Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual")
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Pesquisar Mensagens de Hoje Marcar Fóruns como Lidos

Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") O local para debater aspectos técnicos sobre a bateria e percussão. Uma espécie de sala de aula conjunta online permanente! Rudimentos, Afinação, Exercícios, Postura, Prática, Truques, Esclarecimento de Dúvidas, Dicas e Partilha de Conhecimento! O verdadeiro Workshop Virtual!
ATENÇÃO: Não publiques divulgações/anúncios de concertos e/ou workshops nesta secção! Obrigado!


Resposta
Opções
Não lido Seg, 11 de Maio de 2009   #1
nunobaiao
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Brasil
Mensagens: 755
nunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixe
Etapas para 'construir' um solo de Bateria coerente - passo a passo

Bom, como muitos já devem saber, eu nunca fui muito de preparar ou estudar solos. Os solos normalmente faço-os é ao vivo, conforme o feeling do momento e o tema onde está inserido o solo.
Mas claro, respeitando alguns pontos importantes, e assim aqui vos deixo estas dicas:

Como construir um solo de Bateria coerente e expressivo:

-Se o vocalista está a falar e a apresentar-te, espera que este termine. Vai mantendo o groove.

-Manter o volume baixo e guardar mais para depois

-ir tocando cada vez menos

-usar sons diferentes tocando as mesmas notas (usar um cowbell, jam block, ou os aros)

-manter um groove simples para cativar o público

-usar dinamicas e ir deixando de tocar algumas peças do kit até ficar a tocar apenas numa

-obter a atenção do público, através de uma paragem brusca e bem acentuada

-podes por exemplo baixar o snare da tarola, quebrar o groove anterior e ir solando de forma a que tudo respire deixando espaços usando pausas

-reconstruir um groove, por exemplo usar os choques com o pé e ir continuando a tocar nos timbalões e tarola (ainda sem snare)

-usar dinamicas, tocar mais intensamente e praparar outro nivel no solo usando mais e diferentes pratos

-manter um bom groove, mas com tensão e bastante aberto

-Apertar de novo o snare da tarola, e reforçar o groove usando o bombo em padrões regulares

-continuar durante uns compassos, mas começando já a preparar a entrada para o próximo solista ou regresso ao tema

-entrar num groove simples e confortável para o solista seguinte, ou no groove do tema.

(estas dicas servem para qualquer estilo músical)

NB
--

Última edição de nunobaiao : Qua, 13 de Maio de 2009 às 20:00.
nunobaiao não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 11 de Maio de 2009   #2
cybersurfer
 
Membro desde: 21-Ago-2006
Local: Coimbra
Mensagens: 360
cybersurfer é uma jóia em brutocybersurfer é uma jóia em brutocybersurfer é uma jóia em bruto
Re: Etapas para 'construir' um solo de Bateria coerente - passo a passo

Boas dicas realmente, rep
cybersurfer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 11 de Maio de 2009   #3
JoseZ
 
Membro desde: 12-Jan-2008
Local: Portugal
Mensagens: 2.192
JoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixe
Re: Etapas para 'construir' um solo de Bateria coerente - passo a passo

Muito boa contribuição!

Grandes dicas!

Continua
JoseZ não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 11 de Maio de 2009   #4
Brasas
 
Membro desde: 7-Abr-2006
Local: Albufeira
Mensagens: 2.146
Brasas é uma jóia em brutoBrasas é uma jóia em brutoBrasas é uma jóia em brutoBrasas é uma jóia em bruto
Re: Etapas para 'construir' um solo de Bateria coerente - passo a passo

bom post
Brasas não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 12 de Maio de 2009   #5
leonel
 
Membro desde: 25-Abr-2007
Local: Figueira da Foz
Mensagens: 53
leonel está no bom caminho
Re: Etapas para 'construir' um solo de Bateria coerente - passo a passo

Boas dicas.
leonel não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 12 de Maio de 2009   #6
shurtugal
 
Membro desde: 25-Jan-2009
Local: OAZ/Coimbra
Mensagens: 668
shurtugal é uma jóia em brutoshurtugal é uma jóia em brutoshurtugal é uma jóia em brutoshurtugal é uma jóia em bruto
Re: Etapas para 'construir' um solo de Bateria coerente - passo a passo

Muito bom Nuno!
Mais uma vez os teus conselhos demonstram grande sabedoria
É de facto uma grande contribuiçao para o fórum!

Posso ate dizer qe alguns pontos qe pensava nao serem muito relevantes, demonstraram qe necessito de praticar mais solos.

Parabens! Abraço

shurtugal...
__________________
Live to drum. . .
. . . drum to live
shurtugal não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 12 de Maio de 2009   #7
Aly
 
Membro desde: 16-Out-2007
Local: Ilha Terceira - Açores
Mensagens: 1.113
Aly é uma jóia em brutoAly é uma jóia em brutoAly é uma jóia em brutoAly é uma jóia em bruto
Re: Etapas para 'construir' um solo de Bateria coerente - passo a passo

Não sou muito da opinião de que os solos têm de ter as tais etapas. Assim os solos iam começar a ficar todos um pouco parecidos.

