Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual")
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Pesquisar Mensagens de Hoje Marcar Fóruns como Lidos

Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") O local para debater aspectos técnicos sobre a bateria e percussão. Uma espécie de sala de aula conjunta online permanente! Rudimentos, Afinação, Exercícios, Postura, Prática, Truques, Esclarecimento de Dúvidas, Dicas e Partilha de Conhecimento! O verdadeiro Workshop Virtual!
ATENÇÃO: Não publiques divulgações/anúncios de concertos e/ou workshops nesta secção! Obrigado!


Resposta
Opções
Não lido Qui, 19 de Fevereiro de 2009   #1
nunobaiao
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Brasil
Mensagens: 755
nunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixe
A importância do Banco para bateria

O banco do baterista é poucas vezes tido em conta, no entanto, um bom selim é vital para combater a fatiga e os problemas derivados de uma má postura prolongada.

Sendo assim, o banco raramente recebe a atenção e valor que merece mas afecta consideravelmente tanto o nosso bem estar físico como a nossa execução técnica e sua longevidade.

A peça na bateria em que devemos investir mais é sem dúvida o banco.
Se não nos preocuparmos com esse detalhe poderemos ter sérios problemas no futuro.

Neste campo e alargando-o para o resto do kit, o F1 é mesmo o Drum Frame, estrutura em que a cadeira é o elemento chave, dando-nos uma posição reclinada e adaptando a disposição da bateria a essa posição. Pode resumir-se a cadeira e apoio de bombo, tarola e pedal de pratos de choque ou ser uma estrutura de apoio geral de todos os componentes da bateria. Desenhada por Bob Gatzen, um dos maiores pensadores da bateria e anteriormente ligado à Noble & Cooley, é a ergonomia levada ao seu extremo máximo.
Drum Frame V2L

Depois, e falando exclusivamente de bancos, vem o Roc’N'Soc. Em vez da rosca de nivelação de altura tem uma câmara de ar comprimido, tipo cadeira de escritório, que impede os choques verticais da coluna pois actua como amortecedor. Antes de experimentarem podem pensar que isto será estranho para tocar mas... desenganem-se. O assento é amigo das nádegas pela sua forma e por ser forrado a veludo, evitando assaduras pela transpiração. Tem, finalmente, um essencial encosto lombar totalmente ajustável vertical e horizontalmente. Uma autêntica poltrona que se recomenda caso o Drum Frame esteja ou fora do alcance ou injustificado face ao kit ou à actividade exercida.
Roc n' Soc NR - (série Nitro)

A Gibraltar oferece modelos construídos pela Roc'n'Soc (foto acima) com as características originais, exceptuando a regulação de altura, que é de rosca. Tem também o seu próprio banco.


Tal como a Tama com o modelo HT741 Ergo-Rider, e a Pearl com um modelo Roadster.

No caso da Yamaha: DSM100 Mesh DS1100 e DS950 - (encosto opcional: BKS110)


Se o vosso banco é desconfortável ou até já tem folgas... invistam no BANQUINHO!!

Para valores rondando os 150€, eis a minha sugestão:

GIBRALTAR 9608HM Hydraulic - - - - - - - - - GIBRALTAR 9608M





NB
--

Última edição de nunobaiao : Sáb, 21 de Fevereiro de 2009 às 04:30.
nunobaiao não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 20 de Fevereiro de 2009   #2
souopedro
 
Membro desde: 3-Mar-2008
Local: Lisboa
Mensagens: 70
souopedro será famoso em breve
Re: A importância do Banco para bateria

Tens toda a razão. Eu, depois de 2 ou 3 horas de ensaio fico com as nádegas doridas (nada de piadas) por causa do meu banco ser muito básico. Mas muitas vezes preferimos fazer um sacrificio fisico, e comprar um prato, do que um banco. Já estou com esse dilema à várias semanas.

Abraços
souopedro não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 20 de Fevereiro de 2009   #3
Robo San
 
Membro desde: 4-Set-2008
Local: Darmstadt
Mensagens: 1.270
Robo San é uma jóia em brutoRobo San é uma jóia em brutoRobo San é uma jóia em bruto
Re: A importância do Banco para bateria

Muito bom post!

