Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual")
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Pesquisar Mensagens de Hoje Marcar Fóruns como Lidos

Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") O local para debater aspectos técnicos sobre a bateria e percussão. Uma espécie de sala de aula conjunta online permanente! Rudimentos, Afinação, Exercícios, Postura, Prática, Truques, Esclarecimento de Dúvidas, Dicas e Partilha de Conhecimento! O verdadeiro Workshop Virtual!
ATENÇÃO: Não publiques divulgações/anúncios de concertos e/ou workshops nesta secção! Obrigado!


Resposta
Opções
Não lido Dom, 19 de Fevereiro de 2012   #1
Tiago B
 
Membro desde: 9-Set-2010
Local: Lisboa
Mensagens: 305
Tiago B será famoso em breve
Precisava de uma ajudinha

Boas,
Comecei uma banda á pouco tempo, e até ja demos um concerto com uns amigos que tambem tocavam, mas so tocamos 5 musicas porque ainda nao tinhamos mais preparadas.
Epa mas agora temos tido ensaios de 4horas, todos os fins de semana, e ja temos um reportorio de 14 musicas, e existem algumas musicas como give it away, the pretender, rollin, que tenho de fazer algum esforço no pedal, e nao me estou a aguentar bem, quase sempre nos fins dos ensaios começo a ir abaixo e começa o meu pe a ficar desgastado, e ja nao consigo tocar esse tipo de musicas que exige mais esforço.. E neste momento se fosse dar um concerto, simplesmente nao aguentava, e daria muitos erros..

Tenho tocado o reportorio seguido quase todos os dias, mas com essas tais musicas no inicio para aguentar, e prontos vai melhor, mas nos ensaios quando tocamos-as no final ou a meio, dou alguns erros e falha-me o pedal algumas vezes :s

Uso um pedal da pearl que veio com a minha pearl target, nao é nada de estraordinario, mas ja experimentei uns da fame e millenium e sempre achei o meu melhor...

Se alguem me pudesse ajudar Obrigado
Tiago B não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 19 de Fevereiro de 2012   #2
tiagom97
 
Membro desde: 13-Mar-2011
Local: Lisboa
Mensagens: 238
tiagom97 será famoso em breve
Re: Precisava de uma ajudinha

Oi
Eu tenho um pedal da sonor, mas na minha escola eu toco com um stagg e digo-te, não consigo fazer doubles com ele, o pedal é tão pesado, é tão mau, que meu deus!!
Há quem diga que o pedal não influencia a performance do baterista mas sinceramente acho que não é bem assim, experiência própria.
__________________
tiagom97 não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 19 de Fevereiro de 2012   #3
Francisco Dias
 
Membro desde: 8-Ago-2010
Local: Lisboa
Mensagens: 99
Francisco Dias está no bom caminho
Re: Precisava de uma ajudinha

Culpar o pedal é conversa...

É mais que normal que tu te vás cansando ao fim de 14 músicas, atenção a isso. Mas também influencia e muito o ritmo a que estás a tocar as músicas, se nem tens tempo de respirar e beber àgua entre elas.. Então até acho estranho não ficares cansado à 8ª música! é uma questão de combinares com a tua banda a nível de concertos (e ensaios também) parar fazerem pequenas pausas às vezes para te poderes hidratar e recuperar algumas forças. Qualquer das formas, aos poucos vais ganhando mais resistência por isso não te preocupes, que daqui a uns aninhos tocas aí umas 30 só para aquecimento ahah
__________________
Aka TheGumBallonDrummer
Francisco Dias não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 19 de Fevereiro de 2012   #4
Tiago B
 
Membro desde: 9-Set-2010
Local: Lisboa
Mensagens: 305
Tiago B será famoso em breve
Re: Precisava de uma ajudinha

Desculpem se me expliquei mal, eu nao estou a culpar o pedal, apenas referi o que eu usava, para saber ate que ponto o pedal interferia neste assunto.

Eu quando ensaio sozinho nao custumo fazer pausa, e as qe fasso sao poucas.. sinto grande desmotivaçao para o final porque começa o pe a falhar e é mesmo irritante as vezes.
Quando começo a tocar sinto-me a vontade e fasso os doubles normalmente, a musica correme bem, mas la pro final atrapalho-me.
Faz quase duas semanas que toco o reportorio segido todos os dias, e chega sempre aquele ponto que me começa a falhar o pedal e deixo de tocar, sinto grande desmotivação no final dos ensaios :s

O que me aconselham a fazer?

