Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual")
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") O local para debater aspectos técnicos sobre a bateria e percussão. Uma espécie de sala de aula conjunta online permanente! Rudimentos, Afinação, Exercícios, Postura, Prática, Truques, Esclarecimento de Dúvidas, Dicas e Partilha de Conhecimento! O verdadeiro Workshop Virtual!
ATENÇÃO: Não publiques divulgações/anúncios de concertos e/ou workshops nesta secção! Obrigado!


Resposta
Opções
Não lido Qui, 7 de Maio de 2009   #1
Vicfirth5a
 
Membro desde: 11-Mar-2009
Local: Maputo
Mensagens: 108
Vicfirth5a está no bom caminho
Como faço para conseguir fazer solos mais expressivos mas menos técnicos? (Mais emotivos)

Pessoal, tenho dificuldades em fazer solos espressivos na bateria.
Os meus solos, acho eu, sao de muita tecnica.
Como faco para conseguir ultrapassar a tecnica e entrar para o coracao (solos espressivos)?
Abraco.
__________________
Almeida Ngoca
www.myspace.com/almeidangoca
Vicfirth5a não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 7 de Maio de 2009   #2
João Isaac
 
Membro desde: 2-Ago-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 608
João Isaac será famoso em breveJoão Isaac será famoso em breve
Re: Como faço para conseguir fazer solos mais expressivos mas menos técnicos? (Mais emotiv

Boas, devido a um comentario assim para o mau da minha parte, vou so deixar entao uns videos de solos que acho que so muito bons na minha opiniao, para te dizerem como os fazer ha ai muita gente experiente, simplesmente vou te mandar videos.
Abraco, e desculpem me

Última edição de João Isaac : Qui, 7 de Maio de 2009 às 20:14. Razão: mau comentario
João Isaac não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 7 de Maio de 2009   #3
MANEIRO
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Algarve
Mensagens: 480
MANEIRO é uma jóia em brutoMANEIRO é uma jóia em brutoMANEIRO é uma jóia em brutoMANEIRO é uma jóia em bruto
Re: Como faço para conseguir fazer solos mais expressivos mas menos técnicos? (Mais emotiv

hello.

não veja o solo como uma junção de trechos técnicos . muitos pensam o solo como uma demonstração pessoal ,seja pra arrumar gigs, seja pra mostrar pros demais que "toca muito".
pense de forma musical.
seu solo deve contar uma historia com inicio ,meio, e fim , e além disso soar como uma "composição de um baterista" e não um workshop .

uma boa forma de criar cenas mais musicais é o solfejo . "cante" aquilo que toca como se fosse uma melodia transferida pra bateria e tente sempre encaixar seus solos dentro do contexto musical que estás a tocar...

uma boa dica de estudo é montar seu kit em casa apenas com choques,tarola, prato e bumbo, e compor teu solo apenas com essas peças e usando apenas toques simples (direita/esquerda). depois de criado o teu solo aí sim distribui no resto da bateria.

sente em sua bateria e esqueça o videos que viu, esqueça a tecnica que aprendeu, esqueça de pensar no que vão achar... pense só em tu e tua bateria,e no que sente vontade em expressar atraves dela.

um grande abraço
__________________
AVANTE !!! SEMPRE...
MANEIRO não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 7 de Maio de 2009   #4
JoãoCampos
 
Membro desde: 11-Fev-2008
Local: Aveiro
Mensagens: 1.300
JoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luz
Re: Como faço para conseguir fazer solos mais expressivos mas menos técnicos? (Mais emotiv

Citação:
Mensagem Original de Yzak Ver Mensagem
Boas, e assim eu nao sou um baterista com muita tecnica ainda, e tou a aprender ainda bastantes coisas, sei que ha solos espectaculares e expressivos bastante simples, como nao te sei explicar bem o que fazer (porque solos expressivos para mim, tens de usar um ritmo teu algo que de impacte as pessoas que oicam) posso te dar um exemplo que para mim é um solo pequeno de bateria, simples e bastante expressivo, estou a falar da musica dos Queens of The Stone Age a Song for The Dead, o inicio para mim e simplesmente espectacular, e ao vivo ainda mais louco, e para mim é bastante expressivo e simples.
Deixo te aqui um video.
http://www.youtube.com/watch?v=L7tCTQkOSi8

Ps: Tem que te sair da alma, e nao penses demasiado no que fazer, simplesmente toca...

