Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Tutoriais, Bricolage e Faça-Você-Mesmo
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Pesquisar Mensagens de Hoje Marcar Fóruns como Lidos

Tutoriais, Bricolage e Faça-Você-Mesmo Dicas passo a passo, tutoriais, bricolage e métodos "Faça-Você-Mesmo" para a bateria e percussão.


Resposta
Opções
Não lido Qua, 3 de Fevereiro de 2010   #1
Diogo Pereira
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Porto
Mensagens: 254
Diogo Pereira é uma jóia em brutoDiogo Pereira é uma jóia em brutoDiogo Pereira é uma jóia em brutoDiogo Pereira é uma jóia em brutoDiogo Pereira é uma jóia em bruto
Bricolage / DIY: Caixa rígida (hardcase) para pedal duplo (com fotos e tutorial)

Bem disse que não me ia ficar pelos hats secundários.

Bem, tendo visto pessoalmente a brutal hardcase construída pelo nosso caríssimo Rolando Barros (onde anda broxelência por falar nisso?), decidi meter mãos à obra para construir uma semelhante para o meu Yamaha Flying Dragon 9415. Já está construída desde finais de Novembro, mas só agora a divulgo porque já deu provas da sua eficácia. Se não é eficaz, para quê divulgar. Para começar, o seu aspecto exterior:





Materiais [exterior]:
-Caixa de madeira
... Esta foi comprada nuns chineses em Ermesinde. Levei os pedais e lá fui eu à procura de uma caixa pré-feita.Calhou de ser mesmo MESMO à medida. Vinha por pintar e envernizar e as dobradiças que trazia eram muito fracas. Custou-me 8,50€

-Perfis em alumínio
...Estes vieram de uma SUCATA. É verdade meus senhores, fui a uma sucata e no meio de um enorme contentor de alumínio nas suas mais variadas formas, tamanhos e cores, encontrei 3 metros de perfil de umas 4 cores diferentes e em barras minimamente direitas. O único requisito era terem largura de 1cm e pelo menos 40cm de comprimento. Encontrei umas barras jeitosas. Ficou-me por 3€, sendo o kg a 1,5€, foram 2 kg. Sujei-me, cortei-me e pisei-me, mas encontrei!

-Cantos em ferro
-Fechos em ferro
-Pega em ferro
...Comprados na loja ProÁudio, na rua Formosa no Porto. Ficaram-me por 10 euros, já que apanhei os cantos em promoção.

-Parafusos de aço de baixo perfil e outros maiores
-Dobradiças em aço
...Encontrados numa qualquer drogaria. Cerca de 2€ no total.

-Tinta plástica preta [para a madeira]
...Já tinha por casa, usei num trabalho para a faculdade. Uma lata de 1l custa cerca de 4€.

-Tinta spray preta [perfil de alumínio]
...2,5€ numa drogaria.

-Impregnante incolor(verniz À base de água) [madeira]
...Já tinha por casa.

A construção:
- Consistiu em pintar a madeira por dentro e fora com a ajuda de um rolo de pintura pequeno. Assim não ficam marcas de pincel e a tinta espalha-se mais uniformemente. Acelera o processo também. Como a madeira estava praticamente virgem, levou umas 4 camadas de tinta, que foram absorvidas num piscar de olhos. Nas fotos não se nota, mas vê-se os veios da madeira. Quem quiser restaurar baterias ou assim, recomendo este processo. Fica mesmo bem!
-Caixa pintada, tinta seca, siga para o impregnante. O mesmo foi também aplicado com o rolo, pelas mesmas razões.
- Enquanto secou o verniz, cortaram-se os perfiz À medida e furaram-se para aparafusar. Depois de cortados, corte esse feito com um serrote para metais, foram lixados e levaram uma lata de spray em cima, distribuída por várias camadas. Foram pintados por dentro e por fora.
-Depois da caixa seca e dos perfiz secos, veio a parte mais chata. Aparafusar todos os parafusos À pata directamente na madeira. Levou cerca de 150 parafusos só nos perfis...
-Perfis aplicados, siga para a pega, cantos e dobradiças. Bota parafusos à pata mais uma vez...

Estando a caixa pronta por fora, toca a acomodar os meus ricos pedais lá dentro. Este processo foi quase todo feito pelo meu pai, uma vez que cortes precisos não é muito a minha praia.

