Voltar   BateristasPT.com > MATERIAL E EQUIPAMENTOS > Pratos (Cymbals)
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Pesquisar Mensagens de Hoje Marcar Fóruns como Lidos

Pratos (Cymbals) Para discutir marcas, modelos, pormenores, etc de pratos (cymbals)


Resposta
Opções
Não lido Ter, 8 de Abril de 2014   #1
shurtugal
 
Membro desde: 25-Jan-2009
Local: OAZ/Coimbra
Mensagens: 668
shurtugal é uma jóia em brutoshurtugal é uma jóia em brutoshurtugal é uma jóia em brutoshurtugal é uma jóia em bruto
Racha em prato - como arranjar?

Boas malta!
Penso que a questão que vou colocar, ainda ninguém a colocou portanto aqui vai:

Eu tenho um Crash A-Custom Medium que tem uma racha de prai 0,5cm já à bastante tempo mas que nunca mais abriu. No entanto como o prato tem um sustain acentuado, nota-se ali (por pouco que seja) o som da própria racha.

Eu já ouvi falar muito bem da RepCymbals (sem querer estar a fazer qualquer tipo de publicidade), mas como ficam em Braga, estar a mandar o prato pra lá mais dinheiro do arranjo, mais portes, etc - não sei se compensa. Isto é, será que numa qualquer metalúrgica não me fazem um corte? (eu conheço uns gajos que até trabalham bem).
Será que isso vai estragar o som do prato? (destemperar, etc) A minha ideia é comprar outro crash e este ficar mais de lado para poucas pancadas, mas ainda assim gostava de o arranjar não vá ele lembrar-se de abrir mais.
Abraço

shurtugal...
__________________
Live to drum. . .
. . . drum to live
shurtugal não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 13 de Abril de 2014   #2
shurtugal
 
Membro desde: 25-Jan-2009
Local: OAZ/Coimbra
Mensagens: 668
shurtugal é uma jóia em brutoshurtugal é uma jóia em brutoshurtugal é uma jóia em brutoshurtugal é uma jóia em bruto
Re: Racha em prato - como arranjar?

Então malta, ninguém?
__________________
Live to drum. . .
. . . drum to live
shurtugal não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 15 de Abril de 2014   #3
Isidro Paixao
 
Membro desde: 14-Mar-2010
Local: Bratislava
Mensagens: 392
Isidro Paixao é uma jóia em brutoIsidro Paixao é uma jóia em brutoIsidro Paixao é uma jóia em bruto
Re: Racha em prato - como arranjar?

Boas Shurtugal,

é assim em primeiro lugar o que tens que fazer é deixar de tocar com ele até ser arranjado, senão essa brecha vai continuar a abrir...

depois a racha é no bordo do prato ou é no centro?

se for no bordo do prato a solução é simples, arranjas uma lima de ferro (tamanho é conforme a racha) e é só limares o prato até ao ponto que está rachado,

se for no meio do prato, o ideial seria fazeres um buraco tipo os pratos O-zone,

eu posso te dizer que já tive ambos os problemas e arranjei os dois pratos sozinho, e ficou porreiro,

tens ai uns posts do Rolando Barros na secção de bricolage sobre como arranjar pratos, que explica bastante bem, é só pesquisares um pouco, um abraço
__________________
"Another day Another dollar"
Isidro Paixao não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 15 de Abril de 2014   #4
shurtugal
 
Membro desde: 25-Jan-2009
Local: OAZ/Coimbra
Mensagens: 668
shurtugal é uma jóia em brutoshurtugal é uma jóia em brutoshurtugal é uma jóia em brutoshurtugal é uma jóia em bruto
Re: Racha em prato - como arranjar?

Citação:
Mensagem Original de Isidro Paixao Ver Mensagem
Boas Shurtugal,

é assim em primeiro lugar o que tens que fazer é deixar de tocar com ele até ser arranjado, senão essa brecha vai continuar a abrir...

depois a racha é no bordo do prato ou é no centro?

se for no bordo do prato a solução é simples, arranjas uma lima de ferro (tamanho é conforme a racha) e é só limares o prato até ao ponto que está rachado,

se for no meio do prato, o ideial seria fazeres um buraco tipo os pratos O-zone,

eu posso te dizer que já tive ambos os problemas e arranjei os dois pratos sozinho, e ficou porreiro,

tens ai uns posts do Rolando Barros na secção de bricolage sobre como arranjar pratos, que explica bastante bem, é só pesquisares um pouco, um abraço
Boas Isidro!
Peço desculpa não ter referido. A racha é no bordo do prato.
No caso de limar, como fizeste? Só a racha ou em toda a volta? Afecta muito o som? Abraço
__________________
Live to drum. . .
. . . drum to live
shurtugal não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 16 de Abril de 2014   #5
rui andre
 
Membro desde: 17-Ago-2010
Local: Bajouca, Leiria
Mensagens: 262
rui andre será famoso em breve
Re: Racha em prato - como arranjar?