Eu tambem durante muitos anos usava um banco da Dixon.
Só quando comprei o Tama 1st Chair senti o que sofri durante este tempo todo...

Abraço.
__________________
Tama Starclassic 100% Birch Black Glass glitter - 20x16/10x9/14x12. 13x6,5 Artwood Custom Maple Golden Sunset/13x6 Birch/Bubinga Black Diamond Dust. Zildjian - 21 K CrashRide 17/18 A Custom Medium Crash 18 Oriental China Trash 13 K Hihat 8 K splash 6,5 Zil-Bel
Robo San não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 20 de Fevereiro de 2009   #4
Lu Batera
 
Membro desde: 17-Jan-2007
Local: Barcelona
Mensagens: 750
Lu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixe
Re: A importância do Banco para bateria

Francamente, custa-me a aceitar, assim à primeira vista, que esses bancos de suspensão a ar comprimido sejam tão bons assim para esta função. Fico a pensar que se o banco oscila assim para cima e para baixo, terá de ser a nossa coluna verteral (e mais notoriamente a parte cóccica) a compensar isso. Mas nunca experimentei, pelo que o teu post me deixou curioso, e fá-lo-ei quando puder, deixando para trás esta minha desconfiança.

Aproveito apenas para complementar o post com uma informação sobre a minha experiência, que eventualmente pode ser útil para outros leitores.

Após anos com bancos "tradicionais" (redondos), passei a utilizar os modelos tipo moto – é a descrição que vejo, a mim fazem mais lembrar bicicleta, mas adiante – e achei bastante mais confortável (actualmente tenho um Gibraltar da série 6600). Como pontos positivos, a fricção na parte de trás das pernas é menor e a liberdade é maior também para movimentos para o lado (costumo fazer aquela "dança" com o pé esquerdo nos HH). O ponto negativo que acho é a maior dificuldade que existe em manter uma postura correcta.

Última edição de Lu Batera : Sáb, 21 de Fevereiro de 2009 às 14:53.
Lu Batera não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 20 de Fevereiro de 2009   #5
ShallNotFall
 
Membro desde: 23-Abr-2006
Local: Aveiro
Mensagens: 729
ShallNotFall será famoso em breveShallNotFall será famoso em breve
Re: A importância do Banco para bateria

...O banco é muito importante para a bateria...porque seria muito chato, e daria muuuuito pouco jeito tocar de pé...
ShallNotFall não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 20 de Fevereiro de 2009   #6
arruda
 
Membro desde: 23-Mar-2008
Local: Ilha Terceira - Açores
Mensagens: 468
arruda será famoso em breve
Re: A importância do Banco para bateria

Concordo, o banco é bastante importante, Altura, resistência etc etc..
Eu uso um TAMA e gosto cada vez mais dele ...
__________________
Zé Arruda
arruda não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 20 de Fevereiro de 2009   #7
nunobaiao
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Brasil
Mensagens: 755
nunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixe
Re: A importância do Banco para bateria

Citação:
Mensagem Original de Lu Batera Ver Mensagem
Francamente, custa-me a aceitar, assim à primeira vista, que esses bancos de suspensão a ar comprimido sejam tão bons assim para esta função. Fico a pensar que se o banco oscila assim para cima e para baixo, terá de ser a nossa coluna verteral (e mais notoriamente a parte cóccica) a compensar isso. Mas nunca experimentei, pelo que o teu post me deixou curioso, e fá-lo-ei quando puder, deixando para trás esta minha desconfiança.
Essa desconfiança é normal, mas qd experimentares vais certamente ficar surpreendido.

A oscilação de que falas é uma coisa minima. A vantagem deste sistema é que irá absorver todo e qualquer impacto, poupando assim a absorção pela nossa coluna. Nos sistemas rígidos (rosca ou perfurado) é a nossa coluna vertebral que absorve todos os impactos fisicos, acabando assim por gerar dores e outras mazelas.

Eu ainda estou para esperimentar os da 'Roc n Soc', mas estou mesmo tentado a adquirir um com apoio lombar.