De qualquer maneira, muitos dos pontos referidos são importantes em todos os solos e fazem com que seja mais fácil construir um.

Boa contribuição, como sempre!
Aly não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 12 de Maio de 2009   #8
Lu Batera
 
Membro desde: 17-Jan-2007
Local: Barcelona
Mensagens: 750
Lu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixe
Re: Etapas para 'construir' um solo de Bateria coerente - passo a passo

Boas dicas, mas se me permites, acrescento apenas uma: ser coerente é uma seca quando se é só por ser.
Lu Batera não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 12 de Maio de 2009   #9
nunobaiao
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Brasil
Mensagens: 755
nunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixe
Re: Etapas para 'construir' um solo de Bateria coerente - passo a passo

Isto é a base. Fazer o solo soar diferente e cativante, depende da criatividade de cada um.
Nada impede de saltar um ou outro dos pontos que referi, tudo depende da situação e da reação do público.

Eu pessoalmente só costumo fazer solos ao vivo, e mesmo usando estas "regras", raramente faço solos iguais... tudo depende do feeling do momento. Importante é sentir o que se está a tocar.

NB
--
nunobaiao não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 13 de Maio de 2009   #10
reference
Aguarda confirmação de email
 
Membro desde: 15-Abr-2006
Local: lisboa
Mensagens: 108
reference tem uma aura espectacular à voltareference tem uma aura espectacular à volta
Re: Etapas para 'construir' um solo de Bateria coerente - passo a passo

Desculpa mas não concordo nada contigo.Um solo de bateria não obedece a regras é algo que sai naturalmente.A ultima coisa que deves fazer num solo é pensar o que vais fazer . é a minha opinião.
reference não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 13 de Maio de 2009   #11
nunobaiao
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Brasil
Mensagens: 755
nunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixe
Re: Etapas para 'construir' um solo de Bateria coerente - passo a passo

Citação:
Mensagem Original de reference Ver Mensagem
Desculpa mas não concordo nada contigo.Um solo de bateria não obedece a regras é algo que sai naturalmente.A ultima coisa que deves fazer num solo é pensar o que vais fazer . é a minha opinião.
E quem te disse que eu penso?! O importante é ter isto automatizado e saber aplicar na altura certa.
Tb pratico rudimentos, e quando toco nem penso neles... simplesmente saiem na altura certa consoante as frases que quero tocar...
Mas o tópico refere-se a várias etapas do solo, e não ao que se deve tocar nessas etapas do solo (ao vivo).

Se te limitares a tocar naturalmente o que te vem à cabeça no momento vais arriscares-te a saturar o público... e acredita que ao fim de 2 ou 3 minutos se não variares o que estas a tocar, a malta volta costas e vai encostar-se ao balcão da cerveja...
A maioria do público está-se nas tintas se fazes singles, doubles ou outras coisas técnicas, pois nem percebem nada disso... querem é música e algo que os cative...
E acredita que solos de bateria têm regras... e graças a elas se tornam mais apreciados por quem os ouve... principalmente se forem tocados com feeling.

Importante é estar atento no momento e saber 'agarrar' o público... Ninguém obriga a seguir estas etapas todas (como eu já tinha referido mais acima). É saber usá-las da melhor forma.

Faz o seguinte: vê vários solos de bateria que gostes, de bateristas conceituados... e vais ver que estas etapas estão lá praticamente todas...

E já agora, experimenta-as também quando solares ao vivo, e aposto que vais ter melhores resultados.

NB
--

Última edição de nunobaiao : Sex, 15 de Maio de 2009 às 23:09.
nunobaiao não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 13 de Maio de 2009   #12
Madeira
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Portimão
Mensagens: 7.615
Madeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luz
Ideia Re: Etapas para 'construir' um solo de Bateria coerente - passo a passo

Estas dicas do Nuno são realmente impecáveis!

Estou a notar no entanto que alguns membros estão a confundir o solo ("produto acabado") com a 'construção' ou o 'esboço' de um solo...

Eu diria que estas dicas são 5 estrelas para quem pretende começar a treinar para conseguir construir algo que se possa chamar de solo, e que, se ensaiar bastante na garagem/estúdio com base nestas alíneas, terá uma maior facilidade mais tarde, no palco, em conseguir estruturar minimamente sem necessitar de pensar, as ideias que poderá colocar naquilo a que poderemos chamar de solo... (digamos que, com base no treino prévio, isto pode ajudar a colocar as ideias no subconsciente - ou algo do género - sem ter que recorrer ao pensamento racional para definir o seguimento da peça)

A meu ver, o artigo do Nuno pode pecar por não desenvolver esta "teoria-base", pois apenas apresenta as alíneas que ele acha que são as mais importantes para começar a construir o solo... (o que levou a que alguns membros confundam isto com a regra-rígida para obter solos - que não é!)


