Voltar   BateristasPT.com > OS MÚSICOS E A MÚSICA QUE NOS 'TOCA' > Concertos, Exposições e Eventos (geral)
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Pesquisar Mensagens de Hoje Marcar Fóruns como Lidos

Concertos, Exposições e Eventos (geral) Anuncios, Reportagens, Opiniões e Críticas a Concertos, Exposições e outros Eventos ligados à Bateria/Percussão e/ou à Música em geral. (NOTA: eventos não directamente ligados aos membros da comunidade, ou seja, aqui fala-se dos eventos 'lá de fora'!)


Resposta
Opções
Não lido Qui, 23 de Abril de 2009   #36
VmsR
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Sintra
Mensagens: 427
VmsR é mesmo fixeVmsR é mesmo fixeVmsR é mesmo fixeVmsR é mesmo fixeVmsR é mesmo fixeVmsR é mesmo fixe
Re: AC/DC a 3 de Junho, Estádio José de Alvalade

Eu vou, apesar de ser do Benfica.
Só ali fui 2 vezes. Uma ver a bola.
Outra comer, porque estava na zona e tinha que ser rápido.
Escusado será dizer que fiquei de diarreia...
Mas AC/DC não me vai fazer mal...
Citação:
Mensagem Original de skm241 Ver Mensagem
Boas, eu não vou por essa causa, pois eu sou do BENFICA.
__________________
1 a e a 2 a e a 3 a e a 4 a e a....ufa.
VmsR não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 23 de Abril de 2009   #37
Afonzo
 
Membro desde: 9-Set-2008
Local: Valpaços
Mensagens: 942
Afonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixe
Re: AC/DC a 3 de Junho, Estádio José de Alvalade

Citação:
Mensagem Original de VmsR Ver Mensagem
Eu vou, apesar de ser do Benfica.
Só ali fui 2 vezes. Uma ver a bola.
Outra comer, porque estava na zona e tinha que ser rápido.
Escusado será dizer que fiquei de diarreia...
Mas AC/DC não me vai fazer mal...
Sintoma pós-medo!
__________________
[SIGPIC][/SIGPIC]
Afonzo não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 23 de Abril de 2009   #38
VmsR
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Sintra
Mensagens: 427
VmsR é mesmo fixeVmsR é mesmo fixeVmsR é mesmo fixeVmsR é mesmo fixeVmsR é mesmo fixeVmsR é mesmo fixe
Re: AC/DC a 3 de Junho, Estádio José de Alvalade

Aquilo é um nojo de sítio.
Está cheio de lagartos.
Os putos queques dos colégios betos e das escolas públicas vão todos lá comer.
E depois que sítio asqueroso com aquelas cores folclóricas. Argh.

Citação:
Mensagem Original de Afonzo Ver Mensagem
Sintoma pós-medo!
__________________
1 a e a 2 a e a 3 a e a 4 a e a....ufa.
VmsR não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 27 de Maio de 2009   #39
Nevermore
 
Membro desde: 21-Set-2007
Local: Barcelos
Mensagens: 549
Nevermore é mesmo fixeNevermore é mesmo fixeNevermore é mesmo fixeNevermore é mesmo fixeNevermore é mesmo fixeNevermore é mesmo fixeNevermore é mesmo fixe
Re: Divulgação: Concerto com AC/DC em Alvalade (Lisboa) a 3 Jun 2009

Boas pessoal.

Apesar de estar ausente há bastante tempo, gostaria de saber se os membros do fórum não se querem encontrar antes do concerto para beber uma cervejita e dar duas de treta.

Eu estarei lá com bilhete para o relvado!

Nevermore não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 27 de Maio de 2009   #40
Jorge Cardoso
 
Membro desde: 16-Jan-2007
Local: Leiria
Mensagens: 1.054
Jorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixe
Re: Divulgação: Concerto com AC/DC em Alvalade (Lisboa) a 3 Jun 2009

Eu vou, mais o pessoal da minha banda! Pena é que a nossa carrinha ainda não esteja pronta! Se por acaso me encontrar com algum membro deste magnífico fórum, ficam a saber que levo vestida a nossa t-shirt. Até lá no relvado! AÇO!
__________________
"...água fura em dura mole, tanto dá até que pedra..."
Jorge Cardoso não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 31 de Maio de 2009   #41
Nevermore
 
Membro desde: 21-Set-2007
Local: Barcelos
Mensagens: 549
Nevermore é mesmo fixeNevermore é mesmo fixeNevermore é mesmo fixeNevermore é mesmo fixeNevermore é mesmo fixeNevermore é mesmo fixeNevermore é mesmo fixe
Re: Divulgação: Concerto com AC/DC em Alvalade (Lisboa) a 3 Jun 2009

E então?

