Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual")
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") O local para debater aspectos técnicos sobre a bateria e percussão. Uma espécie de sala de aula conjunta online permanente! Rudimentos, Afinação, Exercícios, Postura, Prática, Truques, Esclarecimento de Dúvidas, Dicas e Partilha de Conhecimento! O verdadeiro Workshop Virtual!
ATENÇÃO: Não publiques divulgações/anúncios de concertos e/ou workshops nesta secção! Obrigado!


Resposta
Opções
Não lido Dom, 1 de Janeiro de 2012   #1
Simao Pedro Sa
 
Membro desde: 8-Jun-2007
Local: famalicao
Mensagens: 494
Simao Pedro Sa é uma jóia em brutoSimao Pedro Sa é uma jóia em brutoSimao Pedro Sa é uma jóia em bruto
[Instrução Virtual] Ajuda na afinação de bateria

Ora vamos então estrear esta nova secção...
  • Há quanto tempo tocas? cerca de 3 anos, não sei ao certo.
  • Tens bateria própria? sim
  • Se tens ou tivestes aulas? Nunca
  • Qual o objectivo da interpretação do vídeo? O objectivo é obter uma ajuda personalizada para afinação da bateria que esteve encostada alguns meses e está completamente desafinada, não sei como lhe pegar, soa tudo mal como podem ver no video... Não a consigo meter como estava antes de a encostar... Não sei se é para apertar as peles ou desapertar... O que é que acham?
  • Aspectos em que achas que tens mais dificuldades a nível de tocar bateria? As minhas maiores dificuldades são arranjar ritmos para compassos complicados, ás vezes algumas falhas de tempos, e se tiver a repetir o mesmo ritmo muito tempo (mesmo que seja um tum pá) engano-me...
Vá lá senhores professores digam lá de vossa justiça o que devo fazer ao som!


Cumprimentos
Simao Pedro Sa não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 1 de Janeiro de 2012   #2
bada
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: V.N. Gaia
Mensagens: 882
bada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luz
Re: Ajuda na afinação de bateria

Boas Simão, é com muito orgulho que vamos tentar ajudar-te, e obrigado por teres a humildade de pedir ajuda.

Vamos lá por partes:
- qual é o kit do video?? que bateria, que peles
- qual o som que procuras,grave, agudo, com corpo, sem corpo, harmonicos, sem harmonicos? etc, tenta dar-nos o maximo de informaçao possivel.


Mesmo assim visto que nao gostas do som que tens, vamos experimentar a "minha" afinaçao, depois o Leonel e o Diogo vao-te ajudar a dar outras possibilidades.
Nao tenhas medo de meder, afinar, desafinar, só assim ganhas experiencia para começar a ter o teu som proprio e a conseguires chegar ao som que mais gostas.

A tua bateria apesar de nao ter percebido qual era achei que tinha potencial para ter muito melhor som.

Ora cá vao as minha dicas e vou tentar ser objectivo:

timbaloes e tarola

-1º coisa tirar tudo que seja abafadores, moongel, o-rings, papeis, etc que tenhas a cortar o som da bateria.
- 2º vais tirar as peles todas, ou desapertar completamente, nao precisas mesmo de tirar os parafusos todos, para poupares tempo desaperta de maneira a que faças com que a pele de para mexer e voltar a acentar no casco. depois de fazeres isso aperta apenas com os dedos os parafusos, aperta em circulo, em estrela, o que te apetecer, mas aperta apenas com a mao sem fazer força desnecessaria.
Depois de todos apertados com as maos, dá mais ou menos uma volta com a chave a cada parafuso, começa pela pele de baixo.
Ajusta a pele so ate ter tensao para tirar as rugas todas, e estar ligeiramente a ressoar, ai da umas pancadas com a ponta dos dedos, baqueta, para ouvires se a pele já está mais ou menos a ressoar.
Ponto muito importante para mim na afinaçao, ouve apenas o harmonico, ou seja quando das essas pancadas escuta aquele hummmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm que se ouve, nao ouças a pancada em si, apenas este hummmmmmmmmmmmm..........
Quando esta estiver com um som minimamente aceitavel vai à pele de cima, e faz o mesmo.


Agora vais fazer a escolha:

- queres a pele com mais ataque e menos sustain, ou seja o timbalao com uma resposta muito rapida e um som muito curto - pele de baixo pouco apertada, a pele de cima mais apertada, um pouco como tens no video
- o timbaçao com um som grave encorpado e longo - a tensao em ambas as peles identicas
- um som bastante prolongado com muito volume - a pele de cima mais solta que a pele de baixo.


