Voltar   BateristasPT.com > OS MÚSICOS E A MÚSICA QUE NOS 'TOCA' > CDs, DVDs, Livros e Manuais
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Pesquisar Mensagens de Hoje Marcar Fóruns como Lidos

CDs, DVDs, Livros e Manuais Anuncios, Reportagens, Opiniões e Críticas a CD's, DVD's, Livros e Manuais de Bateria/Percussão. (ATENÇÃO: Aqui fala-se APENAS de material relacionado DIRECTAMENTE com Bateria e Percussão!)


Resposta
Opções
Não lido Seg, 1 de Março de 2010   #1
Vicfirth5a
 
Membro desde: 11-Mar-2009
Local: Maputo
Mensagens: 108
Vicfirth5a está no bom caminho
Autodidacta - Como Estudar

Alo AMIGOS DA BATERIA. Como tenho dito, sou auto-didacta nas andancas de Bateria.
Estou a aprender a leitura de Partituras para Bateria e tenho tido algumas dificuldades, talvez pelo metodo que uso. Tenho na minha coleccao, alguns livros e Videos mas nao sei como tirar o maximo proveito.
Como devo estudar? Pego um livro e estudo-o do principio ao fim e passo para outro, ou varios livros ao mesmo tempo? Esta e a minha duvida.
Peco a voca ajuda. Ajudem-me a direccionar-me.
Abraco.
__________________
Almeida Ngoca
www.myspace.com/almeidangoca
Vicfirth5a não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 1 de Março de 2010   #2
Bernardo
 
Membro desde: 29-Out-2009
Local: Porto
Mensagens: 2.459
Bernardo tem uma aura espectacular à voltaBernardo tem uma aura espectacular à voltaBernardo tem uma aura espectacular à volta
Re: Autodidacta - Como Estudar

Sendo autodidata, devias procurar em primeiro ritmos versáteis mais básicos, do género tum tum pa tum tum pa .. e se possivel , se te ajudar mais, utilizares um metronomo.
Quantos aos livros , é sempre uma boa opção sim .. Podes escolher um estilo (o que pretendes tocar melhor ou que gostas mais) e no livro , pois normalmente tem partituras de variadissimos estilos , seleccionares uma pauta .. Depois consoantemente vais acelerando, até dominares esse ritmo que esta na partitura.. Quando já te sentires mais seguro a tocar esse ritmo , passas para o seguinte inicialmente dentro do mesmo estilo .. Vais avançando assim no estudo do livro. Deves-te dedicar a um livro só .. Quando acabar avanças para outro!
De preferencia, arranja livros com um CD para auxiliar, que é importante .. Ao mesmo tempo qe tocas ouves a faixa .
Por via internet tens o www.freedrumlessons.com onde encontras playalongs e videos muito porreiros, com demonstração e explicação de variadas técnicas e rudimentos ..

Espero ter ajudado alguma coisa,
Abraços bom estudo! Força nisso

Última edição de Bernardo : Seg, 1 de Março de 2010 às 14:28.
Bernardo não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 1 de Março de 2010   #3
albano
 
Membro desde: 7-Abr-2006
Local: paços de ferreira
Mensagens: 1.692
albano tem uma aura espectacular à voltaalbano tem uma aura espectacular à volta
Re: Autodidacta - Como Estudar

bem, neste campo, penso poder ajudar.

è o seguinte:
Eu uso métodos um pouco distantes do convencional, no entanto, penso, no meu caso, resultarem.

Há tempos que me diziam que o meu grande problema era a solidez e dificildade dos tempos. Pronto, investi o meu tempo nisso. dei-me 4 meses para isso. 1 ou 2h por dia e consegui ser o que me dizem ser: certinho. E eu proprio sinto-o.

Depois tinha dificuldades no pedal duplo, principalmente o arrancar: começei devagarinho, com força nos pés, velocidades lentas ,mas mesmo assim hoje começar acima de 170/180 bpms não é certo que consiga logo com volume correcto. (ainda estou a treinar isso) 2 meses para conseguir mais ou menos o pretendido..

etc, etc.