Ninguéma linha numa reuniãozita antes do concerto?

Nem que seja numa tasca qualquer nas imediações do estádio.
Nevermore não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 2 de Junho de 2009   #42
andrep
 
Membro desde: 4-Jun-2008
Local: Cascais
Mensagens: 728
andrep é mesmo fixeandrep é mesmo fixeandrep é mesmo fixeandrep é mesmo fixeandrep é mesmo fixeandrep é mesmo fixe
Re: Divulgação: Concerto com AC/DC em Alvalade (Lisboa) a 3 Jun 2009

É já amanhã rapazes!!!
andrep não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 2 de Junho de 2009   #43
kosh
 
Membro desde: 11-Nov-2008
Local: Braga
Mensagens: 393
kosh será famoso em breve
Re: Divulgação: Concerto com AC/DC em Alvalade (Lisboa) a 3 Jun 2009

Pá, eu vou com um pessoal, não devo ir puder ir a tascos... Mas se vir alguém com uma t-shirt, eu acuso-me!
kosh não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 2 de Junho de 2009   #44
skm241
 
Membro desde: 22-Nov-2008
Local: Estoril
Mensagens: 343
skm241 está no bom caminho
Re: AC/DC a 3 de Junho, Estádio José de Alvalade

Citação:
Mensagem Original de Bessa Ver Mensagem
desculpa, tu nao vais, porque o concerto é em alvalade e tu és do benfica? se estiveres a falar assério, só podes estar a brincar (que frase), perder um concerto dos AC/DC só porque é num estádio que não é do teu clube?

Bem, eu não vou por falta de t€mpo, mas adorava poder ir.
Boas, tava a brincar como alguns dizem, mas gostava de ir lá, não interessa o estádio, aliás eu já vi o Sporting quando o belém jogou fora, mas se tivesse tempo e não tivesse aulas já lá estava.
__________________
O melhor clube é http://www.bateristaspt.com/showthread.php?t=12861 ....
skm241 não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 3 de Junho de 2009   #45
tiagop
 
Membro desde: 17-Mar-2007
Local: LISBOA
Mensagens: 1.161
tiagop é mesmo fixetiagop é mesmo fixetiagop é mesmo fixetiagop é mesmo fixetiagop é mesmo fixetiagop é mesmo fixetiagop é mesmo fixe
Re: Divulgação: Concerto com AC/DC em Alvalade (Lisboa) a 3 Jun 2009

Logo, la estou eu! Vou parar a bancada superior, para aprender a nao demorar a comprar bilhetes!
tiagop não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 4 de Junho de 2009   #46
andrep
 
Membro desde: 4-Jun-2008
Local: Cascais
Mensagens: 728
andrep é mesmo fixeandrep é mesmo fixeandrep é mesmo fixeandrep é mesmo fixeandrep é mesmo fixeandrep é mesmo fixe
Re: Divulgação: Concerto com AC/DC em Alvalade (Lisboa) a 3 Jun 2009

Então, ninguém diz nada? Tenho de ser o primeiro? (estou a a ver que sim)

Na minha opinião o concerto foi ESPECTACULAR!!!

Desde o solo inflamadíssimo do Angus, ao Strip Tease no tema "The Jack", foi tudo muito bom.

Fiquei mesmo no fim da passadeira central, ao pé daquela tenda (suponho ser do som) cinzenta.

Deixem mais opiniões e digam onde estavam para eu ver se vos vi !

Abraços.

PS: acabei de acordar mas daqui a bocado faço uma (?)review(?) mais detalhada!
andrep não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 4 de Junho de 2009   #47
warlike
 
Membro desde: 5-Mai-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 1.527
warlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixe
Re: Divulgação: Concerto com AC/DC em Alvalade (Lisboa) a 3 Jun 2009

Foi muito bom, sim senhor. As outras bandas não conhecia, mas acho que também não fiquei a conhecer. €60 bem dados (já tarde), para a bancada topo poente.

AC/DC conseguiu mexer aquelas 40,000 cornaduras, tal como se esperava. O Angus só não se descalçou para mostrar as meias a condizer com os boxers.
Velhos mas sempre prontos para um encorezito apesar de meio tímido.

Acho que o público não estava no seu melhor, deve ser da crise.

