Voltar   BateristasPT.com > COMUNIDADE PORTUGUESA DE BATERISTAS > Esplanada dos Batucadores (Off Topic)
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Esplanada dos Batucadores (Off Topic) Aqui, toma-se um copo e troca-se dois dedos de conversa... Conversa geral directa ou indirectamente ligada à bateria e percussão. (Nota: O bom-senso será a regra de ouro, e os assuntos ou temas ofensivos serão removidos e os membros infractores serão punidos.)


Resposta
Opções
Não lido Sáb, 11 de Setembro de 2010   #1
Tiago B
 
Membro desde: 9-Set-2010
Local: Lisboa
Mensagens: 305
Tiago B será famoso em breve
Partituras

Não percebo porque vejo sempre tudo a mudar de sitio na pauta.
Não sei se era o sitio correto para por isto, mas pronto nao me deiam porrada.

http://www.freedrumlessons.com/drum-...m-notation.php

Foi o mais completo qe arranjei, so que há sites e videos que têm diferente.
Por isso é que gostava de saber, por onde me posso ''guiar''.

Obrigado

Última edição de Tiago B : Sex, 30 de Março de 2012 às 17:24.
Tiago B não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 12 de Setembro de 2010   #2
CelegornP
 
Membro desde: 5-Set-2010
Local: Porto
Mensagens: 3
CelegornP está no bom caminho
Re: Partituras (Acorde final)

isso esta bem apesar de normalmente o hi hat e na linha abaixo em vez de ser no espaço. O ride fica no espaço acima da linha sem ser rodeado e a figura com o ride rodeado e tocar no bell do ride.
Tambem costumam indicar a tarola entre parenteses com ghost note, a tarola rodeada como snare cross stick. O x que ta tambem no sitio da tarola mas que nao ta indicado e o rim shot. Espero que me tenha feito entender mais ou menos.
CelegornP não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 12 de Setembro de 2010   #3
Tiago B
 
Membro desde: 9-Set-2010
Local: Lisboa
Mensagens: 305
Tiago B será famoso em breve
Re: Partituras (Acorde final)

Não entendi muito bem a tua explicação.
Tenho me guiado pelo freedrumlessons, mas existem sempre alguns sitios onde aparece diferente.

http://www.freedrumlessons.com/drum-...m-notation.php

Última edição de Tiago B : Sex, 30 de Março de 2012 às 16:20.
Tiago B não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 12 de Setembro de 2010   #4
splash
 
Membro desde: 14-Jun-2006
Local: Seixal
Mensagens: 217
splash tem uma aura espectacular à voltasplash tem uma aura espectacular à volta
Re: Partituras (Acorde final)

Podes-te guiar por essa notação do freedrumlessons, apesar de normalmente a tarola aparecer no 3º espaço a contar de baixo.

Quando compras um livro, dvd, ou vês na net, é suposto aparecer uma legenda sobre como ler aquele respectiva pauta. Apesar de haver uma pauta "standart" existem pequenas modificações de autor para autor.

Mas regra geral, e começando por baixo, temos:

por baixo da 1º linha - pratos de choque com o pé e 2º bombo

1º espaço - bombo

2º espaço - timbalão de chão

3º espaço - tarola

4ª linha - timbalão médio

4º espaço - timbalão agudo

5ª linha - por vezes os pratos de choque aparecem aqui

por cima da quinta linha - pratos de choque e ride

Os crashes e pratos de efeito aparecem ainda mais em cima.
splash não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 12 de Setembro de 2010   #5
jamiro
 
Membro desde: 25-Dez-2008
Local: Coimbra
Mensagens: 216
jamiro está no bom caminho
Re: Partituras (Acorde final)

É isso , eu tambem sei assim !
jamiro não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 12 de Setembro de 2010   #6
CelegornP
 
Membro desde: 5-Set-2010
Local: Porto
Mensagens: 3
CelegornP está no bom caminho
Re: Partituras (Acorde final)

Desculpa la a minha primeira explicação foi um bocado a pressa. Tas a encontrar algumas diferenças de site para site porque muitas pessoas usam umas diferenças pequenas dependendo do seu gosto pessoal e de como aprenderam.
Por exemplo, na Europa a tarola costuma ser no 3 espaço enquanto na america costumam por a tarola na 3 linha( a contar de baixo). Não interessa muito por qual delas e que te vais seguir para já porque ao longo do tempo vais encontrar outras variantes que vais ter que ler de qualquer maneira.
Na minha opinião começa a aprender uma delas porque mais tarde vais desenvolver a capacidade de ver a que peça e que se estão a referir apesar de não ser a linha ou espaço onde estás habituado a vê los. Até porque muitos solos e pautas tem uma drum set key para dizer a que é que cada um dos espaços e linhas se refere.
Bem de qualquer das maneiras regra geral podes te seguir pelo que pus nos anexos.
Imagem Anexada
File Type: jpg Drumset key..jpg (37,3 KB, 26 leituras)
CelegornP não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 12 de Setembro de 2010   #7
Tiago B
 
Membro desde: 9-Set-2010
Local: Lisboa
Mensagens: 305
Tiago B será famoso em breve
Re: Partituras (Acorde final)