NB
--

Última edição de nunobaiao : Sex, 20 de Fevereiro de 2009 às 17:26.
nunobaiao não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 20 de Fevereiro de 2009   #8
shurtugal
 
Membro desde: 25-Jan-2009
Local: OAZ/Coimbra
Mensagens: 668
shurtugal é uma jóia em brutoshurtugal é uma jóia em brutoshurtugal é uma jóia em brutoshurtugal é uma jóia em bruto
Re: A importância do Banco para bateria

Fogo, nunca tinha pensado assim...

eu toco num banco da treta. Acho qe o meu proximo investimento vai ser mesmo um banco em condições

excelente tópico nuno. Abraço


shurtugal...
__________________
Live to drum. . .
. . . drum to live
shurtugal não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 20 de Fevereiro de 2009   #9
nunobaiao
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Brasil
Mensagens: 755
nunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixe
Re: A importância do Banco para bateria

Citação:
Mensagem Original de joelbelchior Ver Mensagem
eu tb uso um banco da treta. Quanto custa mais ou menos um banco bonzinho?
Um bom investimento é qualquer uma das opções que referi no post inicial.

Mas prepara-te para gastar pelo menos 150€... e ficarás com um bom banco.
só assim pode ser considerado um bom investimento.

Por exemplo:
GIBRALTAR 9608 M - 125€ + portes na Musicstore
GIBRALTAR 9608HM Hydraulic - 141€ + portes na Musicstore

YAMAHA DS-950 - 151€ + portes na Musicstore

SONOR DT680 - 166€ + portes na Musicstore

TAMA HT530C - 155€ + portes na Musicstore

Abaixo disto... não é bom investimento!!

Apoio lombar universal - ronda os 50€

Investe nisto e verás a tua performance e a tua resistência a melhorarem significativamente.

NB
--

Última edição de nunobaiao : Sáb, 21 de Fevereiro de 2009 às 04:31.
nunobaiao não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 20 de Fevereiro de 2009   #10
renato_m
 
Membro desde: 20-Dez-2007
Local: braga
Mensagens: 441
renato_m está no bom caminho
Re: A importância do Banco para bateria

eu tenho um banco da treta que me custou 50€

estou mt arrependido de o ter comprado, porque alem de se desapertar a rosca, depois começa a oscilar e nao consigo tar la muito tempo...

se soube-se o que sei teria comprado um em condiçoes...

sentei-me o outro dia num da tama que custava ai 100€ e que maravilha...
__________________
Renato M.
renato_m não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 20 de Fevereiro de 2009   #11
tiagop
 
Membro desde: 17-Mar-2007
Local: LISBOA
Mensagens: 1.161
tiagop é mesmo fixetiagop é mesmo fixetiagop é mesmo fixetiagop é mesmo fixetiagop é mesmo fixetiagop é mesmo fixetiagop é mesmo fixe
Re: A importância do Banco para bateria

Meninos e meninas:

O INVESTIMENTO NUM BOM BANCO NAO EH MAIS QUE UM INVESTIMENTO NA VOSSA SAUDE!

Pode-se comprar uma bateria por um pouco menos, em 2a mao, trocar peles e tal e isso nao tem qualquer tipo de consequencia no baterista.

Estar mal sentado horas a fio, como nao deve ser muito complicado de perceber, vai dar cabo do nosso corpo. A vida nao eh so bateria: quando quiserem pegar num dos vossos filhos e nao conseguirem, logo vao tentar perceber porque e lembrar-se deste post que "li, mas nao liguei nenhuma"...

Vida so ha uma e do nosso corpo cuidamos nos. Como dizia um anuncio de tv: "se eu nao gostar de mim, quem gostara"...

Ha coisas em que se pode poupar. A saude nao eh uma delas...

Desculpem la ter soado alarmista, mas sao os factos...


Ahhh... E eu uso um tipo mota Pork Pie. Posso estar 2 horas a tocar que nao sinto dores depois. Da que pensar, nao?
tiagop não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 24 de Fevereiro de 2009   #12
LorDrummeR
 
Membro desde: 12-Out-2007
Local: Viseu
Mensagens: 83
LorDrummeR está no bom caminho
Re: A importância do Banco para bateria

O meu banco veio com a bateria... não faço ideia se é bom ou não, tem a forma de banco de bicicleta, é redondo...

