Voltar   BateristasPT.com > MATERIAL E EQUIPAMENTOS > Pratos (Cymbals)
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Pesquisar Mensagens de Hoje Marcar Fóruns como Lidos

Pratos (Cymbals) Para discutir marcas, modelos, pormenores, etc de pratos (cymbals)


Resposta
Opções
Não lido Qua, 29 de Dezembro de 2010   #1
Spl4SH
 
Membro desde: 20-Jul-2010
Local: Esmoriz
Mensagens: 48
Spl4SH está no bom caminho
B8 amassou.

Pois, comprei um splash b8 e um crash b8. Chegaram ontem mas só hoje tive oportunidade de os estrear (até porque não encontrei tripés nenhum em nenhuma das 8 lojas de música que corri nos últimos dias). Após tocar durante uns minutos, maravilhado com a diferença de som entre os b8 e os meus de latão antigos, e acidentalmente acertar duas vezes na parte de baixo do splash, reparei em duas pequenas mossas no dito prato

O som mantém-se practicamente igual, e mal se nota. Foram durante uns breaks um bocado mais fortes, com os meus "troncos" dave weckl evolution (tinha o prato um bocado mais baixo do que devia). Estava a ver como soava com estas baquetas, a ver se diferia muito das minhas 7A da vic firth :S
Que devo fazer? usar a garantia? tentar "ajeitar" eu? deixar assim? não sei mesmo :S
Outra coisa, passei um bocado de polidor de metais coração no prato, porque vinha um bocado sujo, e reparei que perdeu um bocado da cor >.< há grande sarilho, ou é indiferente?

há que realçar que não foram batidas muito fortes no prato, e que já tinha acontecido nos meus de latão e nunca vi mossas nos pratos (sem ser no choques, ao fim de 4 anos)

Última edição de Spl4SH : Qua, 29 de Dezembro de 2010 às 17:48.
Spl4SH não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 29 de Dezembro de 2010   #2
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: B8 amassou.

Primeira dica:
Começa a controlar a força ou vais gastar muito dinheiro em pratos


Acerca das mossas, isso é um bocado estranho acontecer, pelo menos nunca me aconteceu. Tens a certeza que o prato não vinha com mossas quando chegou?
Se achas que foi mesmo pelas pancadas que levou, então a garantia de pouco te serve porque a marca poderá alegar que foram danos provocados por má utilização.
Modera a força e não batas à toa nos pratos.
Eu acho que não devias de mexer no prato. Se vais tentar corrigir as mossas à martelada corres o risco de abrir rachas no prato.

Eu tenho um splash Sabian B8 de 8" há anos - tem agora uma racha em redor da cúpula mas mesmo assim continua a dar som (a racha também parou de abrir).


Acerca do polimento, é normal os pratos perderem um bocado a cor com que vêm de fábrica. É indiferente para o som, apenas muda o aspecto. Não te preocupes com isso.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 29 de Dezembro de 2010   #3
Spl4SH
 
Membro desde: 20-Jul-2010
Local: Esmoriz
Mensagens: 48
Spl4SH está no bom caminho
Re: B8 amassou.

eu practicamente nem lhe toquei >.<'

e é um bocado coiso. o meu maior medo e que ele comece a dobrar e aconteça como acontece a todo o metal que e dobrado, enfraquece e parte :S só peguei mesmo neles com calma agora, ontem só os tirei da caixa, olhei para eles, voltei a guarda-los e tive de sair de casa +.+

se calhar foi no transporte. quando os fui buscar ao portão da casa o gajo das entregas pegou na caixa e pousou-a no muro com bué força, de lado. se calhar foi aí :S

Última edição de Spl4SH : Qua, 29 de Dezembro de 2010 às 18:02.
Spl4SH não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 29 de Dezembro de 2010   #4
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: B8 amassou.

Se achas que é defeito do prato, ou que chegou meio empenado, usa a garantia quanto antes (não perdes nada em tentar).
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 29 de Dezembro de 2010   #5
Spl4SH
 
Membro desde: 20-Jul-2010
Local: Esmoriz
Mensagens: 48
Spl4SH está no bom caminho
Re: B8 amassou.

vou falar com o meu pai e trato disso :S

e também hoje ouvi dizer que o pessoal das entregas de compras online anda a baldar-se um bocado no cuidado (provavelmente por causa da época), portanto acho que é possível ter sido algo na entrega ou mesmo transporte :S

é que quase nem lhes toquei >.< e nos outros, quando era chavalo, ja tinha acontecido virar os pratos ao contrário e tocar com eles assim e não estão amassados o.o é que o estranho é ele estar amassado de baixo para cima.

