![]() |
![]() |
![]() |
|
Página Principal | Registar | FAQ | Membros | Calendário | Mensagens de Hoje | Pesquisar |
Tutoriais, Bricolage e Faça-Você-Mesmo Dicas passo a passo, tutoriais, bricolage e métodos "Faça-Você-Mesmo" para a bateria e percussão. |
![]() |
Opções |
![]() |
#1 |
Membro desde: 4-Nov-2007
Local: Leiria
![]() ![]() ![]() ![]() |
[Tutorial] A minha forma de fazer um casco em madeira para tarola 'em casa' (stave shell)
Boas
Como o meu pai é carpinteiro tenho acesso a muitas madeiras e diversas ferramentas. Assim como a minha tarola é uma century de metal, o som não é dos melhores ainda para mais com peles clear :S Assim decidi mudar de peles e construir também um casco novo em madeira da mesma forma que o _TASSE_ fez aqui à uns tempos. Como não tinha em casa maple e como era a primeira vez que fazia algo do género fiz primeiro um teste - um casco em faia – apenas para ver a melhor forma de fazer um casco e acertar as medidas. Assim aproveitei e tirei algumas fotos aproveitando para fazer uma pequena review aqui para o bateristaspt. Então vamos lá! Material necessário: -Madeira à escolha. Neste teste escolhi a faia porque era o que tinha mais à mão, mas futuramente tenciono usar maple. -Serra electrica para fazer os cortes nas peças de madeira. -Ranhuradora para fazer os rasgos interiores nas peças de madeira. - Peças para unir as peças de madeira. Sinceramente não sei o nome disto, mas são umas pequenas peças de plástico ovais. Quem não encontrar pode cortar umas tiras de platex e cortá-las de modo a encaixarem nas ranhuras. -Cola de madeira. - Algo que aperte o casco até que ele seque. No meu caso usei uma braçadeira grande. - Torno eléctrico ou em alternativa lixas, limas e muita força xP. 1ª fase: Cortar a madeira. Primeiramente fiz um desenho do casco que queria. Decidi que o ia fazer com 20 peças de madeira. Fiz uns cálculos até chegar ao ângulo que cada peça teria de fazer com a outra e cheguei a 9º por peça. Depois foi só cortar os bocados à medida e cortá-los com o devido ângulo. ![]() ![]() 2ª fase: Fazer ranhuras. Para que o casco fique bem seguro é necessário que se usem umas peças para segurar as peças umas às outras. Assim fiz umas ranhuras para inserir essas peças numa e noutra peça para as segurar. ![]() 3ª fase: Colagem. Agora à que juntar as peças todas e colá-las com bastante cola para que fiquem totalmente seguras. Monta-se o casco com as peças e cola, e após isto apertá-las com a braçadeira de forma a que o casco fique redondo e os cortes das peças todos no sitio. Depois é só deixar secar. ![]() ![]() ![]() 4ª fase: Betumar. Esta fase em alguns casos pode não existir pois caso os cortes fiquem perfeitos a 100% não vão existir fissuras entre as peças. No casco que fiz, uma ou 2 cortes ficaram com uma fissura de 0.5mm, e para não haver surpresas futuras (durante a 5ªfase) decidi betumar isto. Existem no mercados umas massas para betumar madeiras de diversas cores. Nesse caso é só escolher a cor da madeira do casco e aplicar nas fissuras. No meu caso fiz um betume com a serradura da madeira e cola. Tem de se ter cuidado a fazer este betume pois convém que fique mais serradura que cola para que fique com as características do resto do casco. ![]() em pormenor ( já não existem nenhumas fissuras como nas fotos da 3ªfase. ![]() 5ª fase: Lixar e arredondar. Nesta fase de teste ainda não procedi a esta fase, mas para o fazer irei usar um torno eléctrico. É mais rápido e fica mais perfeito do que se for feito à mão com limas e lixas. Basicamente é retirar as quinas causadas pelas várias peças de madeira de modo a que a pele e o aro encaixem perfeitamente. Após estas cinco fases apenas faltam os acabamentos com os bearing edges, e a fase de pintura que mais tarde acrescentarei À review. E chegamos ao fim. Esta foi a minha primeira review, por isso se não estiver muito bem comentem e digam qualquer coisa para melhorar no futuro. Tirei mais algumas fotos mas a minha maquina não anda muito bem e as fotos ficaram mal. Da próxima tiro mais fotos. Espero que tenha sido útil a alguém. Abraço Última edição de jonh_semen : Dom, 24 de Agosto de 2008 às 15:51. Razão: 4ª fase acrescentada |
![]() |
![]() |
![]() |
#2 |
![]() Membro desde: 5-Abr-2006
Local: Venda do Pinheiro
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
Re: [Tutorial] Como fazer casco em madeira para tarola
Como vais por aí os aros? Para alem de muito grossa, os bearing edges nao tao limados e o pior: a tarola nao ta redonda...
|
![]() |
![]() |
![]() |
#3 |
![]() Membro desde: 12-Jan-2008
Local: Portugal
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
Bom trabalho!