Obrigado pela resposta dos dois
Tiago B não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 19 de Fevereiro de 2012   #5
rui andre
 
Membro desde: 17-Ago-2010
Local: Bajouca, Leiria
Mensagens: 262
rui andre será famoso em breve
Re: Precisava de uma ajudinha

Citação:
Mensagem Original de Tiago B Ver Mensagem
Desculpem se me expliquei mal, eu nao estou a culpar o pedal, apenas referi o que eu usava, para saber ate que ponto o pedal interferia neste assunto.

Eu quando ensaio sozinho nao custumo fazer pausa, e as qe fasso sao poucas.. sinto grande desmotivaçao para o final porque começa o pe a falhar e é mesmo irritante as vezes.
Quando começo a tocar sinto-me a vontade e fasso os doubles normalmente, a musica correme bem, mas la pro final atrapalho-me.
Faz quase duas semanas que toco o reportorio segido todos os dias, e chega sempre aquele ponto que me começa a falhar o pedal e deixo de tocar, sinto grande desmotivação no final dos ensaios :s

O que me aconselham a fazer?

Obrigado pela resposta dos dois
A tua técnica de doubles não deve estar bem desenvolvida ainda. Isso leva a que esforces o pé mais do que o necessário, o que leva a que o pé atrofie. Falo por mim, a minha técnica com os pés não é nada de especial e doubles é algo que ainda não consigo fazer muito bem. Isso que referiste acontece me também, ao início corre melhor neste aspecto, depois o pé começa a falhar. Também depende dos dias, há dias que tenho o pé atrofiado desde inicio e outros em que me aguento o tempo todo.

Mas man, não desanimes, são coisas que se treinam. E se queres que te diga, neste aspecto em particular, geralmente corre me sempre melhor nos concertos do que nos ensaios ou quando toco sozinho. deve ser da adrenalina ou assim, n sei

Abraço
rui andre não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 19 de Fevereiro de 2012   #6
Francisco Dias
 
Membro desde: 8-Ago-2010
Local: Lisboa
Mensagens: 99
Francisco Dias está no bom caminho
Re: Precisava de uma ajudinha

Concordo com o Rui. Mas também aconselho-te a ires fazendo as pausas mínimas, vais bebendo água, etc etc

E tenta começar as músicas todas relaxado, se começares já todo partido vais falhar muito facilmente e depois até psicologicamente ficas atrofiado... Principalmente, tens que estar com a cabeça no sítio, porque o cansaço influencia muito os nossos sentidos e vai na volta até falhas coisas porque estás tão obcecado em não falhar naquela parte x que tornas a coisas 10 vezes mais complicada do que ela é. Já me aconteceu na última música, estar pá todo mamado e naquela cena de não falhar, etc etc, toquei a música 2 vezes mais depressa do que ela era.. Se tivesse pensado e descansado uns segundos para me concentrar, tinha tocado aquilo no ritmo normal e já era mais fácil não errar. Mas o cansaço lixa o sistema todo...

Portanto, meu amigo, descansa e vai com calma
__________________
Aka TheGumBallonDrummer
Francisco Dias não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 19 de Fevereiro de 2012   #7
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Precisava de uma ajudinha

Aprende a gerir o esforço.
Tocar bateria é como fzer desporto e para chegares ao fim de um jogo ou de uma prova tens de saber gerir o esforço.
Se te cansas tanto a nível muscular, então, começa a simplificar as coisas. Não é por ensaiares 4h seguidas todos os dias que vais conseguir aguentar mais, além de que corres o risco de ficares com lesões musculares, ou mesmo de tendões.

Estás a ir claramente pelo caminho errado no que toca a ganhares resistência.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 19 de Fevereiro de 2012   #8
Tiago B
 
Membro desde: 9-Set-2010
Local: Lisboa
Mensagens: 305
Tiago B será famoso em breve
Re: Precisava de uma ajudinha

Citação:
Mensagem Original de rui andre Ver Mensagem
A tua técnica de doubles não deve estar bem desenvolvida ainda. Isso leva a que esforces o pé mais do que o necessário, o que leva a que o pé atrofie. Falo por mim, a minha técnica com os pés não é nada de especial e doubles é algo que ainda não consigo fazer muito bem. Isso que referiste acontece me também, ao início corre melhor neste aspecto, depois o pé começa a falhar. Também depende dos dias, há dias que tenho o pé atrofiado desde inicio e outros em que me aguento o tempo todo.

