Voltar   BateristasPT.com > MATERIAL E EQUIPAMENTOS > Baterias Acústicas
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Baterias Acústicas Para discutir marcas, modelos, pormenores, etc de baterias acústicas


Resposta
Opções
Não lido Qua, 15 de Dezembro de 2010   #1
Snooze
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Viseu
Mensagens: 496
Snooze será famoso em breve
Versatilidade de toms 8" e 10"

Olá,

Chamem-me esquisito ou de coisa pior, mas se há coisa que não me habituo a ver, são baterias com toms grandes, tanto em profundidade como em diâmetro! Por exemplo 12", 13" e 16". Já tive uma assim, e apesar de na altura não me fazer muita comichão, sempre achei os toms muito pesados e com a vibração acabavam por sair do sitio.. Além disso esteticamente dá-me cabo do sistema nervoso. Adoro quando os toms andam em profundidades de 7.5", 8", ou 9". Eu avisei, podem chamar-me de nomes.
Seja como for, no futuro gostava de ter uma bateria mas com medidas mais pequenas, e por acaso apanhei uma yamaha maple custom absolute que tem toms de 8", 10" e 14", e bombo de 22". Chamou-me a atenção, porque aqueles toms de 8" e 10", não são faceis de encontrar, pelo menos sem um de 12" lá pelo meio.

A minha dúvida é se acham que o facto de ter apenas um de 8" e um de 10" pode trazer problemas em termos de afinação, versatilidade(supondo que quero um som de rock), e claro.. som!

Neste caso além de serem duas medidas "pequenas", os dois toms têm a mesma profundidade de 8". Achei curioso, e por isso volto a perguntar se isto pode prejudicar de alguma forma a bateria.

Obrigado e boas festas.
Snooze não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 15 de Dezembro de 2010   #2
Bernardo
 
Membro desde: 29-Out-2009
Local: Porto
Mensagens: 2.459
Bernardo tem uma aura espectacular à voltaBernardo tem uma aura espectacular à voltaBernardo tem uma aura espectacular à volta
Re: Versatilidade de toms 8" e 10"

No meu ponto de vista, eu acho que as medidas acabam por ser irrelevantes até certo ponto.
As medidas não são convencionais para cada estilo musical ... O estilo musical é que se adapta ao som (neste caso aos tamanhos dos toms). A nossa afinação é deveras pessoal e é o nosso toque nela que conta.
Toms de 13" também me fazem certa comichão por exemplo lol ... Prefiro um de 10". 8" para mim já é demasiado pequeno. Tom de chão se possível ter de 14" ou 16", mas este de 16" não com um exagero de profundidade.
Temos é de ver se nos adaptamos e se possível experimentar todo o tipo de sons quer toquemos rock ou jazz ... Tudo conta!

Abraços
Bernardo não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 15 de Dezembro de 2010   #3
Gazzelas
 
Membro desde: 4-Mai-2009
Local: Centro
Mensagens: 78
Gazzelas está no bom caminho
Re: Versatilidade de toms 8" e 10"

Eu utilizo esse set! 8", 10" e 14" e adoro, já utilizo á 2 anos!
Gazzelas não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 15 de Dezembro de 2010   #4
Pedro Pereira
 
Membro desde: 17-Ago-2009
Local: Bobadela
Mensagens: 392
Pedro Pereira será famoso em brevePedro Pereira será famoso em breve
Re: Versatilidade de toms 8" e 10"

Ola :p

Eu por acaso prefiro peças maiores pois dão sons mais graves(tenho 12", 13" e 16").
Da vibração que sentes, se calhar tenta apertar um pouco mais a pele de resposta.

Os toms maiores acho até que sejam mais versáteis, pq os mais piquenos se pões a pele muito solta, não se ouve, enquanto um maior, te dá mais margem, isto na afinação, pq a tocares, um timbalão maior, tem mais área, logo consegues um maior leque de sons e intensidades.

Quanto as profundidades serem as mesma, creio que te vá meter os timbalões com a mesma profundidade mas graves diferentes, ou seja, o caminho percorrido pela onda de som será idêntico em ambos os casos, mas um pouco mais grave num que no outro.