Podes limar só a volta da racha, mas cuidado para no fim não haverem pontos fracos onde o prato possa voltar a partir, ou seja, fazes o remendo pouco acentuado.
rui andre não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 16 de Abril de 2014   #6
shurtugal
 
Membro desde: 25-Jan-2009
Local: OAZ/Coimbra
Mensagens: 668
shurtugal é uma jóia em brutoshurtugal é uma jóia em brutoshurtugal é uma jóia em brutoshurtugal é uma jóia em bruto
Re: Racha em prato - como arranjar?

Citação:
Mensagem Original de rui andre Ver Mensagem
Podes limar só a volta da racha, mas cuidado para no fim não haverem pontos fracos onde o prato possa voltar a partir, ou seja, fazes o remendo pouco acentuado.
Vou meter mãos à obra. Espero que não lhe estrague muito o som.
Embora vá ficar na rack a "um canto" queria continuar a usá-lo como crash.
Obrigado. Abraço
__________________
Live to drum. . .
. . . drum to live
shurtugal não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 16 de Abril de 2014   #7
Isidro Paixao
 
Membro desde: 14-Mar-2010
Local: Bratislava
Mensagens: 392
Isidro Paixao é uma jóia em brutoIsidro Paixao é uma jóia em brutoIsidro Paixao é uma jóia em bruto
Re: Racha em prato - como arranjar?

se é uma racha pequena no bordo do prato, nem vais notar nenhuma diferença no som,


eu não percebo bem o que queres dizer com limar á volta da racha,

eu no meu caso comecei a limar exactamente onde estava a racha até ao fim dela.

depois por segurança limei mais um pouco, posso dizer que fiz isto num chinakang de 12 á mais de uma ano, e continuo a tocar com ele e a racha nao abriu mais, hoje tenho ensaio vou tirar uma foto para veres como fiz.

um abraço
__________________
"Another day Another dollar"
Isidro Paixao não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 16 de Abril de 2014   #8
rui andre
 
Membro desde: 17-Ago-2010
Local: Bajouca, Leiria
Mensagens: 262
rui andre será famoso em breve
Re: Racha em prato - como arranjar?

Citação:
Mensagem Original de Isidro Paixao Ver Mensagem
se é uma racha pequena no bordo do prato, nem vais notar nenhuma diferença no som,


eu não percebo bem o que queres dizer com limar á volta da racha,

eu no meu caso comecei a limar exactamente onde estava a racha até ao fim dela.

depois por segurança limei mais um pouco, posso dizer que fiz isto num chinakang de 12 á mais de uma ano, e continuo a tocar com ele e a racha nao abriu mais, hoje tenho ensaio vou tirar uma foto para veres como fiz.

um abraço
Estava a querer dizer que bastava limar na zona da racha, não era preciso ser em toda a volta do prato. Basicamente aquilo que tu estás a dizer que fizeste no teu chinakang Aquilo que quis também dizer é para não ficar um remendo muito "pontiagudo", para prevenir que volte a partir naquele sítio.
rui andre não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 16 de Abril de 2014   #9
Isidro Paixao
 
Membro desde: 14-Mar-2010
Local: Bratislava
Mensagens: 392
Isidro Paixao é uma jóia em brutoIsidro Paixao é uma jóia em brutoIsidro Paixao é uma jóia em bruto
Re: Racha em prato - como arranjar?

Citação:
Mensagem Original de rui andre Ver Mensagem
Estava a querer dizer que bastava limar na zona da racha, não era preciso ser em toda a volta do prato. Basicamente aquilo que tu estás a dizer que fizeste no teu chinakang Aquilo que quis também dizer é para não ficar um remendo muito "pontiagudo", para prevenir que volte a partir naquele sítio.

pois eu não estava a perceber bem esse á volta da racha ehehhehe

mas sim tens toda a razão, para evitar ficar pontiagudo, basta usar uma lima redonda para finalizar o trabalho,

eu sei que existe no mercado um conjuntos de limas de vários tamanhos e formas diferentes, no outro dia tive no Baumax e tinha lá a menos de 10 euros, por ai tb deve haver algo parecido
__________________
"Another day Another dollar"
Isidro Paixao não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 16 de Abril de 2014   #10
LEONEL RODRIGUES
 
Membro desde: 5-Jan-2010
Local: Porto
Mensagens: 1.316
LEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em bruto
Re: Racha em prato - como arranjar?

