para comentar.
Tocas Chinas? Se sim: como?
Já toquei com ele quase na vertical, na horizontal e "ao contrário" (com a aresta para cima).
Usava um china Paiste 2002 de 18" - que já tem uns valentes anos em cima.

Digo usava porque já não toco em baterias acústica há cerca de 2 anos (pelo menos com o meu material).


Se foi ou não um comentário precipitado... desculpa, mas é o que eu penso.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom

Última edição de Miguel Martinho : Qui, 4 de Abril de 2013 às 19:35.
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 5 de Abril de 2013   #7
Madeira
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Portimão
Mensagens: 7.615
Madeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luz
Re: Como atacam os pratos de efeito China?

Citação:
Mensagem Original de Miguel Martinho Ver Mensagem
Acho que o teu problema é mesmo na escolha errada de pratos. Andas a escolher pratos que na sua forma natural de usar têm um som que não te agrada...

Citação:
Mensagem Original de SeeD Ver Mensagem
Miguel Martinho: Comentário conclusivo um tanto precipitado mas tá-se bem. Estamos aqui para comentar.
Tocas Chinas? Se sim: como?
SeeD, acredita que este é um dos melhores conselhos que poderias receber! Se não estás a conseguir o som que pretendes, é porque tens o prato errado!

Claro está que os tempos são difíceis e por isso dispender muito dinheiro para comprar muitos pratos é um 'hobby' um pouco complicado, mas acredita que certamente haverá um modelo de prato com o som que pretendes, sem que tenhas que o apartar / abafar / etc. para conseguires obter o som que pretendes!
__________________
- Se precisares de contactar um Membro da Equipa de Gestão, clica aqui.
- Antes de abrires um assunto novo, usa o sistema de pesquisas.
> Queres apoiar este fórum? Clica aqui e participa! <
Madeira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 8 de Abril de 2013   #8
SeeD
 
Membro desde: 26-Fev-2013
Local: Porto
Mensagens: 40
SeeD está no bom caminho
Re: Como atacam os pratos de efeito China?

Reparo que no Holy China o facto de estar pousado na horizontal permite que quando tocado que o som tenha um decay mais longo que na vertical, onde o peso natural empurra o prato e o "seca" em termos de movimento alinhando-o com o eixo vertical tornando a palette sónica diferente, menos extensa. Isso acontece com qualquer prato que esteja nesta posição, naturally. A cena é que o Holy China tem todos aqueles furos que transformam a experiência.


A questão que se me levanta agora é o que é "a forma natural de tocar de um prato."


SeeD não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 8 de Abril de 2013   #9
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Como atacam os pratos de efeito China?

É não apertá-lo em demasia e deixá-lo vibrar de forma a libertar a energia. Esta é a forma natural de um prato soar. Se o apertas demais ele vai partir - qualquer construtor de pratos o diz, é a lei da física.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 8 de Abril de 2013   #10
Sardinha
 
Membro desde: 22-Jul-2008
Local: Torres Novas
Mensagens: 61
Sardinha está no bom caminho
Re: Como atacam os pratos de efeito China?

sim, quanto mais apertado o prato tiver, mais quantidade de energia vai absorver...até que um dia, por fadiga irá ceder...
Sardinha não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 8 de Abril de 2013   #11
SeeD
 
Membro desde: 26-Fev-2013
Local: Porto
Mensagens: 40
SeeD está no bom caminho
Re: Como atacam os pratos de efeito China?

Então estamos de acordo.
SeeD não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 8 de Abril de 2013   #12
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Como atacam os pratos de efeito China?

Citação:
Mensagem Original de SeeD Ver Mensagem
Então estamos de acordo.
Sim, mas não é isso que fazes!!

Citação:
Mas o prato estourou precisamente porque a maneira de obter o som dele que mais me agradava era prende-lo relativamente bem com uma orelha redonda de plástico
Portanto, voltamos ao início. Se tu com este teu prato novo fizeres o mesmo, o seu final vai ser o mesmo.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 8 de Abril de 2013   #13
Sardinha
 
Membro desde: 22-Jul-2008
Local: Torres Novas
Mensagens: 61
Sardinha está no bom caminho
Re: Como atacam os pratos de efeito China?

O Miguel tem razão, é óbvio que se apertares o prato som irá ser diferente se o mesmo tiver desapertado, o som irá ser mais seco. O som normal do prato e natural é so que ele irá soar com ele desapertado. Se não gostas do som dele, não há dúvida que esse prato nao será o indicado para ti
Sardinha não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 8 de Abril de 2013   #14
SeeD
 
Membro desde: 26-Fev-2013
Local: Porto
Mensagens: 40
SeeD está no bom caminho
Re: Como atacam os pratos de efeito China?

Citação:
Mensagem Original de Miguel Martinho Ver Mensagem
Sim, mas não é isso que fazes!!
Não! Nem sempre e nem em todos.

Citação:
Portanto, voltamos ao início. Se tu com este teu prato novo fizeres o mesmo, o seu final vai ser o mesmo.
Indeed, Sir.
Lesson Learned!

Última edição de SeeD : Ter, 9 de Abril de 2013 às 17:06.
SeeD não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta




Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
[Entrevista] Joey Jordison - baterista de Slipknot _TASSE_ Bateristas e Percussionistas 49 Qui, 19 de Maio de 2011 20:34
Aborto... Bugradi Esplanada dos Batucadores (Off Topic) 47 Sáb, 7 de Abril de 2007 03:06



São agora 09:53. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it