Obviamente que a escolha vai depender muito mais do teu gosto pessoal

Espero ter ajudado, se estiver enganado, corrijam-me
Pedro Pereira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 18 de Dezembro de 2010   #5
Snooze
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Viseu
Mensagens: 496
Snooze será famoso em breve
Re: Versatilidade de toms 8" e 10"

obrigado pelos comentários. fico contente por saber que há pessoas satisfeitas com este tipo de tamanhos(esta frase soa mal se for noutro contexto).

podem acrescentar mais alguma coisa se quiserem. :D
Snooze não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 18 de Dezembro de 2010   #6
João Cabrita
 
Membro desde: 17-Fev-2010
Local: Lisboa
Mensagens: 1.200
João Cabrita é uma jóia em brutoJoão Cabrita é uma jóia em brutoJoão Cabrita é uma jóia em brutoJoão Cabrita é uma jóia em brutoJoão Cabrita é uma jóia em bruto
Re: Versatilidade de toms 8" e 10"

Citação:
Mensagem Original de Snooze Ver Mensagem
Olá,

Chamem-me esquisito ou de coisa pior, mas se há coisa que não me habituo a ver, são baterias com toms grandes, tanto em profundidade como em diâmetro! Por exemplo 12", 13" e 16". Já tive uma assim, e apesar de na altura não me fazer muita comichão, sempre achei os toms muito pesados e com a vibração acabavam por sair do sitio.. Além disso esteticamente dá-me cabo do sistema nervoso. Adoro quando os toms andam em profundidades de 7.5", 8", ou 9". Eu avisei, podem chamar-me de nomes.
Seja como for, no futuro gostava de ter uma bateria mas com medidas mais pequenas, e por acaso apanhei uma yamaha maple custom absolute que tem toms de 8", 10" e 14", e bombo de 22". Chamou-me a atenção, porque aqueles toms de 8" e 10", não são faceis de encontrar, pelo menos sem um de 12" lá pelo meio.

A minha dúvida é se acham que o facto de ter apenas um de 8" e um de 10" pode trazer problemas em termos de afinação, versatilidade(supondo que quero um som de rock), e claro.. som!

Neste caso além de serem duas medidas "pequenas", os dois toms têm a mesma profundidade de 8". Achei curioso, e por isso volto a perguntar se isto pode prejudicar de alguma forma a bateria.

Obrigado e boas festas.
100% de acordo.
Se comprasse uma acústica hoje: Bombo 20", toms: 8", 10", 12", 14" todos suspensos (nada no bombo nem chão).
Os toms de menor diâmetro têm um som bem mais definido.
A bateria fica igualmente mais bonita.

Abraço
__________________
Sou o JoCab1969 mas alterei o meu nick para o meu nome real.
João Cabrita não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 18 de Dezembro de 2010   #7
Teixeira
 
Membro desde: 24-Mar-2008
Local: Leiria
Mensagens: 19
Teixeira está no bom caminho
Re: Versatilidade de toms 8" e 10"

Hi, bom tópico, por ocaso um dia destes tive a curiosidade de pesquisar aqui no fórum as medidas que o pessoal usa e fiquei naquela poucos usam as medidas que eu gosto de tocar o meu set normalmente é 8" 10" 14" bombo 22", sei que o bombo 22" parece fora do contesto mas não consigo tocar sem ter aquele som que um 22 dá. Tass
Teixeira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 23 de Dezembro de 2010   #8
Pedro Aronoff
 
Membro desde: 25-Jul-2010
Local: Guimarães
Mensagens: 188
Pedro Aronoff será famoso em breve
Re: Versatilidade de toms 8" e 10"

Boas...

Eu tenho uma Sonor 3007 em medidas standart (20, 10, 12, 14) mas agora encontro-me muito indeciso, quero comprar mais um tom mas não sei se escolha o de 8" ou de 13" o meu estilo de música é Rock Alternativo/ Punk.