Mas man, não desanimes, são coisas que se treinam. E se queres que te diga, neste aspecto em particular, geralmente corre me sempre melhor nos concertos do que nos ensaios ou quando toco sozinho. deve ser da adrenalina ou assim, n sei

Abraço
Eu uso slide e heel toe technique ( acho que é assim que se escreve ) , aprendi ambos no freedrumlessons.com , é assim, uso heel toe quando estou mais cansado ou quando sao musicas que teem doubles o tempo todo como por exemplo no give it away .

É assim, uso bem essas tecnicasno iniciu, e mal no fim xD á coisa de dois meses eu via que estavam ainda um pocuo manhosas , mas agora até ja estao mais bem desenvolvidas, mas ainda hao de ficar mais.

Eu no principiu quando comecei a tocar essas musicas nem fazia nenhuma tecnica, era mesmo esforçado, dois toques mesmo com esforço , mas depois la fui procurar e vi essas duas e aprendias.

Que tecnica é que tu usas?

Obrigado

Citação:
Mensagem Original de Francisco Dias Ver Mensagem
Concordo com o Rui. Mas também aconselho-te a ires fazendo as pausas mínimas, vais bebendo água, etc etc

E tenta começar as músicas todas relaxado, se começares já todo partido vais falhar muito facilmente e depois até psicologicamente ficas atrofiado... Principalmente, tens que estar com a cabeça no sítio, porque o cansaço influencia muito os nossos sentidos e vai na volta até falhas coisas porque estás tão obcecado em não falhar naquela parte x que tornas a coisas 10 vezes mais complicada do que ela é. Já me aconteceu na última música, estar pá todo mamado e naquela cena de não falhar, etc etc, toquei a música 2 vezes mais depressa do que ela era.. Se tivesse pensado e descansado uns segundos para me concentrar, tinha tocado aquilo no ritmo normal e já era mais fácil não errar. Mas o cansaço lixa o sistema todo...

Portanto, meu amigo, descansa e vai com calma
Vou tentar fazer algumas pausas entao, mas isso é a unica coisa que posso fazer?
É que penso que estamos perto de um concerto, e fico preocupado com isso pois agora ja nao sao 5 musicas, sao 14 :s

Obrigado

Citação:
Mensagem Original de Miguel Martinho Ver Mensagem
Aprende a gerir o esforço.
Tocar bateria é como fzer desporto e para chegares ao fim de um jogo ou de uma prova tens de saber gerir o esforço.
Se te cansas tanto a nível muscular, então, começa a simplificar as coisas. Não é por ensaiares 4h seguidas todos os dias que vais conseguir aguentar mais, além de que corres o risco de ficares com lesões musculares, ou mesmo de tendões.

Estás a ir claramente pelo caminho errado no que toca a ganhares resistência.
Miguel, qual é o caminho certo para ganhar mais resistencia? Tanto a nivel dos pes, como de braços e maos ?

Eu ensaio 4h mas é com a banda, uma vez por semana, em casa so ensaio prai 1h e tal.

Estou disposto a aceitar criticas para que possa melhorar o que estou a fazer errado

Obrigado
-------------------------------------------------------

E depois perco bue motivaçao no final dos ensaios, estar quatro horas sentado ali (ainda por cima o banco dos estudios é de madeira -.- ) e depois com calor e o pedal a falhar, fico saturado :s

Vejam essa gravação do give it away que fizemos, epa o pedal ficou memo com um som manhoso, e falhei algumas vezes, o que nao me aconteceria no inico >.<

Quando fasso este tipo de erros, na minha banda, ninguem repara, so o baixista que tem bom ouvido, pa e ele repara em tudo de mal que fasso, e nisso tambem >.<

É nem consigo sentir a musica porque estou demasiado preocupado em nao falhar com o pedal



Obrigadao pessoal pelas respostas, estou disposto a saber o que estou a fazer mal, para que possa fazer bem

Obrigado a todos

Última edição de Tiago B : Dom, 19 de Fevereiro de 2012 às 12:24.
Tiago B não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 19 de Fevereiro de 2012   #9
nofx
 
Membro desde: 1-Nov-2007
Local: Setúbal
Mensagens: 530
nofx tem uma aura espectacular à voltanofx tem uma aura espectacular à voltanofx tem uma aura espectacular à volta
Re: Precisava de uma ajudinha

Citação:
Mensagem Original de Miguel Martinho Ver Mensagem
Aprende a gerir o esforço.
Tocar bateria é como fzer desporto e para chegares ao fim de um jogo ou de uma prova tens de saber gerir o esforço.
Se te cansas tanto a nível muscular, então, começa a simplificar as coisas. Não é por ensaiares 4h seguidas todos os dias que vais conseguir aguentar mais, além de que corres o risco de ficares com lesões musculares, ou mesmo de tendões.