Rep included! ![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
#4 | |
Citação:
![]() cumpz |
|
![]() |
![]() |
![]() |
#5 |
![]() Membro desde: 12-Nov-2007
Local: Quinta do Conde
![]() ![]() ![]() |
É de te dar os parabéns pela iniciativa!
Pode não ser uma tarola profissional, e até nem ter um grande som.. mas.. é a tua tarola, feita por ti! Acho que poucos ou nenhuns aqui no fórum podem dizer que construíram uma peça de bateria! =P Mesmo sendo um pequeno teste num madeira se calhar menos boa, é de louvar a tua iniciativa! Era fixe era fazeres um videozinho aí num futuro próximo a mostrar o som do animal só para termos uma pequena noção :D Parabéns pela criatividade e pela paciência! Abraço |
![]() |
![]() |
![]() |
#6 | |
Citação:
![]() |
|
![]() |
![]() |
![]() |
#7 | |
Citação:
![]() Não há problema... |
|
![]() |
![]() |
![]() |
#8 |
Já agora, onde é que vais arranjar o maple?
|
![]() |
![]() |
![]() |
#9 |
|
![]() |
![]() |
![]() |
#10 |
|
![]() |
![]() |
![]() |
#11 |
Membro desde: 7-Fev-2008
Local: Leiria/Rio de Janeiro
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
Parabéns pelo trabalho! Já pensei várias vezes em fazer um shell custom, mas o meu único problema é mesmo onde arranjar o torno!
Desde que a tua shell tenha ficado aproximadamente arredondada e não oval, com o torno conseguirás torná-la bem redondinha e com um acabamento porreiro, desbastando por dentro e por fora! O modo de construção que usaste é habitualmente designado por stave shell e é usado por marcas como a Brady ou a Tamburo, com resultados acusticos brutais, e é dos modos de construção mais simples desde que se disponha de um torno para dar o acabamento... ![]() Se o resultado final for aquele que se espera, sou um potêncial cliente para uma shell, já que comprei ferragens a uns tempos para um projecto custom que nunca concretizei! ![]() Força aí para o trabalho que falta! |
![]() |
![]() |
![]() |
#12 | |
Citação:
![]() |
|
![]() |
![]() |
![]() |
#13 |
![]() Membro desde: 12-Nov-2007
Local: Quinta do Conde
![]() ![]() ![]() |
Ah esqueçi-me.. e aproveitando aqui a ideia no nelson.. Ya, se começares a fazer tarolas costume, já sabes! lolol A minha e de metal também.. ter uma em madeira tb me agradava :P
abraço [[]] |
![]() |
![]() |
![]() |
#14 | |
Citação:
Estava a pensar fazer a tarola de 13", nem era de 14", mas será que os tornos existentes nas carpintarias dão para estas medidas? |
|
![]() |
![]() |
![]() |
#15 |
![]() Membro desde: 5-Mai-2006
Local: Lisboa
Temos mestre carpinteiro! Como explicaste até parece fácil! Só não postaste aquele retoque final de alisar as arestas dos blocos colados, e claro, o aspecto final da menina!
Se calhar ainda te vou pedir para me fazeres umas shells custom, lá terá que ser! ![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
#16 | ||
Citação:
![]() Citação:
|
||
![]() |
![]() |
![]() |
#17 |
Brigado mais uma vez! Vou mesmo considerar essa hipótese para terminar o projecto que se arrasta a tanto tempo...
![]() De qualquer forma, se resolveres montar aí uma linha de produção, eu faço-me cliente! ![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
#18 |
Claro. Mas isso em faia, assim com umas peles Remo que fazem milagres, até dava um canhão.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
#19 |
A madeira que utilizaste, a faia, está a ser referida como uma madeira de 2ª escolha, mas não é!
A faia (em inglês beech) é uma madeira usada por exemplo pela Yamaha numa das suas séries de topo (a Beech Custom Absolute). No site da Yamaha ode ler-se: "A faia é uma madeira tão dura como o vidoeiro, mas com o seu grão mais longo parece que acentua as frequências médias e graves com um pouco mais de “sustain”. Tem um potente som de grande alcance, mas não tão aberto como o bordo." Ou seja, é uma madeira que pode rivalizar com o maple, de acordo com a preferência acústica de cada um. A tarola de assinatura do Akira Jimbo também é em madeira de faia. Por isso não deites esse caso para o lixo!!! |
![]() |
![]() |
![]() |
#20 | |
Citação:
|
|
![]() |
![]() |
![]() |
#21 |
![]() Membro desde: 29-Mai-2007
Local: Braga
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
um dia que for a oficina do AVO
![]() eu bem digo... para mim, o sub topico que devia tar sempre cheiinho de posts era o "Tutoriais, Bricolage e Faça-Você-Mesmo" ... ![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
#22 |
Nelson, obrigado! Agora é que sai daí um canhão oh jonhe..