Nunca tive problemas em tocar nele, mas não sei...
LorDrummeR não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 24 de Fevereiro de 2009   #13
Lu Batera
 
Membro desde: 17-Jan-2007
Local: Barcelona
Mensagens: 750
Lu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixe
Re: A importância do Banco para bateria

Tem a forma de banco de bicicleta ou é redondo?
Lu Batera não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 24 de Fevereiro de 2009   #14
nunobaiao
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Brasil
Mensagens: 755
nunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixe
Re: A importância do Banco para bateria

Citação:
Mensagem Original de Lord Drummer Ver Mensagem
O meu banco veio com a bateria... não faço ideia se é bom ou não, tem a forma de banco de bicicleta, é redondo...

Nunca tive problemas em tocar nele, mas não sei...

Os piores problemas não são a curto prazo. Mais tarde é que vais senti-los, mas não poderás voltar atrás!!

Um bom banco tem a ver com o conforto e equilibrio (quer seja redondo, rectângular ou tipo motorizada)
Tem de ser macio, material absorvente de transpiração, boa área de apoio do corpo, estrutura forte e ríja para não ter nem vir a ter folgas.

Obviamente, tudo isto se paga. E não te vão oferecer um banco BOM na compra de uma bateria. Um banco bom custa de 125€ para cima...

NB
--
nunobaiao não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 24 de Fevereiro de 2009   #15
snyper
 
Membro desde: 9-Jan-2008
Local: Vila Nova de Gaia
Mensagens: 229
snyper tem uma aura espectacular à voltasnyper tem uma aura espectacular à volta
Re: A importância do Banco para bateria

Citação:
Mensagem Original de nunobaiao Ver Mensagem
Os piores problemas não são a curto prazo. Mais tarde é que vais senti-los, mas não poderás voltar atrás!!

Um bom banco tem a ver com o conforto e equilibrio (quer seja redondo, rectângular ou tipo motorizada)
Tem de ser macio, material absorvente de transpiração, boa área de apoio do corpo, estrutura forte e ríja para não ter nem vir a ter folgas.

Obviamente, tudo isto se paga. E não te vão oferecer um banco BOM na compra de uma bateria. Um banco bom custa de 125€ para cima...

NB
--
Muito bom post.

O banco foi mesmo a primeira coisa que investi com mais qualidade, pois vi em posts e artigos a diferença que um banco bom ou menos bom interfere.

Assim, comprei um DW 4000, por 100€ na RocKmusic, (o Ricardo ainda tirou 50€ pois estava marcado 150€).
Isto faz quase um ano, depois, com o tempo e estudando as cenas de bateria, preços lojas e afins vi que podia ter comprado com poucos mais € uma banco muito melhor, mas já estava feito.
O Orange_lab (baterista da minha outra banda e que ensaia na mesma sala) tem um Pearl D-1000SP com o amortecedor. Já experimentei..é um pouco estranho ao principio a habituação, mas é muito bom para horas seguidas de batucadas.

Pena o banco não estar regulado para a minha altura e não querer estar a tirar da posição do seu dono, senão roubava-o... lol
snyper não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta



Opções

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
Uma aula de Dennis Chambers em 3 lições: Treino de Resistência (artigo traduzido) Baronesa Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 21 Sáb, 25 de Setembro de 2010 16:51
REPORTAGEM: Festival Tam Tam Percussion Drum-Fest 2007 (dia 11/11 em Sevilha - Espanha) Madeira Concertos, Exposições e Eventos (geral) 20 Sáb, 6 de Março de 2010 21:33
[Entrevista] Nicko McBrain - Baterista de Iron Maiden Leodreammer Bateristas e Percussionistas 5 Dom, 15 de Fevereiro de 2009 18:40
REPORTAGEM/APRECIAÇÃO: Banco de bateria Gibraltar 9608mb (com fotos) _TASSE_ Hardware, Acessórios e Equipamentos 4 Qui, 14 de Agosto de 2008 23:52



São agora 09:43. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it