Estás a ir claramente pelo caminho errado no que toca a ganhares resistência.
O Miguel disse tudo

Gerir a nossa energia enquanto bateristas é algo que se tem de começar a desenvolver.

Quanto melhor for a gestão da energia, mais resistência ganhas, se começas a sentir dores, dificuldades ou a necessidade de fazeres um esforço desnecessário, por favor, pára e descansa um bocado. Não é a fazeres maratonas de repertórios que vais ganhar resistência, vai fazendo umas pausas e bebendo água é muito importante e faz toda a diferença, controlar a respiração tambem é importante. E de resto é fundamental não tocares com muita força, apenas com o balanço da baqueta consegues tirar um som cheio, não é preciso tocares com força, até porque ao fim de duas músicas os teus tendões estão a morrer.

Cuidado com isso, pois já me lesionei ligeiramente num pulso e digo-te: não é pêra doce

Espero ter ajudado. Abraço
__________________


Última edição de nofx : Dom, 19 de Fevereiro de 2012 às 12:16.
nofx não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 19 de Fevereiro de 2012   #10
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Precisava de uma ajudinha

Citação:
Mensagem Original de Tiago B Ver Mensagem
Miguel, qual é o caminho certo para ganhar mais resistencia? Tanto a nivel dos pes, como de braços e maos ?

Eu ensaio 4h mas é com a banda, uma vez por semana, em casa so ensaio prai 1h e tal.

Estou disposto a aceitar criticas para que possa melhorar o que estou a fazer errado

Obrigado
Tens que acima de tudo começar mudar a tua postura a tocar de modo a que consigas relaxar o suficiente enquanto tocas. Tens de aprender as técnicas que te permitam usar só os músculos necessários e de forma correcta e não em tensão.
Em casa em vez de tocares o repertório, toca outras coisas e tem somente em atenção à tua postura.
Há por aí inúmeros tópicos a falar sobre posturas e sobre como gerir o esforço. É neste ponto que, quanto a mim, tens de começara a trabalhar e não em fazeres sessões de treino / ensaios acima da tua capacidade, porque isto só faz com que ganhes lesões.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 19 de Fevereiro de 2012   #11
Tiago B
 
Membro desde: 9-Set-2010
Local: Lisboa
Mensagens: 305
Tiago B será famoso em breve
Re: Precisava de uma ajudinha

Citação:
Mensagem Original de nofx Ver Mensagem
O Miguel disse tudo

Gerir a nossa energia enquanto bateristas é algo que se tem de começar a desenvolver.

Quanto melhor for a gestão da energia, mais resistência ganhas, se começas a sentir dores, dificuldades ou a necessidade de fazeres um esforço desnecessário, por favor, pára e descansa um bocado. Não é a fazeres maratonas de repertórios que vais ganhar resistência, vai fazendo umas pausas e bebendo água é muito importante e faz toda a diferença, controlar a respiração tambem é importante. E de resto é fundamental não tocares com muita força, apenas com o balanço da baqueta consegues tirar um som cheio, não é preciso tocares com força, até porque ao fim de duas músicas os teus tendões estão a morrer.

Cuidado com isso, pois já me lesionei ligeiramente num pulso e digo-te: não é pêra doce

Espero ter ajudado. Abraço
Já tinha lido umas coisas sobre isso e tenho tomado cuidado, aqueço sempre antes e se me doer alguma coisa paro. Mas até agora nao me doi nada, o que sinto é mesmo aquela desmotivaçao e saturaçao , por estar tanto tempo num espaço fechado, com calor e a transpirar, e depois essa do pedal nao ajuda

Vou seguir esse concelho sobre fazer pausas entao, e controlar a respiraçao.

Mas diz-me qual a melhor maneira para ganhar mais resistencia?


Penso estar perto de um concerto, e neste momento nao sei se o aguentaria todo , fico preocupado com isso.

Obrigadao
Tiago B não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 19 de Fevereiro de 2012   #12
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Precisava de uma ajudinha

É a tal coisa, se conseguires controlar melhor o teu esforço, a resistência aparece como resultado disso.

Se vier um concerto, tu tens de ter cuidado e tens de ter uma palavra a dizer sobre o alinhamento das músicas e não metas 2 músicas exigentes fisicamente seguidas.
Tem ver bem quais são as músicas que podes descansar mais de forma a poderes distribuí-las por alturas que vejas que se calhar nessa altura precisas de algum descanso.