Muito barulho, alto, muitas luzes e trovoada, 5 estrelas.

warlike não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 4 de Junho de 2009   #48
kosh
 
Membro desde: 11-Nov-2008
Local: Braga
Mensagens: 393
kosh será famoso em breve
Re: Divulgação: Concerto com AC/DC em Alvalade (Lisboa) a 3 Jun 2009

Ora muito bem, concerto espectacular!

A organização tava 5 estrelas, entrei sem nenhum problema, relativamente rápido...

Quanto às bandas de abertura, foram os que eu esperava. Vicious 5 foi muito bom, adequou-se excelentemente ao som dos AC/DC e deram um grande concerto. Mundo Cão foi fraquinho; o som não tava lá grande coisa, a música não se adequava... Um grande erro de "casting".

Quanto aos senhores em si...

Caramba, quem dera aos jovens que por aí andam a fazer música terem um décimo da energia daqueles "cotas"!

Onde eu estava (para aí a 10 filas das grades) estava um constante "Texas". Devo dizer que é comovente e marcante ver pessoas da idade dos meus pais a fazer solos de guitarra imaginários, ou olhar para o gajo ao nosso lado e ver um enorme sorriso, de puro prazer e diversão...

Musicalmente, irrepreensíveis, é muito ano a dar concertos. Momento altos, a meu ver, foram claramente "Whole Lotta Rosie", "T.N.T." e "For Those About To Rock (We Salute You)". Na Rosie, a gaja insuflável foi brutal; na T.N.T., acho que foi aquela música que todo o estádio cantou, eu não conseguia ouvir o Brian cantar... na We Salute You, que fechou o concerto, epá... meteu canhões!

Em suma: duvido que alguma vez veja melhor coisa que aquele concerto.

Ah!, e o barulho! Minha nossa, abusaram... Passadas 3 horas ainda tinha os ouvidos a zumbir e ainda gritava para a pessoa a meu lado...
kosh não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 4 de Junho de 2009   #49
andrep
 
Membro desde: 4-Jun-2008
Local: Cascais
Mensagens: 728
andrep é mesmo fixeandrep é mesmo fixeandrep é mesmo fixeandrep é mesmo fixeandrep é mesmo fixeandrep é mesmo fixe
Re: Divulgação: Concerto com AC/DC em Alvalade (Lisboa) a 3 Jun 2009

Citação:
Mensagem Original de kosh Ver Mensagem
Na Rosie, a gaja insuflável foi brutal;
A boneca insuflável não era igualzinha a esta senhora???
andrep não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 4 de Junho de 2009   #50
kosh
 
Membro desde: 11-Nov-2008
Local: Braga
Mensagens: 393
kosh será famoso em breve
Re: Divulgação: Concerto com AC/DC em Alvalade (Lisboa) a 3 Jun 2009

Citação:
Mensagem Original de andrep Ver Mensagem
A boneca insuflável não era igualzinha a esta senhora???

LOL! Pá, tinha um bocado mais de "atributos"...
kosh não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 4 de Junho de 2009   #51
andrep
 
Membro desde: 4-Jun-2008
Local: Cascais
Mensagens: 728
andrep é mesmo fixeandrep é mesmo fixeandrep é mesmo fixeandrep é mesmo fixeandrep é mesmo fixeandrep é mesmo fixe
Re: Divulgação: Concerto com AC/DC em Alvalade (Lisboa) a 3 Jun 2009

Citação:
Mensagem Original de kosh Ver Mensagem
LOL! Pá, tinha um bocado mais de "atributos"...
Pois, mas eu estava só a referir-me à cara...

Tal como prometi aqui vai a minha opinião do concerto!

Eu cheguei a meio do último tema que Vicious 5 interpretou portanto não posso ter uma opinião formada acerca da actuação deles.

Mundo Cão foi muito fraquinho e não se enquadrou nada bem, tal como o kosh disse.

Por fim chegou a banda que toda a gente esperava: AC/DC!!!

O alinhamento foi o seguinte:

Rock 'n' Roll Train
Hell Ain't a Bad Place to Be
Back in Black
Big Jack
Dirty Deeds Done Dirt Cheap
Shot Down in Flames
Thunderstruck
Black Ice
The Jack
Hells Bells
Shoot to Thrill
Dog Eat Dog
War Machine
Anything Goes
You Shook Me All Night Long
T.N.T.
Whole Lotta Rosie
Let There Be Rock

ENCORE
Highway to Hell
For Those About to Rock (We Salute You)

Sem dúvida que os pontos altos foram The Jack, em que Angus Young (Guitarrista Solo) fez o seu já habitual strip tease. Foi a seguir a este tema que o concerto começou a aquecer, pareceu-me a mim. T.N.T. foi sem dúvida o tema que "mexeu" mais com o público, juntamente com Whole Lotta Rosie. O solo do Angus foi também um dos pontos altos.