E já agora dêem a vossa opinião se vale a pena apostar nesta bateria (9 ply em maple), não quero ter quantidade sem qualidade.

Abraço!
Pedro Aronoff não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 23 de Dezembro de 2010   #9
dmentaustro
 
Membro desde: 15-Jul-2008
Local: Braga
Mensagens: 93
dmentaustro está no bom caminho
Re: Versatilidade de toms 8" e 10"

Citação:
Mensagem Original de Pedro Aronoff Ver Mensagem
Boas...

Eu tenho uma Sonor 3007 em medidas standart (20, 10, 12, 14) mas agora encontro-me muito indeciso, quero comprar mais um tom mas não sei se escolha o de 8" ou de 13" o meu estilo de música é Rock Alternativo/ Punk.

E já agora dêem a vossa opinião se vale a pena apostar nesta bateria (9 ply em maple), não quero ter quantidade sem qualidade.

Abraço!
o teu objectivo é adicionar um "tom de chao" ou um suspenso?
dmentaustro não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 23 de Dezembro de 2010   #10
Grolubao
 
Membro desde: 18-Ago-2006
Local: Amesterdão
Mensagens: 1.791
Grolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixe
Re: Versatilidade de toms 8" e 10"

Eu tenho agora 8", 10", 14" e acho absolutamente fantástico! A versatilidade dos toms é muito boa.
Grolubao não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 23 de Dezembro de 2010   #11
Pedro Aronoff
 
Membro desde: 25-Jul-2010
Local: Guimarães
Mensagens: 188
Pedro Aronoff será famoso em breve
Re: Versatilidade de toms 8" e 10"

Citação:
Mensagem Original de dmentaustro Ver Mensagem
o teu objectivo é adicionar um "tom de chao" ou um suspenso?

Suspenso. Também quero adicionar um de chão mas esse vai ser de 16".
Pedro Aronoff não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 23 de Dezembro de 2010   #12
Pedro Assis
 
Membro desde: 28-Dez-2008
Local: Ericeira / Lisboa
Mensagens: 113
Pedro Assis está no bom caminho
Re: Versatilidade de toms 8" e 10"

Eu tenho toms de 10 12 14 e 16.

Mas so uso de 12 e 16. Para o estilo que toco chega perfeitamente. E menos que se tem de afinar e acartar. e alem disso e mais simples para tocar. Mas tb nao me preocupo com versatiidade.
Para um baterista que toque varios estilos e claro que e melhor de ter mais toms..

__________________
Play on drummer, play on...
Pedro Assis não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 29 de Dezembro de 2010   #13
Pedro Aronoff
 
Membro desde: 25-Jul-2010
Local: Guimarães
Mensagens: 188
Pedro Aronoff será famoso em breve
Re: Versatilidade de toms 8" e 10"

Citação:
Mensagem Original de Pedro Aronoff Ver Mensagem
Boas...

Eu tenho uma Sonor 3007 em medidas standart (20, 10, 12, 14) mas agora encontro-me muito indeciso, quero comprar mais um tom mas não sei se escolha o de 8" ou de 13" o meu estilo de música é Rock Alternativo/ Punk.

E já agora dêem a vossa opinião se vale a pena apostar nesta bateria (9 ply em maple), não quero ter quantidade sem qualidade.

Abraço!

Ainda não me decidi. Se houver alguém que me possa ajudar.

Abraço
Pedro Aronoff não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 29 de Dezembro de 2010   #14
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Versatilidade de toms 8" e 10"

Na minha perspectiva actual, acho que as nossas escolhas devem de recair sobre que género de música tocamos principalmente e não se a bateria é feia ou bonita com toms de 13" em cima do bombo.

Para quem toque metal ou rock em que as guitarras e baixo tenham uma tonalidade grave, ou acordes pesados, então as medidas grandes são as indicadas, caso contrário a bateria vai ficar desenquadrada (experimentem tocar, p.ex., Type O Negative com 8", 10" 14" e 20" para ver se conseguem soar a alguma coisa).
Se tocarem estilos musicais mais leves, com menos graves, p.ex., funk, rock mais soft, então medidas pequenas encaixam porque todo o contexto da banda é suave.