Além disso, claro, podes sempre fazer desporto: correr e andar de bicicleta são bons desportos para bateristas porque te obrigam a "saber respirar".
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 19 de Fevereiro de 2012   #13
nofx
 
Membro desde: 1-Nov-2007
Local: Setúbal
Mensagens: 530
nofx tem uma aura espectacular à voltanofx tem uma aura espectacular à voltanofx tem uma aura espectacular à volta
Re: Precisava de uma ajudinha

Acho que a melhor maneira de ganhares resistência começa na tua postura e forma de tocar, tens de tocar extremamente relaxado e sem esforço nenhum, costas direitas, um bom aquecimento, etc. Ao tocares relaxado - vais fazer menos esforço e gastas menos energia, então sobra-te uma extra para distribuíres pelo resto do repertório. Outra coisa, se não aguentares essas 14 músicas, fala com o resto da banda e toquem 9 ou 10. É preferível tocar essas 10 músicas bem do que 14 já a desgastares-te todo sem haver necessidade nenhuma, e pois claro isso afecta a tua performance.

abraço
__________________

nofx não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 19 de Fevereiro de 2012   #14
rui andre
 
Membro desde: 17-Ago-2010
Local: Bajouca, Leiria
Mensagens: 262
rui andre será famoso em breve
Re: Precisava de uma ajudinha

Citação:
Mensagem Original de Tiago B Ver Mensagem
Eu uso slide e heel toe technique ( acho que é assim que se escreve ) , aprendi ambos no freedrumlessons.com , é assim, uso heel toe quando estou mais cansado ou quando sao musicas que teem doubles o tempo todo como por exemplo no give it away .

É assim, uso bem essas tecnicasno iniciu, e mal no fim xD á coisa de dois meses eu via que estavam ainda um pocuo manhosas , mas agora até ja estao mais bem desenvolvidas, mas ainda hao de ficar mais.

Eu no principiu quando comecei a tocar essas musicas nem fazia nenhuma tecnica, era mesmo esforçado, dois toques mesmo com esforço , mas depois la fui procurar e vi essas duas e aprendias.

Que tecnica é que tu usas?

Obrigado
Sinceramente, fui tocando doubles ao longo do tempo sem ter em atenção nenhuma técnica em especial, era como me dava mais jeito. o resultado foi algo parecido com a slide technique, mas é algo muito pouco desenvolvido ainda.

Acho que vocês deviam de ver isso de estar 4 horas seguidas fechados no mesmo sítio. é sempre importante fazer uns intervalos para ir apanhar ar livre e relaxar, e até aproveitar para discutir alguma coisa acerca das vossas musicas

Última edição de rui andre : Dom, 19 de Fevereiro de 2012 às 15:06.
rui andre não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 27 de Fevereiro de 2012   #15
Tiago B
 
Membro desde: 9-Set-2010
Local: Lisboa
Mensagens: 305
Tiago B será famoso em breve
Re: Precisava de uma ajudinha

Boas, desculpem nao ter respondido logo.

Ainda nao tive ensaio com a banda desde que fiz este post por isso nao posso falar disso.
Tenho tocado todos os dias de forma relaxada como me disseram, bebendo agua e fazendo pausas, sem tocar o relatorio todo seguido, fui tocando uma musica e outra por dia.

Tenho tocado o mesmo numero de tempo, so nao tenho tocado o mesmo, e reparo que ate consigo nao estar tao cansado no fim.
Vou experimentar fazer o reportorio seguido um dia destes ( com pausa para beber agua, e tocando descontraidamente ) , para ver se noto melhorias.

Obrigado pela ajuda pessoal
__________________
"Drums always sounded like the best part of the music to me"
Tiago B não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta



Opções

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
BateristasPT.com - A História Miguel Martinho Notícias de Primeira Página 38 Ter, 29 de Outubro de 2013 11:11
ALERTA: Parece que os problemas com a marca RF Drums estão longe de estar terminados... LEONEL RODRIGUES Baterias Acústicas 177 Qui, 28 de Março de 2013 20:46
REPORTAGEM: Festival Tam Tam Percussion Drum-Fest 2007 (dia 11/11 em Sevilha - Espanha) Madeira Concertos, Exposições e Eventos (geral) 20 Sáb, 6 de Março de 2010 21:33
[Biografia] e [Entrevista] Mike Portnoy - Wikipedia e Ozprog.com - Jun 2007 _TASSE_ Bateristas e Percussionistas 9 Qua, 15 de Julho de 2009 22:53



São agora 06:59. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it