Por fim, e a meu ver, quem tiver tempo e treinar algo com base nestas alíneas que o Nuno descreveu, poderá ter muito mais facilidade em começar o esboço/estrutura daquilo que se pode chamar de solo (em palco) sem correr o risco de se perder...
__________________
- Se precisares de contactar um Membro da Equipa de Gestão, clica aqui.
- Antes de abrires um assunto novo, usa o sistema de pesquisas.
> Queres apoiar este fórum? Clica aqui e participa! <

Última edição de Madeira : Qua, 13 de Maio de 2009 às 09:36.
Madeira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 13 de Maio de 2009   #13
Robo San
 
Membro desde: 4-Set-2008
Local: Darmstadt
Mensagens: 1.270
Robo San é uma jóia em brutoRobo San é uma jóia em brutoRobo San é uma jóia em bruto
Re: Etapas para 'construir' um solo de Bateria coerente - passo a passo

Pessoal do contra: Se reparem, o tópico diz Etapas para 'construir' um solo e não o solo. Obviamente há muitas maneiras de solar. Malta como o NB está aqui para ajudar, não para pregar.

Paz.
__________________
Tama Starclassic 100% Birch Black Glass glitter - 20x16/10x9/14x12. 13x6,5 Artwood Custom Maple Golden Sunset/13x6 Birch/Bubinga Black Diamond Dust. Zildjian - 21 K CrashRide 17/18 A Custom Medium Crash 18 Oriental China Trash 13 K Hihat 8 K splash 6,5 Zil-Bel
Robo San não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 14 de Maio de 2009   #14
Jorge Cardoso
 
Membro desde: 16-Jan-2007
Local: Leiria
Mensagens: 1.054
Jorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixe
Re: Etapas para 'construir' um solo de Bateria coerente - passo a passo

Citação:
Mensagem Original de nunobaiao Ver Mensagem
Bom, como muitos já devem saber, eu nunca fui muito de preparar ou estudar solos. Os solos normalmente faço-os é ao vivo, conforme o feeling do momento e o tema onde está inserido o solo.
Mas claro, respeitando alguns pontos importantes, e assim aqui vos deixo estas dicas:

Como construir um solo de Bateria coerente e expressivo:

-Se o vocalista está a falar e a apresentar-te, espera que este termine. Vai mantendo o groove.

-Manter o volume baixo e guardar mais para depois

-ir tocando cada vez menos

-usar sons diferentes tocando as mesmas notas (usar um cowbell, jam block, ou os aros)

-manter um groove simples para cativar o público

-usar dinamicas e ir deixando de tocar algumas peças do kit até ficar a tocar apenas numa

-obter a atenção do público, através de uma paragem brusca e bem acentuada

-podes por exemplo baixar o snare da tarola, quebrar o groove anterior e ir solando de forma a que tudo respire deixando espaços usando pausas

-reconstruir um groove, por exemplo usar os choques com o pé e ir continuando a tocar nos timbalões e tarola (ainda sem snare)

-usar dinamicas, tocar mais intensamente e praparar outro nivel no solo usando mais e diferentes pratos

-manter um bom groove, mas com tensão e bastante aberto

-Apertar de novo o snare da tarola, e reforçar o groove usando o bombo em padrões regulares

-continuar durante uns compassos, mas começando já a preparar a entrada para o próximo solista ou regresso ao tema

-entrar num groove simples e confortável para o solista seguinte, ou no groove do tema.

(estas dicas servem para qualquer estilo músical)

NB
--
Subscrevo na totalidade. Mas depois deixo-me levar pelos rudimentos em si e perco-me um bocado. Mas são boas dicas sem dúvida! abrAÇO!
__________________
"...água fura em dura mole, tanto dá até que pedra..."
Jorge Cardoso não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 15 de Maio de 2009   #15
Pipó
 
Membro desde: 25-Jan-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 1.973
Pipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luz
Re: Etapas para 'construir' um solo de Bateria coerente - passo a passo

Citação:
Mensagem Original de nunobaiao Ver Mensagem
E quem te disse que eu penso?! O importante é ter isto automatizado e saber aplicar na altura certa.
Tb pratico rudimentos, e quando toco nem penso neles... simplesmente saiem na altura certa consoante as frases que quero tocar...
Mas o tópico refere-se a várias etapas do solo, e não ao que se deve tocar no solo (ao vivo).

Se te limitares a tocar naturalmente o que te vem à cabeça no momento vais arriscares-te a saturar o público... e acredita que ao fim de 2 ou 3 minutos se não variares o que estas a tocar, a malta volta costas e vai encostar-se ao balcão da cerveja...
A maioria do público está-se nas tintas se fazes singles, doubles ou outras coisas técnicas, pois nem percebem nada disso... querem é música e algo que os cative...
E acredita que solos de bateria têm regras... e graças a elas se tornam mais apreciados por quem os ouve... principalmente se forem tocados com feeling.

Importante é estar atento no momento e saber 'agarrar' o público... Ninguém obriga a seguir estas etapas todas (como eu já tinha referido mais acima). É saber usá-las da melhor forma.

Faz o seguinte: vê vários solos de bateria que gostes, de bateristas conceituados... e vais ver que estas etapas estão lá praticamente todas...

E já agora, experimenta-as também quando solares ao vivo, e aposto que vais ter melhores resultados.