Como estou a dar a minha opiniao pessoal, vais tentar a opçao 3.
Vais por a pele de baixo ligeiramente mais esticada do que a de cima, e para saberes se esta vais chegar lá por dua maneiras, a primeira, apalpa bem a bateria, imagina que é uma moçoila roliça sente ao toque qual das peles esta mais apertada, e aconselho entao a começar pela de baixo, e depois vais pelo tal hummmmmmmmmmmmm que o casco te esta a dar, a pele de baixo tem que ter um hummmmmmmmm mais agudo, esquece as notas para ja, apanha este conceito apenas, o harmonico da pele de baixo mais agudo do que o da pele de cima.

A pele de cima vais apertar com os dedos como ja tinha dito, dar uma volta com a chave, e depois sem te preocupares com os pontos de afinaçao iguais, vais dando pequenos toques com a baqueta no centro da pele e dando apertos nos parafusos com 1/4 de volta em cada um, sempre a ir batendo no meio, ate sentires que estas perto do que pretendes, faz isto com calma.

Quando chegares a um som mais ou menos identico ao que pretendes, e atençao que tens que perceber ate onde o teu casco vai ou nao.

Ai sim vais entao em cruzado afinal todos os parafusos, pelo tal harmonico, denominado por mim de hummmmm
Lembra-te esquece sempre o som da pancada, porque uma vez podes dar mais forte, outra mais ao centro, a outra com a ponta da baqueta, etc por isso vai sempre pelo harmonico, tenta equilibrar os parafusos para que tenham harmonicos identicos, nao te preocupes se nao estiverem todos exactamente iguais, nao é por isso que nao vai estar afinada e a soar bem a bateria.

Repete os passos todos para os outros timbaloes.


Em jeito de resumo, acho que tens com abafadores desnecessariamente, proque tens a bateria afinada demasiado alta, claro, vais ter harmonicos em excesso, som descontrolado, dai sentires a necessidade de a abafar muito.
Baixa a afinaçao da bateria, tendo as peles um pouco mais soltas, e equilibradas no jogo entre a de cima e a de baixo, assim vais ter um som mais definido e equilibrado.



Ate se quiseres como afinaçao rapida antes de desapertares tudo experimenta apenas tirar os abafadores, ir as peles de baixo, e as de cima e tirar-lhes meia volta de chave em todos os parafusos, tenho quase a certeza que vais logo ter um som de bateria muito mais interessante apenas com isto.


espero ter ajudado, e diz-me depois as tuas opinioes, e espera que o Leonel e o Diogo tambem te deiam a opiniao deles, pois tem certamente experiencias e opinioes tambem interessantes para experimentares.


abraços
__________________
MISSOM
bada não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 1 de Janeiro de 2012   #3
Simao Pedro Sa
 
Membro desde: 8-Jun-2007
Local: famalicao
Mensagens: 494
Simao Pedro Sa é uma jóia em brutoSimao Pedro Sa é uma jóia em brutoSimao Pedro Sa é uma jóia em bruto
Re: Ajuda na afinação de bateria

Obrigado pela ajuda bastante esclarecedora! Vou ver se durante esta semana tenho tempo para tratar dos timbalões... e no bombo, faço o mesmo, certo?

A bateria é uma sonor force 3007 bombo de 22+17,5, Timbaloes de 10*8, 12*10, 14*14 e 16*16, tarola de 14*5,5..

As peles de ataque dos timbalões são remo pinestripe, e as de resposta ainda são as de origem, no bombo tenho uma remo powersonic e a de resposta também é a de origem, e na tarola remo powerstroke 3 coated e para variar a de resposta também é a de origem...
Simao Pedro Sa não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 1 de Janeiro de 2012   #4
LEONEL RODRIGUES
 
Membro desde: 5-Jan-2010
Local: Porto
Mensagens: 1.316
LEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em bruto
Re: Ajuda na afinação de bateria

xxxxx

Última edição de LEONEL RODRIGUES : Qua, 30 de Maio de 2012 às 08:30.
LEONEL RODRIGUES não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 2 de Janeiro de 2012   #5
Diogo Pereira
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Porto
Mensagens: 254
Diogo Pereira é uma jóia em brutoDiogo Pereira é uma jóia em brutoDiogo Pereira é uma jóia em brutoDiogo Pereira é uma jóia em brutoDiogo Pereira é uma jóia em bruto
Re: Ajuda na afinação de bateria

Boas Simão!