Apesar de o público ter estado ao rubronalgumas músicas, esteve em baixo noutras, especialmente nas músicas do novo álbum. Sinceramente estava à espera que o público fosse mais.. enérgico. Não estou a querer dizer que não o foi, mas faltou alguma coisa.

Se nos podemos queixar da energia do público, não o podemos fazer quanto à energia dos elementos da banda, especialmente o Brian e o Angus!!! Estes senhores já na casa dos 60's têm muito mais energia e postura em palco do que algumas bandas em que os elementos têm apenas 20 ou 30 anos!

Não se repararam num pormenor: sempre que os grandes ecrãs não mostravam os elementos da banda ou animações, mostravam miúdas giras!

Em resumo o concerto foi muito bom e foi uma experiência que certamente não irei esquecer!!!

AC/DC ROCKS
andrep não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 4 de Junho de 2009   #52
Gibraltar
Fundador (actualmente sem funções)
 
Membro desde: 2-Abr-2006
Local: Amadora
Mensagens: 101
Gibraltar será famoso em breve
Re: Divulgação: Concerto com AC/DC em Alvalade (Lisboa) a 3 Jun 2009

Acho que está praticamente tudo dito.
Vicious 5 deram um bom concerto. Mundo Cão apesar de não ser muito o meu gosto acho que têm músicas de qualidade mas não sei se resultam muito bem ao vivo, ou pelo menos em grandes concertos de estádio.

Só foi pena estas duas bandas não terem tido tempo de fazer som em condições; ou se tiveram enganaram bem lol. Só a partir da 3 ou 4 músicas é que se começaram a notar melhorias no som - ou então o pessoal do som estava a dormir, mas enfim.

Foi sem dúvida um grande concerto de AC/DC, muita energia, boa música, bom som.
O nosso amigo Phil Rudd esteve muito competente. Muito do género "não estou ali à frente aos saltos que nem doido, mas alguém tem que ficar aqui na bateria a manter estes gajos no tempo certo e as músicas coesas" eh eh.

Enfim, de facto um bom concerto.

see ya.
__________________
- Mom, I want to be a drummer when I grow up!
- But honey, you can't do both...
Gibraltar não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 4 de Junho de 2009   #53
warlike
 
Membro desde: 5-Mai-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 1.527
warlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixe
Re: Divulgação: Concerto com AC/DC em Alvalade (Lisboa) a 3 Jun 2009

Citação:
Mensagem Original de Gibraltar Ver Mensagem
Acho que está praticamente tudo dito.
Vicious 5 deram um bom concerto. Mundo Cão apesar de não ser muito o meu gosto acho que têm músicas de qualidade mas não sei se resultam muito bem ao vivo, ou pelo menos em grandes concertos de estádio.
Concordo plenamente. Aliás, quando os estava a ver e ouvir, pensei nisso. Tipo, "estes gajos deviam era estar tocar num bar pequeno". Um estádio é demasiado grande, e aquele som precisa de mais condicionamento acústico.
warlike não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 4 de Junho de 2009   #54
João Gil
 
Membro desde: 21-Dez-2006
Local: Tercena
Mensagens: 227
João Gil tem uma aura espectacular à voltaJoão Gil tem uma aura espectacular à volta
Re: Divulgação: Concerto com AC/DC em Alvalade (Lisboa) a 3 Jun 2009

Vamos lá a ver se não me falha nada...


Assim que cheguei ao estádio ia morrendo: fui comer uma pizza antes de entrar, e deixei os bilhetes (para o relvado) no tabuleiro , mas com calma (e coragem para procurar no lixo das senhoras da limpeza) lá os encontrámos.

Fui escandalosamente apalpado (em todo o sítio, só faltou enfiarem-me o dedo no rabo - não faltou assim tanto para isso acontecer, lamentávelmente). Depois, lá entrei. Um palco impunente, um P.A. que envergonha qualquer festival de verão, e uma regie que metia dó pela apresentação, organização, espaço e tamanho.

Dei uma volta pelo relvado (isto por volta das 18h30), e já havia almas em estados vergonhosos. Depois fui para perto da plataforma dos confetis (para terem uma ideia, estava atrás da boneca insuflável que apareceu os ecrãs).