Isto e so a minha opiniao.

Duas perguntas.

. Onde é que nesse video está a parte que tu consideras um solo?É que do que eu vi, sinceramente, nem ve-lo. Pareceu-me apenas um tema da banda em que os músicos estão todos a jardar.
. Isto para ti é um "solo" com sentimento?expressividade?hum...

Relativamente ao post, deixo aqui um video. Repara na expressividade dele. Quando sente silenciar, assim o faz. Quando quer jardar, jarda. Repara. Acaba por ser dificil explicar, mas tu sentes que aquilo ali não é mecânico. O gajo tá a sentir a cena, não mostra limites. No entanto, aplica tanta técnica que toda a gente fica colada.


Convem ter um equilibrio das duas cenas.
Não que eu seja muito bom em solos, muito pelo contrário, mas um conselho que te posso dar é simplesmente meteres o metronomo e solares por cima. Começares gradual, alternares entre batidas mais fortes mais lentas, criares uma onda de dinâmica. Imagina, pegas numa mistura de rudimentos e começas baixinho, vais crescendo, metes umas cenas diferentes.

cumps

kiD! adicionou o seguinte texto, 1 minutos e 17 segundos depois:

Citação:
Mensagem Original de MANEIRO Ver Mensagem
hello.

não veja o solo como uma junção de trechos técnicos . muitos pensam o solo como uma demonstração pessoal ,seja pra arrumar gigs, seja pra mostrar pros demais que "toca muito".
pense de forma musical.
seu solo deve contar uma historia com inicio ,meio, e fim , e além disso soar como uma "composição de um baterista" e não um workshop .

uma boa forma de criar cenas mais musicais é o solfejo . "cante" aquilo que toca como se fosse uma melodia transferida pra bateria e tente sempre encaixar seus solos dentro do contexto musical que estás a tocar...

uma boa dica de estudo é montar seu kit em casa apenas com choques,tarola, prato e bumbo, e compor teu solo apenas com essas peças e usando apenas toques simples (direita/esquerda). depois de criado o teu solo aí sim distribui no resto da bateria.

sente em sua bateria e esqueça o videos que viu, esqueça a tecnica que aprendeu, esqueça de pensar no que vão achar... pense só em tu e tua bateria,e no que sente vontade em expressar atraves dela.

um grande abraço
se tivesse gravado o teu solo no performas, colava-o aqui.



abraço
__________________
MISSOM

Última edição de JoãoCampos : Qui, 7 de Maio de 2009 às 18:08. Razão: Mensagem automaticamente fundida/mesclada pelo sistema.
JoãoCampos não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 7 de Maio de 2009   #5
Jorge Cardoso
 
Membro desde: 16-Jan-2007
Local: Leiria
Mensagens: 1.054
Jorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixe
Re: Como faço para conseguir fazer solos mais expressivos mas menos técnicos? (Mais emotiv

Boas a todos! Eu também sinto essa dificuldade. Muitas vezes dou por mim no meio de um solo, que geralmente toco antes do Sad But True, e noto que estou demasiado concentrado em aplicar rudimentos isolados, sem ligação entre eles, do tipo estou a fazer uma série de flams e depois passo para double strokes com o bombo no pedal duplo, ou paradiddles e passo para tercinas entre os timbalões e a tarola, com apenas uma pancada de bombo no meio... difícil de explicar que não seja a tocar e o pessoal a ver. Depois vou para o outro lado da moeda e passo apenas a fazer ritmos mais latinos, com o bombo a marcar todas as pancadas do compasso quaternário e a deambular em breaks pelos timbalões, alternando para arrufes mais ou menos prolongados e com acentuações na tarola. Também gosto muito de rufar apenas com a mão esquerda enquanto vou do ride para os choques ou timbalões. Aí o pessoal já curte mais porque a cena entra melhor no ouvido. Mas sinto muito a falta de uma base sólida para um solo de bateria bem elaborado em que saiba de antemão as patterns que compõem a song por assim dizer... No entanto estou em crer que é melhor um gajo sentir a coisa livremente sem se prender demasiado à técnica e dar largas à imaginação... abrAÇOs!