Citação:
Mensagem Original de CelegornP Ver Mensagem
Desculpa la a minha primeira explicação foi um bocado a pressa. Tas a encontrar algumas diferenças de site para site porque muitas pessoas usam umas diferenças pequenas dependendo do seu gosto pessoal e de como aprenderam.
Por exemplo, na Europa a tarola costuma ser no 3 espaço enquanto na america costumam por a tarola na 3 linha( a contar de baixo). Não interessa muito por qual delas e que te vais seguir para já porque ao longo do tempo vais encontrar outras variantes que vais ter que ler de qualquer maneira.
Na minha opinião começa a aprender uma delas porque mais tarde vais desenvolver a capacidade de ver a que peça e que se estão a referir apesar de não ser a linha ou espaço onde estás habituado a vê los. Até porque muitos solos e pautas tem uma drum set key para dizer a que é que cada um dos espaços e linhas se refere.
Bem de qualquer das maneiras regra geral podes te seguir pelo que pus nos anexos.
Hm.. se dizes isso, estive já a estudar as do FDL, Obrigado vou seguir o conselho entao

Última edição de Tiago B : Sex, 30 de Março de 2012 às 16:23.
Tiago B não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 12 de Setembro de 2010   #8
splash
 
Membro desde: 14-Jun-2006
Local: Seixal
Mensagens: 217
splash tem uma aura espectacular à voltasplash tem uma aura espectacular à volta
Re: Partituras (Acorde final)

Eu concordo.

Mas também acho que não te deves preocupar muito com isso. São poucas as alterações de pauta para pauta e rapidamente as vais perceber.

Quanto a mim, se aprenderes como tá no freedrumlessons não há problema.


Um abraço
splash não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 12 de Setembro de 2010   #9
Tiago B
 
Membro desde: 9-Set-2010
Local: Lisboa
Mensagens: 305
Tiago B será famoso em breve
Re: Partituras (Acorde final)

Entao vou continuando a fazer isso, obrigado, eu sei que isto das pautas nao é muito importante, mas eu dou importancia a tudo Obrigado

Última edição de Tiago B : Sex, 30 de Março de 2012 às 16:23.
Tiago B não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 13 de Setembro de 2010   #10
Amaro Machado
 
Membro desde: 28-Jun-2007
Local: Porto
Mensagens: 495
Amaro Machado será famoso em breve
Re: Partituras (Acorde final)

bem pela minha experiencia pessoal, isso depende de cada pessoa que escreve a pauta, não é por ser americano ou europeu, tenho muitos livros de autores americanos e europeus e a maneira de escrever nas pautas muitas vezes coincidem muitas vezes não coincidem. o problema, é que as pautas de bateria deviam ser acompanhadas por uma chave no inicio da mesma, a especificar onde é o quê. na generalidade as pautas são sempre escritas da mesma forma, mas como há autores que tem mais peças ou menos peças no seu kit, tem necessidade de escrever as pautas de forma diferente (não quer dizer que só por isso é que escrevem de maneiras diferentes, como já foi referido, os autores escrevem como aprenderam ou simplesmente como preferem), e especificar com a tal chave que figura rítmica no sítio X corresponde a peça Y na bateria.


P.S. estava a ver na net se encontrava alguma pauta com a referida chave mas não encontrei. agora não, mas mais tarde terei de digitalizar alguma coisa e por aqui para exemplificar.

Esqueci-me de referir. a imagem que anexas-te ao teu post é uma chave. pode ser a tua chave quando escreveres as tuas pautas ou simplesmente em transcrições que faças, se assim o entenderes. mas não te esqueças de a referir no inicio das pautas


Abraço
__________________
amdrummer

Última edição de Amaro Machado : Seg, 13 de Setembro de 2010 às 01:53.
Amaro Machado não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 13 de Setembro de 2010   #11
Tiago B
 
Membro desde: 9-Set-2010
Local: Lisboa
Mensagens: 305
Tiago B será famoso em breve
Re: Partituras (Acorde final)

Citação:
Mensagem Original de Amaro Machado Ver Mensagem
bem pela minha experiencia pessoal, isso depende de cada pessoa que escreve a pauta, não é por ser americano ou europeu, tenho muitos livros de autores americanos e europeus e a maneira de escrever nas pautas muitas vezes coincidem muitas vezes não coincidem. o problema, é que as pautas de bateria deviam ser acompanhadas por uma chave no inicio da mesma, a especificar onde é o quê. na generalidade as pautas são sempre escritas da mesma forma, mas como há autores que tem mais peças ou menos peças no seu kit, tem necessidade de escrever as pautas de forma diferente (não quer dizer que só por isso é que escrevem de maneiras diferentes, como já foi referido, os autores escrevem como aprenderam ou simplesmente como preferem), e especificar com a tal chave que figura rítmica no sítio X corresponde a peça Y na bateria.


P.S. estava a ver na net se encontrava alguma pauta com a referida chave mas não encontrei. agora não, mas mais tarde terei de digitalizar alguma coisa e por aqui para exemplificar.

Esqueci-me de referir. a imagem que anexas-te ao teu post é uma chave. pode ser a tua chave quando escreveres as tuas pautas ou simplesmente em transcrições que faças, se assim o entenderes. mas não te esqueças de a referir no inicio das pautas


Abraço
isso faz sentido, percebi o teu raciocioniu, por isso e que raramente por exemplo o HiHat ou o Bass muda, pelo menos nas pautas que tenho vindo a ver
Tiago B não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta




Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
DIVULGAÇÃO: paradiddle.byethost5.com - Sítio brasileiro com 300 partituras de bateria! Ricardo Poço Som, Acústica, Software e Sites de internet 16 Seg, 28 de Maio de 2012 09:25
Divulgação: Novo album de Iron Maiden - The Final Frontier skm241 Bandas e Música em geral 23 Sáb, 28 de Agosto de 2010 12:29
DIVULGAÇÃO: Forneço PARTITURAS (DrumScores) gratuitamente a quem pedir aqui! DrumScores Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 42 Qua, 29 de Julho de 2009 00:55
Afinação, partituras e noções de clave Gibraltar Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 0 Dom, 27 de Agosto de 2006 18:20



São agora 17:16. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it