Ou seja, se vires que tens dificuldades nisto ou aquilo, ou mesmo skills que queiras treinar, dá a ti mesmo prazos.

!



espero ter sido últil
__________________
http://www.apotheus.net
http://www.facebook.com/Apotheus
Albano von Hammer
albano não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 1 de Março de 2010   #4
warlike
 
Membro desde: 5-Mai-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 1.527
warlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixe
Re: Autodidacta - Como Estudar

Acho que devorar livros assim à parva não é bem o caminho que se deve seguir.

Primeiro penso que se deve começar por um tema, e a pesquisa será direccionada só para esse tema.
Ou seja, não pensas noutra coisa senão nesse tema enquanto não se tiver feito uma pesquisa morosa por material vário directamente relacionado com o assunto.
Só posteriormente é que se deve passar para o próximo objecto de estudo.

A auto-aprendizagem pode ser desencorajadora para alguns, por não saberem por onde começar, e não saberem dar continuidade ao estudo. Dica: internet.
warlike não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 1 de Março de 2010   #5
enes

 
Membro desde: 8-Fev-2008
Local: esposende/ caracas VEN
Mensagens: 3.911
enes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luz
Re: Autodidacta - Como Estudar

eu acho que a melhor maneira seria mesmo os videos... ha muitos !
e como ja falaram o freedrumlessons é impecavel nisso .
__________________
nop... nada... rien... niente... napa de assinatura.
enes não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 1 de Março de 2010   #6
AndreMD
 
Membro desde: 20-Fev-2009
Local: Rechaldeira
Mensagens: 16
AndreMD está no bom caminho
Re: Autodidacta - Como Estudar

Primeiro, se nao tiveres bateria ( ou mesmo q tenhas ) pratica rudimentos numa almofada para ganhares coordenaçao e força...

Depois disso arranja ritmos basicos e vai tentando acompanhar com livros e videos..

Espero ter ajudado =D
__________________
--Kєєρ Druммiηg--

мđ
AndreMD não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 1 de Março de 2010   #7
Lu Batera
 
Membro desde: 17-Jan-2007
Local: Barcelona
Mensagens: 750
Lu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixe
Re: Autodidacta - Como Estudar

Investir alguns tempos num professor. Ele ensinar-te-á a leres os livros de várias formas. Por exemplo, o "Syncopation for the Modern Drummer" é um livro interminável, pois pode ser lido de mil maneiras diferentes e ajudar-te nos mais diversos aspectos.
Fui autodidacta durante muitos anos. Um ano de aulas alterou-me imenso a maneira de saber estudar.
Lu Batera não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 1 de Março de 2010   #8
enes

 
Membro desde: 8-Fev-2008
Local: esposende/ caracas VEN
Mensagens: 3.911
enes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luz
Re: Autodidacta - Como Estudar

só um prof te pode ajudar em certos aspectos.
pois... ha exemplos como interpretar umas colcheias em tercinas... coisas que nao aprendes num livro... nao sei ... digo eu..
__________________
nop... nada... rien... niente... napa de assinatura.
enes não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 1 de Março de 2010   #9
splash
 
Membro desde: 14-Jun-2006
Local: Seixal
Mensagens: 217
splash tem uma aura espectacular à voltasplash tem uma aura espectacular à volta
Re: Autodidacta - Como Estudar

Eu sugiro um bom livro de iniciação, preferencialmente com um cd audio a acompanhar. Assim podes ir decifrando o que está escrito enquanto ouves ou tocas.