Ora aí está o meu pai inspirador! Simples (com a devida vénia) e eficaz!
__________________
"...água fura em dura mole, tanto dá até que pedra..."

Última edição de Jorge Cardoso : Qui, 7 de Maio de 2009 às 20:53.
Jorge Cardoso não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 7 de Maio de 2009   #6
Sergeant Pepperz
 
Membro desde: 3-Set-2008
Local: Leiria
Mensagens: 115
Sergeant Pepperz tem uma aura espectacular à voltaSergeant Pepperz tem uma aura espectacular à volta
Re: Como faço para conseguir fazer solos mais expressivos mas menos técnicos? (Mais emotiv




Há que salientar que este senhor gravou tudo no álbum "Grebfruit".
Reparem que todos os instrumentos são feitos pela voz, excluindo guitarra e claro, bateria.

http://meinlcymbals.com/videos/video...ash=83690ff974

(este é fantástico...)



Para mim, das melhores performances bateristicas mais interessantes dos últimos tempos.

Espero que te sirva de inspiração e te ajude no que procuras!

Aquele abraço
__________________


Última edição de Sergeant Pepperz : Sex, 8 de Maio de 2009 às 18:12.
Sergeant Pepperz não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 7 de Maio de 2009   #7
JoãoCampos
 
Membro desde: 11-Fev-2008
Local: Aveiro
Mensagens: 1.300
JoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luz
Re: Como faço para conseguir fazer solos mais expressivos mas menos técnicos? (Mais emotiv

Citação:
Mensagem Original de Sergeant Pepperz Ver Mensagem
YouTube - Modern Drummer Fest2006-Dave DiCenso

YouTube - Jost Nickel Drum Solo 2009


Para mim, das melhores performances bateristicas mais interessantes dos últimos tempos.

Espero que te sirva de inspiração e te ajude no que procuras!

Aquele abraço

faço uma vénia ao gajo do ultimo video, nao conhecia...
porra!Dos melhores que tenho visto ultimamente
__________________
MISSOM
JoãoCampos não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 8 de Maio de 2009   #8
nunobaiao
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Brasil
Mensagens: 755
nunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixe
Re: Como faço para conseguir fazer solos mais expressivos mas menos técnicos? (Mais emotiv

É simples: Pensa em Musicalidade, toca com dinâmicas... e principalmente sente o que tocas.


NB
--

Última edição de nunobaiao : Sex, 8 de Maio de 2009 às 22:20.
nunobaiao não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 8 de Maio de 2009   #9
Vicfirth5a
 
Membro desde: 11-Mar-2009
Local: Maputo
Mensagens: 108
Vicfirth5a está no bom caminho
Re: Como faço para conseguir fazer solos mais expressivos mas menos técnicos? (Mais emotiv

Citação:
Mensagem Original de Sergeant Pepperz Ver Mensagem
YouTube - Modern Drummer Fest2006-Dave DiCenso

YouTube - Jost Nickel Drum Solo 2009


Para mim, das melhores performances bateristicas mais interessantes dos últimos tempos.

Espero que te sirva de inspiração e te ajude no que procuras!

Aquele abraço
Hehehe Sergeant Pepperz, eu tiro o chapeu para o Jost Nickel e confeco que nao o conhecia. E disto que estou a procura.
Abraco

Vicfirth5a adicionou o seguinte texto, 4 minutos e 57 segundos depois:

Alo pessoal. Obrigadao pelas contribuicoes.
Seguirei as vossas dicas , daqui em diante.
Abraco.
__________________
Almeida Ngoca
www.myspace.com/almeidangoca

Última edição de Vicfirth5a : Sex, 8 de Maio de 2009 às 14:21. Razão: Mensagem automaticamente fundida/mesclada pelo sistema.
Vicfirth5a não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 8 de Maio de 2009   #10
splash
 
Membro desde: 14-Jun-2006
Local: Seixal
Mensagens: 217
splash tem uma aura espectacular à voltasplash tem uma aura espectacular à volta
Re: Como faço para conseguir fazer solos mais expressivos mas menos técnicos? (Mais emotiv