Antes de mais obrigado pela confiança depositada neste trio odemira!

Bem, relativamente ao que postaste, posso desde já adiantar que o Bada adiantou em muito o método de afinação. Eu vou complementar com dicas que aprendi pessoalmente e com uma eventual selecção de peles.

Dicas:
- conforme disse o Leonel, é muito provável que as peles que tens nesse kit já estejam mortas. A afinação parece muito alta e sem brilho para a tensão que aparenta. A minha dica para atestares o estado das peles é a seguinte:

No ponto referido pelo Bada em que apertas os parafusos com os dedos, pressiona a pele no seu centro. Irás notar que a pele faz um fole junto ao aro ou seja, estará ondulada. Repara bem onde estão essas ondulações e onde serão mais profundas. Depois da primeira afinação com chave tenta encontrar o timbre mais baixo que se pareça com som da peça em questão. Nesse timbre, volta a pressionar a pele e hás-de reparar que terá menos fole. Volta a reparar onde o fole é mais intenso e continua a afinação até encontrares o teu timbre.
Quando já tiveres o timbre obtido (dentro dos possíveis e aí é que irás ver o estado real da pele), pressionas o centro da pele novamente. Se continuarem a surgir ondulações e sentires que a pele já está apertada - não em exagero! - é porque de facto está na altura de comprares um novo kit de peles. podes sentir também as ondulações passando o dedo com força junto ao aro. Se notares pele lassa, na minha modesta opinião, é para deitar fora. Se a pele ainda se apresentar relativamente consistente, sugeria-te dares mais meia volta/ volta inteira na afinação ou então o ajuste necessário para te livrares dessa ondulação. Certamente terás pontos em que conseguirás obter a pele mais lisa e serão esses que te servirão de referência. Nos pontos que continuarem com fole pode significar que a pele já terá sido montada torta, podes ter um aro empenado ou até mesmo o bearing edge danificado. Quanto a isso, só mesmo com material novo.

Quanto às peles em si, vou sugerir-te em termos de Evans que é a marca que melhor conheço e que sempre usei. Tens uma boa bateria, com boa construção e sem dúvida com um bom timbre se o conseguires encontrar. Sendo em maple, eis as sugestões apenas para timbalões. A sugestão do Leonel de utilizar peles "reso" para baixo não a vou seguir pois a minha experiência nunca o implicou. Contudo, é uma hipótese que deves ter em ponderação e que concerteza ele poderá aprofundar melhor.

1. Som aberto, volumoso, com bastante sustain, com harmónicos em fartura:
G1 (topo) + G1 (reso)

2. Som aberto, mais controlado, com um bom sustain, ainda com harmónico:
G2 (topo) + G1 (reso)

3. Som aberto, controlado, sustain médio, sem harmónico muito evidente:
G2 (topo) + G2 (reso)

4. Som definido, controlado, sustain mínimo ou ausente, sem harmónico:
G2 (topo) + Hydraulic (reso)

5. Som definido, controlado, sustain médio, harmónico mínimo:
EC2 (topo) + G2 (reso)

E fico-me por aqui nas sugestões, cabe-te a ti também procurar a tua combinação. Baseei-me num som "standard" com bom ressalto e que poderás utilizar nos mais variados estilos de música e essencialmente ao vivo. Para gravares, poderás procurar as versões coated das peles de topo pois têm um nadinha de nada de menos harmónico, embora também possa derivar da afinação escolhida claro.

Recomendo também, nas combinações todas o uso de Mini Emads, uns acessórios que controlam os harmónicos sem interferir muito no timbre. Em alternativa noutras marca, o Moongel poderá ser boa opção, utilizando um quadrado inteiro ou até mesmo meio quadrado. Fita cola, panos ou outros não aconselho mesmo, mas se tiveres de recorrer a essas soluções, utiliza Power Tape, aquela fita cola larga geralmente preta ou prateada e tenta criar pregas que fiquem "ao alto" depois de aplicares a fita.

Tenta seguir estas sugestões e grava novo vídeo mas sem guitarras ou pratos, só mesmo as pelas da bateria.