Vicious 5: som menos mau, banda fixe, presença aceitável
Mundo Cão: som mau, banda muito fixe, presença aceitável

(Queria fazer aqui um aparte para deixar uma opinião. Quando é que os organizadores deste tipo de espectáculos vão ganhar consciência e deixar as bandas 'pequenas' mostrar o que realmente valem? É impossível alguém elogiar a actuação das duas primeiras bandas, com a porcaria de som que tinham. Para quê ter tantos watts de som? Para serem usados durante 2 horas? Acho que as próprias editoras deviam ter a coragem de se impôr e defender os seus artistas! Se fosse eu a tocar, obviamente ficava feliz por estar numa situação daquelas, e de certeza que todos eles ficaram, mas é injusto para essas bandas não puderem usar o mesmo material que a banda principal. Com é obvio, uma pessoa que não conheça essas bandas, fica com uma impressão errada, e ainda por cima, muita gente não consegue distiguinr defeitos de 'música/músicos' e de 'material/técnicos/etc')

21h40 (EM PONTO): As luzes do estádio apagaram-se, e ia tendo um ataque cardíaco. Os painéis de leds acenderam-se, e desde aí até ao fim fui contagiado pelo ambiente que se fez sentir (com menos ganza, também se assintem a bons concertos ). Desde a locomotiva no palco, às chamas, à plataforma que elevou o Angus, aos confetis (que cairam MESMO em cima de mim e me arrepiaram das unhas dos pés à ponta dos cabelos), aos canhões, ao fogo de artifício, tudo, tudo, tudo estava perfeito.

Não apanhei um único erro que possa apontar, e venero os senhores, porque com 60 anos, tocar durante 2 horas, com aquela energia, não é para todos.

Epá, não tenho realmente palavras para contar a quem não esteve lá como foi. Só digo (tal como disse ontem) que os 60€ valeram a pena, e fossem 120€ que também os tinha pago!


Gil
__________________
Se não vives para a musica, não vivas!!

João Gil não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 5 de Junho de 2009   #55
Jorge Cardoso
 
Membro desde: 16-Jan-2007
Local: Leiria
Mensagens: 1.054
Jorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixe
Re: Divulgação: Concerto com AC/DC em Alvalade (Lisboa) a 3 Jun 2009

Eu achei o concerto brutalíssimo, só é pena que o som não tenha estado melhor. A voz do Brian Johnson, por exemplo a maior parte do tempo não se percebia com clareza.
Não vi ninguém com a nossa t-shirt, eu andei por ali todo orgulhoso a envergá-la e até tirei uma foto com o Mike Gaspar dos Moonspell, o qual coloquei ao corrente do nosso site, que ele desconhecia
__________________
"...água fura em dura mole, tanto dá até que pedra..."
Jorge Cardoso não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 5 de Junho de 2009   #56
drummerkalu
 
Membro desde: 9-Dez-2008
Local: santo tirso
Mensagens: 540
drummerkalu é uma jóia em brutodrummerkalu é uma jóia em brutodrummerkalu é uma jóia em bruto
Re: Divulgação: Concerto com AC/DC em Alvalade (Lisboa) a 3 Jun 2009

Devo dizer que nao ha pai para os AC\DC, o concerto que eles levaram ao alvalade foi qualquer coisa de estraordinario...nunca na minha vida vi uma coisa assim....so ver para querer...Genial...realmente o Angus Young a partir a loiça toda!
drummerkalu não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta



Opções

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
[Biografia] e [Entrevista] Mike Portnoy - Wikipedia e Ozprog.com - Jun 2007 _TASSE_ Bateristas e Percussionistas 9 Qua, 15 de Julho de 2009 22:53
Divulgação: Concerto com Dave Matthews Band em Lisboa - 25 Maio 2007 Bugradi Concertos, Exposições e Eventos (geral) 61 Seg, 28 de Maio de 2007 11:39
REPORTAGEM: Jantar do Forum - Lisboa - 13 de Outubro 2006 em Cascais + CONCERTO DrumScores Encontros e Eventos da comunidade 20 Ter, 5 de Dezembro de 2006 19:44
DIVULGAÇÃO: Concerto com TOOL - 5 Novembro 2006 - Pavilhão Atlântico (Lisboa) _TASSE_ Concertos, Exposições e Eventos (geral) 22 Seg, 6 de Novembro de 2006 14:00
CONVOCATÓRIA: Jantar do Forum - Lisboa - 13 de Outubro 2006 em Cascais + CONCERTO DrumScores Encontros e Eventos da comunidade 44 Sex, 13 de Outubro de 2006 12:58



São agora 06:28. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it