Oi

penso que este tópico já com uns bons anitos (eheh) responde á tua questão:


http://www.bateristaspt.com/forum/sh...t=derrick+pope


abraço
splash não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 8 de Maio de 2009   #11
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Como faço para conseguir fazer solos mais expressivos mas menos técnicos? (Mais emotiv

Além do Moby Dick do Bonham que já aqui colocaram, um outro solo que me fascina é este:


Tem de tudo.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 8 de Maio de 2009   #12
warlike
 
Membro desde: 5-Mai-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 1.527
warlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixe
Re: Como faço para conseguir fazer solos mais expressivos mas menos técnicos? (Mais emotiv

Boas, amigo! Como fazer para conseguir tocar solos mais expressivos e mais técnicos, com mais emoção, com mais alma? No mundo da bateria e não só, o que faz a alma é o tempo de experiência e a qualidade da experiência.

Pode-se dizer que um baterista que tenha tido pouco tempo de prática, mas compensando com uma boa qualidade essa prática, irá obter melhores resultados em menor curto espaço de tempo do que os praticantes do oposto.

Logo, para não ser muito maçudo, um solo seja ele para abrir, para intermediar, ou para finalizar uma performance, vai ser sempre de preferência uma formulação o mais autêntica e original possível, combinando a tua criatividade, improvisão, inspiração, e capacidade técnica. Tal como referiu o Maneiro, não é tocares um trecho de show-off para mostrares o que vales, ou seja, um solo não é só técnica, apesar de haver muito solista que combina de forma brilhante a técnica e o feeling.
Um conselho: vê alguns dos vários videos deste tópico.
Bom estudo!

Abraço
warlike não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 8 de Maio de 2009   #13
nunobaiao
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Brasil
Mensagens: 755
nunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixe
Re: Como faço para conseguir fazer solos mais expressivos mas menos técnicos? (Mais emotiv

Em casa pratica-se... no palco faz-se música.

A maioria da malta pensa mais em 'corridas' do que em música... em palco não se pensa em técnicas nem rudimentos... pensa-se em música.
Mas acreditem que se praticarem em casa com frequência, no palco os rudimentos e técnicas estarão sempre lá, mesmo sem pensarem neles. Tudo fluirá naturalmente e com alma. E desta forma o feeling estará bem presente, pois sentimos cada nota que damos. Importante é manter o Tempo, o Groove e o Feeling em sintonia.
E isso sim, fará com que tudo soe coerente e musical, e cativará o público.

E acreditem ou não, há coisas que só depois de uns bons 10 anos de experiência e rodagem é que se adquirem... por isso, tenham paciência e continuem a trabalhar o mais possível.

O único sitio onde sucesso aparece antes de trabalho é no dicionário!!!

Já agora, e não desfazendo os videos já colocados mais acima (que eu conheço e tb me infuênciaram desde há muito) deixo aqui tb estes (excelentes) solos:


Os bateristas deste último vídeo dispensam qualquer apresentação... simplesmente uns 'Senhores da bateria'...

NB
--

Última edição de nunobaiao : Seg, 11 de Maio de 2009 às 04:27.
nunobaiao não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 8 de Maio de 2009   #14
JP_
 
Membro desde: 10-Out-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 2.622
JP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luz
Re: Como faço para conseguir fazer solos mais expressivos mas menos técnicos? (Mais emotiv

Oh amigo, eu tenho muita pena de ter que te dizer isso, mas ao tentares fazer um solo natural, só por isso ele já se torna forçado. Não queiras fazer coisas que não sentes. Sente antes o que fazes, e as coisas acabam por te sair, aos poucos.

Tocar bateria não é de um dia para o outro... Acho eu.
Numa de por videos, ponho-te um solo de um senhor que eu e outros tivemos o prazer de conhecer e assitir a uma masterclasse, em Évora. Foi talvez a pessoa que vi até hoje que tocava bateria com mais feeling, com mais à vontade.


Vê o video todo, que vale a pena.