NB
--
Não percebeste bem o que o Reference estava a tentar transmitir quando n concordou com o que escreveste em cima. Não há etapas, não há alturas, n há programações dos solos, há sim um sentimento que se solta em ti, e que involuntariamente para o fazer terás que usar toda a tua linguagem bateristica. Solos de bateria n têm regras, nem nunca vão ter.
Queria tb que me ajudasses e que me mostrasses no video abaixo as várias etapas que demonstraste acima. Atenção que n tou a ser irónico, só estou a dar a minha opinião e tb quero perceber o que fizeste no video que tem a ver com o que escreveste.
abraço.
Pipó não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 15 de Maio de 2009   #16
nunobaiao
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Brasil
Mensagens: 755
nunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixe
Re: Etapas para 'construir' um solo de Bateria coerente - passo a passo

Citação:
Mensagem Original de Pipó Ver Mensagem
Não percebeste bem o que o Reference estava a tentar transmitir quando n concordou com o que escreveste em cima. Não há etapas, não há alturas, n há programações dos solos, há sim um sentimento que se solta em ti, e que involuntariamente para o fazer terás que usar toda a tua linguagem bateristica. Solos de bateria n têm regras, nem nunca vão ter.
Queria tb que me ajudasses e que me mostrasses no video abaixo as várias etapas que demonstraste acima. Atenção que n tou a ser irónico, só estou a dar a minha opinião e tb quero perceber o que fizeste no video que tem a ver com o que escreveste.
abraço.
YouTube - NB drum solo
Eu entendi o que ele quis dizer (e respeito). Mas se lerem bem o titulo do meu post inicial, não está lá escrito 'Regras', mas sim etapas, as quais não terão que ser obrigatóriamente executadas sempre da mesma forma. Podemos consoante a situação ignorar algumas.
Dentro dessas etapas, aí sim, devemos solar com feeling, mas sem 'fugir' muito ao estilo da música que estamos a tocar (nesse concerto).
Ao vivo estas etapas resultam, desde que bem aplicadas na altura certa. É uma questão de experiência e ter isto tudo intuitivamente na cabeça. Não é preciso pensar... sai e pronto.
Se o publico estiver nas tintas para o que estamos a fazer, há que saber cativá-los, e não continuar a tocar apenas o que te vai no sentimento. Devemos solar para o público e não para nós próprios. Em palco faz-se música e 'diverte-se' o público. Praticar é em casa.

Quanto ao video que referiste (eu a solar) além de ter uns 3 anos e tal, não está completo, é apenas o final do solo.
Mas digamos que é a parte em que que fui tocando menos, até ficar a tocar apenas no timbalão de chão (que infelizmente mal se ouve), recomeçando depois a frasear (sempre com dinâmicas presentes) e a reconstruir o groove (com uma brincadeira pelo meio) e acabei por criar uma base ritmica para o solista seguinte (o baixista)
Por exemplo num bar, não há muito tempo para estar a solar. é apenas a altura de apresentação dos músicos.

...

para todos:
Iniciei este tópico depois de algumas perguntas colocadas por alguns membros, e principalmente depois de ter estado num outro post aqui do fórum em que alguem questionou sobre solos. Para além de algumas palavras e muitos solos que por lá se colocaram, decidi responder desta forma, e criei este tópico.
Baseia-se principalmente na minha experiência pessoal. Comigo resulta a 99% (porque a perfeição não existe).
Gosto de ajudar sem nada em troca, e daí aqui deixei mais uma ajuda. Quem quiser pode usá-la quem não quiser não use...

NB
--

Última edição de nunobaiao : Sex, 15 de Maio de 2009 às 15:27.
nunobaiao não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 15 de Maio de 2009   #17
warlike
 
Membro desde: 5-Mai-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 1.527
warlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixe
Re: Etapas para 'construir' um solo de Bateria coerente - passo a passo

Isto são dicas! São só dicas para se dar inicio e/ou continuação a um solo de bateria! Mas como indica o titulo "Etapas para construir...", podias reformular: "Dicas para solos de bateria". 'Etapas' já remete para uma ordem lógica de passos a dar para chegar a um fim.

O que é que já anda nessas cabeças... e descarregam aqui literaturas!

Última edição de warlike : Sáb, 16 de Maio de 2009 às 20:39.
warlike não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 15 de Maio de 2009   #18
JoãoCampos
 
Membro desde: 11-Fev-2008
Local: Aveiro
Mensagens: 1.300
JoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luz
Re: Etapas para 'construir' um solo de Bateria coerente - passo a passo

