Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual")
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") O local para debater aspectos técnicos sobre a bateria e percussão. Uma espécie de sala de aula conjunta online permanente! Rudimentos, Afinação, Exercícios, Postura, Prática, Truques, Esclarecimento de Dúvidas, Dicas e Partilha de Conhecimento! O verdadeiro Workshop Virtual!
ATENÇÃO: Não publiques divulgações/anúncios de concertos e/ou workshops nesta secção! Obrigado!


Resposta
Opções
Não lido Seg, 8 de Setembro de 2008   #1
warlike
 
Membro desde: 5-Mai-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 1.527
warlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixe
Debate: Acham que existem oportunidades de emprego para bateristas/percussionistas?

Boas! Com certeza já se falou acerca de bandas que tocam ao vivo, da importância das aulas privadas e da participação em gravações ou performances ao vivo com outros artistas, tendo como ponto de vista o do baterista ou percussionista.

Em termos de facilidade, viabilidade e rentabilidade, e pela vossa experiência (amadora ou profissional), qual o vosso parecer em relação às oportunidades de 'emprego' nas seguintes àreas:
- música ao vivo (originais ou covers);
- aulas privadas (leccionadas por vós);
- participações em gravações ou performances de outros artistas/bandas.

Achei boa ideia partir deste tópico a reflexão e debate acerca de tirar partido monetário da actividade ligada ao ramo da bateria e percussão, e das diversas formas praticadas pelos membros do fórum e não só.
Não pesquisei, mas de qualquer forma, não acho que já exista um tópico acerca deste assunto. Lembro-me de algumas opiniões, mas entretanto já devem ter ultrapassado as 10 páginas de fórum.

Abraços
warlike não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 22 de Maio de 2009   #2
Madeira
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Portimão
Mensagens: 7.615
Madeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luz
Está-se bem! Re: Debate: Acham que existem oportunidades de emprego para bateristas/percussionistas?

Estava por aqui a dar uma vista de olhos em alguns assuntos com 'teias de aranha' e encontrei este que me pareceu injusto que ficasse perdido...

Julgo que a intenção do warlike tenha sido mesmo muito boa, mas acabou por não ter participação. Bem, vamos lá desenterrar para ver se alguém dá umas opiniões!

(provavelmente o problema da falta de participação dever-se-ia ao anterior título do Assunto: "Música ao vivo, aulas privadas e guest-artists'")





A minha opinião:

(julgo que deveremos restringir este debate à realidade portuguesa)

Pessoalmente, acho que existem oportunidades de emprego para bateristas, SIM! Mas apenas para os que sabem qual o seu lugar no seio da banda, e principalmente, da(s) música(s) que vão interpretar. Nem vou retirar

Claro está que acabamos sempre por ver muitos bateristas com bastante talento mas que acabam por não obter o reconhecimento devido (segundo alguns), mas a meu ver, o talento, o esforço e a dedicação aliados à humildade e ao sentimento de serviço À MÚSICA, são SEMPRE meritórios de recompensa!

Em resumo, eu diria que, um baterista que esteja ao serviço da música (e não de si próprio) acaba por ficar sempre a ganhar, e para esse músico, nunca faltará emprego! (é a minha opinião!)



(do ponto de vista dos percussionistas, já tenho mais dificuldade em responder, pois não conheço muito bem a verdadeira realidade portuguesa nesse campo...)
__________________
- Se precisares de contactar um Membro da Equipa de Gestão, clica aqui.
- Antes de abrires um assunto novo, usa o sistema de pesquisas.
> Queres apoiar este fórum? Clica aqui e participa! <
Madeira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 22 de Maio de 2009   #3
canas
 
Membro desde: 2-Jun-2006
Local: Braga
Mensagens: 232
canas é uma jóia em brutocanas é uma jóia em brutocanas é uma jóia em brutocanas é uma jóia em brutocanas é uma jóia em bruto
Re: Debate: Acham que existem oportunidades de emprego para bateristas/percussionistas?

Este é um assunto complexo porque existem demasiadas variáveis para analisar... o que é bom!

Penso que os objectivos que cada um define para si são fundamentais.

É muito diferente um baterista que quer só ganhar dinheiro e um baterista que quer evoluir artistica/musicalmente. Com sorte e perseverança talvez este último também consiga desafogo financeiro através de trabalhos e reconhecimento. Com sorte o desenrascado arranja uma banda com baixos padrões e toca por Portugal fora em bailes e casamentos e ganha mais do que a média de ordenados em Portugal.