Agora um bocado de off-topic. Serei o unico a não achar o Neil Peart nada de mais? Pessoalmente, os solos dele parecem-me sem dinamica nenhuma, tudo quadrado em tudo, faz-me lembrar singles e doubles pensadas, distribuidas pela bateria, que como até tem muitos sons...
__________________
www.myspace.com/joaolpereira


JP_ não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 9 de Maio de 2009   #15
Tom Sawyer

 
Membro desde: 25-Fev-2008
Local: Lisboa (Alentejano exilado)
Mensagens: 1.402
Tom Sawyer é um glorioso foco de luzTom Sawyer é um glorioso foco de luzTom Sawyer é um glorioso foco de luzTom Sawyer é um glorioso foco de luzTom Sawyer é um glorioso foco de luzTom Sawyer é um glorioso foco de luzTom Sawyer é um glorioso foco de luzTom Sawyer é um glorioso foco de luzTom Sawyer é um glorioso foco de luzTom Sawyer é um glorioso foco de luz
Re: Como faço para conseguir fazer solos mais expressivos mas menos técnicos? (Mais emotiv

Citação:
Mensagem Original de JP_ Ver Mensagem
Oh amigo, eu tenho muita pena de ter que te dizer isso, mas ao tentares fazer um solo natural, só por isso ele já se torna forçado. Não queiras fazer coisas que não sentes. Sente antes o que fazes, e as coisas acabam por te sair, aos poucos.

Tocar bateria não é de um dia para o outro... Acho eu.
Numa de por videos, ponho-te um solo de um senhor que eu e outros tivemos o prazer de conhecer e assitir a uma masterclasse, em Évora. Foi talvez a pessoa que vi até hoje que tocava bateria com mais feeling, com mais à vontade.

YouTube - Sólo en Drive my Car.Clinic Pedro Barceló LeganÃ*s III

Vê o video todo, que vale a pena.
Este JP. Sente antes o que fazes, nem mais.
Com esses posts ás vezes custa me mesmo acreditar que tens 14 anos.
Obrigado pelo vídeo do Barceló, fenomenal mesmo. Não conhecia.

Citação:
Mensagem Original de JP_ Ver Mensagem
Agora um bocado de off-topic. Serei o unico a não achar o Neil Peart nada de mais? Pessoalmente, os solos dele parecem-me sem dinamica nenhuma, tudo quadrado em tudo, faz-me lembrar singles e doubles pensadas, distribuidas pela bateria, que como até tem muitos sons...
Não, não és o único. Quem não gosta/conhece bem Rush nunca vai apreciar o Neil. À primeira vista parece um baterista muito frio, pouco expressivo, mas é mais porque ele não é muito extrovertido. Mas quem conhece o trabalho dele em Rush sabe que é um baterista muito criativo, e o solo também demonstra isso. Só que é outra escola, apenas outra escola.
Um solo num concerto de Rush também não seria a minha primeira esolha para demonstar expressividade e emoção a tocar bateria (e atenção, sou o maior fã de Rush que encontrarás), não só porque o Neil parece sempre que está "curtir mal", mas também porque é sempre a partir (é o que o público espera), mas não haja dúvida que gajo "tá lá".
__________________
begin the day with a friendly voice
a companion unobtrusive

Tom Sawyer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 9 de Maio de 2009   #16
Eduardo Ferreira
 
Membro desde: 3-Jan-2008
Local: Lisboa
Mensagens: 141
Eduardo Ferreira será famoso em breve
Re: Como faço para conseguir fazer solos mais expressivos mas menos técnicos? (Mais emotiv

Eu sinceramente também não acho muita piada ao Neil...Não sei porque os solos deles aborrecem-me não sinto o mesmo que sinto por exemplo a ver o Barceló
Também não conhecia o vídeo está muito bom.
Quando o vi em Évora lembro-me de estar um pouco a nora a ouvi-lo, talvez por causa do espanhol rápido mas a informação que ele me transmitiu pôs-me a pensar foi quando sai de lá...
Muitas vezes dou comigo a pensar no que o Pedro nos transmitiu...Muito bom
Eduardo Ferreira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 9 de Maio de 2009   #17
JP_
 
Membro desde: 10-Out-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 2.622
JP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luz
Re: Como faço para conseguir fazer solos mais expressivos mas menos técnicos? (Mais emotiv

Citação:
Mensagem Original de Tom Sawyer
Este JP. Sente antes o que fazes, nem mais.
Com esses posts ás vezes custa me mesmo acreditar que tens 14 anos.
Obrigado pelo vídeo do Barceló, fenomenal mesmo. Não conhecia.
Quase 15!