Materiais [interior]
-Placa de roofmate de 3cm
...Já tinha por casa. De qualquer modo, uma placa fica por 6€ no máximo, já que comprada avulso é outra história - pelo menos foi a que me contaram.

-Cola branca
...Já tinha por casa. É a mais indicada para estes materiais, uma vez que a cola normal corrói o esferovite. Não quis arriscar com o roofmate. De qualquer modo, cerca de 1€ numa qualquer drogaria.

-Tecido com alguma elasticidade
...Este andava cá por casa. E a cor até veio a calhar...

Construção:
-Com muitas medições e afins, lá se conseguiu montar o puzzle a 3D para acomodar os meus amigos. O corte do roofmate foi feito com um x-acto e a mesma serra de cortar metal.
-Toca a colar o tecido ao roofmate com a cola branca. Isto fui eu que tratei exclusivamente
-Tecido colado e cola seca, bota a encaixar tudo direitinho no interior e aproveitar as pontas dos parafusos que ficaram do lado de dentro.

E voilá!


Mas espera! E a tampa? Eis que a tampa da caixa tem exactamente a profundidade e largura necessárias para acomodar o meu módulo DTXpress! Mas que grande achado esta caixa! E como acomodar o módulo?

Materiais:
-Perfil em alumínio de 3cm (sucata, bla bla bla...)
-Alcatifa de pelo raso azul (lixo e tal, bla bla bla...)
-Cola branca para colar a alcatifa À tampa.

Mas e o trigger, será que cabe? Nada como uma fita de velcro para experimentar.

E voilá, a caixa com mais pinta de sempre, carregada na sua plenitude!


O transformador e afins? Isso lá se arranja. O que é certo é que por um orçamento consideravelmente baixo consegui uma hardcase segura e robusta e que leva os pedais e ainda a parte digital da coisa!

Orgamento final: 37 euros! A contar com coisas que já tinha em casa!

Espero que gostem e que sirva de motivação para embarcarem numa aventura destas. Dá muito MUITO trabalho!

Qualquer dúvida, disponham!
Abreijos,
D-Ogre
Diogo Pereira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 3 de Fevereiro de 2010   #2
Thierry
 
Membro desde: 22-Mai-2009
Local: Bragança/ Mafra
Mensagens: 253
Thierry está no bom caminho
Re: DIY: Hardcase pedal duplo (c/fotos e tutorial)!

Bom trabalho, Parabéns... Eu já algum tempo que ando para fazer umas cases mas para a bateria toda, mas ainda está em fase de projecto...
Parabéns pelo trabalho mais uma vez, assim sempre poupas-te uma nota...
Abraço
__________________
[SIGPIC][/SIGPIC]A vida são dois dias e um já passou
Thierry não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 3 de Fevereiro de 2010   #3
lcanudo
 
Membro desde: 28-Set-2008
Local: Évora
Mensagens: 32
lcanudo está no bom caminho
Re: DIY: Hardcase pedal duplo (c/fotos e tutorial)!

Boas.

Ficou bem porreira. E em termos de peso? Já agora em relação ao pedal. Tens te dado bem com ele?

Ficou um bom trabalho.
Abraço.
lcanudo não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 4 de Fevereiro de 2010   #4
tareco
 
Membro desde: 9-Out-2009
Local: Beja / Alentejo
Mensagens: 302
tareco está no bom caminho
Re: DIY: Hardcase pedal duplo (c/fotos e tutorial)!

Bela bricolage, so tenho uma coisa a apontar em vez de parafusos devias ter posto arebites
__________________
Cumps,
Rui Tareco
tareco não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 4 de Fevereiro de 2010   #5
Nelson Carreira
 
Membro desde: 7-Fev-2008
Local: Leiria/Rio de Janeiro
Mensagens: 689
Nelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luz
Re: DIY: Hardcase pedal duplo (c/fotos e tutorial)!



Parabéns, ficou muito porreira! Parece bem robusta, e nota-se que o pedal fica muito bem acomodado. Tenho que encarar este tópico como uma motivação e tentar fazer o mesmo...