Com azar o desenrascado vende a bateria mas o outro fica mais rico intelectualmente.

A evolução tem sempre muitos custos a nível financeiros e de tempo (que é igual a dinheiro), mais não seja porque o tempo que se está a estudar na bateria impede estar a "render" noutra actividade. Isto obriga que quem aposta na educação e gasta rios de dinheiro (que muitas vezes não é seu) para atingir um nível de profissional a "ir para a rua" procurar as oportunidades. É uma pena desperdiçar tantos recursos e depois não os divulgar e tentar encontrar projectos que o valorizem e tragam eventualmente algum retorno financeiro.

É preciso procurar, promovermos-nos e esquecer essa fixação tão portuguesa de tentar que as coisas estejam a dois passos da nossa terrinha. Se o problema é a Geografia, i. e., "não arranjas actividade na tua zona e queres ser profissional nisso, muda-te para onde as coisas acontecem... não te resignes". Imaginem o que seria tentar ser um bom barbeiro numa aldeia de carecas... pois.

No fundo e facilmente se pode detectar esse paralelismo no meu texto acima, trabalhar com baterista é igual a qualquer outra profissão, com consicionalismos próprios como era de esperar.

Nesta fase de aperto financeiro que atinge também os promotores de eventos poderá haver mais dificuldade em encontrar projectos musicais viáveis, tal como é dificil encontrar emprego noutros ramos.

Escolher a nossa fonte de rendimento é uma decisão que não devemos tomar de ânimo leve mas que há quem viva só da música há. Agora imagino que muitos ideólogos não se veja a tocar em bandas de baile... a fazer o que não gostam. É a vida, quem trabalha sabe que "se não fazes o que gostas, pelo menos tenta gostar do que fazes"... certamente as coisas acabam por melhorar se formos positivos.

canas

Última edição de canas : Sex, 22 de Maio de 2009 às 11:29.
canas não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 23 de Maio de 2009   #4
Jorge Cardoso
 
Membro desde: 16-Jan-2007
Local: Leiria
Mensagens: 1.054
Jorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixe
Re: Debate: Acham que existem oportunidades de emprego para bateristas/percussionistas?

Ora antes de mais, muitos parabéns por este excelente tópico!
Eu falo por mim e digo sem sombra de dúvida, que o emprego para bateristas sofre dos mesmos problemas que qualquer outra ocupação/profissão.
Na realidade que eu conheço, o mundo das bandas de covers, verifico que o mercado está saturado e pese embora eu pensar que há sempre espaço para todos, às vezes dou por mim a pensar onde se conseguem encaixar tantas bandas por esse país fora. Mais ainda aquelas que se limitam a um circuito mais ou menos caseiro em que as bandas conhecidas do circuito vão trocando os bares e os locais por onde passam, numa ronda interminável de 360º. Aquelas que se expandem para fora do Distrito por exemplo, (e isto já é um nível aceitavelmente elevado para este tipo de bandas), terão mais hipóteses de singrarem... ou não...
Depois existe o outro lado da moeda, em que temos que decidir, nós músicos e bateristas em particular, se o que é mais importante é tocar umas cenas que detestamos, só por causa do dinheiro, tocar uma cenas que adoramos aliando o útil ao agradável e ganhar dinheiro, ou simplesmente primar pela educação musical e apostar no conhecimento de gente colocada a níveis mais altos do panorama musical nacional e tentar a via profissionalizante, a sério, mas aí enquanto não houver reconhecimento, não há contrapartidas nem dinheiro...! Eu coloco-me no ponto intermédio...:icon_confus ed:
__________________
"...água fura em dura mole, tanto dá até que pedra..."
Jorge Cardoso não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 23 de Maio de 2009   #5
enes

 
Membro desde: 8-Fev-2008
Local: esposende/ caracas VEN
Mensagens: 3.911
enes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luz
Re: Debate: Acham que existem oportunidades de emprego para bateristas/percussionistas?