Vá, só daqui a 3 meses...

Esse video do Barceló, encontrei-o (assim como todos os outros dele) quando voltei maravilhado com ele, lá de Évora...


Citação:
Mensagem Original de Tom Sawyer
Não, não és o único. Quem não gosta/conhece bem Rush nunca vai apreciar o Neil. À primeira vista parece um baterista muito frio, pouco expressivo, mas é mais porque ele não é muito extrovertido. Mas quem conhece o trabalho dele em Rush sabe que é um baterista muito criativo, e o solo também demonstra isso. Só que é outra escola, apenas outra escola.
Um solo num concerto de Rush também não seria a minha primeira esolha para demonstar expressividade e emoção a tocar bateria (e atenção, sou o maior fã de Rush que encontrarás), não só porque o Neil parece sempre que está "curtir mal", mas também porque é sempre a partir (é o que o público espera), mas não haja dúvida que gajo "tá lá".
Pois, então se calhar é isso. Mas pelos solos que vejo dele no youtube, não gosto mesmo nada. Acho-o demasiado frio e repetitivo, é isso. Mas pronto, assim que tiver oportunidade oiço Rush com atenção.
__________________
www.myspace.com/joaolpereira



Última edição de JP_ : Sáb, 9 de Maio de 2009 às 13:24.
JP_ não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 9 de Maio de 2009   #18
nunobaiao
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Brasil
Mensagens: 755
nunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixe
Re: Como faço para conseguir fazer solos mais expressivos mas menos técnicos? (Mais emotiv

Cuidado com as comparações!!!

Por exemplo, comparar N. Peart e P. Barceló não tem lógica nenhuma. São bateristas de estilos musicais completamente diferentes. Um vem dos inicios do Progressivo/sinfónico e o outro vem do Flamenco, Nu-jazz e pop.

Se o Barceló fizesse o solo num concerto de Rush iria soar "ridiculo", assim como se fosse o Neil a fazer num concerto de flamenco.
São 2 músicos que eu aprecio bastante mas cada um ao seu estilo.

Para quem não conhecia o Pedro Barceló, podem visitar o myspace dele. O video que o JP postou acima está lá, entre outros.
www.myspace.com/nbdrums

NB
--
nunobaiao não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 9 de Maio de 2009   #19
VmsR
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Sintra
Mensagens: 427
VmsR é mesmo fixeVmsR é mesmo fixeVmsR é mesmo fixeVmsR é mesmo fixeVmsR é mesmo fixeVmsR é mesmo fixe
Re: Como faço para conseguir fazer solos mais expressivos mas menos técnicos? (Mais emotiv

Bem, eu não te conseguirei ajudar mais do que já te ajudaram. Não sou grande solista nem grande fã de solos para dizer a verdade.

Mas em todos os géneros musicais é possível fazer solos expressivos.
Aqui vai um. A qualidade da imagem é péssimo e o som também não é bom.
Mas como não dá para pôr canções ficam com o vídeo.
Se quiserem ouvir o solo é comprar o disco homónimo da banda Aghora e ouvirem o tema "Sentiment". Este é o solo que lá está. O baterista é Sean Reinert.
E sim, é uma banda de metal.

__________________
1 a e a 2 a e a 3 a e a 4 a e a....ufa.

Última edição de VmsR : Sáb, 9 de Maio de 2009 às 20:13.
VmsR não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 10 de Maio de 2009   #20
Lu Batera
 
Membro desde: 17-Jan-2007
Local: Barcelona
Mensagens: 750
Lu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixe
Re: Como faço para conseguir fazer solos mais expressivos mas menos técnicos? (Mais emotiv

Está por aí um tópico sobre isto dos solos, em que manifestei a minha opinião sobre o mesmo. Aqui fica o link para isso e para um outro em que discuto um solo que fiz.

http://www.bateristaspt.com/forum/sh...ad.php?t=11662

http://www.bateristaspt.com/forum/sh...ad.php?t=11835

Para ir um pouco contra a corrente dos vídeos apresentados, sugiro pesquisares por solos do Art Blakey, Elvin Jones, Joe Morello, Stanton Moore e Bill Stewart. Vais notar certamente que todos eles têm uma espécie de "melodia", e que provavelmente nao estará desenquadrada da melodia do tema em que se enquadram. Não será por acaso.
Por outro lado, julgo que procurares padrões rítmicos nas peças da bateria ajudar-te-á mais a construir um solo interessante do ponto de vista da expressividade do que treinar triple paradiddles a 190 bpm.
Lu Batera não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 10 de Maio de 2009   #21
Thick and Thin
 