Abraço
Diogo
__________________
[ex D-Ogre]
Diogo Pereira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 2 de Janeiro de 2012   #6
Simao Pedro Sa
 
Membro desde: 8-Jun-2007
Local: famalicao
Mensagens: 494
Simao Pedro Sa é uma jóia em brutoSimao Pedro Sa é uma jóia em brutoSimao Pedro Sa é uma jóia em bruto
Re: Ajuda na afinação de bateria

Obrigado a todos os instrutores pelas dicas! segui o conselho do bada de desapertar tudo, e depois ir apertando devagarinho... Não ficou como eu esperava, mas já está bem melhor do que o que estava...
Vejam como ficou:
www.youtube.com/watch?v=JnrueevJ6g0
Acham que vale mesmo a pena comprar um conjunto de peles novas para ficar com "aquele som"?
Simao Pedro Sa não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 2 de Janeiro de 2012   #7
bada
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: V.N. Gaia
Mensagens: 882
bada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luz
Re: Ajuda na afinação de bateria

As peles ja estao muito mortas, mas mesmo assim ja me começa a soar a bateria.

1º timbalao - desaperta 1/4 volta em cada parafuso
2º timbalao - aperta 1/4 volta em cada parafuso
3º timbalao - apertar 1/2 volta
4º timbalao - aperta 1/2 volta

se calhar vai melhorar ainda mais o som.
as peles de baixo nao tenho ideia como estao e pelo harmonico nao consigo chegar la. se quiseres ajuda para as de baixo tambem, grava tb a dares uns toques nas de baixo so para ouvir a nota.

mas é um pc como disse no inicio essas peles ja estao um bocado mortas.

e diz-me por favor que tipo de som tu gostas.

mesmo assim acredito que ainda dá por essa bateria a soar muito bem. eu pessoalmente nao gosto das pinstripe, nao faz o meu genero de som. mas nao vas ja a correr gastar dinheiro em peles.
quando fores o diogo deu-te ali umas combinaçoes muito interessantes.

abraço
__________________
MISSOM
bada não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 2 de Janeiro de 2012   #8
Simao Pedro Sa
 
Membro desde: 8-Jun-2007
Local: famalicao
Mensagens: 494
Simao Pedro Sa é uma jóia em brutoSimao Pedro Sa é uma jóia em brutoSimao Pedro Sa é uma jóia em bruto
Re: Ajuda na afinação de bateria

na tarola gosto de um som bastante estridente, no bombo um som "seco" (mais ou menos como está agora), e nos toms uma coisa bem defenida com um pouco de sustain e a notar-se um bocadinho dos harmónicos... é dificil de explicar....
Simao Pedro Sa não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 4 de Janeiro de 2012   #9
Diogo Pereira
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Porto
Mensagens: 254
Diogo Pereira é uma jóia em brutoDiogo Pereira é uma jóia em brutoDiogo Pereira é uma jóia em brutoDiogo Pereira é uma jóia em brutoDiogo Pereira é uma jóia em bruto
Re: Ajuda na afinação de bateria

Boas Simão

O Bada tem razão, essas peles já eram. Acredito também que as peles de baixo não devem estar muito bem afinadas e se procuras um som conforme descreveste, o meu conselho seria mesmo (no teu caso) Pinstripe + Pinstripe ou então Evans G2 + G2.

Já experimentaste o moongel ou a fita cola conforme descrevi?

E volto a frisar, grava o vídeo mas pancadas secas nas peças tipo isto:

1ª volta - Tum .... Tum .... Tum (e por aí diante)
2ª volta - Tum Tum... Tum Tum....
3ª volta - Rimshot

e só depois um break. Tens de deixar soar a peça se procuras algum sustain e para tentar perceber o harmónico que muitas vezes não ouves logo no ataque.

Abraço!
__________________
[ex D-Ogre]
Diogo Pereira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta




Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
A importância das peles de ressonância - dicas Pipó Hardware, Acessórios e Equipamentos 118 Ter, 31 de Maio de 2011 17:11
[Entrevista] Lars Ulrich - Baterista de Metallica (Set 1999) Leodreammer Bateristas e Percussionistas 32 Ter, 18 de Maio de 2010 00:32
[Entrevista] Chad Smith - Baterista de Red Hot Chili Peppers (Set 2002) Leodreammer Bateristas e Percussionistas 11 Sáb, 27 de Fevereiro de 2010 20:17



São agora 01:17. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it