eu acho um pouco problematico o facto de seres baterista a tempo inteiro, varias razoes: ex:
-tenho 20 anos e faço esses bares todos, mas nao saio da cepa torta= e d´aqui 5 anos ? vou fazer o qué ? tocar em bandas de baile ?
tenho 30 anos e so toco para um grupo restrito= jazz, nunca serei ouvido a nivel nacional.
tenho 40 anos e so toco em bailes. pois sou casado ,pai,solteiro ,e este dinheiro vem memo a calhar.
ponham mais exemplos.
enquanto as oportunidades de emprego.... temos que levar isto como uma brincadeira, um passatempo, e talvez venha a oportunidade bater a porta.
os melhores musicos dao aulas a putos de 10 anos
ja fiz da bateria profissao e ao fim de um ano desisti, por nao saber que futuro dar a minha familia.
agora dou aulas aos sabados numa escola de musica e a particulares, arredonda sempre o mes.( nao sou o melhor musico, longe d´isso )
tenho uma banda só para gozo pessoal, se algo vier a rede é porque é peixe, ou carne.
__________________
nop... nada... rien... niente... napa de assinatura.
enes não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 23 de Maio de 2009   #6
warlike
 
Membro desde: 5-Mai-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 1.527
warlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixe
Re: Debate: Acham que existem oportunidades de emprego para bateristas/percussionistas?

Agradeço os vossos comentários e espero ler mais.

Vou dar minha opinião ao tópico que eu próprio iniciei. Se for a ter em conta a tabela de remunerações mínimas do Sindicato dos Músicos, até não se afiguram maus resultados se houver a procura e a disponibilidade suficientes.

A vinculação com uma banda permanente de nome em vias de ser tornar médio ou de topo é sempre conveniente e no caso de um músico devia ser centro da galáxia. Aulas, gravações, etc. são apenas actividades satélites. Este seria o caso ideal.

Só a vinculação a uma banda, por mais famosa que seja, não me parece ser rentável a ponto de ser actividade única.

Por isso, o trabalho como baterista ou percussionista parece-me ser precário ao ponto de não ser sustentável só numa actividade, e a necessidade de haver outras actividades vectoras de rendimento.
Actividade profissional na música (tal como em outros vários ramos) = precaridade.
warlike não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 23 de Maio de 2009   #7
shurtugal
 
Membro desde: 25-Jan-2009
Local: OAZ/Coimbra
Mensagens: 668
shurtugal é uma jóia em brutoshurtugal é uma jóia em brutoshurtugal é uma jóia em brutoshurtugal é uma jóia em bruto
Re: Debate: Acham que existem oportunidades de emprego para bateristas/percussionistas?

Muito bom tópico!


Bem, eu talvez nao seja um bom exemplo pois nao sou baterista profissional nem la perto. Apenas tenho uma bateria à qual dedico algum tempo por dia, a maior parte dos dias, e só nao é mais porqe nao tenho possibilidade. No entanto posso deixar aqui a minha opiniao.

Como todos sabem, fazer sucesso no mundo da musica não é algo propriamente fácil, tanto no estrangeiro (imagino), como em Portugal. Para qê colocarem-se cd's à venda (isto se uma banda chegar a editar um cd, o qe nos dias qe correm, nao é facil para uma banda de garagem por exemplo) se se vai à net e se sacam os cd's de graça?
Fazer concertos ou bailes (se bem qe os bailes ainda sao o qe dá mais €) se quase nao se recebe pra pagar o transporte e trabalho qe todo o espetaculo reqer.

Quanto a bandas e cd's e assim (aqui em Portugal) a minha opiniao é: ou se é realmente bom e se define um estilo de musica, uma sonoridade qe seja da propria banda, ou entao mesmo qe a banda faça um tremendo sucesso quando lançada, mais tarde nao se ouvirá falar dessa mesma banda.

Em relaçao ao dar-se aulas particulares, penso qe pelo menos como part-time ate poderá funcionar bem. "Quem corre por gosto nao cansa" - ja la diz o velho ditado, e se fizermos aquilo qe gostamos (neste caso a bateria) nao custa nada. No entanto, nao acho qe as aulas sejam suficientes para qe se consiga viver delas.

No qe diz respeto às gravações ou performances de outros artistas ou bandas nao posso dar uma opiniao tao formada, pois nao estou muito "por dentro" desse assunto. Mas se dar concertos e gravar cd's é tao dificil e pouco lucrativo, penso qe pagar a alguem para tocar a gravar aquilo qe é nosso nao me pareça uma opçao qe muitos escolheriam.