Membro desde: 26-Abr-2008
Local: Bujões
Mensagens: 377
Thick and Thin será famoso em breveThick and Thin será famoso em breve
Re: Como faço para conseguir fazer solos mais expressivos mas menos técnicos? (Mais emotiv

querem expressividade?
aqui a têm! :D
__________________
IF YOU DONT LIVE FOR SOMETHING!
YOU'LL DIE FOR NOTHING!
Thick and Thin não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 11 de Maio de 2009   #22
nunobaiao
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Brasil
Mensagens: 755
nunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixe
Re: Como faço para conseguir fazer solos mais expressivos mas menos técnicos? (Mais emotiv

Bom, para além destes exemplos todos que aqui foram deixados por mim e por todos os outros camaradas, criei um tópico onde escrevi várias etapas/dicas que eu por vezes uso para criar um solo mais coerente e estruturado:

http://www.bateristaspt.com/forum/showthread.php?p=114988#post114988

Importante é que tudo saia intuitivamente.

Espero que ajude.

NB
--

Última edição de nunobaiao : Sáb, 23 de Maio de 2009 às 19:34.
nunobaiao não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 23 de Maio de 2009   #23
Jorge Cardoso
 
Membro desde: 16-Jan-2007
Local: Leiria
Mensagens: 1.054
Jorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixe
Re: Como faço para conseguir fazer solos mais expressivos mas menos técnicos? (Mais emotiv

Ainda mais umas ajudas mano:
(este anterior, principalmente, é muito fácil e pode muito bem fazer parte de um solo.)
Espero ter ajudado. Força aí com o estudo!
__________________
"...água fura em dura mole, tanto dá até que pedra..."

Última edição de Jorge Cardoso : Sáb, 23 de Maio de 2009 às 18:22.
Jorge Cardoso não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 24 de Maio de 2009   #24
warlike
 
Membro desde: 5-Mai-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 1.527
warlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixe
Re: Como faço para conseguir fazer solos mais expressivos mas menos técnicos? (Mais emotiv

Olha man, eu como também não consigo explicar por palavras, aqui fica mais um legado deste tópico:


Abraço e não te esqueças: feeling & groove!
warlike não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 25 de Maio de 2009   #25
Jorge Cardoso
 
Membro desde: 16-Jan-2007
Local: Leiria
Mensagens: 1.054
Jorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixe
Re: Como faço para conseguir fazer solos mais expressivos mas menos técnicos? (Mais emotiv

Mais um link cheio de solos expressivos. Há cenas muito fáceis de sacar de todos eles:
http://www.ddrum.com/main2.php
__________________
"...água fura em dura mole, tanto dá até que pedra..."
Jorge Cardoso não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 25 de Maio de 2009   #26
Superdgs
 
Membro desde: 16-Abr-2006
Local: qta do conde
Mensagens: 2.374
Superdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixe
Re: Como faço para conseguir fazer solos mais expressivos mas menos técnicos? (Mais emotiv

Superdgs não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 25 de Maio de 2009   #27
JoãoCampos
 
Membro desde: 11-Fev-2008
Local: Aveiro
Mensagens: 1.300
JoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luz
Re: Como faço para conseguir fazer solos mais expressivos mas menos técnicos? (Mais emotiv

Citação:
Mensagem Original de warlike Ver Mensagem
Olha man, eu como também não consigo explicar por palavras, aqui fica mais um legado deste tópico:

YouTube - "Superb" Mali West African Dance Class, I can't dance but she sure can!