Isto há aqui várias questões inerentes.
O local onde estamos, o tipo de solo. Convenhamos que se eu toco numa banda de hiphop e a meio faço um solo, não vou seguir isto tudo, estas etapas, estes processos.
Uma coisa que não consigo concordar, é mesmo dizeres que conseguimos cativar o público seguindo esses paços (subentende-se). Se queres cativar o público tens que interagir com ele (tal como Dennis Chambers faz por exemplo, em que força o público a acompanhar as batidas na tarola com palmas) ou então, falas a linguagem do público. Lerdos no mundo da bateria apreciam muito mais "um ritmo nos tambores" do que própriamente crescendos num solo, acabar num timbolão, meter brilhos aqui e ali. Estas etapas acabam por ser uteis se tiveres um público que vá lá para te ver tocar, que saiba apreciar as tuas skills, a tua construção, que fale a mesma lingua que tu.
Acabo por ser mais um da opinião que um solo não segue etapas. Há os defensores da tua teoria (tal como se vê pelas respostas), há os que jogam na equipa contrária, eu sou um deles e tinha que o dizer. Um solo é muito aquilo que te vai na alma no momento. Agora a questão crucial aqui é sabermos até onde vão as nossas capacidades. Havia aí um chavalo que apresentou uns videos dele em que basicamente tentava fazer 1001 coisas que o corpo não respondia, não tinha essa estaleca, esse avontade.
Isto para dizer que para mim um solo é uma mistura de tudo aquilo que é assimilado por ti no teu estudo em casa, nas tuas horas perdidas. Agora se me apetecer na minha banda funk ou pop ou hiphop passar 1 minuto ali a descarregar material, vou faze-lo porque um solo para ser bom não tem que seguir etapas, tem é que soar bem.
Mas lá está, isto são as tuas sugestões. Ninguém quer criar um clichet de solo, um padrão.
Apenas uma opinião, espero que não leves a mal.
Aos users que estão a "empurrar" as opiniões contrárias, isto é tão simples como ada um gere-se da forma que acha melhor. Eu tenho os meus processos, o NB tem outros e por aí fora.
De qualquer forma, gostei de ler.
__________________
MISSOM
JoãoCampos não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 15 de Maio de 2009   #19
Sergeant Pepperz
 
Membro desde: 3-Set-2008
Local: Leiria
Mensagens: 115
Sergeant Pepperz tem uma aura espectacular à voltaSergeant Pepperz tem uma aura espectacular à volta
Re: Etapas para 'construir' um solo de Bateria coerente - passo a passo

Citação:
Mensagem Original de kiD! Ver Mensagem
Isto há aqui várias questões inerentes.
O local onde estamos, o tipo de solo. Convenhamos que se eu toco numa banda de hiphop e a meio faço um solo, não vou seguir isto tudo, estas etapas, estes processos.
Uma coisa que não consigo concordar, é mesmo dizeres que conseguimos cativar o público seguindo esses paços (subentende-se). Se queres cativar o público tens que interagir com ele (tal como Dennis Chambers faz por exemplo, em que força o público a acompanhar as batidas na tarola com palmas) ou então, falas a linguagem do público. Lerdos no mundo da bateria apreciam muito mais "um ritmo nos tambores" do que própriamente crescendos num solo, acabar num timbolão, meter brilhos aqui e ali. Estas etapas acabam por ser uteis se tiveres um público que vá lá para te ver tocar, que saiba apreciar as tuas skills, a tua construção, que fale a mesma lingua que tu.
Acabo por ser mais um da opinião que um solo não segue etapas. Há os defensores da tua teoria (tal como se vê pelas respostas), há os que jogam na equipa contrária, eu sou um deles e tinha que o dizer. Um solo é muito aquilo que te vai na alma no momento. Agora a questão crucial aqui é sabermos até onde vão as nossas capacidades. Havia aí um chavalo que apresentou uns videos dele em que basicamente tentava fazer 1001 coisas que o corpo não respondia, não tinha essa estaleca, esse avontade.
Isto para dizer que para mim um solo é uma mistura de tudo aquilo que é assimilado por ti no teu estudo em casa, nas tuas horas perdidas. Agora se me apetecer na minha banda funk ou pop ou hiphop passar 1 minuto ali a descarregar material, vou faze-lo porque um solo para ser bom não tem que seguir etapas, tem é que soar bem.
Mas lá está, isto são as tuas sugestões. Ninguém quer criar um clichet de solo, um padrão.
Apenas uma opinião, espero que não leves a mal.
Aos users que estão a "empurrar" as opiniões contrárias, isto é tão simples como ada um gere-se da forma que acha melhor. Eu tenho os meus processos, o NB tem outros e por aí fora.
De qualquer forma, gostei de ler.
Estou completamente de acordo contigo! Mesmo não sendo apreciador de solos (sejam ele quais forem...) acho que estes deveram surgir consoante o sentimento de quem os executa, sem qualquer regra. A musica é arte. Tem de ser verdadeira e expressar um sentimento.
Esta é minha opinião e é para isto que nos registamos no fórum, para dar e receber opiniões. Para aprender e também para partilharmos o que sabemos. Só acho errado seja quem for achar que não precisa de aprender. Significa que estagnou e que não tem humildade suficiente para se "ouvir" e por isso não aceita sugestões, opiniões, correcções.


Tocem! Não é a navegar na net que ganham calo!


Aquele abraço
__________________

Sergeant Pepperz não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 15 de Maio de 2009   #20
nunobaiao
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Brasil
Mensagens: 755
nunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixe
Re: Etapas para 'construir' um solo de Bateria coerente - passo a passo

Não estou contra os que não concordam. Aceito todas as opiniões. Sempre que escrevo aqui algo, estou bem ciente de que haverá quem não concorde e quem concorde. Mas alguns argumentaram com coisas que já estavam escritas no tópico, possivelmente não o devem ter lido bem, ou na totalidade.