Se tocarem covers generalistas, medidas pequenas encaixam na maioria dos casos porque as afinações melódicas acabam por andar muito no standard.


A minha dica é para escolherem de acordo com o vosso estilo musical e não porque gostam ou não de ver.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 29 de Dezembro de 2010   #15
Snooze
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Viseu
Mensagens: 496
Snooze será famoso em breve
Re: Versatilidade de toms 8" e 10"

tocar um certo estilo de musica é diferente de emular o som de outro baterista. por exemplo o baterista de cynic toca com 8 e 10 e nao soa mal, assim como o danny carey, e acredito que hajam mais. agra é claro q depende do som que tocamos, mas a minha pergunta poe em causa isso mesmo, a versatilidade destas medidas. era incapaz de sacrificar o som so pelo look.
Snooze não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 29 de Dezembro de 2010   #16
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Versatilidade de toms 8" e 10"

Citação:
Mensagem Original de Snooze Ver Mensagem
tocar um certo estilo de musica é diferente de emular o som de outro baterista. por exemplo o baterista de cynic toca com 8 e 10 e nao soa mal, assim como o danny carey, e acredito que hajam mais. agra é claro q depende do som que tocamos, mas a minha pergunta poe em causa isso mesmo, a versatilidade destas medidas. era incapaz de sacrificar o som so pelo look.
Sim, mas tanto o Sean como o Danny também tem os toms de 14" e 16", e bombo de 22" (pelo menos o Danny usa bombo 22").
Ou seja, eles têm graves também (se bem que no caso de Cynic não haja tanta necessidade de graves, mas sim definição de toque)
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 29 de Dezembro de 2010   #17
Snooze
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Viseu
Mensagens: 496
Snooze será famoso em breve
Re: Versatilidade de toms 8" e 10"

penso q o sean tem 12 e 14. mas eu tambem estava a falar de bombo de 22 e nao de 20. apesar d q para um espaço pequeno como o meu o de 20 nao era má ideia.
Snooze não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 29 de Dezembro de 2010   #18
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Versatilidade de toms 8" e 10"

O meu bombo é de 20" e com uma Aquarian SKII tem os graves suficientes para a maior parte dos bares e músicas (mas claro, não tem aquela profundidade e sustain de um de 22" - não se pode ter tudo).

Eu gosto de medidas pequenas também, gosto daquel som meio timbalino, meio timbalão dos toms de 8" e 10". Mas sinto que em alguns temas o floor-tom de 14" é pouco, não tem aquele "poouumm" de um tom de 16" (já nem falo do de 18" que sendo bem utilizado é uma bombassa).

P.ex., agora só tenho uma banda e é de originais. Como tocamos um metal assente em acordes graves, sinto falta de um bombo de 22" e de um tom de 16" (o meu kit é 10", 12", 14" e 20".

Se tu achas que para o que tocas em termos de estilos, toms pequenos encaixam, então avança!
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 29 de Dezembro de 2010   #19
Snooze
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Viseu
Mensagens: 496
Snooze será famoso em breve
Re: Versatilidade de toms 8" e 10"

eu n tenho estilo definido daí andar com este tipo de duvidas. assim como dar concertos tambem ta fora de questao. é so msmo pa ter por casa e para a jam ocasional. ate ja andei a equacionar bombos de 18. tou a ver é q tenho q gastar uns euros e ir aí a umas lojas experimentar diferentes setups, porque isto de comprar as cegas é complicado.
Snooze não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 29 de Dezembro de 2010   #20
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Versatilidade de toms 8" e 10"

Sim, o melhor que tens a fazer é mesmo experimentares e tirares as tuas próprias conclusões.