Acho muito bem qe qem puder, conseguir e gostar, qe siga uma profissao ligada à bateria, no entanto nao me parece qe seja uma forma de sobrevivencia. Pelo menos nestes dias.
Espero qe a minha opiniao tenha valido a pena
abraço

shurtugal...
__________________
Live to drum. . .
. . . drum to live
shurtugal não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 23 de Maio de 2009   #8
Thick and Thin
 
Membro desde: 26-Abr-2008
Local: Bujões
Mensagens: 377
Thick and Thin será famoso em breveThick and Thin será famoso em breve
Re: Debate: Acham que existem oportunidades de emprego para bateristas/percussionistas?

muito bom tópico!

sinceramente não sei muito bem o que dizer.
na minha opinião e pela experiencia que tenho, aqui em portugal funciona assim:
ou se tem uma boa cunha/connects ou entao tem que se pedalar 5 vezes mais para chegar a algum lado como artista/baterista profissional que anda em tours pelo mundo e é conhecido internacionalmente.

em relação às aulas, penso que é algo que não é assim tão dificil de arranjar, visto o grande numero de bandas com pessoal mt novo que está a aparecer, mts deles querem aprender mais rapidamente e nao se importam de pagar por umas aulas particulares, para muitos deles é mais barato e estao mais à vontade do que se fossem para aulas em concervatórios e tal.

participações em gravaçoes com artistas conhecidos é importante, mas só se vier o vosso nome ou fotografia na capa ou cotracapa do CD, porque só uma minoria (geralmente bateristas ) é que vao querer saber quem é o baterista que tocou com aquela banda. Porém pode ser uma maneira de alguma banda já com nome lá fora ou algum produtor querer pegar em nós e nos usar para algum trabalho...


conclusão, temos que ser realistas, em portugal ser-se SÓ baterista profissional é muito dificil...mesmo muito dificil..
__________________
IF YOU DONT LIVE FOR SOMETHING!
YOU'LL DIE FOR NOTHING!
Thick and Thin não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 24 de Junho de 2009   #9
Ynex
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Setubal
Mensagens: 86
Ynex será famoso em breve
Re: Debate: Acham que existem oportunidades de emprego para bateristas/percussionistas?

Parabéns pelo Tópico!

Este tema é muito complexo , é dificil dizer se é ou não viável ser-se baterista ou músico profissional. Antes de mais tudo vai da nossa escolha, e daquilo que estamos dispostos a investir nisso.

A vida artística, seja em que área for, não é fácil nem simples.
Eu vejo a música como se fosse uma grande empresa, e nessa empresa existem vários cargos, e quem quiser trabalhar nela tem que ter objectivos definidos e vontade de ir subindo nesses cargos.

Da mesma maneira que um engenheiro ou um médico precisa ter conhecimentos de várias áreas (tecnologias, matemáticas, etc..) um músico também precisa e o ideal não é ter conhecimentos apenas ao nível do seu instrumento.

Na minha opinião e focada em Portugal (naturalmente) a polivalência pode ser a chave do sucesso.

Eu tenho uma banda de covers, quando há oportunidade até tenho mais, gravo para outros musicos/ artistas sempre que me convidam, substituo outros bateristas, dou aulas particulares de bateria e piano, faço tv's, e toco ao vivo com artistas quando solicitam o meu trabalho.

Também me interesso pela área de gravação /produção, que quero começar a desenvolver assim que possivel.

A maioria dos trabalhos são pagos, mas também ha aqueles em que apenas eu contribuo com o que sei , sem nada em troca, mas isso mais cedo ou mais tarde acaba por ser recompensado de alguma forma.

Ainda estou longe do meu ideal de vida, mas estou a trabalhar pra lá xegar. Ainda nao vivo sozinha e ainda posso tentar e acreditar que é possivel construir a minha vida com base na música.

Dá trabalho, e alguma insegurança?é verdade que sim, mas eu acredito que é tudo uma questão de tempo e de esforço. Dentro da música há muitas coisas que podemos fazer e que podemos aprender e ensinar...é só levar a vida com criatividade
__________________
" The groove inside of me "


www.myspace.com/ineslobo
Ynex não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 24 de Junho de 2009   #10
kosh
 
Membro desde: 11-Nov-2008
Local: Braga
Mensagens: 393
kosh será famoso em breve
Re: Debate: Acham que existem oportunidades de emprego para bateristas/percussionistas?

Honestamente, em Portugal, não me parece.

A verdade é que, em Portugal, ser-se bom não significa imediatamente sucesso garantido. Ao passo que nos Estados Unidos e em outros países, um músico pode dedicar-se de corpo e alma ao instrumento e apostar fortemente na sua educação que sabe que, mais cedo ou mais tarde, vai haver lugar para ele. Lembro-me de ter lido algures que o Dave Weckl chegou a treinar 14 horas por dia... Fez essa aposta porque sabia que iria valer a pena, que se tornaria bom e que teria sucesso...