Boas a todos.
Para mim, opinião pessoal, nunca mais será o prato com o fim para o qual foi concebido.
No entante poderá com a devida "recuperação" ser o tal prato que tem uma sonoridade engraçada...

Agora a reparação:
A maneira mais segura e mais fiávél para "segurar" a rachadela será:
(Caso não saibas manusear ferramenta eléctrica, pedires a que o faça profissionalmente).

Se dizes que a racha tem 0.5 cm, procuras uma broca de 0.7 de aço rápido, e com um berbequim de bancada vertical e com o prato bem centrado e alinhado com a broca, só com o preso do berbequim e em baixa velocidade deixares que a gravidade faça o trabalho de desbaste até teres um buraco perfeito e sem arestas. A broca terá sempre de ter um diâmetro superior á superficie danificada.
Todo este trabelho deve ser executado sem pressas e o mais vigiado possivel.

PS: A broca deverá estar nova ou seminova.....não esquecer o pormenor de ser de aço rápido.

Espero que o prato fique bom, seja lá qual for o método.

Abraço
LEONEL RODRIGUES não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 28 de Abril de 2014   #11
semi
 
Membro desde: 17-Jul-2008
Local: Barreiro
Mensagens: 62
semi é uma quantidade desconhecida por enquanto
Re: Racha em prato - como arranjar?

Boas pessoal.

Desculpem estar a ser chato, mas alguém por acaso sabe quem consiga arranjar pratos partidos, sem ser a RepCymbals? De preferência na zona de Lx?!?

Tenho 2 crash´s (um Istambul Sultan e um Zildjian Z custom) que precisam levar uns buracos para ficarem tipo O-ozone. O problema é que além de não conhecer ninguém, não tenho ferramentas para o fazer. E o Zildjian é demasiado grosso para me meter em aventuras "caseiras" :| o Istambul se calhar até conseguia safar a coisa, mas...!!!

Obrigado e abraço a todos!!
__________________
Tragic Comic ROCK´S
semi não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 30 de Maio de 2014   #12
R2D2
 
Membro desde: 3-Set-2007
Local: Santo Tirso
Mensagens: 14
R2D2 está no bom caminho
Re: Racha em prato - como arranjar?

Normalmente vou a um torneiro mecânico e ele corta-me o prato. Tento sempre manter o desenho redondo... Mas quando a fenda é muito grande isto apenas vai atrasar o inevitável.

Podes também diminuir o tamanho do prato. Se por exemplo tiveres um crash de 18" e começar a abrir, cortas o prato a toda a volta e fica um de 17" ou 16". Depois disto voltas a "martela-lo" para que fique com um som "decente".

Há vários vídeo no youtube a mostar como fazer isto
R2D2 não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 30 de Maio de 2014   #13
semi
 
Membro desde: 17-Jul-2008
Local: Barreiro
Mensagens: 62
semi é uma quantidade desconhecida por enquanto
Re: Racha em prato - como arranjar?

Thanks pela dica vou ver se encontro algum torneiro ou serralheiro lá para as minhas zonas!

Já vi alguns videos no Youtube acerca desta temática, basicamente o pessoal fura os pratos com um berbequim e brocas cranianas para fazer buracos quando a racha é no meio do prato e não nas bordas, o problema é que o Z custom tem uma racha considerável no meio do prato (nem sei como a fiz) e é demasiado grosso para o furar com uma broca craniana normal, terá que ser mesmo alguém que saiba manejar a coisa
A racha no Istambul também é manhosa, pois embora mais pequena é perto do "bell", se calhar uma solução para ficar tipo "ISO Crash" da Sabian seria o melhor!!

Deixa lá ver se consigo safar a coisa ehehehe!

Abraço!!
__________________
Tragic Comic ROCK´S
semi não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta



Opções

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
Groove It Up - Nova empresa/loja on-line de artigos para Bateria e Percussão em Portugal Pipó Salas de Ensaio, de Concerto, Estúdios e LOJAS 415 Qua, 8 de Fevereiro de 2012 18:44
Como se fazem pratos Stacks? (ou Stax) Coloca-se um em cima do outro? Qual fica por cima? R2D2 Pratos (Cymbals) 12 Sáb, 27 de Março de 2010 09:21
TESE: Contribuiçao do estudo de bateria para o desenvolvimento de habilidades psicomotoras andre_vg Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 7 Dom, 12 de Julho de 2009 02:46
Como ganhar resistencia em braços e pernas? Existem exercícios específicos? Kalash_Drummer Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 9 Sáb, 30 de Setembro de 2006 00:41



São agora 16:32. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it