Edit: Agora tenho quase 100% de certeza que vieram assim. Estive a comparar e as mossas não são consistentes com o formato da baqueta. em causa.

Última edição de Spl4SH : Qua, 29 de Dezembro de 2010 às 18:31.
Spl4SH não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 29 de Dezembro de 2010   #6
Bernardo
 
Membro desde: 29-Out-2009
Local: Porto
Mensagens: 2.459
Bernardo tem uma aura espectacular à voltaBernardo tem uma aura espectacular à voltaBernardo tem uma aura espectacular à volta
Re: B8 amassou.

Então só tens uma coisa a fazer: Usa o mais depressa que podes a garantia.
Não tens o direito de ficar com isso assim se tens tanta a certeza que o factor não foi má utilização
Bernardo não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 30 de Dezembro de 2010   #7
Spl4SH
 
Membro desde: 20-Jul-2010
Local: Esmoriz
Mensagens: 48
Spl4SH está no bom caminho
Re: B8 amassou.

pá, não sei. O meu pai acha que não vale a pena tar a perder tempo >.< quando tiver tempo e oportunidade tiro uma foto às ditas e meto aqui. São quase imperceptíveis +.+
Spl4SH não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 30 de Dezembro de 2010   #8
Campos
 
Membro desde: 17-Fev-2008
Local: Oliveira de Azeméis/Caldas da Rainha
Mensagens: 1.135
Campos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixe
Re: B8 amassou.

pah..passar o limpa-metais logo no 1º dia que os recebeste? querias experimentar todo o tipo de cenas no prato?

se empenou ou é força a mais ou defeito de fabrico..

e tal como o miguel, tenho um splash b8 de 12" á quase tres anos, a dois rachou 4 ou 5 vezes na cupula e nao alastraram..
__________________
"Um baterista no estrangeiro pode dizer para uma gaja: Can I Crash your VaChina?"
Campos não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 30 de Dezembro de 2010   #9
Spl4SH
 
Membro desde: 20-Jul-2010
Local: Esmoriz
Mensagens: 48
Spl4SH está no bom caminho
Re: B8 amassou.

vinha com umas manchas pretas pá >.<

aquilo é muito pequeno, nem se nota, e não toco com tanta força assim o.o já toquei numa bateria com um splash de 10'' acho e malhei-lhe forte e feio e o bicho ficou porreiro. Mas se calhar fico com ele. Agora tar a mandar para a musicstore para so me chegar daqui a 2 ou 3 semanas, e a pagar custos de transporte >.<

também já tive a tocar com ele um pedaço hoje e não houve stresses o.o vou tentar não bater no "dente" da mossa.

Já agora, definam-me muita força D: acho que isso é relativo.
Spl4SH não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 30 de Dezembro de 2010   #10
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: B8 amassou.

Há um ponto de força que é o máximo que o prato suporta para fazer o seu máximo som. A partir desse ponto de força, não adianta dar-lhe com mais força porque o volume de som vai ser sempre o mesmo, o que vai acontecer é o prato partir

Muita força é quando ultrapassas o ponto máximo que o prato necessita para produzir o seu máximo de som. Isso nota-se ao tocar, se tocares de força vais reparar que não estás a produzir mais som por isso, apenas o prato mexe mais mas o volume é o mesmo.
Os splashs não precisam nem "querem" muita força porque são geralmente pratos finos e que por serem pequenos o risco de racharem é maior.
Portanto, começa a tocar com pouca força e vai aumentando aos poucos, quando atingires aquela força que não consegues mais som do prato, então estás a tocar com muita força


nota: esta minha "tese" não tem como base nada que já tenha lido. Esta opinião saiu agora mesmo, na volta nem faz sentido e nem tem qualquer fundamento dentro da física
A única coisa que tem por base é uma explicação que o Hugo Danin deu num workshop acerca da força com que se toca na tarola e que não é por levarmos o braço lá acima que vamos dar uma pancada mais forte (mas isto é outro assunto).
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom

Última edição de Miguel Martinho : Qui, 30 de Dezembro de 2010 às 19:27.
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 30 de Dezembro de 2010   #11
Bernardo
 
Membro desde: 29-Out-2009
Local: Porto
Mensagens: 2.459
Bernardo tem uma aura espectacular à voltaBernardo tem uma aura espectacular à voltaBernardo tem uma aura espectacular à volta
Re: B8 amassou.