Em Portugal, duvido que chegasse. Não há uma indústria discográfica e musical grande o suficiente que permita que alguém faça da bateria a sua vida, ou pelo menos, uma vida confortável. Como complemento sim, mas nunca como único modo de vida... Dar umas aulas aqui e ali, tudo bem. Agora viver disso...
kosh não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 17 de Fevereiro de 2010   #11
warlike
 
Membro desde: 5-Mai-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 1.527
warlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixe
Re: Debate: Acham que existem oportunidades de emprego para bateristas/percussionistas?

Agora após uns meses de inatividade, venho bumpar este tópico para a malta que entretanto entrou, ficar a par dos tópicos antigos
warlike não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 17 de Fevereiro de 2010   #12
RATM 2
 
Membro desde: 26-Set-2009
Local: Vila Mea
Mensagens: 142
RATM 2 está no bom caminho
Re: Debate: Acham que existem oportunidades de emprego para bateristas/percussionistas?

Não tinha conhecimento deste topico e ainda bem que foi retirado das cinzas porque esta muito bom. Não vou dar minha opinião pois ia apenas repetir o que a maioria já disse aqui.
Viver da musica em Portugal é para os que realmente mereceme lutaram/lutam por isso.
Abraço a todos
RATM 2 não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 18 de Fevereiro de 2010   #13
enes

 
Membro desde: 8-Fev-2008
Local: esposende/ caracas VEN
Mensagens: 3.911
enes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luz
Re: Debate: Acham que existem oportunidades de emprego para bateristas/percussionistas?

eu acho que o viver da musica , isso é ... viver da bateria é extremamente complicado.
muita musica pimba, professor numa escola qualquer.
chegas ao fim do mes.... ai ai ai
__________________
nop... nada... rien... niente... napa de assinatura.
enes não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 22 de Março de 2010   #14
LEONEL RODRIGUES
 
Membro desde: 5-Jan-2010
Local: Porto
Mensagens: 1.316
LEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em bruto
Re: Debate: Acham que existem oportunidades de emprego para bateristas/percussionistas?

Boas

Acho que neste momento EM PORTUGAL, em certos estilos de música ou até quase todos, não sei bem,, infelizmente o baterista é o primeiro a ser abatido.

Estou a falar para quem quer fazer disso o ganha pão.

Ou é numa banda já com pergaminhos ou então.........

A nível profissional ou se é um baterista de topo, e mesmo assim temos de ter em conta vários aspectos, ou então por muito bom que se seja.................

Em certos bares que pagam aquilo que se sabe, os duos e trios fazem "fortuna"......
Os teclados então fazem "milagres".

Ainda bem que ainda há publico para ouvir alternativo, porque senão....
Mesmo em bandas de gabarito, os "casamentos" como na vida real são desfeitos em menos de um aí..

A tecnologia deu-nos uma machadada nas gravações ( estúdios).
Para quê um baterista se temos um som de bateria "quase natural" e sem custos á distancia de um programa até pirateado?

Para quê pagar um baterista á hora?

Os custos de produção em portugal para uma banda inteira são quase proibitivos, atendento á pirataria.
E Pensam os produtores - Para quê estar a gastar 200 horas num estúdio, um balúrdio em massa para depois o produto estar a 1€ na Feira da Ladra?

Abençoados os tempos em que era tudo gravado à unha!!!

Tinha mesmo de ser. Embora houvessem aqueles "consagrados" não chegavam para as encomendas, visto haver bastante procura e bastante produção.

Hoje, qualquer programita de caracaca, "imita" qualquer instrumento, só é preciso um "teclista informático", que faz "tudo", até de harpista ou Sousafonista, acumulando as funções de "Engenheiro de som, mistura e masterização". Conheço alguns casos que até celofanam os CD'S

No meio desta ***** toda acho que somos mesmo HERÒIS

VIVAM OS BATERISTAS

Última edição de LEONEL RODRIGUES : Seg, 22 de Março de 2010 às 20:33.
LEONEL RODRIGUES não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 22 de Março de 2010   #15
warlike
 
Membro desde: 5-Mai-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 1.527
warlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixe
Re: Debate: Acham que existem oportunidades de emprego para bateristas/percussionistas?

Então a noção de 'alma de baterista' está a ser posta em causa com as novas tecnologias de produção musical..