Se gostas de toms pequenos acho que não perdes nada em arriscares, mais tarde sempre podes acrescentar um de 12" ou 16" e já ganhas mais versatilidade.
No que toca ao bombo, pessoalmente abaixo de 20" já não é minha preferência, mas é uma questão de gosto pessoal.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 31 de Dezembro de 2010   #21
Pedro Aronoff
 
Membro desde: 25-Jul-2010
Local: Guimarães
Mensagens: 188
Pedro Aronoff será famoso em breve
Re: Versatilidade de toms 8" e 10"

Obrigado Miguel.. Estive a pensar e só vou adquirir outro tom quando a minha banda tiver originais, assim já sei melhor do que preciso, mas por enquanto estou mais inclinado para o de 8" (tendo em conta que tenciono depois comprar um de 16").

Citação:
Mensagem Original de Pedro Aronoff Ver Mensagem
Boas...

Eu tenho uma Sonor 3007 em medidas standart (20, 10, 12, 14) mas agora encontro-me muito indeciso, quero comprar mais um tom mas não sei se escolha o de 8" ou de 13" o meu estilo de música é Rock Alternativo/ Punk.

E já agora dêem a vossa opinião se vale a pena apostar nesta bateria (9 ply em maple), não quero ter quantidade sem qualidade.

Abraço!

E em relação à minha segunda questão...
Pedro Aronoff não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 31 de Dezembro de 2010   #22
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Versatilidade de toms 8" e 10"

Pedro Aranoff: Eu reparei na tua questão sobre as camadas. Não respondi porque não tenho grandes conhecimentos práticos a nível da relação camadas/qualidade.
A mim parece-me que é uma questão acústica e não de qualidade. OU seja, acho que tem mais a ver com o gosto pessoal do que com a qualidade (p.ex., acho que o standard da DW são 8 camadas, a Yamaha trabalha muito na base das 6/7 camadas e não é por isso que são menos boas), por isso, acho que não é por ter 9 camadas que é melhor que uma bateria de 7 ou camadas, a diferença estará certamente no som mas não quer dizer que seja melhor.

lê este tópico que fala da relação nº de camadas e a sua interferência com o som final:
http://www.bateristaspt.com/forum/showthread.php?t=745
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 1 de Janeiro de 2011   #23
Pedro Aronoff
 
Membro desde: 25-Jul-2010
Local: Guimarães
Mensagens: 188
Pedro Aronoff será famoso em breve
Re: Versatilidade de toms 8" e 10"

Eu só disse que tinha 9ply em Maple para dizer uma característica da bateria, para que quem me irá ajudar não ter ainda o trabalho de ir pesquisar sobre ela.

Espero Respostas
Abraço!
Pedro Aronoff não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 1 de Janeiro de 2011   #24
lipe
 
Membro desde: 4-Abr-2006
Local: Fão-Esposende
Mensagens: 196
lipe está no bom caminho
Re: Versatilidade de toms 8" e 10"

Eu quero uma bateria com bombo de 20, toms 12 e 14, e tarola 14...
um prato de choques, um ride e um crash... mais nada...

se bem que se tocasse umas rocalhadas não me importava nada de ter bombo 24, e toms de 14, 16 e 18...

ou se tocava numa banda de covers pa ganhar uns cobres (musiquinha comercial) queria aquilo a que nas lojas chamam kit standard...

mas como não tenho guito para tanta bateria, nem unhas para as tocar, nem bandas onde aplicar... fico contente com a td6 e os vizinhos tratam-me bem... lolololol
__________________
Agora tou numa de Bossa Nova...
'á lá ber no que bai dar
lipe não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta




Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
Tutorial: Construír cascos de madeira para baterias/tambores (Shell made in Portugal) Soulive Tutoriais, Bricolage e Faça-Você-Mesmo 55 Sáb, 14 de Junho de 2014 17:15
Jazz e Música Clássica LEONEL RODRIGUES Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 46 Qui, 3 de Novembro de 2011 17:46
A importância das peles de ressonância - dicas Pipó Hardware, Acessórios e Equipamentos 118 Ter, 31 de Maio de 2011 17:11
[Biografia] e [Entrevista] Travis Barker _TASSE_ Bateristas e Percussionistas 34 Sáb, 22 de Janeiro de 2011 08:56



São agora 04:08. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it