Quanto aos videos, acho que deves também ver um de cada vez, tentanto aproveitá-los ao máximo, com calma.
splash não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 1 de Março de 2010   #10
Dm4n
 
Membro desde: 25-Fev-2009
Local: Évora
Mensagens: 185
Dm4n será famoso em breve
Re: Autodidacta - Como Estudar

eu tenho um livro, que foi o meu professor que fez, muito bom, com todos os rudimentos que tu possas imaginar, e com aplicações. Claro, nunca um livro conseguirá substituir um professor a nível de certos aspectos técnicos, mas seja como for, ajuda-me bastante a estudar. Se fosse a ti, ia estudando por exemplo um rudimento por dia, assim 10 mnts por dia, ali sempre a dar-lhe. Ganhas resistência, velocidade e notas muita diferença quando tás na bateria.
__________________
A minha "coisinha boa", "Beauty in Black"
Yamaha Drums/ Zildjian Cymbals
Dm4n não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 2 de Março de 2010   #11
paRkiNson
 
Membro desde: 16-Jan-2007
Local: Torre de Moncorvo - Reino Maravilhoso
Mensagens: 445
paRkiNson é uma jóia em brutopaRkiNson é uma jóia em brutopaRkiNson é uma jóia em brutopaRkiNson é uma jóia em brutopaRkiNson é uma jóia em bruto
Re: Autodidacta - Como Estudar

Sinceramente considero que as aulas, com o Youtube, se tornaram supérfluas.
Quem quiser aprender e dedicar-se a sério pode fazê-lo sem despender tanto dinheiro.
É claro que aulas com um professor real implicam uma disciplina diferente, que potencia a obtenção de resultados.
É precisamente por não gostar de disciplina que não gosto de aulas. Gosto de pausar, "rebobinar" e fechar o meu professor quando quiser, como quiser, à hora que quiser...

Só considero as aulas úteis para adquirir mais algumas ferramentas para aprender mais.
Para mim um bom professor não nos ENSINA, ensina-nos a APRENDER, passe a redundância, para depois podermos trilhar o nosso próprio caminho. Queria relembrar solfejo e leitura/escrita musical que esqueci com os anos...

A melhor escola para mim é ouvir música, de preferência VER outros gajos tocar e chegar a casa e tentar emular aquilo que vimos.
E tocar, desbundar, experimentar cenas diferentes, avacalhar ás vezes...tem outra piada e acabamos por adquirir uma personalidade "baterística" mais vincada e singular, ao contrário de muitos eruditos, cheios de técnica que não têm alma nenhuma a tocar, parecem caixas de ritmos.
__________________
nevermind me...
paRkiNson não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 2 de Março de 2010   #12
Lu Batera
 
Membro desde: 17-Jan-2007
Local: Barcelona
Mensagens: 750
Lu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixe
Re: Autodidacta - Como Estudar

Exactamente pelo que disseste (um bom professor não nos ENSINA, ensina-nos a APRENDER) é que recomendei teres algumas aulas durante um tempo. Existe demasiada informação em YouTubes e afins, seleccionar e organizar isso só para quem tiver ideias claras de como deve evoluir e qual deve ser a sua progressão e pontos de insistência na aprendizagem.
Lu Batera não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 2 de Março de 2010   #13
Vicfirth5a
 
Membro desde: 11-Mar-2009
Local: Maputo
Mensagens: 108
Vicfirth5a está no bom caminho
Re: Autodidacta - Como Estudar

Alo Albano, obrigadao pela dica. Era o que me faltava, dar-me prazos.
Abraco.

Citação:
Mensagem Original de albano Ver Mensagem
bem, neste campo, penso poder ajudar.

è o seguinte:
Eu uso métodos um pouco distantes do convencional, no entanto, penso, no meu caso, resultarem.

Há tempos que me diziam que o meu grande problema era a solidez e dificildade dos tempos. Pronto, investi o meu tempo nisso. dei-me 4 meses para isso. 1 ou 2h por dia e consegui ser o que me dizem ser: certinho. E eu proprio sinto-o.

Depois tinha dificuldades no pedal duplo, principalmente o arrancar: começei devagarinho, com força nos pés, velocidades lentas ,mas mesmo assim hoje começar acima de 170/180 bpms não é certo que consiga logo com volume correcto. (ainda estou a treinar isso) 2 meses para conseguir mais ou menos o pretendido..

etc, etc.

Ou seja, se vires que tens dificuldades nisto ou aquilo, ou mesmo skills que queiras treinar, dá a ti mesmo prazos.