Afinal ser baterista é ou não é uma profissão com futuro?
warlike não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 23 de Março de 2010   #16
LEONEL RODRIGUES
 
Membro desde: 5-Jan-2010
Local: Porto
Mensagens: 1.316
LEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em bruto
Re: Debate: Acham que existem oportunidades de emprego para bateristas/percussionistas?

Citação:
Mensagem Original de warlike Ver Mensagem
Então a noção de 'alma de baterista' está a ser posta em causa com as novas tecnologias de produção musical..

Afinal ser baterista é ou não é uma profissão com futuro?
Boas War
Não sei. Pelo rumo das coisas,,,,,,,,,,,,,,,
Mas sabes que é verdade
abraço
LEONEL RODRIGUES não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 23 de Março de 2010   #17
eusouoMiguel
 
Membro desde: 22-Jun-2008
Local: Cascais
Mensagens: 322
eusouoMiguel tem uma aura espectacular à voltaeusouoMiguel tem uma aura espectacular à volta
Re: Debate: Acham que existem oportunidades de emprego para bateristas/percussionistas?

Se fores bom o suficiente tens futuro
eusouoMiguel não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 6 de Fevereiro de 2011   #18
warlike
 
Membro desde: 5-Mai-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 1.527
warlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixe
Re: Debate: Acham que existem oportunidades de emprego para bateristas/percussionistas?

... cada vez mais ou cada vez menos?
warlike não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 28 de Março de 2011   #19
Drumic
 
Membro desde: 5-Set-2010
Local: Almada
Mensagens: 14
Drumic está no bom caminho
Re: Debate: Acham que existem oportunidades de emprego para bateristas/percussionistas?

O busilis da questão reside na capacidade para albergar todos os bateristas que tencionam levar a actividade profissionalmente, tenham eles qualificações(hot club, conservatório,...) ou não(ala auto didacta diy)? Sem duvida alguma que o factor c que está consolidado na grande maioria das profissões é aquele ponto diferencial entre ser ou não ser...baterista como artista.
Drumic não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 13 de Maio de 2011   #20
Esc Musica VC
 
Membro desde: 13-Mai-2011
Local: Lisboa
Mensagens: 33
Esc Musica VC é uma quantidade desconhecida por enquanto
Re: Debate: Acham que existem oportunidades de emprego para bateristas/percussionistas?

Este assunto é bastante interessante. Sendo nós uma Escola de Música temos tido experiências bastante diferentes.
O perfil de professor que procuramos é o de alguém que não tem as aulas como único "trabalho". Gostamos que os nossos professores de bateria (temos 3) participem em diferentes projectos musicais fora da Escola. Isso dá-lhes uma enorme facilidade em mostrar aos miúdos (lá está) que se pode realmente ser músico e viver da música.
Daquilo que nos apercebemos as Escolas de Música proporcionam bastante estabilidade e segurança aos músicos: apesar dos alunos poderem desistir a qualquer altura, a verdade é que os bateristas sabem com quanto podem contar ao fim do mês daqui. Como as aulas são durante a semana e durante a tarde, ficam livres para tocar ao vivo e ensaiar nos seus projectos à noite e ao fim de semana.
Mas também temos a noção de que há bateristas profissionais com um enorme talento que estão a passar por algumas dificuldades e preenchem apenas buracos que os outros vão deixando em actuações ao vivo.
É possível viver da bateria? Sim, claro, desde que se aceite que existe alguma incerteza nos rendimentos e haja disponibilidade para viajar (muito!) por esse País fora. Mas as aulas são, sem dúvida, um óptimo suporte estabilizador.
Esc Musica VC não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta




Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
ESTUDO: O som e o isolamento acústico seis_e_meia Som, Acústica, Software e Sites de internet 12 Ter, 2 de Outubro de 2012 23:12
Groove It Up - Nova empresa/loja on-line de artigos para Bateria e Percussão em Portugal Pipó Salas de Ensaio, de Concerto, Estúdios e LOJAS 415 Qua, 8 de Fevereiro de 2012 18:44
ESTUDO: Dicas essenciais para o músico que vai entrar em estúdio! Renato Siqueira Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 33 Qui, 29 de Setembro de 2011 06:21
REPORTAGEM: Festival Tam Tam Percussion Drum-Fest 2007 (dia 11/11 em Sevilha - Espanha) Madeira Concertos, Exposições e Eventos (geral) 20 Sáb, 6 de Março de 2010 21:33



São agora 04:20. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it