Abraço e não te esqueças: feeling & groove!
...?
__________________
MISSOM
JoãoCampos não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 1 de Junho de 2009   #28
Vicfirth5a
 
Membro desde: 11-Mar-2009
Local: Maputo
Mensagens: 108
Vicfirth5a está no bom caminho
Re: Como faço para conseguir fazer solos mais expressivos mas menos técnicos? (Mais emotiv

Citação:
Mensagem Original de Lu Batera Ver Mensagem
Está por aí um tópico sobre isto dos solos, em que manifestei a minha opinião sobre o mesmo. Aqui fica o link para isso e para um outro em que discuto um solo que fiz.

http://www.bateristaspt.com/forum/sh...ad.php?t=11662

http://www.bateristaspt.com/forum/sh...ad.php?t=11835

Para ir um pouco contra a corrente dos vídeos apresentados, sugiro pesquisares por solos do Art Blakey, Elvin Jones, Joe Morello, Stanton Moore e Bill Stewart. Vais notar certamente que todos eles têm uma espécie de "melodia", e que provavelmente nao estará desenquadrada da melodia do tema em que se enquadram. Não será por acaso.
Por outro lado, julgo que procurares padrões rítmicos nas peças da bateria ajudar-te-á mais a construir um solo interessante do ponto de vista da expressividade do que treinar triple paradiddles a 190 bpm.
Alo Lu Batera.
Obrigado pelas dicas. Vou seguir o conselho e ver os mesmtres aqui mensionados.
Abraco.
__________________
Almeida Ngoca
www.myspace.com/almeidangoca
Vicfirth5a não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 2 de Junho de 2009   #29
andrep
 
Membro desde: 4-Jun-2008
Local: Cascais
Mensagens: 728
andrep é mesmo fixeandrep é mesmo fixeandrep é mesmo fixeandrep é mesmo fixeandrep é mesmo fixeandrep é mesmo fixe
Re: Como faço para conseguir fazer solos mais expressivos mas menos técnicos? (Mais emotiv

Citação:
Mensagem Original de JP_ Ver Mensagem
Agora um bocado de off-topic. Serei o unico a não achar o Neil Peart nada de mais? Pessoalmente, os solos dele parecem-me sem dinamica nenhuma, tudo quadrado em tudo, faz-me lembrar singles e doubles pensadas, distribuidas pela bateria, que como até tem muitos sons...
Não és o único não senhor, também não acho o Neil Peart nenhum fora de série... Mas gostos são gostos e cada um faz as suas escolhas.


Quanto aos solos não te posso dizer muito pois não sou nenhum perito em bateria e muito menos em solos, embora tenha começado a praticar solos recentemente. Tira umas ideias daqui outras dacolá, mas o mais importante é sentires o que fazes e essencialmente gostares do que fazes, acho eu.
andrep não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 2 de Junho de 2009   #30
Robo San
 
Membro desde: 4-Set-2008
Local: Darmstadt
Mensagens: 1.270
Robo San é uma jóia em brutoRobo San é uma jóia em brutoRobo San é uma jóia em bruto
Re: Como faço para conseguir fazer solos mais expressivos mas menos técnicos? (Mais emotiv

Citação:
Mensagem Original de nunobaiao Ver Mensagem
É simples: Pensa em Musicalidade, toca com dinâmicas... e principalmente sente o que tocas.


NB
--
...E faz uma cara como estivesses a tocar uma cena bué intenso e complicado...mesmo se só estás a rufar ou a dar 4 no bombo...isso aumenta logo a expressividade por 50%!!!
Os guitarristas costumam fazer isso...

Fora de brincadeira, concordo com o NB!

Abraços
__________________
Tama Starclassic 100% Birch Black Glass glitter - 20x16/10x9/14x12. 13x6,5 Artwood Custom Maple Golden Sunset/13x6 Birch/Bubinga Black Diamond Dust. Zildjian - 21 K CrashRide 17/18 A Custom Medium Crash 18 Oriental China Trash 13 K Hihat 8 K splash 6,5 Zil-Bel
Robo San não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta




Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
ESTUDO: O som e o isolamento acústico seis_e_meia Som, Acústica, Software e Sites de internet 12 Ter, 2 de Outubro de 2012 23:12
Fui convidado para tocar numa banda mas não tenho bateria. Que faço? Como me desenrascar? BaM MarGera Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 16 Ter, 27 de Julho de 2010 19:59
REPORTAGEM/APRECIAÇÃO: Janus Double Ergo Pedal (muitas fotos!) pulp_fiction Hardware, Acessórios e Equipamentos 66 Seg, 30 de Novembro de 2009 00:12



São agora 01:15. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it