Parabéns pelo resultado mais uma vez.
Nelson Carreira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 4 de Fevereiro de 2010   #6
aCIDwAR
 
Membro desde: 14-Jan-2010
Local: Lisboa
Mensagens: 139
aCIDwAR será famoso em breve
Re: Bricolage / DIY: Caixa rígida (hardcase) para pedal duplo (com fotos e tutorial)

Sim, está muito boa! Também concordo com que era melhor REBITES(). Mas 5 estrelas. Também tenho de começar a pensar nisso...
aCIDwAR não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 4 de Fevereiro de 2010   #7
Carlos Nevalainen
 
Membro desde: 30-Ago-2008
Local: Manchester-UK
Mensagens: 648
Carlos Nevalainen está no bom caminho
Re: Bricolage / DIY: Caixa rígida (hardcase) para pedal duplo (com fotos e tutorial)

muito fixe meu

brutal mesmo parabens grandes ideias que tens
Carlos Nevalainen não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 4 de Fevereiro de 2010   #8
Diogo Pereira
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Porto
Mensagens: 254
Diogo Pereira é uma jóia em brutoDiogo Pereira é uma jóia em brutoDiogo Pereira é uma jóia em brutoDiogo Pereira é uma jóia em brutoDiogo Pereira é uma jóia em bruto
Re: Bricolage / DIY: Caixa rígida (hardcase) para pedal duplo (com fotos e tutorial)

Boas

Antes de mais, obrigado a todos pelos comentários!

lcanudo: Quanto ao peso, a caixa não ficou muito pesada, talvez pelo perfil ser de alumínio e a madeira da caixa ser fina. O roofmate também não pesa nada. Quanto ao pedal, sou suspeito. Sou fan incondicional do material Yamaha e antes deste tinha outro Yamaha de corrente. Sim, estou felicíssimo com o pedal. É robusto, estável e cumpre o seu objectivo na maior. É rápido, leve e consegue ser extremamente controlável, tendo em conta que a rapidez e leveza muitas vezes resultam numa instabilidade no controlo do pedal - ex.: Axis (pela minha experiência). Com o pedal e o módulo, fica uma caixa de peso razoável, mas nada que a minha namorada não consiga carregar ehehe.

tareco e aCIDwAR: Ficava mais bonito com rebites MAS devido à espessura da madeira e ao elevado número de furos que o perfil teve de levar, poderia comprometer a integridade da case. Com madeira os rebites não funcionam tão bem. Nas flightcases não se usa madeira mas sim CONTRAPLACADO, que tem outra densidade e peso. Daí a opção parafusos. Mas obrigado pelas sugestões e pelos elogios

Nelson e Nevalainen: Muito obrigado. Motivem-se meus amigos! Dá trabalho mas graças a esta case, acabaram-se os problemas de transporte do meu querido pedal e a sensação "meu deus, a guitarra vai em cima do pedal na mala do carro! será que estraga?".

Continuem a postar, bem, mal, muito, pouco, mas digam de vossa justiça!

Abreijos
D-Ogre
Diogo Pereira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 5 de Fevereiro de 2010   #9
tareco
 
Membro desde: 9-Out-2009
Local: Beja / Alentejo
Mensagens: 302
tareco está no bom caminho
Re: Bricolage / DIY: Caixa rígida (hardcase) para pedal duplo (com fotos e tutorial)

pois nao da pra ver muito bem a espessura da caixa mas discordo que os arebites (como se diz no alentejo) nao funcionem bem na badeira tem é que ser proprios...
__________________
Cumps,
Rui Tareco
tareco não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta



Opções

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
Tutorial: Como converter discos de rebarbadora em bateria digital. (com fotos) Gibraltar Tutoriais, Bricolage e Faça-Você-Mesmo 9 Qua, 27 de Janeiro de 2010 00:42
REPORTAGEM/APRECIAÇÃO: Janus Double Ergo Pedal (muitas fotos!) pulp_fiction Hardware, Acessórios e Equipamentos 66 Seg, 30 de Novembro de 2009 00:12
TESE: Contribuiçao do estudo de bateria para o desenvolvimento de habilidades psicomotoras andre_vg Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 7 Dom, 12 de Julho de 2009 02:46
REPORTAGEM/APRECIAÇÃO: Pedal Duplo Yamaha Flying Drangon Direct Drive (com foto) Gibraltar Hardware, Acessórios e Equipamentos 55 Qua, 6 de Fevereiro de 2008 16:51



São agora 07:28. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it