Mas esperimentem ler melhor as coisas que são escritas. No inicio do meu post inicial, antes das tais dicas, está uma breve introdução. leiam-na com atenção:
Citação:
Mensagem Original de nunobaiao Ver Mensagem
Bom, como muitos já devem saber, eu nunca fui muito de preparar ou estudar solos. Os solos normalmente faço-os é ao vivo, conforme o feeling do momento e o tema onde está inserido o solo.
Mas claro, respeitando alguns pontos importantes, e assim aqui vos deixo estas dicas:
As dicas que deixei são baseadas nos 15 anos de experiência de palco que tenho e no que fui aprendendo em workshops e masterclass's.
O importante é fazer solos coerentes e sentidos, e não repetitivos e maçadores. É do que se trata aqui.
Em vez de criticarem logo, experimentem-nas primeiro... se funcionam comigo tb funcionam com os outros.

E mais uma vez digo: não é obrigatório executar sempre todas as dicas que deixei, e nada impede que se acrescente mais uma ou outra.


NB
--

Última edição de nunobaiao : Sáb, 16 de Maio de 2009 às 15:52.
nunobaiao não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 16 de Maio de 2009   #21
enes

 
Membro desde: 8-Fev-2008
Local: esposende/ caracas VEN
Mensagens: 3.911
enes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luz
Re: Etapas para 'construir' um solo de Bateria coerente - passo a passo

nem mais ...
e se repararem os " velhinhos " da bateria concordam com oNB.
talvez mais pratica...
__________________
nop... nada... rien... niente... napa de assinatura.
enes não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 16 de Maio de 2009   #22
Pipó
 
Membro desde: 25-Jan-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 1.973
Pipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luz
Re: Etapas para 'construir' um solo de Bateria coerente - passo a passo

Citação:
Mensagem Original de enes Ver Mensagem
nem mais ...
e se repararem os " velhinhos " da bateria concordam com oNB.
talvez mais pratica...
N sei quem serão os velhinhos mas se falas de um deles que comentou o tópico que tem só no curriculo uma carrada de cds, alguns 4 pavilhoes atlanticos, 2 rock in rio, n sei quantos campos pequenos e é um dos 3 melhores bateristas portugueses neste momento... N sei quem tem mais prática..

abraços.
Pipó não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 16 de Maio de 2009   #23
JoãoCampos
 
Membro desde: 11-Fev-2008
Local: Aveiro
Mensagens: 1.300
JoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luz
Re: Etapas para 'construir' um solo de Bateria coerente - passo a passo

Citação:
Mensagem Original de enes Ver Mensagem
nem mais ...
e se repararem os " velhinhos " da bateria concordam com oNB.
talvez mais pratica...
podes ter 30 anos e treinares uma hora por semana.
Eu posso ter 18 e treinar 4 por dia.
Amem-se
__________________
MISSOM
JoãoCampos não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 16 de Maio de 2009   #24
Nelson Carreira
 
Membro desde: 7-Fev-2008
Local: Leiria/Rio de Janeiro
Mensagens: 689
Nelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luz
Re: Etapas para 'construir' um solo de Bateria coerente - passo a passo

Citação:
Mensagem Original de enes Ver Mensagem
nem mais ...
e se repararem os " velhinhos " da bateria concordam com o NB.
talvez mais pratica...
Bem, acho este comentário completamente despropositado... Dá a sensação que os "velhinhos" é que sabem, e que os outros ainda não lá chegaram por falta de experiência, quando na corrente contrária estão bateristas como Miguel Casais (Reference), o Pepe (Sergeant Pepperz) ou o Pipó, qualquer um deles com um curriculum e uma maturidade musical que colocam qualquer um dos outros que postaram neste tópico na sombra.

Eu compreendo que a intenção do Nuno Baião era boa, mas confesso que concordo com os que acham que a utilidade deste tópico é nula. Um solo é algo pessoal, que parte do executante e da circunstância em si. A estrutura do solo vai depender entre outros do estado de espírito do executante, e da reacção do próprio publico no decorrer do solo.

Qualquer tentativa de formatar um solo é inglória. Se acham que um solo pode ter padrão, então no limite procurem na youtube um solo do Dennis Chambers, do Dave Weckl ou do Vinnie Colaiuta, e saquem-no ao promenor para usar ao vivo! Acham que vai resultar assim tão bem?!

Basicamente, não se aprende a solar, desenvolve-se a capacidade de solar com o tempo e com a experiência, e os solos não obedecem a formatos, regras ou etapas, por mais flexíveis que essas possam ser.

O Nuno decidiu partilhar algumas das suas bases de solos e isso vale o que vale, até porque haverá certamente que gosta e quem não gosta da forma dele de solar. Mas pronto, quem não tiver criatividade e achar as dicas boas, tem aqui um ponto de partida.

Abraços

Última edição de Nelson Carreira : Sáb, 16 de Maio de 2009 às 18:09.
Nelson Carreira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 16 de Maio de 2009   #25
nunobaiao
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Brasil
Mensagens: 755
nunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixe
Re: Etapas para 'construir' um solo de Bateria coerente - passo a passo

são 'DICAS' - até porque alguns exemplos até estão entre parentises.