Acerca da força na tarola Miguel, isso até é mesmo o contrário. Quanto mais próximo tivermos o braço dela (claro que não é a baqueta sempre lá colada, nem pensar) vamos conseguir alcançar uma maior pujança no som. Conseguimo-lo tirar sem tanto esforço e com muito maior precisão.
Bernardo não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 31 de Dezembro de 2010   #12
Spl4SH
 
Membro desde: 20-Jul-2010
Local: Esmoriz
Mensagens: 48
Spl4SH está no bom caminho
Re: B8 amassou.

isso da tarola é obvio XD pontos de pressão e efeito alavanca :P

por acaso experimentei isso e reparei que a partir de certo ponto não valia a pena dar mais força que nao saía mais som. basta uma pancada relaxada que já dá bom som :P

obg na mesma. acho que vou ficar com ele assim XD quase nem se nota e não alterou o som.

Valeu-me o susto, que já tive duas lições xD 1- verificar o prato antes de o usar, depois de o comprar, 2- a cena da força XDDD

obrigado gente
Spl4SH não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 31 de Dezembro de 2010   #13
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: B8 amassou.

No caso da tarola resume-se a isto:
O cérebro trava instintivamente a mão antes da baqueta bater na tarola se esta ver lá de cima (é o cérebro a defender o corpo de agressões).

Podem experimentar e irão reparar que a mão/braço abranda/corta a força quando está quase a tocar na tarola. Se o cérebro não fizesse isso o que iria acontecer era:
Ou partiam a baqueta ou o pulso... o cérebro protege o pulso - é instinto natural, não há como ultrapassar.

De qualquer maneira, há outra forma de verificar que não é por deixarem cair a baqueta lá de cima vão obter mais som, peguem numa moeda (p.ex., 2 euros), deixem-na cair em cima da tarola de diversas alturas e irão reparar que chega a um ponto o som a partir daí tem sempre o mesmo volume.

A cena de puxar a baqueta lá a cima é fixe para o cenário, dá pica, mas não é por isso que vamos tocar mais alto.
Fazer isto nos pratos têm um inconveniente: o risco de quebra aumenta muito porque o cérebro não corta a força porque "sabe" que o prato cede e não o pulso.


(sei que esta coisa toda pode parecer parva, mas desde que vi o Hugo a explicar isto num workshop comecei a ver estas coisas da força e do material de maneira diferente e mais clara).
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 2 de Janeiro de 2011   #14
Bogalho
 
Membro desde: 7-Jun-2009
Local: Coimbra
Mensagens: 490
Bogalho será famoso em breve
Re: B8 amassou.

Citação:
Mensagem Original de Miguel Martinho Ver Mensagem
No caso da tarola resume-se a isto:
O cérebro trava instintivamente a mão antes da baqueta bater na tarola se esta ver lá de cima (é o cérebro a defender o corpo de agressões).

Podem experimentar e irão reparar que a mão/braço abranda/corta a força quando está quase a tocar na tarola. Se o cérebro não fizesse isso o que iria acontecer era:
Ou partiam a baqueta ou o pulso... o cérebro protege o pulso - é instinto natural, não há como ultrapassar.

De qualquer maneira, há outra forma de verificar que não é por deixarem cair a baqueta lá de cima vão obter mais som, peguem numa moeda (p.ex., 2 euros), deixem-na cair em cima da tarola de diversas alturas e irão reparar que chega a um ponto o som a partir daí tem sempre o mesmo volume.

A cena de puxar a baqueta lá a cima é fixe para o cenário, dá pica, mas não é por isso que vamos tocar mais alto.
Fazer isto nos pratos têm um inconveniente: o risco de quebra aumenta muito porque o cérebro não corta a força porque "sabe" que o prato cede e não o pulso.


(sei que esta coisa toda pode parecer parva, mas desde que vi o Hugo a explicar isto num workshop comecei a ver estas coisas da força e do material de maneira diferente e mais clara).

Muito bom Miguel!

Também já me tinham explicado isto e a seguir experimentei. Realmente é verdade!

Cumprimentos,
Ricardo Bogalho
__________________
A música torna-se numa doença... Mas é uma doença sem complicações (ou não )!
www.sustemidos.com
Bogalho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta



Opções

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
Sabian B8, Zildjian ZBT, Meinl MCS ou Paiste Pst3? Qual são os melhores? PedroPM Pratos (Cymbals) 18 Qui, 19 de Março de 2015 11:59
Os pratos de choque Sabian B8 Pro têm bom som? bdrummer Pratos (Cymbals) 10 Qui, 4 de Janeiro de 2007 10:20
Quanto pode valer um prato splash da Sabian B8? Pedro Fiel Aconselhamento para a compra de material 4 Qua, 15 de Novembro de 2006 15:18
Qual a vossa opinião sobre os pratos da série Sabian B8? Parecem-me bonitos e apelativos. Duarte Molha Aconselhamento para a compra de material 1 Ter, 10 de Outubro de 2006 20:17



São agora 09:43. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it