!



espero ter sido últil
Vicfirth5a adicionou o seguinte texto, 4 minutos e 19 segundos depois:

Citação:
Mensagem Original de Punksongsdrummer Ver Mensagem
Sendo autodidata, devias procurar em primeiro ritmos versáteis mais básicos, do género tum tum pa tum tum pa .. e se possivel , se te ajudar mais, utilizares um metronomo.
Quantos aos livros , é sempre uma boa opção sim .. Podes escolher um estilo (o que pretendes tocar melhor ou que gostas mais) e no livro , pois normalmente tem partituras de variadissimos estilos , seleccionares uma pauta .. Depois consoantemente vais acelerando, até dominares esse ritmo que esta na partitura.. Quando já te sentires mais seguro a tocar esse ritmo , passas para o seguinte inicialmente dentro do mesmo estilo .. Vais avançando assim no estudo do livro. Deves-te dedicar a um livro só .. Quando acabar avanças para outro!
De preferencia, arranja livros com um CD para auxiliar, que é importante .. Ao mesmo tempo qe tocas ouves a faixa .
Por via internet tens o www.freedrumlessons.com onde encontras playalongs e videos muito porreiros, com demonstração e explicação de variadas técnicas e rudimentos ..

Espero ter ajudado alguma coisa,
Abraços bom estudo! Força nisso

Alo Punksongsdrummer.
Obrigadao pela dica e pelo site com os Playalongs.
Hehehe terei que escolher um livro e come-lo todo.
Abraco

Vicfirth5a adicionou o seguinte texto, 8 minutos e 9 segundos depois:

Citação:
Mensagem Original de warlike Ver Mensagem
Acho que devorar livros assim à parva não é bem o caminho que se deve seguir.

Primeiro penso que se deve começar por um tema, e a pesquisa será direccionada só para esse tema.
Ou seja, não pensas noutra coisa senão nesse tema enquanto não se tiver feito uma pesquisa morosa por material vário directamente relacionado com o assunto.
Só posteriormente é que se deve passar para o próximo objecto de estudo.

A auto-aprendizagem pode ser desencorajadora para alguns, por não saberem por onde começar, e não saberem dar continuidade ao estudo. Dica: internet.
Alo Warlike.
Acho que o meu maior problema e exactamente esse, devorar varios livros e no fim nao aproveitar nada.
Terei que escolher um e trabalhar duro nele.

Abraco

Vicfirth5a adicionou o seguinte texto, 9 minutos e 26 segundos depois:

Citação:
Mensagem Original de enes Ver Mensagem
eu acho que a melhor maneira seria mesmo os videos... ha muitos !
e como ja falaram o freedrumlessons é impecavel nisso .
Alo Enes.
Thanks pela dica, visitarei esse site.

Abraco

Vicfirth5a adicionou o seguinte texto, 11 minutos e 39 segundos depois:

Citação:
Mensagem Original de AndreMD Ver Mensagem
Primeiro, se nao tiveres bateria ( ou mesmo q tenhas ) pratica rudimentos numa almofada para ganhares coordenaçao e força...

Depois disso arranja ritmos basicos e vai tentando acompanhar com livros e videos..

Espero ter ajudado =D
Alo AndreMD.
Claro que ajudaste. Estou a trabalhar nos rudimentos e a lutar com o pulso esquerdo.

Abraco

Vicfirth5a adicionou o seguinte texto, 13 minutos e 55 segundos depois:

Citação:
Mensagem Original de Lu Batera Ver Mensagem
Investir alguns tempos num professor. Ele ensinar-te-á a leres os livros de várias formas. Por exemplo, o "Syncopation for the Modern Drummer" é um livro interminável, pois pode ser lido de mil maneiras diferentes e ajudar-te nos mais diversos aspectos.
Fui autodidacta durante muitos anos. Um ano de aulas alterou-me imenso a maneira de saber estudar.
Hehehe boa Lu Batera.
Procurarei este livro, apesar de ser dificil aranjar livros ca.
Obrigado pela dica.