E se fosse para executar obrigatóriamente tudo e pela ordem, tinha colocado números antes das frases...

Há quase 15 anos que faço solos de bateria ao vivo, e actualmente sei que estas DICAS bem exploradas produzem bons resultados (caso contrário não as tinha escrito aqui).
Em todas as bandas em que já toquei sempre fiz solos de bateria, até a acompanhar artistas 'pimba'. Importante é saber aplicar na hora, consoante o sentimento do momento, e o tempo que temos para solar.
Até já tive situações em que no final da noite, gerentes de bares ou mesmo malta do público me vieram pedir para tocar mais um pouco a solo. É porque os cativo...

Sei que estas dicas irão ajudar muitos camaradas, e é por isso que ando aqui neste forum há 10 anos, para ajudar e ser ajudado. Não para andar a 'picar' e a criar conflitos.
Aceito todas as opiniões, e até experimento aquelas que à partida poderei discordar.
E até compreendo os pontos de vista dos que têm estado contra este post, mas a maioria interpretou mal o que foi escrito.

Não sou melhor nem pior que os outros... sou apenas diferente!!!

Agora façam uma coisa, se têm algum conselho ou alguma DICA sobre Solos para deixar aos mais novatos que vêm aqui para aprender algo... força. Caso contrário acabem com as citações e criticas negativas aos comentários deixados por outros membros. Isto está na secção Workshop e não na secção Esplanada...
Cada um é livre de deixar a sua opinião (acerca de solos).


NB
--

Última edição de nunobaiao : Sáb, 16 de Maio de 2009 às 19:22.
nunobaiao não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 17 de Maio de 2009   #26
enes

 
Membro desde: 8-Fev-2008
Local: esposende/ caracas VEN
Mensagens: 3.911
enes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luz
Re: Etapas para 'construir' um solo de Bateria coerente - passo a passo

Citação:
Mensagem Original de kiD! Ver Mensagem
podes ter 30 anos e treinares uma hora por semana.
Eu posso ter 18 e treinar 4 por dia.
Amem-se
entao se treinas 4 horas por dia ainda te falta muito para treinar uma hora por semana .
desculpa la o desabafo mas esse comentario para mim é completamente despropositado.
se queres ajudar o resto do pessoal do forum ajuda . se tiveste aulas de Portugues era bom leres o que o NB escreveu com olhos de ler e veras que no meio do que ele escreveu tambem estas la a nivel de solo bateristico.
na questao do :
amem-se ... só tu é que estas com odio.

enes adicionou o seguinte texto, 7 minutos e 5 segundos depois:

Citação:
Mensagem Original de Pipó Ver Mensagem
N sei quem serão os velhinhos mas se falas de um deles que comentou o tópico que tem só no curriculo uma carrada de cds, alguns 4 pavilhoes atlanticos, 2 rock in rio, n sei quantos campos pequenos e é um dos 3 melhores bateristas portugueses neste momento... N sei quem tem mais prática..

abraços.
ha por aí muitos bateristas que têm anos de estrada , kilos de cd´s . e no entanto nao fazem solos, ou porque no espectaculo nao se enquadra , ou porque simplesmente nao sabem... aí sim podem consultar este topico.
nao estou a dizer que os velhinhos é que sabem fazer solos.
estou a dizer que os velhinho possam ler este topico e encontrarem-se no que disse o NB
__________________
nop... nada... rien... niente... napa de assinatura.

Última edição de enes : Dom, 17 de Maio de 2009 às 12:04. Razão: Mensagem automaticamente fundida/mesclada pelo sistema.
enes não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 17 de Maio de 2009   #27
Lu Batera
 
Membro desde: 17-Jan-2007
Local: Barcelona
Mensagens: 750
Lu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixe
Re: Etapas para 'construir' um solo de Bateria coerente - passo a passo

Já tinha deixado as minhas sugestões de construção de solos num outro tópico, mas pela profusão de tópicos sobre o assunto, perderam-se. Num link, tenho um solo que fiz e consequente análise do mesmo. Noutro, apresento a minha leitura de "como fazer um solo", que poderá ser mais um elemento para análise, e é uma abordagem substancialmente diferente da indicada aqui pelo Nuno Baião.

http://www.bateristaspt.com/forum/sh...ad.php?t=11662

http://www.bateristaspt.com/forum/sh...ad.php?t=11835


Nota: seria um trabalho hercúleo, bem sei, mas talvez os moderadores pudessem agrupar estes tópicos todos sobre solos que por aí pululam. Informação demasiado espalhada significa normalmente informação perdida, e é uma pena, pois temos por aqui muita coisa interessante a ser discutida. Acham que é melhor contactar os mods por MP ou basta deixar aqui a dica?
Lu Batera não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 17 de Maio de 2009   #28
JoãoCampos
 
Membro desde: 11-Fev-2008
Local: Aveiro
Mensagens: 1.300
JoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luz
Re: Etapas para 'construir' um solo de Bateria coerente - passo a passo

[quote=enes;115743]entao se treinas 4 horas por dia ainda te falta muito para treinar uma hora por semana .