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
#23 |
![]() Membro desde: 12-Fev-2008
Local: Santa Maria da Feira
![]() ![]() |
O meu avô faz coisas dessas todos os dias :O ele faz pipos e essas coisas
|
![]() |
![]() |
![]() |
#24 | |
![]() Membro desde: 29-Mai-2007
Local: Braga
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
Citação:
qt fica ele fazerme uma bateria a Portnoy? x[] |
|
![]() |
![]() |
![]() |
#25 |
![]() Membro desde: 15-Fev-2008
Local: Aveiro
![]() ![]() ![]() |
Acaba isso e posta aí que eu quero ver ! grande iniciativa !!
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
#26 |
Re: [Tutorial] A minha forma de fazer um casco em madeira para tarola 'em casa' (stave she
Boas
Preciso da vossa ajuda. Alguém me podia dizer qual a melhor madeira para fazer a tarola, diferenças de som de umas para as outras, etc... Tenho aqui em casa algumas destas mas não sei qual é que hei-de escolher. A tarola tem de ter um bom estalo e algum volume e ter um som seco. Sei que em parte isto vem das peles mas a madeira tb deve influenciar. Qual destas a mais apropriada? Maple Birch Hickory Oak Mahogany Beech Cumpz |
![]() |
![]() |
![]() |
#27 | |
Re: [Tutorial] A minha forma de fazer um casco em madeira para tarola 'em casa' (stave she
Citação:
![]() |
|
![]() |
![]() |
![]() |
#28 |
Maple com power reverse dot coated é estalo certo!
![]() Volume também não falta ![]() Outras madeiras, não sou muito experiente mas já se fala muito de birch! Mas se o teu pai arranja isso não há nada como fazeres duas ![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
#29 | |
![]() Membro desde: 16-Abr-2006
Local: qta do conde
Citação:
|
|
![]() |
![]() |
![]() |
#30 |
sinceramente não sei se é africano ou não...
![]() Mas agora vou tentar acabar este casco visto que a faia nem é tão mau quanto se pensa. Ps: acrescentei mais uma fase na review: Betumar. Agora tenho uma duvida. Qual a espessura com que o casco deve ficar no final? Última edição de jonh_semen : Dom, 24 de Agosto de 2008 às 15:52. |
![]() |
![]() |
![]() |
#31 |
Betumar cascos?
Isso faz-se? ![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
#32 |
|
![]() |
![]() |
![]() |
#33 |
Eu pensei que era só lixar e mai nada mas ok
|
![]() |
![]() |
![]() |
#34 |
depende... se os cortes ficarem totalmente precisos e durante a colagem ficarem exactamente no sitio não é preciso. Mas se reparares no que digo, o meu casco só tinha 1/2 fissuras com a largura de 0.5mm o que é quase nada, que possivelmente no torno desapareceria, mas é melhor prevenir que remediar por isso é que betumei.
|
![]() |
![]() |
![]() |
#35 |
![]() Membro desde: 18-Ago-2006
Local: Amesterdão
Para block snares, as melhores madeiras costumam ser as madeiras mais duras, tal como a Jarrah, Eucalipto, Bubinga, Sheoak.
|
![]() |
![]() |
![]() |
|
|
![]() |
||||
Assunto | Autor do Assunto | Fórum | Respostas | Última Mensagem |
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste | João Timbalão | Pratos (Cymbals) | 43 | Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13 |
ESTUDO: O som e o isolamento acústico | seis_e_meia | Som, Acústica, Software e Sites de internet | 12 | Ter, 2 de Outubro de 2012 23:12 |
REPORTAGEM: Festival Tam Tam Percussion Drum-Fest 2007 (dia 11/11 em Sevilha - Espanha) | Madeira | Concertos, Exposições e Eventos (geral) | 20 | Sáb, 6 de Março de 2010 21:33 |
[Entrevista] Carter Beauford - dave Matthews Band | _TASSE_ | Bateristas e Percussionistas | 20 | Qua, 16 de Setembro de 2009 21:46 |
[Entrevista] Rolando Barros | Superdgs | Bateristas e Percussionistas | 5 | Qui, 24 de Janeiro de 2008 00:01 |