Abraco

Vicfirth5a adicionou o seguinte texto, 19 minutos e 11 segundos depois:

Citação:
Mensagem Original de splash Ver Mensagem
Eu sugiro um bom livro de iniciação, preferencialmente com um cd audio a acompanhar. Assim podes ir decifrando o que está escrito enquanto ouves ou tocas.

Quanto aos videos, acho que deves também ver um de cada vez, tentanto aproveitá-los ao máximo, com calma.
Alo Splash.
Apesar da dificuldade em aranjar livros neste nosso Mocambique, procurarei adotar esse metodo.

Abraco

Vicfirth5a adicionou o seguinte texto, 22 minutos e 13 segundos depois:

Citação:
Mensagem Original de Dm4n Ver Mensagem
eu tenho um livro, que foi o meu professor que fez, muito bom, com todos os rudimentos que tu possas imaginar, e com aplicações. Claro, nunca um livro conseguirá substituir um professor a nível de certos aspectos técnicos, mas seja como for, ajuda-me bastante a estudar. Se fosse a ti, ia estudando por exemplo um rudimento por dia, assim 10 mnts por dia, ali sempre a dar-lhe. Ganhas resistência, velocidade e notas muita diferença quando tás na bateria.
Alo Dm4n.
E verdade que um livro nunca substituira um professor, mas essa e outra guerra.
nao temos professores suficientes em Mocambique.

Abraco

Vicfirth5a adicionou o seguinte texto, 26 minutos e 34 segundos depois:

Citação:
Mensagem Original de paRkiNson Ver Mensagem
Sinceramente considero que as aulas, com o Youtube, se tornaram supérfluas.
Quem quiser aprender e dedicar-se a sério pode fazê-lo sem despender tanto dinheiro.
É claro que aulas com um professor real implicam uma disciplina diferente, que potencia a obtenção de resultados.
É precisamente por não gostar de disciplina que não gosto de aulas. Gosto de pausar, "rebobinar" e fechar o meu professor quando quiser, como quiser, à hora que quiser...

Só considero as aulas úteis para adquirir mais algumas ferramentas para aprender mais.
Para mim um bom professor não nos ENSINA, ensina-nos a APRENDER, passe a redundância, para depois podermos trilhar o nosso próprio caminho. Queria relembrar solfejo e leitura/escrita musical que esqueci com os anos...

A melhor escola para mim é ouvir música, de preferência VER outros gajos tocar e chegar a casa e tentar emular aquilo que vimos.
E tocar, desbundar, experimentar cenas diferentes, avacalhar ás vezes...tem outra piada e acabamos por adquirir uma personalidade "baterística" mais vincada e singular, ao contrário de muitos eruditos, cheios de técnica que não têm alma nenhuma a tocar, parecem caixas de ritmos.
Hahaha PaRkinson, essa teoria e terivel. Nao quero parecer uma caixa de ritmos.
Abraco
__________________
Almeida Ngoca
www.myspace.com/almeidangoca

Última edição de Vicfirth5a : Ter, 2 de Março de 2010 às 14:27. Razão: Mensagem automaticamente fundida/mesclada pelo sistema.
Vicfirth5a não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta



Opções

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
Como escolher uma bateria - Passo a passo Superdgs Aconselhamento para a compra de material 24 Sáb, 27 de Agosto de 2011 15:57
REPORTAGEM: Festival Tam Tam Percussion Drum-Fest 2007 (dia 11/11 em Sevilha - Espanha) Madeira Concertos, Exposições e Eventos (geral) 20 Sáb, 6 de Março de 2010 21:33
[Entrevista] Chad Smith - Baterista de Red Hot Chili Peppers (Set 2002) Leodreammer Bateristas e Percussionistas 11 Sáb, 27 de Fevereiro de 2010 20:17
[Entrevista] Carter Beauford - dave Matthews Band _TASSE_ Bateristas e Percussionistas 20 Qua, 16 de Setembro de 2009 21:46



São agora 06:14. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it