(han??)


desculpa la o desabafo mas esse comentario para mim é completamente despropositado.
se queres ajudar o resto do pessoal do forum ajuda . se tiveste aulas de Portugues era bom leres o que o NB escreveu com olhos de ler e veras que no meio do que ele escreveu tambem estas la a nivel de solo bateristico.
na questao do :
amem-se ... só tu é que estas com odio.
/quote]

ódio?enfim....
Não me vou sequer dar ao trabalho de voltar a ler este post. Se tu tiveste aulas de portugues, então também lerás o meu comentário como deve de ser.

abraço
__________________
MISSOM
JoãoCampos não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 17 de Maio de 2009   #29
warlike
 
Membro desde: 5-Mai-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 1.527
warlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixe
Re: Etapas para 'construir' um solo de Bateria coerente - passo a passo

Mais alguém com dicas ou sugestões (etapas não!) para construir solos de bateria?
Há outro tópico aberto que vai de encontro a este assunto, iniciado pelo MANEIRO.

http://www.bateristaspt.com/forum/sh...ad.php?t=13655

Rapaziada, vão é tocar que isso passa.
warlike não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 3 de Junho de 2009   #30
pedropires
 
Membro desde: 1-Mar-2008
Local: ericeira
Mensagens: 6
pedropires é uma quantidade desconhecida por enquanto
Re: Etapas para 'construir' um solo de Bateria coerente - passo a passo

Citação:
Mensagem Original de nunobaiao Ver Mensagem
Bom, como muitos já devem saber, eu nunca fui muito de preparar ou estudar solos. Os solos normalmente faço-os é ao vivo, conforme o feeling do momento e o tema onde está inserido o solo.
Mas claro, respeitando alguns pontos importantes, e assim aqui vos deixo estas dicas:

Como construir um solo de Bateria coerente e expressivo:

-Se o vocalista está a falar e a apresentar-te, espera que este termine. Vai mantendo o groove.

-Manter o volume baixo e guardar mais para depois

-ir tocando cada vez menos

-usar sons diferentes tocando as mesmas notas (usar um cowbell, jam block, ou os aros)

-manter um groove simples para cativar o público

-usar dinamicas e ir deixando de tocar algumas peças do kit até ficar a tocar apenas numa

-obter a atenção do público, através de uma paragem brusca e bem acentuada

-podes por exemplo baixar o snare da tarola, quebrar o groove anterior e ir solando de forma a que tudo respire deixando espaços usando pausas

-reconstruir um groove, por exemplo usar os choques com o pé e ir continuando a tocar nos timbalões e tarola (ainda sem snare)

-usar dinamicas, tocar mais intensamente e praparar outro nivel no solo usando mais e diferentes pratos

-manter um bom groove, mas com tensão e bastante aberto

-Apertar de novo o snare da tarola, e reforçar o groove usando o bombo em padrões regulares

-continuar durante uns compassos, mas começando já a preparar a entrada para o próximo solista ou regresso ao tema

-entrar num groove simples e confortável para o solista seguinte, ou no groove do tema.

(estas dicas servem para qualquer estilo músical)

NB
--
simples mas funciona.......abraço
pedropires não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 5 de Junho de 2009   #31
razveck
 
Membro desde: 13-Fev-2009
Local: Porto
Mensagens: 26
razveck está no bom caminho
Re: Etapas para 'construir' um solo de Bateria coerente - passo a passo

Mto boas dicas, bota na rep
razveck não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 5 de Junho de 2009   #32
moses
 
Membro desde: 5-Jun-2009
Local: Margem sul /seixal
Mensagens: 4
moses está no bom caminho
Re: Etapas para 'construir' um solo de Bateria coerente - passo a passo

hehe naice
thnks
moses não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 6 de Junho de 2009   #33
shorebrak
 
Membro desde: 10-Abr-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 1.005
shorebrak será famoso em breveshorebrak será famoso em breve
Re: Etapas para 'construir' um solo de Bateria coerente - passo a passo

- Aplicação de rudimentos
- Técnica e Velocidade
- Musicalidade
- Mensagem que se pretende transmitir
- Dinâmicas
- Capacidade para manter o solo com interesse e a subir de intensidade
(eventualmente 'explodindo' no fim)


(isto penso que foi o madeira que a uns tempos escreveu ai algures)
shorebrak não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta



Opções

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
ESTUDO: O som e o isolamento acústico seis_e_meia Som, Acústica, Software e Sites de internet 12 Ter, 2 de Outubro de 2012 23:12
[Entrevista] Joey Jordison - baterista de Slipknot _TASSE_ Bateristas e Percussionistas 49 Qui, 19 de Maio de 2011 20:34
Uma aula de Dennis Chambers em 3 lições: Treino de Resistência (artigo traduzido) Baronesa Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 21 Sáb, 25 de Setembro de 2010 16:51
[Entrevista] Anthony King - Baterista norte-americano a trabalhar no Brasil Felipe Basilio Bateristas e Percussionistas 2 Qua, 30 de Junho de 2010 15:24



São agora 09:53. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it